III Simpósio de Pesquisa, Extensão e Inovação do Paraná

III Simpósio de Pesquisa, Extensão e Inovação do Paraná

online Centro Universitário Integrado - Unidade Campus - Campo Mourão - Paraná - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O Simpósio de Pesquisa, Extensão e Inovação do Paraná - SIMPAR é um evento multidisciplinar e transversal destinado a pesquisadores, acadêmicos de graduação e pós-graduação e profissionais com interesse no ecossistema de inovação de todas as áreas do conhecimento. O III SIMPAR é um evento de caráter híbrido, em que os participantes podem capacitar-se por meio de palestras nacionais e internacionais e apresentar seus trabalhos ou relatos de experiências, que serão disseminados por meio dos anais do evento e livro em formato eletrônico. Participam da comissão científica pesquisadores nacionais (UFLA, CEFET-MG, IFNM) e estrangeiros (Portugal, Paraguai, México). O III SIMPAR é realizado pelo Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia -IN2, Ucatec-Bolívia, Universidad Autônoma de Baja California - México e Instituto Politécnico de Santarém, Portugal.

O evento conta com o apoio e suporte da Fundação Araucária e Centro Universitário Integrado.


📢 AVISO IMPORTANTE – III SIMPAR

A programação das apresentações de trabalhos, com ensalamento, datas, horários e formatos (presencial e remoto), já está disponível na página do participante! 🖥️📄

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

Os trabalhos submetidos poderão ser resultantes de projetos de pesquisa, iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, extensão ou inovação. O modelo disponibilizado para submissão do trabalho deverá ser seguido obrigatoriamente (inclusive com o logo do evento), sob pena de desclassificação.

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Normas para formatação e submissão de trabalhos

Os trabalhos submetidos poderão ser resultantes de projetos de pesquisa, iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, extensão ou inovação. O modelo disponibilizado deverá ser seguido obrigatoriamente (inclusive com o logo do evento), sob pena de indeferimento da submissão. 


Mérito ético

Trabalhos de estudantes de graduação ou pós graduação deverão constar necessariamente de autoria de professor(a) orientador(a). Os trabalhos de investigação científica, extensão ou relatos de caso que envolvem direta ou indiretamente seres humanos ou animais, devem seguir os aspectos éticos, sendo obrigatório o número do parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP) ou da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), apresentado na seção Metodologia.


Autores

Número máximo de autores: 10

Ao menos um dos autores do trabalho deverá estar inscrito no evento.


Avaliação duplo-cego

A avaliação de trabalhos no SIMPAR é do tipo duplo-cego. Ou seja, os autores não sabem quem são os avaliadores e os avaliadores não sabem quem são os autores. Este tipo de avaliação permite confiabilidade e qualidade para ambos. A avaliação duplo-cego garante segurança e credibilidade ao autor, uma vez que este poderá estar seguro de que o trabalho foi aprovado pelo conteúdo apresentado e não por interferências externas.


Trabalhos identificados e não identificados

Assim, o autor deverá submeter sempre duas versões do trabalho: uma identificada e outra não identificada.

Trabalho não identificado: este arquivo NÃO deverá revelar a identidade dos autores, coautores, orientadores e afins, garantindo assim a integridade e imparcialidade do processo de avaliação. Caso haja qualquer forma de identificação o trabalho será automaticamente desclassificado.

Trabalho identificado: o autor deverá anexar o mesmo trabalho, desta vez com a identificação de todos os autores. Se aprovado, este trabalho será utilizado na publicação dos anais do evento após validado.


Categorias aceitas

Resumo simples, artigo original, artigo de revisão e relato técnico. Os autores deverão utilizar os modelos abaixo, disponibilizados pelo evento. 


Modelos de artigos

Artigo Original: Deve conter: Título; Palavras-chave; Introdução e objetivo; Método; Resultados; Discussão (ou Resultados e Discussão); Considerações Finais; Referências.

MODELO DE ARTIGO ORIGINAL - SIMPAR 2024 (CLIQUE PARA REALIZAR O DOWNLOAD)

Artigo de Revisão: Deve conter: Título; Palavras-chave; Introdução e objetivo; Método; Revisão de Literatura; Considerações Finais; Referências. Recomenda-se no mínimo 30 (trinta) referências para o artigo de revisão.

MODELO DE ARTIGO DE REVISÃO - SIMPAR 2024 (CLIQUE PARA REALIZAR O DOWNLOAD)

Relato técnico: Deve conter: Título; Palavras-chave; Introdução e objetivo; Método; Contexto do Projeto (situação-problema); Resultados; Discussão (ou Resultados e Discussão); Considerações Finais; Referências.

