O III CONTEA vem para coroar o desafio de encontrar possibilidades de atendimento de crianças, jovens e adultos com TEA. Surgiu com a necessidade emergente de aprofundar e socializar conhecimentos nas temáticas diagnósticas, educacionais e metodológicas específicas para o TEA (Transtorno do Espectro Autista), com o intuito de amparar profissionais da saúde, educadores, terapeutas e familiares de pessoas com TEA com instrumentos de avaliações e estimulações para o diagnóstico e intervenções precoces, oferecendo aparato de métodos e metodologias para práticas de intervenções educacionais e terapeutas, cientificamente comprovadas em todas as esferas.
O enfoque do congresso será nas abordagens multidisciplinares como desafio constante no tratamento da pessoa com autismo, bem como fomentar a discussão sobre temas como inclusão, políticas públicas e vivências autísticas, oportunizando melhor qualidade vida para os autistas, a fim de inseri-los na escola e na sociedade incluindo-os de modo autônomo. De acordo com dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, existe hoje 1 caso de autismo a cada 100 pessoas. Assim sendo, estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas. Contudo, apesar de numerosos, os milhões de brasileiros autistas ainda sofrem para encontrar tratamento adequado e amparo para seus familiares. O transtorno do espectro autista é marcado por déficits na comunicação, na interação social e no comportamento, manifesta-se no indivíduo através de alterações no sistema nervoso central. O autismo pode estar associado a outras síndromes e outros transtornos do desenvolvimento.
Todas as possibilidades de compreender os indivíduos autistas nos aspectos neurológicos, comportamentais e metodológicos, que possibilitarão um trabalho pedagógico, familiar e terapêutico, são apresentadas neste congresso, viabilizando estratégias adaptativas para pessoas autistas engajarem-se com êxito nas aquisições de aprendizagens, comunicação, na socialização e na afetividade.