III Simpósio Nacional de Educação Infantil

III Simpósio Nacional de Educação Infantil

presencial UFERSA - Campus Angicos - Angicos - Rio Grande do Norte - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

CONSULTAR CERTIFICADOS

Perdeu os certificados? Consulte-os no link abaixo:

BUSCAR MEUS CERTIFICADOS

Sobre o evento

O III Simpósio Nacional de Educação Infantil (III SIMEI), como um evento científico, amplia os espaços e a pauta de discussão de temas relativos ao currículo, as linguagens, a ludicidade e as experiências vivenciadas nos cotidianos educativos das crianças e dos adultos na referida etapa educativa. Para tanto, reúne pesquisadores(as), professores(as) e estudantes de graduação e pós-graduação de várias Instituições de Ensino Superior brasileiras, Programas de Pós-Graduação e Instituições de Educação Infantil.

A programação envolve conferências, círculos de cultura, rodas de diálogo e painéis de pesquisas e de práticas com professores(as) especialistas e pesquisadores(as) da área. A partir do tema central: Currículos, Linguagens e Ludicidade: experiências emancipatórias das crianças, o evento organiza grupos de trabalho para apresentação e discussão de trabalhos de pesquisa e/ou relatos de experiências pedagógicas de professores(as) e estudantes.

O III SIMEI tem por objetivo promover a interlocução de conhecimentos e experiências produzidas no âmbito dos estudos, pesquisas e práticas desenvolvidas na área/etapa da Educação Infantil nacionalmente, tendo como foco de reflexão coletiva os currículos construídos que oportunizam experiências emancipatórias das crianças, considerando os modos de apropriação de suas diversas linguagens e a ludicidade.

O Simpósio também oferece atividades culturais e apresentações  artísticas de crianças da Educação Infantil e artistas locais, valorizando assim os saberes e protagonismo destes em contexto acadêmico.

Edições Anteriores

O Simpósio Nacional de Educação Infantil é um evento científico planejado no contexto do Semiárido Potiguar como atividade formativa – que considera as dimensões da pesquisa, do ensino e da extensão, mobilizado a partir das ações desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Culturas, Currículos e Linguagens (EDUCLIN), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus de Angicos. Sua equipe organizadora é formada por docentes do Ensino Superior, estudantes de graduação e pós-graduação e professores(as) da Educação Básica.

A primeira edição, realizada em julho de 2019 com a temática “Educação Infantil, Culturas e Currículos: políticas e práticas cotidianas” teve um financiamento interno de 8 mil reais, com um público de 490 participantes - entre professores(as), pesquisadores(as) e estudantes – advindo de áreas diversas da região Nordeste, como Paraíba, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte - RN. Teve ainda conferencistas dos estados de Minas Gerais, Paraíba e do RN. Foram recebidos 70 trabalhos, destes, um total de 60 trabalhos foram aptos para a apresentação e, posteriormente, publicados nos Anais do evento. Foram realizados 13 círculos de cultura, além destes, 2 Rodas de Diálogos e 2 Painéis de Práticas. Os textos das conferências e mesas (rodas de diálogos) foram publicados em um livro impresso e e-book organizados pela coordenação do evento, intitulado Educação Infantil, Currículos e Linguagens: pesquisas, políticas e práticas. 

A segunda edição, realizada em agosto de 2022 tematizando “Currículos, Linguagens e Diversidade: contextos de existência e resistência”, teve um financiamento interno de 4 mil reais e um público de 540 professores(as), pesquisadores(as) e estudantes, advindos dos estados da Bahia, Ceará e RN. Teve palestrantes de São Paulo, Minas Gerais e RN. Foram 40 trabalhos apresentados e publicados nos Anais. Contou com 02 conferências, 13 círculos de cultura, 2 Rodas de Diálogos e 1 Painel de Práticas.

Recordações das Edições Anteriores do SIMEI

Cronograma


AÇÃODIA
Inscrição com Submissão de Trabalho
até 29 de setembro
Avaliação dos Trabalhos
15 de setembro a 11 de outubro
Divulgação dos Trabalhos Aprovados
14 de outubro
Inscrição sem Submissão de Trabalhos
Início dia 19 de agosto
Submissão de Livro para lançamento
até 12 de outubro
Envio de Trabalho Revisadoaté 12 de novembro


Programação

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Trabalhos Aprovados

Cronograma de Apresentação de Trabalhos

 

Observação:

Demais orientações de apresentação dos trabalhos e templates estão logo abaixo, na seção de "Orientações para Submissão e Apresentação de Trabalhos". Importante a consulta!