MODELO DE RELATO TÉCNICO - SIMPAR 2024 (CLIQUE PARA REALIZAR O DOWNLOAD)


Critérios para avaliação de trabalho

Os trabalhos submetidos serão analisados pela Comissão Científica, previamente formada para esta finalidade. 

A análise abrangerá os seguintes critérios: objetivos relevantes, método adequado, aprovação em comitê de ética (quando cabível), resultados apresentados com clareza e conclusões pertinentes.

A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação) é de responsabilidade dos autores e também será considerada como critério de avaliação, além da estruturação no formato adequado.

Todos os trabalhos serão verificados com ferramentas anti plágio, o que se for detectado, acarretará no indeferimento da submissão.

Os autores deverão seguir rigorosamente as normas de formatação dos trabalhos e as orientações dos avaliadores, quando houver, sob pena de indeferimento da submissão.

Resultados de aprovação dos trabalhos: divulgados aos autores, via e-mail, conforme as finalizações das avaliações.

Divulgação de datas e locais de apresentações de trabalhos: até 25 de novembro de 2024, na área do participante.

Haverá certificação apenas para os trabalhos submetidos, aprovados e apresentados no evento.


Melhores trabalhos

Serão concedidas certificações para os melhores trabalhos de cada área temática (1º lugar, 2º lugar e 3º lugar), desde que tenham sido submetidos, aprovados e apresentados durante o evento.

Os 15 artigos mais destacados (sejam originais, relatos ou de revisão), submetidos, aprovados e apresentados durante o evento, serão selecionados para inclusão em um livro digital a ser publicado em 2025.

Normas para apresentação de trabalho

As apresentações dos trabalhos selecionados serão realizadas oralmente. Elas poderão ocorrer de duas formas:

Online: Pela plataforma Even3.

Presencialmente: No Centro Universitário Integrado, nas unidades Campus e Centro.

A escolha do formato de apresentação (online ou presencial) deve ser feita pelo autor no momento da submissão do trabalho.


Apresentação online

A apresentação oral online terá uma duração de até 10 minutos, com 5 minutos para arguição. É de responsabilidade do apresentador possuir uma conexão estável com a internet durante a apresentação online.

Apresentação presencial

A apresentação oral presencial terá uma duração de até 20 minutos, com 10 minutos para arguição. 


Modelo de Slide

O autor pode elaborar apresentação do trabalho no Power Point, conforme modelo.

MODELO DE SLIDE PARA APRESENTAÇÃO - SIMPAR 2024 (CLIQUE PARA REALIZAR O DOWNLOAD)

Os dias, horários e locais para apresentações serão informados a partir da divulgação dos trabalhos aceitos pela Comissão Científica, na área do participante.

Em caso de ausência dos autores será respeitada a programação original das apresentações.

Cada sessão será moderada por um convidado da área, que coordenará os debates e assegurará o cumprimento dos horários.

Os  trabalhos aceitos serão publicados na íntegra nos ANAIS eletrônicos do evento. 

Melhores trabalhos do SIMPAR 2024


CIÊNCIAS AGRÁRIAS / AGRICULTURAL SCIENCES

1o lugar: Desempenho de Bovinos em Confinamento Classificados por Ultrassonografia de Carcaça pela Predição da Espessura de Gordura Subcutânea

Carola Eduarda Santos; Camila Mottin

2o lugar: Análise dos eventos meteorológicos e suas influências sobre a produtividade da soja com datas e ciclos distintos

Eloiza De Paula Pontes,Felipe Eduardo Dos Santos,Thiago Pereira Bellino,Cleiton Carlos de Almeida,Paulo Ricardo Puton dos Santos,Gustavo Soares Wenneck

3o lugar: Bioprospecção de bactérias com potencial biocontrole a partir de basidiomicetos comestíveis

Dayane Tlumaski,Cacilda Marcia Duarte Rios Faria,Renata Moccellin


CIÊNCIAS DA SAÚDE / HEALTH SCIENCES

1o lugar: Doença De Chagas: Avaliação do Efeito da Infecção do Trypanosoma cruzi em Íleo de Camundongos

Adryelle Karine Stipp Krauczuk, Sophia Nunes Pereira, Maria Gabriela Lima da Silva, Júlia Canezin Siscate, Izadora Volpato Rossi, Marcel Ivan Ramirez, Gessilda de Alcantara Nogueira de Melo,  Amanda Gubert Alves dos Santos

