III Encontro de pesquisa por/de/sobre mulheres

III Encontro de pesquisa por/de/sobre mulheres

presencial Prédio Histórico - Curitiba - Paraná - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

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Sobre o evento

O III encontro de pesquisa por/de/sobre mulheres tem como objetivo promover a publicização de trabalhos acadêmicos e profissionais de relevância no contexto do(s) feminismo(s) e estudos de gênero, com abordagem interseccional – envolvendo outras categorias de análise como classe, raça, etnia, sexualidade e gerações. Almeja-se criar espaços de construção e de troca de conhecimentos e experiências entre participantes e ouvintes; estabelecer diálogos entre comunidade acadêmica e movimentos sociais; incentivar a participação de estudantes de graduação e pós-graduação no campo dos estudos feministas e de gênero, possibilitando problematizar e recriar as produções de conhecimentos científicos. 


Programação


Avaliadoras dos comunicados científicos

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Avaliadoras dos comunicados científicos (DIA 06/06/2019)

Participação das Mulheres na Política, Gênero e Representação Política

Profa. Dra. Ana Claudia Santano

Profa. Dra. Rachel Bragato 

Profa. Doutoranda Karolina Matos Roedder 

Profa. Doutoranda Letícia Regina Camargo Kreuz 

Profa. Mestra Mariana Marques Auler 

Profa. Doutoranda Melanie Merlin de Andrade

Profa. Doutoranda Andrea Braga 

Profa. Dra. Lucimar Rosa Dias

Profa. Dra. Angela Welters

Profa. Tailaine Cristina Costa 


Avaliadora dos comunicados científicos (DIA 06/06/2019)

Políticas Públicas para Mulheres e Políticas Públicas de Gênero

Profa. Doutoranda Julia Heliodoro Gitirana 

Profa. Doutoranda Evelyn Peña

Profa. Dra. Katya Isaguirre

Profa. Dra. Mariel Muraro

Profa. Dra. Nanci Stancki da Luz

Profa. Dra. Carolina Bagattolli

Profa. Fabiane Lopes 

Profa. Andressa Regina Bissoloti

Avaliadoras dos comunicados científicos (DIA 06/06/2019)

Mulheres, Gênero, Mídia e Comunicação

Profa. Dra.Renata Caleffi 

Profa. Dra. Luciana Panke 

Profa. Doutoranda Fernanda Cavassana de Carvalho

Profa. Dra. Nicole Kollross

Profa. Doutoranda Sandra Nodari 

Profa. Mestra Rosiane Freitas 

Avaliadoras dos comunicados científicos

Mulheres, interseccionalidades, literaura e linguagens.

Profa. Dra. Joyce Luciane Correia Muzi

Profa. Doutoranda Julia Raiz do Nascimento

Profa. Dra. Sandra Mara Stroparo

Profa. Dra. Sonia Schwendler 

Profa. Doutoranda Julie Fank 

Profa. Doutoranda Marion Bach 

Avaliadoras dos comunicados científicos (DIA 06/06/2019)

Mulheres, interseccionalidades e história

Profa. Dra Georgiane Garabely

Profa. Mestra Ana Carolina Dartora 

Profa. Doutoranda Beatriz Polidori Zechlinski

Avaliadoras dos comunicados científicos (DIA 06/06/2019)

Mulheres, Gênero, Corpos e Subjetividades nas questões de saúde

Profa. Dra Carla Regina Françoia 

Profa. Dra Solena Kusma 

Profa. Dra. Angela Fonseca

Profa. Dra. Adriana Moro

Avaliadoras dos comunicados científicos (DIA 06/06/2019)

Mulheres, Migrações, Territorialidade,Acessibilidade e Geografias Plurais


Profa. Dra.Tatyana Friedrich 

Profa. Doutoranda Nerissa Krebs Farret

Avaliadoras dos comunicados científicos ( DIA 07/06/2019)

Mulheres e Direitos Fundamentais: limites e avanços nas teorias e nas práticas políticas


Profa. Dra Rosa Maria Zaia Borges 

Profa. Doutoranda Naiara Bittencourt 

Profa. Mestra Polianna Santos 

Profa. Dra. Eneida Desiree Salgado 


Avaliadoras dos comunicados científicos (DIA 07/06/2019)

Intersecções Raça/Etnia, Gênero,Classe e Sexualidade: suas múltiplas faces no conhecimento e nas práticas.