Orientações para Submissão e Apresentação de Trabalhos

Para submissão de trabalhos no III SIMEI o participante deverá realizar a inscrição no evento e, em seguida, submeter o trabalho conforme os prazos estabelecidos para cada categoria de inscrição. Todos os autores precisam estar inscritos para submeter trabalhos.

Poderão submeter trabalhos ao III SIMEI pesquisadores(as), professores(as) da educação básica e do ensino superior, profissionais da educação e estudantes vinculados(as) às instituições de educação superior e instituições de pesquisa.

Podem ser submetidos trabalhos que resultam de estudos, pesquisas científicas, relatos de experiências e registros das práticas, os quais serão apresentados em sessões de comunicações orais, organizadas em grupos temáticos.

Os trabalhos submetidos ao III SIMEI deverão ser inéditos. Não serão aceitos trabalhos anteriormente publicados ou apresentados em outros eventos científicos. Os(as) autores(as) e coautores(as), ao enviarem seu(s) texto(s), assumem que ele(s) é(são) inédito(s). A não observância deste critério implicará na eliminação do(s) mesmo(s), em qualquer etapa do processo de avaliação.

Cada trabalho pode conter no máximo 3 (três) autores(as) e deve ser enviado por um deles.



Envio do Trabalho

  • O envio do trabalho deverá ser feito exclusivamente pela página do evento, acessando a aba de Submissão de Trabalhos e informando o e-mail cadastrado na inscrição.

  • Os trabalhos deverão ser submetidos a um dos Eixos Temáticos que constituem o III SIMEI.

  • As informações do trabalho devem ser inseridas no formulário eletrônico e o arquivo COMPLETO anexado em formato de word (.doc).

  • Só serão aceitos trabalhos cujo pagamento das inscrições tenham sido efetuadas.

  • Todos(as) autores(as) do trabalho deverão efetuar o pagamento da inscrição para realizar a submissão.

  • Os trabalhos aprovados serão publicados nos ANAIS DO EVENTO, em arquivo digital, com ISBN. 



Avaliação dos Trabalhos

  • A avaliação dos trabalhos por parte da Comissão Científica observará os seguintes critérios:

a) Relevância e pertinência do trabalho com a educação básica ou ensino superior e com o eixo temático vinculado;

b) Riqueza conceitual no desenvolvimento do tema;

c) Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica;

d) Originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área;

e) Normatização em conformidade com a ABNT em vigência.


  • Os trabalhos avaliados receberão parecer como aprovados, aprovados com sugestões de correções ou não aprovados.

  • Os trabalhos aprovados serão divulgados no site do evento e o autor principal receberá a carta de aceite, via e-mail, no endereço eletrônico informado no ato da inscrição, ou poderá acessar a carta de aceite em sua área restrita, no site do evento. 

  • Os trabalhos aprovados com sugestões de correções retornarão para os devidos autores (através do sistema da área restrita e notificação por e-mail), juntamente com as orientações de correção e o prazo para reenvio.

  • Caso o trabalho não seja selecionado para apresentação, o autor será notificado via e-mail e também poderá acessar a informação através do sistema da área restrita, no site do evento.


Observações:

  • Os(as) autores(as) e coautores(as) deverão considerar a importância e a necessidade do atendimento aos padrões éticos na realização das pesquisas;

  • O conteúdo dos resumos expandidos, bem como sua correção ortográfica e normatização técnica, é de exclusiva responsabilidade dos(as) autores(as);

  • Não haverá devolução da taxa de inscrição aos(às) autores(as) e coautores(as), em nenhuma situação, mesmo em casos de trabalhos não aprovados ou não comparecimento ao evento;

  • As orientações sobre o resumo expandido estão no arquivo template disponibilizado no site do evento.



Apresentação do Trabalho

  • Cronograma de Apresentação de Trabalhos: Aqui
  • A apresentação de cada trabalho terá duração de 10 minutos.
  • Acesse um dos links abaixo para visualizar o template de apresentação do trabalho.

Template de Apresentação do Trabalho (versão Google Apresentação/PowerPoint)
Template de Apresentação do Trabalho (versão Canva)


Observações:
  • Ao abrir o template no Google Drive, clique na aba "Arquivo" e selecione a opção "Fazer uma cópia" ou "Baixar" a apresentação em Microsoft Power Point, para editar seus slides no computador.

