III SINGER – Simpósio Nacional de Geografia Regional e Seminário A Região de Carajás: meio século de mudanças

III SINGER – Simpósio Nacional de Geografia Regional e Seminário A Região de Carajás: meio século de mudanças

presencial UNIFESSPA - Campus I - Marabá - Pará - Brasil

Sobre o evento

A proposta do “III SINGER – Simpósio Nacional de Geografia Regional”, cujo tema é “Um projeto para o Brasil e para a Amazônia: perspectivas sobre as diferenças e desigualdades regionais”, é um convite ao debate a respeito das possibilidades de transformação espacial, social, cultural, política e econômica do território nacional e amazônico a partir da problematização das particularidades e singularidades do que nos torna diferentes. As diferenças e as desigualdades regionais são centrais para pensarmos um projeto para o Brasil e para a Amazônia, na medida em que é necessário fazê-lo a partir de nossas determinações mais específicas, sempre em diálogo com as determinações mais gerais dos processos de mundialização. Pensar um projeto para o Brasil e para a Amazônia impõe também a necessidade de pensarmos um projeto de mundo. O objetivo do evento é pensar um projeto para o Brasil e para a Amazônia a partir das diferenças e desigualdades regionais, levando em consideração as profundas crises globais do século XXI. O III SINGER acontecerá em conjunto com o “Seminário A Região de Carajás: meio século de mudanças”, que conta com momentos envolvendo a comunidade acadêmica, o poder público e outros setores da sociedade, discutindo possibilidades e oportunidades para o planejamento e as políticas públicas da região sobre dois eixos: 1. Urbanização, mineração e planejamento urbano e regional; 2. Povos tradicionais, produção agropecuária e planejamento ambiental. O objetivo do Seminário é articular a universidade diretamente com os outros setores da sociedade, na medida em que levanta possibilidades e oportunidades concretas para o desenvolvimento regional, tendo como base os resultados finais do projeto de pesquisa "Produção de subsídios à formulação de políticas públicas para a Região de Carajás".

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}
{{item.ingressoPrecoAtual.titulo}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Comissão Organizadora

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ - UNIFESSPA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - PPGG

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL E URBANO NA AMAZÔNIA - PPGPAM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DINÂMICAS TERRITORIAIS E SOCIEDADE NA AMAZÔNIA - PDTSA


COORDENAÇÃO GERAL

Eudes Leopoldo

 

COMISSÃO DE APOIO

Ademola Temitayo

Ednalva Lima Carmo

Evandro Frois de Sousa

Jairon Barbosa Gomes

José Nazareno de Souza Monteiro

Josimar Olavo Dantas

Marcel Araújo da Silva

Maria Clara Alexandre de Araújo

Marli Gazoni

Oduvaldo Couto Borges

Patrícia Capanema

Priscilla Maciel dos Santos

Rafael Brito

Rodrigo de Azevedo Gentil

Vanessa da Conceição Correia

Vanessa Ineth Silva Nascimento

Wendell Trindade Rocha

 

CONSELHO CONSULTIVO E CIENTÍFICO

Adrián Guillermo Aguilar Martínez – UNAM-México

Angelo Serpa – UFBA

Cláudio Egler – UFRJ         

Eliseu Saverio Sposito – UNESP 

Jhon Williams Montoya Garay – UNAL-Colômbia

Mónica Arroyo – USP 

Rita de Cássia Ariza da Cruz – USP

Rogério Haesbaert – UFF

Saint-Clair da Trindade Júnior – UFPA

Sandra Lencioni – USP

Programação Geral


Turnos

Pré-evento (Dias 30 e 31/05)

1º Dia (01/06)

2º Dia (02/06)

3º Dia (03/06)

MANHÃ

Trabalho de campo pela Região de Carajás (Serra Pelada, Parauapebas e Canaã dos Carajás)

Credenciamento

 

Trabalho de campo em Marabá

 

Mesa Redonda 5

TARDE

 

Mesa de abertura

 

Mesa Redonda 1

 

Mesa Redonda 2

 

Mesa Redonda 3

 

Mesa Redonda 4

Mesa Redonda 6

 

Mesa Redonda 7

NOITE

 

 

 

 

 

 

 

Prêmio Eidorfe Moreira de Geografia Regional

 

Atividade Cultural de Encerramento

 

Programação

Pré-evento - Dias 30 e 31 de maio

 

Trabalho de campo pela Região de Carajás (Serra Pelada, Parauapebas e Canaã dos Carajás): um dos espaços regionais mais dinâmicos do território brasileiro, lugar das ações e articulações de importantes movimentos sociais de luta pela terra, que apresenta uma forte relação com a mineração, o agronegócio e a urbanização.