Profa. Dra. Marlene Tamanini

Profa. Dra. Anelise Montañes Alcântara 

Profa. Mestra Raimunda Caldas 

Avaliadoras dos comunicados científicos (DIA 07/06/2019)

Avanços, desafios e conflitos contemporâneos dos movimentos e das teorias feministas

Profa. Dra. Milena Costa de Souza

Profa. Dra. Lígia Ziggiotti de Oliveira 

Profa. Dra. Taysa Schiocchet 


Avaliadoras dos comunicados científicos (DIA 07/06/2019)

Violências mal-ditas: Racismo Institucional, Feminicídios e Trans-Lesbo Homofobias

Profa. Gisele Alessandra 

Profa. Mestra Andreia Laís Cantelli

Profa. Doutoranda Andressa Regina Bissoloti dos Santos 

Profa. Mestra Sara Brown 

Avaliadoras dos comunicados científicos (DIA 07/06/2019)

Mulheres, Ciências e Tecnologias

Profa. Dra. Cinthia Obladen de Freitas 

Profa. Dra. Lourença Santiago 

Profa. Doutoranda Lucía Bellocchio

Profa. Dra. Jasmine Moreira 

Comissão avaliadora do Concurso de Artigos

Profa. Dra. Adriana Moro 

Profa. Mestra Polianna Santos 

Profa. Dra. Patricia Ketzer 

Profa. Dra. Marisa Cristina Rodrigues

Profa. Dra. Natalina Stamile

Profa. Dra. Josélia Gomes Neves


Palestrantes

Edital

 

 

III ENCONTRO DE PESQUISA POR/DE/SOBRE MULHERES

EDITAL Nº 05/2019


Apresentação de Comunicados Científicos e Concurso de Artigos Científicos

06 e 07 de junho de 2019



Encontra-se aberta a oportunidade para que estudantes, pesquisadoras, professoras e profissionais de todas as áreas do conhecimento participem do III ENCONTRO DE PESQUISA POR/DE/SOBRE MULHERES, o qual é organizado de forma autônoma pelo Grupo Política por.de.para Mulheressem vinculação ou subsídio de qualquer instituição. O evento acontecerá nas dependências do Prédio Histórico da UFPR, na cidade de Curitiba-PR.

A proposta é promover a publicização de trabalhos acadêmicos e profissionais de relevância no contexto do(s) feminismo(s) e estudos de gênero,com abordagem interseccional – envolvendo outras categorias de análise como classe, raça, etnia, sexualidade e gerações. Almeja-se criar espaços de construção e de troca de conhecimentos e experiências entre participantes e ouvintes; estabelecer diálogos entre comunidade acadêmica e movimentos sociais; incentivar a participação de estudantes de graduação e pós-graduação no campo dos estudos feministas e de gênero, possibilitando problematizar e recriar as produções de conhecimentos científicos. 

A participação no III Encontro é gratuita e pode se dar em três modalidades, nos termos de cada regulamento próprio:

1)   Envio de comunicado científico para apresentação oral;

2)   Envio de artigo científico para o II concurso de artigos;

3)   Ouvinte.

  

Regulamento da Apresentação dos comunicados científicos

 

1.As submissões de comunicados científicos para o III ENCONTRO DE PESQUISA POR/DE/SOBRE MULHERES ocorrerão entre os dias 01/04/2019 e 30/04/2019.

 

1.1. No caso de no caso de ser atingido o número de 300 trabalhos submetidos, as inscrições se encerrarão antecipadamente. 

 

2. Serão apenas aceitos trabalhos cujos temas estejam inseridos em uma das seguintes temáticas: 

2.1. Participação das Mulheres na Política, Gênero e Representação Política; 

2.2. Políticas Públicas para Mulheres e Políticas Públicas de Gênero; 

2.3. Mulheres, Gênero, Mídia e Comunicação; 

2.4. Mulheres, interseccionalidades e história;

2.5. Mulheres, interseccionalidades, literatura e linguagens;

2.6. Mulheres, Gênero, Corpos e Subjetividades nas questões de saúde; 

2.7. Mulheres, Migrações, Territorialidade, Acessibilidade e geografias plurais; 

2.8. Mulheres e Direitos Fundamentais: limites e avanços nas teorias e nas práticas políticas; 

2.9. Intersecções Raça/Etnia, Gênero, Classe e Sexualidade: suas múltiplas faces no conhecimento e nas práticas; 

2.10. Avanços, desafios e conflitos contemporâneos dos movimentos e das teorias feministas; 

2.11. Violências mal-ditas: Racismo Institucional, Feminicídios e Trans-Lesbo Homofobias;

2.12. Mulheres, ciências e tecnologias.

 

3.É permitida a autoria individual ou coautoria de no máximo três autoras. 

