Fundado em 2016, o Grupo de Estudo e Pesquisa
em Educação, Linguística e Letras (GPEL) teve sua proposta de criação aprovada
pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O grupo investiga assuntos relevante nas
áreas de educação, análise de discurso, pragmática, linguística aplicada,
educação inclusiva, relações sociopolíticas no campo e línguas, que,
logicamente, repercutirá, positivamente, na produção de conhecimentos no ensino
do IFCE - campus Iguatu. Durante o ano de 2017, o grupo produziu: um
livro, três capítulos de livros, um prefácio de livro, duas publicações em
periódicos, aprovou um projeto de pesquisa na PRPI-IFCE/Plataforma NL (com a
pesquisa já em pleno desenvolvimento nos três cursos superiores do IFCE - campus
Iguatu, dentro da temática produção de gêneros acadêmicos), orientou um TCC,
ministrou dois minicursos no X SELIMEL/UFCG-2017, apresentou três comunicações
orais em eventos e apresentou seis trabalhos no CONEDU/2017.
Ainda em 2017, mais precisamente no dia 25 de
novembro, o grupo realizou seu I Simpósio de Educação, Linguística e Letras. O
evento aconteceu no campus de Iguatu do IFCE. Um dos principais
objetivos foi apresentar à comunidade acadêmica as ações do grupo naquele
primeiro ano de fundação. A programação contou com palestras, apresentações
culturais em Libras, declamação de poemas, apresentação musical e apresentações
das linhas de pesquisa. Cada líder de linha apresentou os interesses de estudo
e os membros, assim como os trabalhos desenvolvidos. A palestra de abertura foi
ministrada pelo professor Dr. Nabupolasar Alves Feitosa (UECE), e teve como
título “A importância da Pesquisa Científica em Educação, Linguística e Letras
para a Formação Profissional”.
Em 2018, ocorreu o II Simpósio. Dessa vez, o
evento ocorreu em dois dias: 23/11 e 24/11. A palestra de abertura foi
ministrada pelo especialista em Direito Penal e Criminologia (URCA/2016-1017) e
em Arqueologia (URCA/2017-2018) Heitor Feitosa Macêdo, ex-presidente do
Instituto Cultural do Cariri (ICC). O título de sua palestra foi “Gestão Cultural à Luz do Instituto Cultural do Cariri
(ICC). Nessa segunda edição, aconteceram diversas apresentações orais, seguindo
as propostas de estudos e pesquisas do grupo. Além disso, o II Simpósio contou
também com apresentações musicais, apresentações culturais e sorteios de
brindes.
Nesta nova edição de 2021, o III Simpósio contará com inscrições de trabalhos, tais como resumos expandidos e apresentações orais. Os trabalhos finais serão posteriormente reunidos nos anais do evento ou, de acordo com a situação financeira, serão publicados em livro (que seria o terceiro livro do GPEL). Além disso, o III Simpósio de Educação, Linguística e Letras lançará seu segundo livro, intitulado “Das Letras à Sala de Aula: leitura, escrita, tradução audiovisual, literatura e formação docente”, organizado pelo professor Dr. Antônio Nunes Pereira, pela professora Dra. Maria do Socorro Pinheiro e pelo professor Dr. Nabupolasar Alves Feitosa. O livro conta com vinte escritores e traz temas diversos das linhas de pesquisa do grupo, como práticas de leitura e escrita, gêneros textuais em sala de aula, ensino de literatura no ensino médio, estágio supervisionado de professores em formação, poesia feminina, análise de relações de poder, acessibilidade comunicacional, olhares sobre a poesia popular e a influência do PIBID na formação docente.
Há mais de um ano, o planeta tem vivenciado a
pandemia da Covid-19, causando a morte de milhões de pessoas. Em virtude da
ausência de tratamento precoce e de vacinação para toda a população, medidas
simples como isolamento e distanciamento social, uso de máscaras e álcool em
gel têm contribuído para que o vírus não se espalhe com mais força. Trata-se de
uma situação atípica que tem modificado as relações sociais e o modo de viver
da população, forjando mudanças também para as instituições de ensino, sejam da
educação básica ou superior, pois o que antes era presencial, agora passou a
ser virtual, impactando de forma profunda nos processos de ensinar e aprender,
especialmente no Brasil, que tem se tornado em um dos principais epicentros da
doença, com o registro de milhares de mortes diariamente e onde é perceptível
certo negativismo científico, sobretudo no que diz respeito a critérios, ações
e decisões tomadas em relação à pandemia Covide-19.
Nesse contexto, o GPEL propõe a realização do
III Simpósio de Educação, Linguística e Letas, propondo como tema central o estudo
e a pesquisar no ensino, na literatura e nos estudos
linguísticos frente ao negacionismo da ciência, com o escopo de promover
diálogos interdisciplinares entre educação, letras e linguística em tempos de
negacionismo científico e de ensino remoto, assim como divulgar as ações
desenvolvidas pelo grupo de pesquisa, aproximando a instituição da comunidade
em geral, ressaltando-se que, por ser virtual, o evento irá oportunizar uma
interação maior com a comunidade externa, beneficiando mais participantes em
comparação com as edições anteriores realizadas de forma presencial.