III Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SICITAL)

III Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SICITAL)

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Evento online

III Simpósio Online Sulamericano de Tecnologia, Engenharia e Ciência de Alimentos

Segunda-Feira, 27 de Maio

Hollo Afteverse

Domingo, 23 de Junho

São Paulo, SP

Evento online

II Jornada de Nutrição em Gerontologia - Assistência nutricional na pessoa idosa: evidências e desafios da prática

Sábado, 8 de Junho

Evento online

Introdução à Bioestatística: Teoria e Prática com uso do software Jamovi

Terça-Feira, 28 de Maio

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III Simpósio em Ciência e Tecnologia de Alimentos

O III Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SICITAL) é um evento organizado pelo Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) e docentes do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, localizada na cidade de Diamantina, Minas Gerais. 

Para realização do III SICITAL contamos com uma comissão organizadora bem mista, composta por cientistas de alimentos, engenheiros e nutricionistas.

Eixos temáticos do evento:

  • Nutrição e saúde
  • Biotecnologia e bioquímica
  • Ciência, engenharia e tecnologia de alimentos
  • Desenvolvimento de novos produtos
  • Sustentabilidade
  • Segurança de alimentos


Nesta terceira edição, o tema do evento é "Compostos bioativos do bioma brasileiro: aplicações nutricionais e industriais". Iremos aprofundar as análises sobre os compostos bioativos, explorando suas aplicações tanto do ponto de vista nutricional quanto industrial. As discussões abrangerão desde as descobertas mais recentes em pesquisa até as práticas e inovações na indústria de alimentos, destacando a relevância desses compostos para a promoção da saúde e o desenvolvimento de produtos alimentícios de alta qualidade.

Além de oferecer palestras e minicursos instigantes, o evento culminará na elaboração de um ebook, compilando os trabalhos, em formato de capítulo de livro, submetidos pelos participantes. Destaque para a premiação dos melhores trabalhos e sorteios exclusivos que ocorrerão durante as transmissões.

Inscrições

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Atividades

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Palestrantes

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Submissões

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Normas para submissões

Datas Importantes:

Início das submissões: 15/01/2024

SEGUNDA PRORROGAÇÃO DAS SUBMISSÕES: 12/04/2024.


Áreas de submissão:

  • Nutrição e Saúde: Nutrientes e Condições Alimentares, como Alergias, Intolerâncias e Comorbidades; Alimentação infantil; Alimentação balanceada; Nutrição e envelhecimento; Alimentos orgânicos; Probióticos; Redução de sódio, açúcar e gordura; Benefícios dos alimentos funcionais na promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas.

  • Biotecnologia e bioquímica: Fermentações em alimentos, produção e aplicação de enzimas em alimentos, produção de produtos alimentares de interesse por processos microbianos ou enzimáticos, estudo de alimentos e micro-organismos geneticamente modificados, alterações bioquímicas pós-colheita ou pós-abate em alimentos.

  • Ciência, engenharia e tecnologia de alimentos: Tecnologia de alimentos, leite, ovos, carnes, vegetais, cereais, análises físico-químicas e nutricionais, composição centesimal, formulação, análise de alimentos, encapsulação, conservação;

  • Desenvolvimento de novos produtos: Análises sensoriais e estudos de mercado, relação consumidor-alimentos, serviços de alimentação; processamento de alimentos, estabilidade e vida-de-prateleira. 

  • Sustentabilidade: Aproveitamento de resíduos, redução do desperdício, economia circular, cadeia de suprimentos, embalagens biodegradáveis, ativas, inteligentes.

  • Segurança de alimentos: Microbiologia de alimentos, higiene em indústria de alimentos e toxicologia de alimentos, políticas públicas, rotulagem de alimentos, embalagens. 

    Instruções Gerais:

    • Cada inscrição confere o direito de submeter 01 trabalho.
    • Serão aceitas três modalidades de trabalhos:
      • Revisão;
      • Pesquisa científica;
      • Relato de experiência.
    • Os trabalhos serão publicados na forma de capítulo de livro digital (exemplo de livro digital) na plataforma Even publicações;
    • O livro digital conterá ficha catalográfica, ISBN e DOI;
    • Para a elaboração do trabalho deverá ser utilizado o modelo disponibilizado no campo “Modalidade”;
    • O envio do artigo deverá ser feito pelo campo “Quero submeter trabalho”;
    • Os trabalhos deverão ter no mínimo 15 páginas e no máximo 25 páginas;
    • Para que o trabalho seja avaliado, pelo menos um autor deverá ter a inscrição confirmada no evento;
    • Serão aceitos no máximo 10 autores por trabalho.
    • Os trabalhos serão avaliados em pares.

    Instruções para a submissão na Even3:

     Se atente aos seguintes detalhes:

    •  A submissão será por meio de arquivos em formato.doc ou .docx;

    • Você deverá selecionar a modalidade do seu trabalho: pesquisa científica, revisão ou relato de experiência;

    • Logo após escolha a área temática correspondente ao seu trabalho;

    • título do seu trabalho deve ser preenchido no campo “titulo”;

    • Você deverá anexar dois arquivos: um trabalho identificado e um trabalho não identificado (que não contenha os nomes dos autores, instituição ou e-mail);

    • Para que a identificação dos trabalhos seja eficiente, recomenda-se que os trabalhos sejam nomeados como: SICITAL_KMD_I e SICITAL_KMD_NI onde a sigla KMD corresponde as iniciais dos autores e as siglas I ou NI correspondem a identificado e não identificado, respectivamente.

    Instruções para a elaboração dos trabalhos:

    • As instruções referentes à formatação, conteúdo e escrita estão disponíveis nos modelos disponibilizados no campo Modalidade.
    Avaliação dos trabalhos e resultados:

    • Após a avaliação da comissão científica os trabalhos receberão um dos seguintes pareceres: “Aprovado”, “Aprovado com Ressalvas e “Reprovado”.
    • Os autores dos trabalhos “Aprovados com Ressalvas” serão informados sobre as correções necessárias para que o trabalho seja avaliado novamente, nesse caso, o autor terá a opção de submeter o trabalho corrigido pela plataforma Even3.

    • Após a correção e submissão, o trabalho será avaliado como “Aprovado” ou “Reprovado”.

    • O resultado final das avaliações está previsto para o dia 30/04/2024.

    Apresentação dos trabalhos

    Melhores trabalhos

    • A comissão científica selecionará os três melhores trabalhos de cada área temática, sendo um deles de revisão, outro de pesquisa científica e outro de relato de experiência.

    • Os melhores trabalhos de cada área temática serão apresentados para os demais participantes do SICITAL no decorrer do evento.
    • Para tanto, um dos autores deverá preparar uma apresentação dinâmica no formato de pitch, com duração mínima de 3 minutos e máxima de 5.

    • Os autores dos melhores trabalhos serão comunicados com antecedência e deverão enviar o arquivo contendo a apresentação para o e-mail: sicital.ppgcta@ict.ufvjm.edu.br até o dia 05/05/2024.


    Premiação

    •   Somente três trabalhos de cada área temática serão premiados;
    •   A premiação dos melhores trabalhos será na forma de certificado com Menção Honrosa, contendo o título do trabalho e o nome dos autores.

    Organização

                                                                                                                      

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