 

3.1. Cada autora poderá submeter até três trabalhos, incluídos neste número a submissão de artigo científico e resumos.

 

4.As interessadas deverão inscrever o(s) comunicado(s) mediante indexação do arquivo em formato Word na página https://www.even3.com.br/iiiencontropesquisamulheresaté o dia 30 de abril de 2019 (ou até ser atingido o número de 300 trabalhos submetidos). O resultado final de todos os comunicados selecionados para apresentação será divulgado até o dia 07 de maio de 2019 na fanpagedo Grupo Política por.de.para Mulheres no Facebook (https://www.facebook.com/politicamulheres/).

 

4.1.O envio do comunicado não garante a participação no evento. Apenas os comunicados selecionados, na forma do item acima, é que terão admitidas as inscrições para apresentação oral. 

 

5.Os comunicados selecionados deverão ser apresentados em público e perante a Comissão Avaliadora em uma das temáticas indicadas no Item 2 deste edital, pelo tempo máximo de 8 minutos, podendo ou não a apresentadora ser questionada pela Comissão em caso de dúvidas e contestações (caso em que a candidata terá igual tempo para sua manifestação). Na exposição oral não será permitido o uso de recursos audiovisuais.

 

5.1.A Comissão avaliadora será composta por no mínimo duas professoras, com pesquisas desenvolvidas dentro dos temas do eixo temático avaliado. 

 

6. As apresentações ocorrerão nas dependências da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, nos dias 06 e 07 de junho de 2019, de acordo com a programação que será posteriormente divulgada.

 

7.Nos comunicados com coautoria, poderá vir apresentar o trabalho apenas uma autora. Contudo, somente receberá o certificado de apresentação de trabalho a(s) autora(s) que efetivamente o apresentarem no evento.

 

8.Não serão aceitos comunicados científicos que não estiverem de acordo com os critérios de admissão indicados no ANEXO A

 

9.Será concedida Menção Honrosa aos comunicados científicos que se destacarem. A escolha será realizada no dia da apresentação oral, pela banca avaliadora. Neste caso, a(s) autora(s) serão automaticamente indicadas para publicação de artigo completo no livro do evento independentemente do concurso de artigos, cujo regulamento está a seguir. A premiação será concedida no painel de encerramento.

 

9.1. Para os comunicados premiados no III Encontro de Pesquisa Por/De/Sobre Mulheres, o artigo final (em word) e o termo do ANEXO B assinado e digitalizado, deverão ser enviados para o e-mail encontropesquisamulheres@gmail.com, até o dia 08 de setembro de 2019.

 

9.2.O livro do evento, com publicação prevista para março de 2020, será integralmente financiado pelas autoras, tendo em vista que o Grupo Política por.de.para Mulheres não recebe nenhum apoio financeiro. Sendo assim, caso as autoras desejem publicar o comunicado no livro, deverão arcar com o valor de R$ 15,00 reais por comunicado, em ocasião posterior ao III Encontro. Esse valor será referente exclusivamente ao custeio da editoração e do evento de lançamento do livro, não sendo incluído nesse valor exemplares físicos da obra, que ficará disponível gratuitamente em pdf.

 

10. Os trabalhos que forem aceitos e apresentados no evento poderão ser publicados na forma de resumo no livro do evento. A publicação do trabalho está condicionada à efetiva apresentação do comunicado científico no III Encontro de Pesquisa por pelo menos uma das autoras, ao aceite dos termos e condições do ANEXO B e ao pagamento do valor descrito no item 9.2. 

 

10.1.No caso de aceite das condições indicadas acima, o resumo (em documento word) com as sugestões da Banca Avaliadora e o termo do ANEXO B assinado e digitalizado, deverão ser enviados para o e-mail encontropesquisamulheres@gmail.com, até o dia 08 de setembro de 2019.

  

Regulamento do II Concurso de artigos científicos “INSTITUTO POLÍTICA POR.DE.PARA MULHERES”

 

1.Estão abertas as inscrições para o II Concurso de Artigos Científicos “Instituto Política por.de.para Mulheres”. 