2o lugar: Eficácia de estratégias de ventilação mecânica na síndrome do desconforto respiratório em neonatos

Emile Borges Posso, Maria Eduarda Lima, Anderson Brandão dos Santos

3o lugar: Identificação de novos biomarcadores para diagnóstico precoce de Doença de Alzheimer e Esclerose Lateral Amiotrófica: uma revisão sistemática

Emily Lima Antunes da Silva, Amanda Scherer Mattjie, Cristiane Rickli


CIÊNCIAS HUMANAS / HUMAN SCIENCES

1o lugar: O Processo de Escolha Profissional como um Espaço de Produção de Sentido da Realidade Sócio-Histórica

Giovana Moreno, Ana Beatriz Almeida da Silva, Kayo Rodrigo Vicente

2o lugar: Mestiçagem indígena, apagamento racial e os impactos na compreensão da identidade

Ana Luiza Correia da Luz, Kayo Rodrigo Vicente

3o lugar: Análise parasitológica e microbiológica de uma população indígena na região centro-oeste do Paraná: impacto na saúde pública.

Alline Popowicz, Sara Stephany Teodoro da Silva, Lais de Souza Braga, Mariana Felgueira Pavanelli, Aline Natália de Santi


CIÊNCIAS SOCIAIS / SOCIAL SCIENCES

1o lugar: A destituição do poder familiar à luz da vulnerabilidade social

Mariana Jardim de Souza, Nathalia de Souza da Silva, Ana Paula Nacke

2o lugar: Aplicabilidade da legítima defesa tardia possibilidades e limites na proteção jurídica de mulheres em situação de violência

Ana Cristhina Mariani, Bruna Aparecida Luz, Caroline Bittencourt da Silveira

3o lugar: O Advogado do Futuro - Adaptando-se à Revolução da Inteligência Artificial

Rauan Patrick Pedroso De Souza, Antonio Simonelli, Priscilla Paula de Oliveira Prado


EDUCAÇÃO / EDUCATION

1o lugar: O espião da vida e o cineasta das palavras - poesia de observação e o raio-x - entre o circunstancial e o irônico – as crônicas de Sabino e Jabor nas aulas de língua portuguesa no ensino médio

Saulo Semann, Marina Gonçalves

2o lugar: Educação ambiental e inclusão digital: Uso de tecnologias interativas no ensino de sustentabilidade para alunos com Transtorno do Aspectro Autista (TEA)

Pedro Henrique Farias Vianna,Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Creilson de Jesus Conceição, Nubia Paulo de Costa Andrade, Carlos André Martins Nascimento, Sara Yasmin Lima Pereira, Alessandra Patrícia Ribeiro dos Prazeres, José Uilson Da Silva, Maria Elisa Salazar Morais, Anna Luísa Ribeiro Aguiar

3o lugar: O uso das mídias sociais como instrumento na divulgação científica.

Natieli Pereira Da Trindade, Francielle Baptista, Saulo Ancelmo de Souza Junior

ENGENHARIAS / ENGINEERING

Sem indicação

TECNOLOGIAS / TECHNOLOGIES

Sem indicação 


Artigos Selecionados como Destaques para Inclusão como Capítulo de e-Book do SIMPAR


CIÊNCIAS AGRÁRIAS / AGRICULTURAL SCIENCES

Impacto da Temperatura da Água da Depenadeira na Qualidade do Peito de Frango

Ana Laura Uliano Terto, Camila Mottin

Aplicação de silício na cultura do amendoim na região centro-oeste do Paraná

Mariana Caetano Ocon, Gustavo Gonçalves Paiva, Guilherme da silva Munuera, Felipe Junior Woichik, Lucas Rogério da Silva Biondaro, Reni Saath, Roberto Rezende, Gustavo Soares Wenneck


CIÊNCIAS DA SAÚDE / HEALTH SCIENCES

Infecção relacionada à assistência à saúde em uma unidade de tratamento intensivo: pesquisa em um hospital na região centro-oeste do Paraná.

