III  Seminário de Conhecimento, Inovação e Comunicação em Serviços de Saúde

III Seminário de Conhecimento, Inovação e Comunicação em Serviços de Saúde

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Evento online

III Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

29 de Agosto de 2022

XVIII Brazilian Congress of Plant Physiology and I Ibero-latinoamerican Congress of Plant Biology

6 de Setembro de 2022
Porto Alegre
Evento online

11º Congresso de Geriatria e Gerontologia do Estado do Rio de Janeiro - GeriatRio 2022

17 de Outubro de 2022
Evento online

IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM

5 de Dezembro de 2022

Apresentação

O Laboratório de Monitoramento e Avaliação em Saúde (MASA) e o Programa de Pós Graduação em Saúde Ambiente e Sociedade na Amazônia (PPGSAS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) organizam a terceira edição do Seminário sobre Conhecimento, Inovação e Comunicação em Serviços de Saúde com o tema Saúde Digital e Proteção de Dados (III CIC Saúde Brasil 2021). Em razão da pandemia da COVID-19, o evento será realizado nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2021 em formato remoto.

O MASA e o PPGSAS da UFPA contam com o apoio multi-institucional para a realização do III CIC Saúde Brasil por meio das seguintes instituições: do Grupo de Políticas de Informação, Comunicações e Conhecimento (GEPICC), do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), do Programa de Doutorado em Difusão do Conhecimento (PPGDC), da Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) vinculados a Universidade Federal da Bahia (UFBA); do Grupo Temático de Informações em Saúde e População (GTISP) da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO); do Laboratório e Observatório em Vigilância & Epidemiologia Social (LOVES) da UNIFESSPA e do Ministério da Saúde do  Governo Federal do Brasil.

A proposta deste III CIC SAÚDE BRASIL 2021 significa dar continuidade às edições anteriores realizadas pelo GEPICC/UFBA no ano de 2019 (http://www.cicsaude2019.ici.ufba.br/) e no ano de 2013 (http://www.cicsaude2013.ici.ufba.br/; de integrar pesquisadores da região Norte  e de todo Brasil. E principalmente divulgar nacionalmente a temática para disseminar a cultura da informação, considerando suas peculiaridades e os modos de gestão, em particular os voltados à saúde digital e à proteção de dados.

Mantendo o foco das edições anteriores, o III CIC Saúde Brasil 2021- Saúde Digital e Proteção de Dados propõe diálogos e reflexões para nortear ações para “a efetividade da gestão dos serviços de atenção à saúde” na contemporaneidade que se expressa  no mundo atual. Representando um desafio para os profissionais, pesquisadores, financiadores, usuários, instituições e autoridades do SUS. Assim, há de haver esforços – por parte de TODOS os atores sociais que acreditam que a saúde é um bem inalienável das sociedades democráticas – para a adoção, a assimilação e a incorporação do habitus da interação entre as pessoas, as organizações, as instituições do estado Brasileiro a promoverem a Ciência, a Tecnologia e a Inovação no âmbito do SUS”.

Inscrições

Não esqueça: É necessário se inscrever no evento e também nas atividades que for participar! As atividades estão listadas na seção abaixo

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Conferencistas, Palestrantes e Moderadores

{{item.nome}}



Comissões

Coordenação Geral: Liliane Silva do Nascimento e Ana Cristina Viana Campos.

Comissão Executiva: Flávia Sirotheau Correa Pontes, Francisco José Aragão Pedrozo Cunha, João Simão de Melo Neto.

Comissão Organizadora: Adalberto Lírio de Nazaré Lopes, Bruna Caldas de Souza, Dandara Lopes Melo, Gabriel Mácola de Almeida, Gustavo Bezerra dos Santos Lira, Mayra Emanuele Magalhães Alves, Rhuan Vitor Sodré Leal, Russel Santiago Correa.

Comissão Cultural: Tatiane Mandu Moreira, Mayra Trindade Pantoja Leão, Ana Cardoso Baia, Pettra Blanco Lira Matos, Rhuan Vitor Sodré Leal.

Comissão Científica: Ana Cristina Viana Campos, Aline Aparecida de Oliveira Campos, Angélica Baptista Silva, João Simão de Melo Neto, Marcos Valério e Liliane Silva do Nascimento.

Moderadores de chat: Russel Santiago Correa, Sâmela Galvão, Bruna Caldas de Souza, Ana Cardoso Baia, Pettra Blanco Lira Matos, Andrea Cristina Marassi Lucas, Gabriel Mácola de Almeida, Gustavo Bezerra dos Santos Lira, Mayra Emanuele Magalhães Alves, Maria Manuelle dos Santos Moura.