 

2.  Apenas serão aceitos artigos cujos temas estejam inseridos em uma das seguintes temáticas: 

2.1.Participação das Mulheres na Política, Gênero e Representação Política; 

2.2. Políticas Públicas para Mulheres e Políticas Públicas de Gênero; 

2.3. Mulheres, Gênero, Mídia e Comunicação; 

2.4. Mulheres, interseccionalidades e história;

2.5. Mulheres, interseccionalidades, literatura e linguagens;

2.6. Mulheres, Gênero, Corpos e Subjetividades nas questões de saúde; 

2.7. Mulheres, Migrações, Territorialidade, Acessibilidade e geografias plurais; 

2.8. Mulheres e Direitos Fundamentais: limites e avanços nas teorias e nas práticas políticas; 

2.9. Intersecções Raça/Etnia, Gênero, Classe e Sexualidade: suas múltiplas faces no conhecimento e nas práticas; 

2.10. Avanços, desafios e conflitos contemporâneos dos movimentos e das teorias feministas; 

2.11.Violências mal-ditas: Racismo Institucional, Feminicídios e Trans-Lesbo Homofobias;

2.12.Mulheres, ciências e tecnologias.

 

3. A(s) candidata(s) interessada(s) em participar deverá(ão) necessariamente apresentar o artigo enviado como comunicado científico (segundo as regras do REGULAMENTO DA APRESENTAÇÃO DOS COMUNICADOS CIENTÍFICOS) e, ainda, enviar o artigo em arquivo Word (.doc), através da página https://www.even3.com.br/iiiencontropesquisamulheres, até o dia 30 de abril 2019 (ou até ser atingido o número de 300 trabalhos submetidos).

4.O artigo deverá ser escrito em documento Word, justificado, nos termos do ANEXO C(podendo ter no máximo três autoras). 

4.1.Tendo em vista que a limitação total de envio de trabalhos (artigo e resumos) por autora é de três, cada autora poderá enviar somente um artigo para o concurso, já que o envio de cada artigo implica necessariamente o envio de um comunicado científico para apresentação oral no evento. 

5.Serão desclassificados trabalhos que não estiverem de acordo com os critérios de admissão ou que não foram apresentados na forma de resumo na sessão de comunicados científicos. 

6.Serão premiados três artigos, que obtiverem as maiores médias das avaliações da Comissão Avaliadora. Em caso de empate a comissão deverá escolher os melhores trabalhos por votação nominal. 

7.As premiadas, além de receberem um certificado de concessão do prêmio, caso desejem, terão o seu artigo publicado na íntegra no livro do evento. Os demais artigos enviados também poderão ser convidados a serem publicados no livro se obtiverem avaliação condizente.

7.1. A versão final de publicação dos artigos premiados no III Encontro de Pesquisa Por/De/Sobre Mulheres e o termo do ANEXO B assinado e digitalizado, deverão ser enviados para o e-mail encontropesquisamulheres@gmail.com, até o dia 08 de setembro de 2019.

 

7.2.O livro do evento, com publicação prevista para março de 2020, será integralmente financiado pelas autoras, tendo em vista que o Grupo Política por.de.para Mulheres não recebe nenhum apoio financeiro. Sendo assim, caso as autoras desejem publicar o artigo, deverão arcar com o valor de R$ 40,00 reais por artigo (independentemente do número de autoras), em ocasião posterior ao III Encontro. Caso haja a publicação do artigo, não será necessário arcar com o custo da publicação do comunicado científico. Este será automaticamente publicado na seção de resumos. 

 

7.3. O valor de R$40,00 será referente exclusivamente ao custeio da editoração e do evento de lançamento do livro, não sendo incluído nesse valor exemplares físicos da obra, que ficará disponível gratuitamente em pdf.

 

 

Regulamento para inscrição como ouvinte

 

 

1.Estão abertas as inscrições para a modalidade de Ouvinte no III ENCONTRO DE PESQUISA POR/DE/SOBRE MULHERES.

 

2.  A(s) interessada(s) em participar como ouvinte deverá(ão) se inscrever nas atividades de interesse através da página https://www.even3.com.br/iiiencontropesquisamulheres, até o dia 20 de maio de 2019.

 

3.A carga horária do evento será de 15 horas, e somente será conferido certificado caso a participante compareça aos dois dias do evento.

 

4.As autoras que apresentarão trabalhos também devem se inscrever na modalidade ouvinte e para as demais atividades.