 

1º Dia – 01 de junho

 

09h00 às 14h00 – Credenciamento 

 

14h00 às 14h30 – Mesa de Abertura

 

Francisco Ribeiro da Costa (Reitor da Unifesspa); Leandro de Oliveira Ferreira (pró-reitor da PROEX); Marcus Vinicius Mariano de Souza (Diretor do ICH); Evaldo Gomes Júnior (Coordenação do PPGPAM); Jerônimo da Silva e Silva (Coordenação do PDTSA); Maria Rita Vidal (Coordenação do PPGG); Eudes Leopoldo (Coordenação Geral do evento).

 

14h30 às 16h30 – Mesa Redonda 1 “Diferenças e desigualdades regionais para pensar um projeto para o Brasil e para a Amazônia”

 

Palestrantes: Rogério Haesbaert (UFF); Maurílio de Abreu Monteiro (Unifesspa); Saint-Clair da Trindade Júnior (UFPA); Eudes Leopoldo (Unifesspa).

Debatedora: Sandra Lencioni (USP).

 

Ementa: Em face de um mundo com a presença de diversas crises simultâneas, que apresenta uma forte erosão das formas e conteúdos sociais, políticos, culturais, econômicos e espaciais, que marcaram o século XX, como é possível pensar um projeto nacional, para o Brasil, e regional, para a Amazônia? Em termos teórico-conceituais, como se atualizam as diferenças e desigualdades regionais na contemporaneidade? Quais são as diferenças e desigualdades regionais que ainda configuram o território nacional e legitimam nossos principais fantasmas e esperanças? Como operam atualmente e qual o papel das desigualdades regionais na produção das regiões e do território nacional em tempos de mudanças climáticas e revoluções tecnológicas? Qual é o lugar do planejamento regional, considerando as diferenças e desigualdades regionais, para a construção de um projeto nacional?

 

16h30 às 16h45 – Café

 

16h45 às 18h45 – Mesa Redonda 2 “Metropolização, regionalização e financeirização”

 

Palestrantes: Beatriz Rufino (USP); Luiz Alberto Salinas (UNAM); Paulo César Xavier Pereira (USP); Rodrigo Hidalgo (PUC-Chile).

Debatedor: Isaque dos Santos Sousa (UEA).

 

Ementa: Os processos de metropolização e financeirização tornaram-se hegemônicos, redefinindo a forma urbana e os modos de uso e apropriação da terra. Nesse movimento, opera também as dinâmicas de diferenciação, posto que os processos hegemônicos não se realizam todo tempo e da mesma forma em todos os lugares, pelo contrário. Trata-se de um desenvolvimento desigual e combinado, com diferentes regionalizações da reprodução do espaço urbano e metropolitano. Quais são os conteúdos e formas da metropolização e da financeirização e como eles operam nos processos de diferenciação e regionalização? Nesse contexto, quais as novas lógicas da produção do valor, da terra e da propriedade? Como se atualiza o movimento que transforma a terra e a propriedade em ativo financeiro?

 

2º Dia – 02 de junho

 

09h00 às 11h30 – Trabalho de campo em Marabá: uma cidade na fronteira da Amazônia, com um tecido urbano profundamente fragmentado, que passa por uma intensa metamorfose urbana.

 

11h30 às 14h00 - Intervalo para o almoço

 

14h00 às 16h00 – Mesa Redonda 3 “Urbanização, mineração e planejamento urbano e regional”


Palestrantes: Marcus Vinicius Mariano de Souza (Unifesspa); Rafael Gonçalves Gumiero (Unifesspa); Tiago Soares Barcelos (Unifesspa); Sidnei Cerqueira (Unifesspa).

Debatedora: Laila Mayara Drebes (Unifesspa).

 

Ementa: Apresentação dos resultados finais dos projetos "Entre hierarquias e heterarquias: conexões interescalares, difusão do consumo e dinamização do espaço urbano nas cidades das Regiões Imediatas de Marabá e Parauapebas", "Diagnósticos dos Núcleos Urbanos Informais no Sul e Sudeste do Pará", "A utilização da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais - CFEM para incubação de negócios sociais como mecanismo para políticas públicas inclusivas", "Diagnóstico do potencial de implementação de consórcio intermunicipal de resíduos sólidos urbanos na região de Carajás", vinculados ao projeto de pesquisa "Produção de subsídios à formulação de políticas públicas para a Região de Carajás".

 

16h00 às 16h15 – Café

 

16h15 às 18h15 – Mesa Redonda 4 “Questões regionais e relações sociedade-natureza” 

 

Palestrantes: Cláudio Egler (UFRJ); Francisco Mendonça (UFPR); Marcos Castro de Lima (Ufam); Maria Rita Vidal (Unifesspa).

Debatedor: Evaldo Gomes (Unifesspa).