  • Caso opte pelo template no Canva, ao acessar o link clique em "Usar modelo em um novo design" e crie sua apresentação.

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Lançamento de Livros

CATÁLOGO LANÇAMENTO III SIMEI


                                                                         


O lançamento de livros do III Simpósio Nacional de Educação Infantil acontecerá no dia 22 de outubro, às 17h30, no formato presencial. Para participar do lançamento o(a) autor(a) deverá:

1) Estar inscrito(a) no evento;

2) Participar da sessão presencial de lançamento do seu livro, expondo aspectos ou comentários sobre a sua obra;

3) Inscrever livro que tenha sido publicado entre 2021 e 2024 com temática relacionada ao evento;

4) Preencher o formulário  (acesse aqui) até o dia 12 de outubro com as seguintes informações:

  • Nome do(a) autor(a) ou autores(as);

  • Título do livro;

  • Formato da publicação;

  • ISBN;

  • Ano da publicação do livro;

  • Editora;

  • Resumo de até 300 palavras;

  • Imagem da capa do livro colorida no formato JPEG; 

  • Endereço eletrônico para acesso ou aquisição do livro.

Hospedagem

Informações para Contato

POUSADA CANIDÉ FELIPE
Endereço: R. Jose Carlos Machado, 359 - Alto do Triângulo, Angicos - RN, 59515-000
Contato: (84) 99656-6217 
Google Maps

POUSADA CONFORTO SERTÃO
Endereço: Av. Sen. Georgino Avelino, 344 - Centro, Angicos - RN, 59515-000
Contato: (84) 99940-0225
Google Maps

POUSADA VOVÓ HAIDÊ
Endereço: R. Gamaliel Martins Bezerra, 610 - Alto da Alegria, Angicos - RN, 59515-000
Contato: (84) 99102-3169 
Google Maps


HOTEL UNIÃO

Endereço: R. Adalberto Amorim, 2083 - Vertentes, Assu/RN, 59650-000
Contato: (84) 3331-4268 / (84) 99654-5775
Google Maps

HOTEL VILA DO ARRAIAL
Endereço: Av. Sen. João Severian da Câmara, 1206 - Janduis, Assu/RN, 59650-000
Contato: (84) 3331-1606
Google Maps

HOTEL SÃO GERALDO
Endereço: R. Augusto Severo, 30 - Centro, Assu/RN, 59650-000
Contato: (84) 3331-2628
Google Maps


*A cidade do Assu fica a uma distância de 30 km da cidade de Angicos. Cerca de 30 min de automóvel. 