 

 

 

 

 

Coordenação Geral


Eneida Desiree Salgado

Ana Cristina Aguilar Viana

 Bárbara Mendonça Bertotti

 

 

Coordenação executiva

Marcela Requião

Gabriela Grupp

Paula Brognoli

Juliana Bertholdi

 

Coordenação Científica

Júlia Heliodoro Gitirana

Tamira Almeida Martins

Priscilla Conti Bartolomeu

 

Coordenação de Comunicação

Renata Caleffi

 

Coordenação Cultural

Priscila Stela Pedroso

 

                                                     

 

 

 

Curitiba, 01 de abril de 2019.

 

 


 

 

ANEXO A

(Modelo de Comunicado científico)

 

 

Título no idioma do comunicado (português ou espanhol, sem caixa alta e em negrito)

 

Indicação do eixo temático

 

 

Nome da autora 1*

Nome da autora 2**

Nome da autora 3***

 

Resumo com referência ao objetivo do trabalho, ao procedimento metodológico utilizado e aos resultados e conclusões. Deve possuir mínimo de 250 e máximo de 500 palavras, com espaçamento entrelinhas de 1.0 (simples).  Fonte utilizada deve ser a Times New Roman tamanho 12. Não há necessidade de título e palavra-chave em inglês. O nome da autora deve ser seguido de nota de rodapé com asterisco. Não é necessário indicar referências bibliográficas, mas caso o faça, devem ser indicadas somente no final do texto, no número máximo de cinco e de acordo com as normas da ABNT. Deve haver indicação de no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave.

 

Palavras-chave:uma; duas; três; quatro; cinco.

 

 

Referências (opcional)

 

BRASIL. Decreto nº 1.973, de 1º de agosto de 1996. Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03 /decreto/1996/d1973.htm>. Acesso em: 24 out. 2017.

 

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Tradução Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.

 

GITIRANA, Julia Heliodoro Souza. Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e a sub-representação de mulheres. In: SALGADO, Eneida Desiree. KREUZ, Letícia Regina Camargo, BERTOTTI, Barbara Mendonça (Orgs.). Mulheres por Mulheres: memórias do I Encontro de Pesquisa por/de/para MulheresPorto Alegre: Editora Fi, 2018.


 

 

ANEXO B

 

DECLARAÇÃO DE CESSÃO GRATUITA DE DIREITOS AUTORAIS, DE IMAGEM E VOZ

 

 

            Eu __________________, (NACIONALIDADE), RG nº ________, CPF nº. ____________________, residente e domiciliada na __________________________________________________________________________,  com telefone para contato _______________ e endereço eletrônico (e-mail) ___________________________, cedo, gratuitamente, os direitos autorais sobre as fotografias e/ou imagens e/ou vídeos e/ou textos e/ou apostilas e/ou artigos de minha autoria e por mim exclusivamente produzidos, para divulgação e publicação nas redes virtuais e nos livros resultantes do III encontro de pesquisa por/se/sobre mulheres coordenado pelo Política por/de/para Mulheres. Autorizo também a venda de exemplares impressos da obra, cujos valores arrecadados serão revertidos integralmente ao Instituto, uma associação sem sem fins lucrativos.

De igual ordem, cedo os direitos de imagem e também de voz e som no que se refere a minha participação no III encontro e no evento de lançamento do livro, autorizando também sua divulgação e publicação, por qualquer meio e veículo de informação.

Por meio desta, declaro ainda que é de minha autoria e de exclusiva responsabilidade a produção das fotografias e/ou imagens e/ou vídeos e/ou textos e/ou apostilas e/ou artigos, ficando a organização do livro, bem como o Instituto Política por/de/para Mulheres, isentos de responsabilidade, bem como autorizo a divulgação e publicação dos mesmos, por qualquer meio e em qualquer veículo de informação, incluindo a rede mundial de computadores.

A presente cessão é totalmente gratuita e não implicará em qualquer pagamento presente ou no futuro pelo uso das fotografias e/ou imagens e/ou vídeos e/ou textos e/ou apostilas e/ou artigos por mim cedidos.

            Por estar de acordo antecipado com as condições definidas pelas organizadoras dos livros, assino a presente declaração para que surta os efeitos legais necessários.

 

 

 

(CIDADE) (UF), (DATA) de (MÊS) de (ANO).

 

 

 

 

___________________________________________________

NOME COMPLETO 

 

 

 

___________________________________________________

ASSINATURA


 

ANEXO C

(Modelo de Artigo científico)

 

 

Título no idioma do artigo (português ou espanhol, sem caixa alta e em negrito)

 

Indicação do eixo temático

 

 

Nome da autora 1*

Nome da autora 2**

Nome da autora 3***

 

Sumário:1. Primeiro ponto; 2. Segundo ponto; 3. Terceiro ponto; 4. Último ponto; 5. Referências.

