ouverture la vie en close
em latim
"porta" se diz "janua"
e "janela" se diz "fenestra"
a palavra "fenestra"
não veio para o português
mas veio o diminutivo de "janua"
"januela", "portinha"
que deu nossa "janela"
"fenestra" veio
mas não como esse ponto da casa
que olha o mundo lá fora,
de "fenestra", veio "fresta",
o que é coisa bem diversa
já em inglês
"janela" se diz "window"
porque por ela entra
o vento ("wind") frio do norte
a menos que a fechemos
como quem abre
o grande dicionário etimológico
dos espaços interiores
(Paulo Leminski - página 248)
Neste ano de 2021, em que se comemora o centenário de Paulo Freire, o III Ciclo de Diálogos Universidade e Escola presta sua homenagem ao patrono da educação brasileira, ao abraçar o tema diálogos freirianos, formação docente e desafios do ensino remoto. Nesse sentido, dá destaque ao princípio da dialogicidade do pensamento de Paulo Freire, que concebe a educação como um diálogo, em que os sujeitos se encontram para, juntos, conhecer e transformar o mundo. Para o autor, só o diálogo comunica, “quando os dois pólos do diálogo se ligam assim, com amor, com esperança, com fé um no outro, se fazem críticos na busca de algo”. Mais do que nunca, é preciso exercitar a fé na humanidade, a confiança na ciência, a esperança na educação, a contínua luta contra o ódio, já que não há diálogo “se não há um profundo amor aos homens e ao mundo. Não é possível a pronúncia do mundo, que é um ato de criação e recriação, se não há amor que a infunda”.
Então, atendendo às necessidades do nosso tempo, cientes do quanto ainda há para avançar no intuito de estabelecer pontes e dar as mãos para superar um período tão incerto e turvo, o nome de Paulo Freire não está presente apenas como uma homenagem, suas ideias e obras inspiram desde a escolha dos formatos, até a proposta de temas a serem discutidos. Assim, o evento será realizado no período de 19 de julho a 20 de agosto, dividido em três momentos: frestas, janelas e horizontes.
Ao se trazer a ideia de frestas, retoma-se a imagem de fendas nas janelas por onde se passa a luz. Esse momento inicial do evento acontecerá de 19 a 30 de julho e será composto por diferentes atividades (entrevista, palestras, lives, depoimentos, relatos etc.) que funcionarão como um prenúncio do que virá nas janelas.
No segundo momento, as janelas estarão abertas para se discutir diferentes temáticas que ainda são urgentes em tempos tão precários. Elas acontecerão no período de 02 a 06 de agosto e serão compostas de mesas-redondas e entrevistas em formato de lives com a participação de convidados/as. Nesse período, ocorrerá também a prosa na janela, rodas de conversa que visam aproximar os/as participantes a partir de escolhas de temáticas específicas, permitindo que o diálogo se estabeleça circularmente.
Por fim, delineiam-se horizontes, momento síntese do evento que aponta para recomeços. Essa etapa ocorrerá entre os dias 09 e 20 de agosto e contará com uma série de ações desenvolvidas no âmbito dos componentes dos estágios curriculares. Dessa forma, serão apresentadas produções de alunos/as sob orientação dos/as docentes da UFRN em parceria com os/as supervisores/as da Educação Básica. Além disso, está previsto o compartilhamento de vídeos-relatos enviados pelos/as participantes durante as janelas e a organização de uma edição da Revista Cadernos de Estágio que sistematize o percurso feito no decorrer do evento.