O III SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO E VIII SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - UFPA CAMPUS CASTANHAL: Territorialidades, saberes e ciências na Amazônia, tem caráter de atualização e difusão do conhecimento com o propósito de promover discussões voltadas ao engajamento social e intelectual. O evento, em formato presencial (podendo conter alguns eventos ou atividades on-line), envolve palestras, mesas redondas, painéis, minicursos e mostras, e pretende congregar resumos expandidos nas suas respectivas áreas, que serão apresentados em comunicação oral e pôster (este somente no formato presencial).
Justificativa
Na agenda mundial, as discussões sobre a sobrevivência do planeta, que hora convergem com a conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, conhecida como Cop-30, carecem estar pautadas pelos debates sobre territorialidades, diversidades dos povos e lugares identitários que considerem, para além das questões políticas, econômicas e coletivas, os aspectos culturais e as singularidades que são afetadas pelos rumos que toma o planeta. São povos, tribos, etnias, população do campo e das cidades, das águas e florestas que, ao terem suas identidades invisibilizadas nas decisões oficiais, deixam de se fazer ouvir e ver quando do acesso aos bens econômicos e culturais produzidos pela humanidade, sendo privados, em muitos casos, de sua terra enquanto espaço geográfico.
Em tempos de avanço do fascismo nas classes intermediárias e na política mundial, em que a diversidade é preterida e aumenta o discurso para exclusão de uma parcela da sociedade dos bens e serviços por ela produzidos, em que cresce o número de áreas verdes devastadas e majora a descrença na ciência, nos seus produtos e em sua contribuição para o desenvolvimento, a universidade tem papel de extrema relevância. E compete a ela problematizar sobre seus impactos nos setores produtivos da economia, da política e da educação e na defesa das territorialidades e identidades dos povos que compõem a Amazônia.
Compete, portanto, à Universidade pública discutir sobre a vida cotidiana, a vida nas florestas, nas águas e nas cidades amazônidas e sobre o protagonismo da ciência na formação de competências capazes de interferir neste contexto a partir do ensino, da pesquisa e da extensão.
O III SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO E VII SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - UFPA CAMPUS CASTANHAL: Territorialidades, saberes e ciências na Amazônia, contempla um evento de periodicidade anual, promovido pelo Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com instituições de ensino superior de diferentes regiões do país.
Tendo sua primeira edição no ano de 2017, o evento se consolida em 2023, como evento nacional, que tem como principal finalidade promover debates e intercâmbio de conhecimentos voltados à vida na Amazônia e congregar discussões que priorizem o desenvolvimento no âmbito do uso das ciências, tecnologias e inovações com vistas ao desenvolvimento sustentável, abrangendo o ensino, a pesquisa e a extensão.
Na edição de 2025, o III SINEPEX e VIII SIEPEX tem por finalidade a difusão em nível nacional das discussões e das produções amazônicas no âmbito do ensino, da ciência e da ação social e se firma entre os eventos de impacto no Brasil, trazendo para a Amazônia a responsabilidade primária da discussão sobre o seu desenvolvimento técnico, intelectual e social, os lugares identitários, as territorialidades e saberes que a fazem.
O Simpósio ocorrerá de 2 a 4 de setembro de 2025 e receberá trabalhos originais a serem apresentados em comunicação oral e na forma de pôster.
Objetivos
- Promover debates e intercâmbio de conhecimentos no âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão, voltados às territorialidades e saberes amazônicos, para a defesa das singularidades culturais dos povos da região.
- Impulsionar a integração de estudantes, técnicos/as e docentes de instituições de ensino superior e da escola básica nos debates envolvendo a produção em pesquisa, ensino e extensão no que concerne ao impacto social dessas produções.
Ações de sustentabilidade
Durante o evento, no intuito de incentivar a postura sustentável, serão utilizados materiais de escritório reciclados ou reutilizáveis e mídias digitais. Todo ambiente do evento será sinalizado com informações de como adotar ações sustentáveis no dia a dia. As inscrições serão gratuitas, contudo, incentivamos os estudantes de instituições locais como UEPA, IFPA e UFPA e outras instituições locais a frequentarem nossos pontos de coletas de latas para bebidas, garrafas pet para bebidas e papel e fazerem seus depósitos.
Ações de acessibilidade
O Campus Universitário de Castanhal conta com interpretes de Libras e com espaço físico com estacionamento exclusivo para deficientes e idosos, rampas de acesso e banheiros acessíveis e adaptados para pessoas cadeirantes e pessoas idosas.
Participação feminina na produção científica
Para incentivar a participação de mães no evento, será disponibilizado um espaço infantil destinado a recreação e/ou amamentação, sob supervisão de um cuidador funcionará em todos os dias do evento, de 8h às 18h.