 

 

1. Primeiro ponto

 

O trabalho deve ser escrito em português ou espanhol e deve ter entre 15 e 20 páginas(tamanho A4), compreendendo a introdução, desenvolvimento, conclusão (não necessariamente com esses títulos) e uma lista de referências bibliográficas – margem de 2,5 cm em todos os lados. O corpo do trabalho deve ser apresentado com fonte Times New Roman 12, espaçamento entre linhas de 1,5. 

Citações diretas devem seguir o seguinte padrão de registro: transcrição com até cinco linhas deve constar do corpo do texto, com letra e espaçamento normais, e estar entre aspas. 

Citações longas (citações que ultrapassem cinco linhas), não são incentivadas, sendo permitidas apenas se imprescindível. Caso seja utilizada, deverá ser utilizada fonte tamanho 10, recuo de 4 cm e espaçamento simples.

 

As notas deverão ser feitas em rodapé tanto para as referenciais quanto para as explicativas.[2]Não é permitida a utilização do sistema autor-data, que se utilizado implicará a desclassificação do trabalho. As páginas deverão ser numeradas no canto superior direito.[3]Os destaques das referências deverão ser feitos em itálico, sendo vedado o uso do negrito. Seguir as normas da ABNT. 

2. Segundo ponto

 

3. Terceiro ponto

 

 4. Último ponto 

 

O número de itens utilizados no trabalho, bem como seus títulos, é de livre escolha das autoras.

 

 5. Referências (exemplos)

 

BRASIL. Decreto nº 1.973, de 1º de agosto de 1996. Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03 /decreto/1996/d1973.htm>. Acesso em: 24 out. 2017.

 

BUTLER, Judith. Quadros de Guerra: quando a vida é passível de luto?. Trad.: Sérgio Tadeu de Niemeyer Lamarão e Arnaldo Marques da Cunha. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

 

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Tradução Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.

 

GITIRANA, Julia Heliodoro Souza. Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e a sub-representação de mulheres. In: SALGADO, Eneida Desiree. KREUZ, Letícia Regina Camargo, BERTOTTI, Barbara Mendonça (Orgs.). Mulheres por Mulheres: memórias do I Encontro de Pesquisa por/de/para MulheresPorto Alegre: Editora Fi, 2018.

 

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014

 

SHERALLY, Munshi. Comparative law and Decolonizing Critique2017. Disponível em: <https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3025595>. Acesso em: 11 abr. 2018.

 

SILVA, Artenira da Silva e; MADEIRA, João Bruno Farias. O Sequestro Internacional de crianças e a proteção aos interesses do menor: a integração da criança a novo meio como exceção à aplicação da Convenção de Haia de 1980. Revista Brasileira de Direito Internacional, Curitiba, v. 2, n. 2, p. 39-60, jul/dez. 2016. 

TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil e outros ensaios.São Paulo: Editora Alameda, 2017.

 



[1]O presente artigo mobiliza como estratégia política de escrita a utilização do gênero feminino como expressão do sujeito universal historicamente construído para representar a todas e a todos. Assim, ressalta-se que a participação está aberta não apenas para quem se identifica com o gênero “mulher”/”feminino”, mas qualquer pessoa interessada nas áreas de pesquisa expressas neste edital. 

*A nota de rodapé com o mini currículo de seguir a seguinte ordem: Mais alta titulação acadêmica. Outras titulações acadêmicas. Outros vínculos com associações científicas. Profissão. Outras informações relevantes. E-mail. 

**Mais alta titulação acadêmica. Outras titulações acadêmicas. Outros vínculos com associações científicas. Profissão. Outras informações relevantes. E-mail.

***Mais alta titulação acadêmica. Outras titulações acadêmicas. Outros vínculos com associações científicas. Profissão. Outras informações relevantes. E-mail.

*A nota de rodapé com o mini currículo de seguir a seguinte ordem: Mais alta titulação acadêmica. Outras titulações acadêmicas. Outros vínculos com associações científicas. Profissão. Outras informações relevantes. E-mail. 

**Mais alta titulação acadêmica. Outras titulações acadêmicas. Outros vínculos com associações científicas. Profissão. Outras informações relevantes. E-mail.

***Mais alta titulação acadêmica. Outras titulações acadêmicas. Outros vínculos com associações científicas. Profissão. Outras informações relevantes. E-mail.

[2]Exemplo de nota 1.

[3]Exemplo de nota 2.

Inscrições

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