O III Simpósio da ABBri visa
ressaltar a necessidade de sintonia, em nossas práticas e projetos como
brinquedistas e demais profissionais da área da ludicidade nas várias fases da
vida, com os interesses globais de cuidado com a natureza e a preservação de
nossos recursos naturais para as próximas gerações. A realização da COP-30 em
nosso país em novembro de 2025, em Belém do Pará, nos inspira a reforçar a
importância de atenção às mudanças climáticas decorrentes das ações humanas,
por meio da colaboração e comprometimento que o brincar pode oportunizar,
favorecendo a consciência ambiental e social.
O papel do profissional brinquedista tem recebido crescente destaque no campo do brincar, devido a importância de sua atuação com diversas idades e em diferentes ambientes – nas brinquedotecas comunitárias, nas brinquedotecas hospitalares, nas brinquedotecas universitárias e no brincar livre na natureza. Este profissional recebeu, em maio de 2024, sua inclusão na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), fato que gerou naturalmente uma evidência merecida de suas contribuições socioeducativas e culturais e maior preocupação com seu percurso formativo.
Em 29 de abril de 2025, comemoramos o 40º. Aniversário da fundação da Associação Brasileira de Brinquedotecas. A sua permanência no tempo atesta a relevância e a coerência de suas ações voltadas para a defesa do direito de brincar, a difusão do conceito de brinquedoteca, juntamente com o apoio para a ampliação desse serviço cultural e a concomitante qualificação do profissional que ali atua, o brinquedista.
Por essas razões, o III Simpósio
Internacional da Associação Brasileira de Brinquedotecas dedica o evento ao
debate acerca de questões centrais para os profissionais que atuam no brincar –
sua formação, sua atuação e a responsabilidade social envolvida em seu
delicado, magico e especializado trabalho. Serão discutidos inúmeros temas de
ampla abrangência sobre a profissionalização oferecida por iniciativas de
instituições. Serão compartilhadas pesquisas e experiências de atuação por meio
de mesas redondas, comunicações orais, oficinas e diálogos entre profissionais
especialistas, em diferentes contextos.
O III Simpósio da ABBri contará
com a presença de convidados internacionais que atuam na área do brincar com
respeitável expertise, somada a nomes de relevância nacional. Por ser um evento
em modo remoto, possibilitará a participação de profissionais atuantes e demais
interessados na área, por meio das plataformas digitais.
OBJETIVO GERAL: Promover a
atualização, formação profissional e responsabilidade social na área da
ludicidade, por meio do compartilhamento científico de pesquisas e experiências
sobre o brincar em variados contextos nacionais e internacionais, através de
conferências, diálogos com especialistas, mesas redondas, comunicação oral,
oficinas e minicursos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Debater acerca do processo de
formação do brinquedista na atualidade e suas especificidades na realidade brasileira
e em outros países;
- Apresentar a diversidade de
atuação profissional na ludicidade, destacando as características de seus
vários contextos;
- Apresentar a amplitude do
brincar quanto ao seu potencial de cooperação para estimular a conscientização
e o acolhimento das necessidades individuais e coletivas;
- Estimular o debate sobre a
responsabilidade social dos projetos lúdicos, especialmente em relação ao
incentivo das metas de sustentabilidade, os cuidados com o futuro do planeta e
a inclusão social.
EIXOS TEMATICOS
EIXO 1 – BRINCAR NOS DIFERENTES
CONTEXTOS.
Pretende-se
discutir no Eixo 1 os seguintes temas:
O brincar nas brinquedotecas universitárias, escolares, comunitárias, itinerantes e em ambientes reeducativos, como abrigos e cárceres;
O brincar intergeracional e em família
O brincar na contemporaneidade e seus ambientes digitais, com uso de jogos analógicos e digitais, games eletrônicos, Cultura Maker, Games e IA, entre outros;
O brincar em contextos inclusivos e
o brinquedo adaptado;
O lúdico na Educação Formal e não
Formal.
O brincar nos diferentes espaços da
área da saúde, incluindo as questões do neurodesenvolvimento e diversidade de
condições típicas e/ou neuro atípicas e temas da brinquedoteca hospitalar e do brinquedo
terapêutico.
EIXO 2 - FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO BRINQUEDISTA
Pretende-se
discutir neste eixo os seguintes temas:
Propostas formativas em cursos
técnicos, brinquedotecas universitárias e da ABBri para a atuação do
brinquedista em seus diversos contextos de atuação.
Propostas formativas com foco nos
conhecimentos e habilidades relativos à gestão da brinquedoteca, incluindo-se
aspectos como: a avaliação do serviço, coordenação de equipes, organização,
manutenção e classificação dos objetos lúdicos.
O perfil do profissional
brinquedista e suas funções de acordo com a Classificação Brasileira de
Ocupações (CBO).
Competências e habilidades do brinquedista como organizador de oportunidades lúdicas de acordo com o contexto de atuação.
A formação do brinquedista em relação à criação de ambiências lúdicas para brincar em cenários internos e externos.
EIXO 3 - RESPONSABILIDADE SOCIAL DO PROFISSIONAL NA LUDICIDADE
Pretende-se discutir neste eixo os seguintes temas:
As contribuições do profissional do brincar para a educação ambiental e a sustentabilidade: ações e projetos com foco na amenização das mudanças climáticas e na preservação dos recursos naturais do planeta para as próximas gerações.
A ética na área do brincar: ações e
projetos voltados ao acolhimento do público e suas necessidades; o respeito à
diversidade sociocultural e sua integração nas atividades lúdicas; a vivência
da alteridade;
A importância atividades do brinquedista em relação a reutilização de materiais e a atenção ao desperdício no consumo.
A programação do
III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA ABBRI contará com
3 palestras internacionais e nacionais; 3 mesas-redondas com convidados internacionais e nacionais; 3 sessões de diálogo entre especialistas internacionais e nacionais; 2 sessões de comunicação oral (divididas em salas simultâneas); 6 minicursos; 6 oficinas.