Público alvo

Profissionais, gestores, pesquisadores, professores, estudantes e interessados no tema.

Objetivo: Congregar professores/pesquisadores, alunos de graduação, alunos de pós-graduação, profissionais, gestores, financiadores e interessados no desenvolvimento de sistemas e redes de serviços de atenção à saúde com a finalidade de dialogar sobre os fenômenos 'Conhecimento e Inovação' associando-os aos processos 'Saúde Digital e Proteção de Dados' nos serviços.


Eixos Temáticos e Sessão de Diálogos

Eixos

1º EixoSUS e as tecnologias digitais;

Área 1:  SUS e as tecnologias digitais

Este área temática tem como escopo a apresentação de trabalhos sobre o Sistema Único de Saúde e as tecnologias digitais no momento atual, passado e futuro. Dadas as circunstâncias impostas pela pandemia, a saúde digital e sua conjectura e conjuntura que estavam em fases processuais de concepção e difusão, foram aceleradas de forma a atender necessidades de saúde, do cuidar, do viver e do morrer. Nesse processo social no Brasil, pouco se refletiu sobre os impactos dessas tecnologias no cuidado. Como incrementar as tecnologias e respeitar o principio da dignidade humana, da ética do cuidado, da gestão dos repositórios e sistemas de saúde. Os olhares do mundo foram para acompanhamento de dados e índices, os quais seguem uma cadeia de produção, de sistematização para a tomada de decisões baseada em evidencias reais com ênfase a vida humana. Utilizar as tecnologias sem desumanizar-se, usar a saúde digital para o aprimoramento do cuidado, para a ampliação do acesso e para monitorar e prevenir agravos de saúde respeitando e valorizando os princípios do SUS e da dignidade humana. Estes temas estarão presentes no dia 17 e 18 do evento.

2º EixoModelos e inovações na Saúde Digital a luz da confidencialidade, privacidade e proteção de dados sensíveis;

Área 2: Modelos e inovações na Saúde Digital a luz da confidencialidade, privacidade e proteção de dados sensíveis

Este área temática tem como escopo a apresentação de trabalhos voltados aos modelos e inovações na saúde digital sob a base das perspectivas da confidencialidade, privacidade e proteção de dados sensíveis. A governança nos sistemas de saúde e o processo de trabalho são diversos considerando os modelos públicos e privados. Todos eles sob a égide da LGPD e outras leis de proteção aos dados e aos usuários de serviços de saúde. Diálogos sobre a comunicação sistêmica do SUS conversem para debates sobre a democracia, cidadania e justiça em tempos da sociedade liquida e digital. A segurança dos dados, a privacidade, o direito ao esquecimento são temas necessários a discussão de profissionais que estudam a comunicação e os sistemas de informação em saúde para diferentes níveis de atenção. Caminhando a passos largos o uso da inteligência artificial se agrega a modelos lógicos de análises populacionais, preditivos individuais e outras aplicabilidades. O  desenvolvimento de tecnologias digitais e a popularização da IA aumentou o  acesso a população e a profissionais de saúde a varias ferramentas. Discutir suas aplicabilidades, usos reais para de fato qualificar a assistência e garantir resolutividade com humanidade serão as propostas do dia 18 e 19 do evento.



Sessão de Diálogos

I Sessão de Diálogos - 17/11 de 17:00 às 19:00 horas;

II Sessão de Diálogos - 18/11 de 18:15 às 21:00 horas;


Redes Sociais

Instagram: MASA (@masa.lab.ufpa)

Facebook: MASA | Facebook 

Twitter: MASA (@LabMasaUfpa) 

Portal: www.masa.ufpa.br 


E-mail: masa.lab@ufpa.br / Tel.: (91) 3201-6855 / Cel.: (91) 98057 5844

Realização/Apoio

Realização

Laboratório de Monitoramento e Avaliação em Saúde (MASA) - UFPA;

Grupo de Estudos de Políticas de Informação, Comunicações e Conhecimento (GEPICC) - UFBA;

Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA);

Laboratório Observatório em Vigilância & Epidemiologia Social (LOVES) - UNIFESSPA;

Ministério da Saúde; 

Governo Federal;

-

Apoio

Grupo de Temático Informação em Saúde e População (GTISP) - ABRASCO;

Programa de Pós Graduação em Saúde Ambiente e Sociedade na Amazônia (PPGSAS) - UFPA;

Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) - UFBA;

Programa de Pós-graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC) - UFBA.

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}