O tema do III Seminário Nacional do Fladem Brasil, que ocorrerá de 29 a 31 de outubro, se ocupará de reflexões, discussões e interações sobre demandas para o campo da Educação Musical em diálogo com o pensamento latino-americano. Algumas questões são potentes para pensarmos a ação desse Seminário: sob quais aspectos o debate sobre democracia é pertinente ao campo da educação musical? Quais práticas pedagógico-musicais democráticas são necessárias para produzirmos perspectivas emancipatórias, decoloniais, interculturais nos espaços de educação? Quais são as possíveis perspectivas, abordagens e desafios frente aos movimentos de desmonte democrático da contemporaneidade? Essas são algumas das muitas questões que parecem necessárias no debate contemporâneo para uma prática pedagógico-musical plural nos diversificados espaços educativos.
Nossa pauta de debate para o III Seminário Nacional do Fladem Brasil tem como foco de discussão os princípios do FLADEM nos quais a Educação Musical é expressa como um direito humano, presente ao longo de toda a vida, dentro e fora do âmbito escolar. Assim, esse seminário se compromete com tais princípios, pois concebem a educação pela arte como um processo permanente de aprendizagem e integração das linguagens expressivas, visando o desenvolvimento da pessoa humana comprometendo-se a articular e fomentar o debate para a implementação de políticas educativas e culturais favoráveis à realização plena destes princípios.
Para tanto, convidada está a comunidade de mestres e grupos de tradição, estudantes, docentes, pesquisadores em diferentes campos de atuação, para apresentarem as suas práticas pedagógicas, pesquisas, produções artísticas sobre essa temática tão pertinente para a área da Educação Musical no Brasil. A programação do evento constará de grupos de trabalho com comunicações orais, sessão de pôsteres, minicursos, rodas de conversa, mesa redonda e apresentações musicais. Também participarão do III Seminário Nacional do Fladem Brasil palestrantes nacionais e internacionais que compartilharão seus conhecimentos e experiências a partir de distintas e plurais perspectivas epistemológicas, teóricas e metodológicas por meio de conferências, minicursos e rodas de conversa.
O objetivo central do Seminário é subsidiar o debate, o intercâmbio e a elaboração de estratégias que favoreçam a produção científica, a formação profissional, as práticas pedagógico-musicais, ações sociais e participação de profissionais da área na discussão de temas que fomentem políticas públicas que enfoquem a valorização das identidades latino-americanas.