A educação, pela sua ampla função na sociedade, sempre vem acompanhada do enfoque socializador que confirma as inter-relações humanas e o aprendizado, em meio à necessidade de preparar as novas gerações para sua participação no mundo do trabalho e da vida pública. Assim, a preparação que ocorre no nível superior do ensino deve contemplar as mais diversas áreas do conhecimento, ainda mais quando se trata de uma graduação em Licenciatura Plena. Para o profissional da educação, mais conhecimento sempre será melhor, daí a importância destes estarem sempre participando de encontros, simpósios, congressos, dentre outros, pois eles têm por objetivo debater propostas e possibilidades de melhorias na qualidade do ensino, além de contribuir para a formação de estudantes e profissionais ligados as diversas áreas, obtendo assim melhor qualificação profissional.
Ao propor um momento para que aconteça o III Encontro da Matemática e Práticas de Ensino, sob o tema: “Laboratório de Matemática e Prática Docente: perspectivas e desafios”, objetiva-se um momento para discussão e debates sobre as mais diversas e inusitadas áreas do conhecimento em que a matemática básica se faz presente, revelando sua importância e aplicabilidade. Este encontro visa atender à prática profissional integrada nos cursos de formação de professores de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Buriticupu, assim como os profissionais já formados e atuantes nas escolas municipais e estaduais da mesma região, bem como os estudantes do ensino médio, com o objetivo de confrontar os acadêmicos de licenciatura diante da discussão sobre a inserção da matemática na vida cotidiana, na diversidade de saberes e nas profissões, traçando um caminho investigativo sobre a escola, o ensino, a formação e os resultados obtidos através deles.
Vale ressaltar a importância deste encontro, pois além de oportunizar os acadêmicos socializarem os saberes construídos no decorrer dos seus estudos, também permitirá que os mesmos compartilhem suas produções científicas/acadêmicas que foram desenvolvidas, trocar e construir conhecimentos sobre matemática, e educação matemática, além de outras áreas da formação pedagógica, haja visto que está em pauta assuntos que irão induzir o futuro educador do Município, do Estado e do Brasil, logo precisa-se refletir e por consequência direcionar sua prática pedagógica desde já.