Camila Emilly da silva, Camille Moro Blasques Cabral, Ana Beatriz Ibba, Flavia Afonso Pinto Fuzii, Lincoln Luis Silva, Lais de Souza Braga

Prevalência de desordem temporomandibular (DTM) em acadêmicos de Odontologia e colaboradores do Centro Educacional Integrado/Campus

Manuela Lupes Rodrigues, Manuel da Fonseca Rodrigues

Biofármacos em Regulação: os Desafios no Caminho para a Aprovação

Isabella Villas Zuffa, Marinete Valerio da Cunha, Lucas Toledo, Amanda Gubert Alves dos Santos

Uso do Canabidiol e Tetrahidrocanabinol para Tratamentos Neurológicos

Thamyris Conrado, Emanoelle de oliveira, Lais de Souza Braga

Seguimento farmacoterapêutico em idosos polimedicados: análise de casos atendidos em uma farmácia escola

Luana Saldeira Leite, Laura Maria Silva Bukowski, Tânia Salci


CIÊNCIAS HUMANAS / HUMAN SCIENCES

Direito à educação inclusiva: uma análise sobre a eficácia do sistema brasileiro e de países de referência

Gustavo Gromann Bocalão, Ana Paula Nacke

A responsabilidade do estado na dificuldade no processo de identificação da autoria e da falta de punibilidade nos crimes cibernéticos

João Augusto Moreira Semprebom, Caroline Bittencourt da Silveira


CIÊNCIAS SOCIAIS / SOCIAL SCIENCES

A internacionalização das empresas e os desafios das falências transnacionais

Vitoria Dalvanteo Zavatin, Mariana Aparecida Ryzik Vieira, Andreia Aparecida de Souza

A autocuratela e a expansão da contratualização no direito de família: garantias de dignidade e autonomia frente à desjudicialização

Thaila Vilar Fávaro, Maria Eduarda Alves Eduardo, Ana Paula Nacke


EDUCAÇÃO / EDUCATION

O Desenvolvimento das Emoções em Crianças da Educação Infantil a partir da Psicologia Histórico Cultural

Fabíola Batista Gomes Firbida,Bruna R. Savaris,Geciane Soares Do Nascimento,Thayse Garcia Marcondes Carneiro,Vittoria Castaldo Batista

Impactos Do Bullying Escolar Na Saúde Mental E Estratégias Para Mitigação

Pedro Henrique Farias Vianna, Nubia Paulo De Costa Andrade, Walter Machado De Amorim, Sheila Sousa Da Costa, Alessandra Patrícia Ribeiro Dos Prazeres, Haciane  Moreira Da Silva Teixeira, Maria Elisa Salazar Morais, José Leonardo Diniz De Melo Santos, Eigon Santana De Proença, Ivanildo Gomes Da Silva

ENGENHARIAS / ENGINEERING

Revisão bibliográfico sistemática sobre a implantação do advanced planning and scheduling (APS)

Leonardo Marinas Silva, Franciane Moreira da Silva e Thiago Fernando Pires Alves


TECNOLOGIAS / TECHNOLOGIES

Otimização da Gestão de Estoque em Fiações de Algodão: Um Estudo de Caso sobre o Sistema Máximo-Mínimo

Adolpho Pinatti; Matheus Henrique Felix Germani; Edson Ribeiro de Britto de Almeida Junior


Certificados

Os certificados de participação no evento serão emitidos exclusivamente para os participantes que atenderem aos seguintes critérios de frequência mínima:

Presença em pelo menos 75% das atividades do evento, que inclui obrigatoriamente:

  • Participação em 2 (duas) palestras.

A contabilização da presença será realizada através do registro de participação em cada atividade (na área do participante). Os certificados serão disponibilizados em formato digital através da plataforma do evento em até 15 dias úteis após o encerramento das atividades.

Em relação à certificação de apresentação de trabalhos, haverá certificação apenas para os trabalhos submetidos, aprovados e apresentados no evento.

Importante: Não serão emitidos certificados para participantes que não atingirem os critérios mínimos estabelecidos de participação.

Para quaisquer dúvidas sobre a emissão dos certificados, entre em contato com a organização do evento através do e-mail simpar@grupointegrado.br

Organização

ORGANIZAÇÃO

Instituto Integrado - IN2

NEPE - Núcleo de Empreendedorismo - Centro Universitário Integrado

Ucatec-Bolívia

Universidad Autônoma de Baja California - México.

Instituto Politécnico de Santarém, Portugal.


COMISSÃO ORGANIZADORA

Prof. Dr. Fabrício Pelloso Piurcosky  - Centro Universitário Integrado

Prof. Me. Ana Paula Nacke Paulino - Centro Universitário Integrado

Prof. Dra. Francielle Baptista  - Centro Universitário Integrado

Prof. Me. Laís de Souza Braga  - Centro Universitário Integrado

Prof. Dra. Mariana Pavanelli  - Centro Universitário Integrado

Tayane Jamyle Patricio- Centro Universitário Integrado



Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}