III Ciclo de Diálogos  Universidade e Escola - Diálogos freireanos, formação docente e os desafios do ensino remoto

III Ciclo de Diálogos Universidade e Escola - Diálogos freireanos, formação docente e os desafios do ensino remoto

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Sobre o evento

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     em latim

"porta" se diz "janua"

     e "janela" se diz "fenestra"


     a palavra "fenestra"

não veio para o português

     mas veio o diminutivo de "janua"

"januela", "portinha"

     que deu nossa "janela"

"fenestra" veio

     mas não como esse ponto da casa

que olha o mundo lá fora,

     de "fenestra", veio "fresta",

o que é coisa bem diversa


     já em inglês

"janela" se diz "window"

      porque por ela entra

o vento ("wind") frio do norte

      a menos que a fechemos

como quem abre

     o grande dicionário etimológico

dos espaços interiores

                                    


(Paulo Leminski - página 248)


Neste ano de 2021, em que se comemora o centenário de Paulo Freire, o III Ciclo de Diálogos Universidade e Escola presta sua homenagem ao patrono da educação brasileira, ao abraçar o tema diálogos freirianos, formação docente e desafios do ensino remoto. Nesse sentido, dá destaque ao princípio da dialogicidade do pensamento de Paulo Freire, que concebe a educação como um diálogo, em que os sujeitos se encontram para, juntos, conhecer e transformar o mundo. Para o autor, só o diálogo comunica, “quando os dois pólos do diálogo se ligam assim, com amor, com esperança, com fé um no outro, se fazem críticos na busca de algo”. Mais do que nunca, é preciso exercitar a fé na humanidade, a confiança na ciência, a esperança na educação, a contínua luta contra o ódio, já que não há diálogo “se não há um profundo amor aos homens e ao mundo. Não é possível a pronúncia do mundo, que é um ato de criação e recriação, se não há amor que a infunda”.


Então, atendendo às necessidades do nosso tempo, cientes do quanto ainda há para avançar no intuito de estabelecer pontes e dar as mãos para superar um período tão incerto e turvo, o nome de Paulo Freire não está presente apenas como uma homenagem, suas ideias e obras inspiram desde a escolha dos formatos, até a proposta de temas a serem discutidos. Assim, o evento será realizado no período de 19 de julho a 20 de agosto, dividido em três momentos: frestas, janelas e horizontes.

Ao se trazer a ideia de frestas, retoma-se a imagem de fendas nas janelas por onde se passa a luz. Esse momento inicial do evento acontecerá de 19 a 30 de julho e será composto por diferentes atividades (entrevista, palestras, lives, depoimentos, relatos etc.) que funcionarão como um prenúncio do que virá nas janelas.  


No segundo momento, as janelas estarão abertas para se discutir diferentes temáticas que ainda são urgentes em tempos tão precários. Elas acontecerão no período de 02 a 06 de agosto e serão compostas de mesas-redondas e entrevistas em formato de lives com a participação de convidados/as. Nesse período, ocorrerá também a prosa na janela, rodas de conversa que visam aproximar os/as participantes a partir de escolhas de temáticas específicas, permitindo que o diálogo se estabeleça circularmente. 


Por fim, delineiam-se horizontes, momento síntese do evento que aponta para recomeços. Essa etapa ocorrerá entre os dias 09  e 20 de agosto e contará com uma série de ações desenvolvidas no âmbito dos componentes dos estágios curriculares. Dessa forma, serão apresentadas produções de alunos/as sob orientação dos/as docentes da UFRN em parceria com os/as supervisores/as da Educação Básica. Além disso, está previsto o compartilhamento de vídeos-relatos enviados pelos/as participantes durante as janelas e a organização de uma edição da Revista Cadernos de Estágio que sistematize o percurso feito no decorrer do evento. 

Inscrições

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Programação

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Palestrantes

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História do Ciclo de Diálogos

O Ciclo de Diálogos Universidade e Escola é um evento promovido pelo Centro de Educação da UFRN e tem como objetivo fortalecer o diálogo entre  universidade e escola, no âmbito da formação docente inicial e continuada, como parte do esforço de construção colaborativa entre sujeitos e instituições para se pensar a educação. 


Em sua primeira edição (2019), buscou-se fortalecer e aprimorar esta importante parceria, criando, juntamente com algumas escolas da Rede Pública de Ensino, um importante canal de interlocução que aproximou diferentes ações (cursos de extensão, pesquisas, formações etc.) e Programas coordenados pela UFRN – no âmbito da formação docente, inicial e continuada – daquelas ações que são desenvolvidas nos estágios junto aos/às licenciandos/as. Assim, o I Ciclo de Diálogos Universidade e Escola possibilitou a realização de encontros mais sistemáticos para se pensar coletivamente algumas dessas ações, entre elas, o PIBID, o Residência Pedagógica, o Programa de Formação Continuada do Centro de Educação/UFRN, a Coordenação Pedagógica das Licenciaturas da UFRN (COORDLICE) e o Estágio Curricular Obrigatório. Registros desses diálogos podem ser retomados no documentário Primeiro Ciclo de Diálogos - Universidade e Escola, disponibilizado no Canal do GT de Estágio no Youtube https://www.youtube.com/channel/UC-wCKj0eGnn8yXVmqd0EgIQ.


A segunda edição do evento (2020) se deu em meio a um cenário de grave crise sanitária e social, resultado de uma pandemia que ainda nos impõe o isolamento social, o fechamento de instituições diversas, inclusive das escolas, além de inúmeras incertezas. Diante de circunstâncias tão adversas, e sem poder desconsiderá-las, o II Ciclo de Diálogos Universidade e Escola: cenários em tempos de pandemia buscou ampliar o diálogo entre discentes, docentes e gestores/as de diferentes instâncias e instituições do Rio Grande do Norte. Foi composto de três momentos interrelacionados, nos quais se discutiu os desafios, os limites e as possibilidades da garantia do direito à vida e à educação em tempos de pandemia. Esses três momentos foram: i) Janelas de Diálogos; ii) Seminário de Sistematização; iii) Mesas redondas sobre a formação docente, ensino remoto e os desafios para o estágio supervisionado.  As Janelas de Diálogo - termo, aliás, oportuno para um tempo em que isolados víamos o mundo pelas janelas de nossas casas - podem ser acessadas também no Canal do GT de Estágio no Youtube. Vale destacar que há também um registro do evento na Revista Cadernos de Estágio: Experiências Remotas I, disponível em https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/issue/view/1115.

Redes Sociais do GT de Estágio

Acompanhe as outras atividades do nosso Ciclo em:


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