Local do Evento

Organização


Instituições Parceiras



Apoio


Comitê Científico

Adele Guimarães Ubarana Santos - NEI CAp / UFRN

Alessandra Miranda Mendes Soares - UFERSA

Ana Catharina Urbano Martins de Sousa Bagolan - NEI CAp / UFRN

Ana Clarissa Gomes de França - Rede Municipal de Natal

Ana Maria Pereira Aires - UFERSA

Andréa Carla Pereira Campos Cunha - Rede Municipal de Natal

Célia Camelo de Sousa - UFERSA

Claudia Dantas de Medeiros Lira - Rede Municipal de Currais Novos

Cleriston Izidro dos Anjos - UFAL

Danielle Medeiros de Souza - NEI CAp / UFRN

Denise Bortoletto - NEI CAp / UFRN

Denise Maria de Carvalho Lopes - PPGEd/UFRN

Divoene Pereira Cruz Silva - UFERSA

Elaine Luciana Sobral Dantas - UFERSA

Elaine Tayse de Sousa - NEI CAp / UFRN

Evanilson Gurgel de Carvalho Filho - UFERSA

Fádyla Késsia Rocha de Araújo - UFERSA

Francisca Soraya Rodrigues de Macedo Farias - Rede Municipal de Natal 

Francisco Aedson de Souza Oliveira - UFERSA

Franselma Fernandes Figueiredo - UFERSA

Gildene Lima de Souza Fernandes - NEI CAp / UFRN

Isaura de França Brandão - NEI CAp / UFRN

Jacyene Melo de Oliveira Araújo - UFRN

Joyce Mariana Alves Barros - NEI CAp / UFRN

Juliana da Rocha e Silva - UFERSA

Kívia Pereira de Medeiros Faria - NEI CAp / UFRN

Magnus José Barros Gonzaga  - UFERSA

Marlene Oliveira dos Santos - UFBA

Maria Carmen Silveira Barbosa - UFRGS

Maria de Fátima Carvalho - UNIFESP

Maria de Fátima de Lima das Chagas - UFERSA

Mariangela Momo - CE / UFRN

Marianne da Cruz Moura - NEI CAp - UFRN

Milena Paula Cabral Oliveira - UFERSA

Mônica Correia Baptista - UFMG

Naligia Maria Bezerra Lopes - UERN Assu

Neyse Siqueira Cardoso - NEI CAp / UFRN

Patrícia Corsino - UFRJ

Renato Carneiro da Silva - UFERSA

Uiliete Marcia Silva de Mendonça Pereira - NEI CAp / UFRN

Comissão Organizadora

Coordenação Geral

Elaine Luciana Sobral Dantas - UFERSA

Denise Maria de Carvalho Lopes - PPGEd/UFRN


Membros

Alderir Anselmo da Silva - EDUCLIN / UFERSA

Alessandra Miranda Mendes Soares - UFERSA

Aline da Costa Dantas - PPGEd/ UFRN - EDUCLIN UFERSA

Ana Beatriz da Silva Bezerra - EDUCLIN/UFERSA

Ana Clarissa Gomes de França - Rede Municipal de Natal

Ana Maria Pereira Aires - UFERSA

Adriene de Souza Araújo - UFERSA

Andréa Carla Pereira Campos Cunha - Rede Municipal de Natal

Beatriz Marquez Ferreira - SME Parnamirim

Daniela Cristina Nunes Mendes  - PPGED UFRN - EDUCLIN UFERSA

Danielle Christine de Andrade Queiroz - PPGED UFRN - Rede Municipal de Natal

Divoene Pereira Cruz Silva - UFERSA

Evanilson Gurgel de Carvalho Filho - UFERSA

Fádyla Késsia Rocha de Araújo - UFERSA

Franselma Fernandes Figueiredo - UFERSA

Gabriela Martolino Vasconcelos - EDUCLIN / UFERSA

Israel Messias da Silva Lima - EDUCLIN/UFERSA

Jefferson Rodrigues do Nascimento - EDUCLIN / UFERSA

João Victor da Silva Souza - EDUCLIN / UFERSA

Josicarla Andreia Faustino da Silva - EDUCLIN / UFERSA

Jozelma Nunes Gonçalves Torres  - EDUCLIN / UFERSA

Jucilene Monteiro da Silva - EDUCLIN/UFERSA

Juliana da Rocha e Silva - UFERSA

Karla Cristina Albuquerque Gomes -  EDUCLIN / UFERSA

Leidiane Maciel da Cruz - EDUCLIN/UFERSA

Letícia Oliveira da Silva - EDUCLIN/UFERSA

Lívia Hadija Cruz e Silva - EDUCLIN/UFERSA

Louriete Ribeiro de Araújo  - EDUCLIN / UFERSA

Luis Filipe da Silva Costa - EDUCLIN / UFERSA

Maria Claudia Bezerra Trindade - EDUCLIN / UFERSA

Maria de Fátima de Lima das Chagas - UFERSA

Maria de Lourdes dos Santos Nobre Minervino - EDUCLIN / UFERSA

Maria Juliane Almeida Gomes - EDUCLIN / UFERSA

Maria Layze dos Anjos Martins - EDUCLIN / UFERSA

Maria Luiza de Santana Neta - EDUCLIN/UFERSA

Maria Ritta de Melo Costa - EDUCLIN/UFERSA

Milena Paula Cabral Oliveira - UFERSA

Mirucha Mikelle Nunes de Lima Meneses - PPGEd / UFRN

Naligia Maria Bezerra Lopes - UERN

Railson Thiago de Carvalho Silva - EDUCLIN/UFERSA

Renato Carneiro da Silva - UFERSA

Risalva Alves Brazão de Azevedo - PPGEd / UFRN

Robson Raimundo da Silva Brito - EDUCLIN / UFERSA

Sarah de Lima Mendes - Rede Municipal de Parnamirim

Talita Daiane Silva de Lima - EDUCLIN / UFERSA

Thabatta Louise Zilio - EDUCLIN / UFERSA

Thais Lopes de Araújo - EDUCLIN/UFERSA

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}