O III Seminário Integrado IFC-FURB de Educação Profissional e Tecnológica (SIPROTEC) é um evento organizado de forma conjunta pelo Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFC – Campus Blumenau e pelo grupo de pesquisa Educogitans, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da FURB – Universidade Regional de Blumenau. A organização desta edição do SIPROTEC conta também com a parceria de pesquisadores(as) integrantes do LEME – Laboratório de Espaços e Memórias da Educação Profissional e Tecnológica de Santa Catarina, vinculado ao ProfEPT – IFC Blumenau.
A ideia de realizar um seminário integrado entre IFC-FURB surgiu em 2019, com intuito de promover a integração e disseminação do conhecimento resultante das investigações realizadas por grupos de pesquisa, pesquisadores, estudantes e demais interessados no tema da EPT - Educação Profissional e Tecnológica, favorecendo o debate e o avanço do conhecimento relacionado a essa área de estudo, bem como a busca por soluções aos desafios da formação profissional na atualidade.
A terceira edição do SIPROTEC ocorrerá de modo híbrido (presencial e online) nos dias 07 e 08 de julho de 2022 e está organizada em mesas redondas, sessões de comunicações orais, mostra online de produtos educacionais e atividades culturais.
A edição de 2022 tem como temática “A Educação Profissional Tecnológica: os desafios da reconstrução do Brasil”, e as duas mesas redondas previstas buscam contribuir para o debate sobre o papel da EPT e o desenvolvimento regional. Assim, na primeira mesa, será abordado o tema “A Educação Profissional Tecnológica e os desafios da questão regional no Brasil: diálogos entre o local e o nacional”, e, na segunda mesa, a temática será “A Educação Profissional Tecnológica no contexto do desenvolvimento regional: o Vale do Itajaí em debate”.
As mesas redondas ocorrerão de modo presencial com transmissão gratuita e aberta pelos canais de comunicação do IFC e FURB, que serão posteriormente informados. A mostra de produtos educacionais ocorrerá online, e as comunicações orais se darão por meio de sessões híbridas (presenciais e online), conforme a opção realizada pelo autor no momento da submissão do trabalho.
O evento terá como limite 200 inscrições para participação presencial.