 

Ementa: Com a radicalização das mudanças climáticas, as relações sociedade-natureza estão na ordem do dia. As cidades e as regiões passam por profundas transformações socioambientais, com a emergência de novas questões regionais, que demandam estudos e planos para pensar estratégias e subsídios para mitigar seus desdobramentos práticos na vida cotidiana e na própria economia. Não é por acaso que o zoneamento foi adjetivado de ecológico-econômico, devido a imbricada teia de articulações entre a natureza e a sociedade. Diante das novas questões regionais, como se atualizam o planejamento e o zoneamento ambientais? Quais são as principais problemáticas socioambientais que operam nas cidades e regiões? Qual é o papel do zoneamento ecológico-econômico como metodologia e como possibilidade de pensar as diferenças e as desigualdades regionais? Como o horizonte utópico permite construir uma crítica ao planejamento e ao zoneamento ambientais, no sentido de aberturas para a autogestão?

 

3º Dia – 03 de junho

 

09h00 às 11h00 – Mesa Redonda 5 “Metamorfoses contemporâneas da América Latina: desenvolvimento desigual e desigualdades regionais”

 

Palestrantes: Carlos Valdebenito (PUC-Chile/Valparaíso); Claudia Tomadoni (Universidade Friedrich Schiller de Jena); Ivo Theis (Universidade Regional de Blumenau); Monica Arroyo (USP).

Debatedora: Camila Moura Alcântara (Unifesspa).  

 

Ementa: A América Latina passa por mudanças políticas importantes, combinada com o agravamento das desigualdades regionais. Ao mesmo tempo, a América Latina ganha cada vez mais protagonismo em um mundo diverso e aberto às diferentes ideias e valores. Parece que há um novo zeitgeist, no qual a América Latina ganha uma crescente importância, não apenas como exportador de mão de obra e produtos extrativistas, mas também como produtor de cultura e de política. Atualmente, esta região enfrenta também os chamados neoimperialismos e neocolonialismos, com as novas políticas externas de potências globais. Qual é o lugar hoje da América Latina no mundo? Quais as diferentes dinâmicas econômicas e políticas que operam nos países desta região flamejante? Quais os desafios dos países da América Latina diante dos chamados neoimperialismos e neocolonialismos? Como pensar os países latino-americanos a partir do desenvolvimento desigual e das desigualdades regionais?

 

11h00 às 13h30 - Intervalo para o almoço

 

13h30 às 15h30 - Mesa Redonda 6 “Povos tradicionais, produção agropecuária e planejamento ambiental”

 

Palestrantes: Abraão Levi dos Santos Mascarenhas (Unifesspa); Bernardo Tomchinsky (Unifesspa); Carlos Maviael de Carvalho (Unifesspa); Nayara da Silva Camargo (Unifesspa).

Debatedor: Jerônimo da Silva e Silva (Unifesspa).

 

Ementa: Apresentação dos resultados finais dos projetos "Proposta metodológica de monitoramento ambiental com uso de veículo aéreo não tripulado (vant) na caracterização de paisagens, geodiversidade e geomorfossítios para a região de carajás", "Mapeamento dos produtos da sociobiodiversidade na região de carajás e suas potencialidades para a conservação do meio ambiente, geração de renda e ecoturismo", "Desenvolvimento de Argamassa Industrializada e Argamassa Colante incorporando resíduos de mineração" e "São Félix do Xingu, município bilíngue: políticas públicas e documentação sociocultural e linguística mebêngôkre", vinculados ao projeto de pesquisa "Produção de subsídios à formulação de políticas públicas para a Região de Carajás".

 

15h30 às 15h45 – Café

 

15h45 às 17h45 – Mesa Redonda 7 “Geografias da urbanização e das relações cidade-campo no século XXI: diferenças e desigualdades regionais”

 

Palestrantes: José Borzacchiello da Silva (UFC); José Júlio Ferreira Lima (UFPA); Kelly Bessa (UFT); Patrícia Capanema (SDU/SEPLAN/PMM).

Debatedora: Juliana Luquez (UFMG).

 

Ementa: As redes e as conexões de toda ordem tendem a mobilizar diferentes geografias da urbanização e das relações cidade-campo, que cada vez mais se regionalizam e tendem a configurar distintas formas, funções e estruturas das relações cidade-região. Diante desta problemática, quais são as novas geografias da urbanização, regionalização e das relações cidade-campo na atualidade? Quais são as novas formas de apropriação da forma urbana, que crescentemente são mercantilizadas com a radicalização da neoliberalização da produção do espaço? Como se redefine a lógica da produção do agrário no interior de regiões densamente urbanizadas ou de produção do urbano dentro de regiões profundamente vinculadas ao agronegócio? Como a fragmentação socioespacial, as migrações e as violências operam nessas dinâmicas de regionalização da urbanização? 

 

17h45 às 18h00 - Café

 

18h00 às 18h20 - Prêmio Eidorfe Moreira de Geografia Regional 

 

18h20 às 19h00 - Atividade Cultural de Encerramento

Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}