O III Simpósio de Estudos Irlandeses da Bahia está sendo promovido pela Universidade do Estado da Bahia, em colaboração com a Universidade Federal da Bahia e a Associação Brasileira de Estudos Irlandeses - ABEI. O intuito do evento é incentivar estudos sobre história, língua e literaturas irlandesas, promovendo diálogos com outras literaturas, artes e mídias no contexto baiano. Ademais, busca-se estabelecer um fórum de discussão para pesquisadores de diversos níveis, em estudos das letras, a partir do campo dos Estudos Irlandeses.
Em 2025, o evento será sediado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus XIV - Conceição do Coité. A temática do simpósio é Celebrating Bloomsday in Bahia - From Ireland to the Backlands, a partir do interesse em estreitar relações entre as culturas irlandesa e baiana, ao tempo em que também busca-se celebrar o Bloomsday, feriado em homenagem ao personagem Leopold Bloom da obra Ulysses, de James Joyce.
Desse modo, esta iniciativa propõe um espaço para reflexões sobre a Irlanda, suas transformações históricas, políticas, literárias, sociais e linguísticas, abrangendo diversas áreas do conhecimento com o intuito de divulgar pesquisas realizadas nas universidades públicas e privadas brasileiras em múltiplos campos das Letras. O evento acolhe pesquisas nas áreas de literatura, linguística, cultura, antropologia, sociologia e história, ainda que não estejam diretamente relacionadas à Irlanda. Deste modo, os discentes encontram um espaço para compartilhar atividades de extensão, PIBID, pesquisas de TCC, PIBIC, mestrado e doutorado. Espera-se que o evento proporcione um espaço para debates entre pesquisadores envolvidos com diversos temas de áreas das ciências humanas.
O III Simpósio de Estudos Irlandeses da Bahia nos dias 11 e 12 de junho de 2025, nos turnos matutino e vespertino, na modalidade presencial. O idioma do evento será a língua portuguesa, com a possibilidade de palestras e/ou falas em língua inglesa. O evento propõe o entrelaçamento cultural, a ser abordado em mesas-redondas e comunicações individuais, abertos à participação de alunos de graduação, pós-graduação, professores e outros pesquisadores.
Acesse a programação do evento neste link.
Confira as mesas de comunicações orais aqui.