O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, América Latina e Marxismo (TRAMA) dedica-se prioritariamente a temas vinculados ao mundo do trabalho, em sua perspectiva multidimensional.
A partir de temáticas de pesquisa como emprego e desemprego, escravização contemporânea, gestão do trabalho e desenvolvimento tecnológico, dentre outros, percebe-se a coexistência, na contemporaneidade, de práticas supostamente ultrapassadas - como a escravização contemporânea - com novas estruturas da fronteira tecnológica - como a inteligência artificial generativa. Todos esses aspectos têm impactos diretos no tecido social, na vida e na saúde das trabalhadoras(es), razão pela qual compreende-se a pertinência do debate sobre esses temas, para a apresentação de discussões que possam ser utilizados como diagnósticos que subsidiem a formulação de políticas públicas, os debates políticos e, especialmente, as transformações sociais.
Em sua terceira edição, e com o tema "O mundo do trabalho em perspectiva multidimensional", o evento tem por objetivo apresentar e debater temas contemporâneos do mundo do trabalho, em um entendimento que ultrapassa a lógica das relações de emprego - e, por isso, compreendendo o trabalho como uma relação social central no modo de produção capitalista e que, em suas múltiplas determinações, têm enfrentado transformações que levantam questionamentos ora sobre o fim do trabalho, ora sobre a possibilidade de sua superfluidade, frente aos novos ditames da inteligência artificial e da informalidade, que ganharam protagonismo nos últimos tempos.
Além disso, neste ano promovemos uma importante aproximação com outros três núcleos de pesquisa da Universidade Federal de Goiás que também se dedicam ao tema do trabalho - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Saúde do Trabalhador (NEPGEST), Laboratório de Estudos e Pesquisas em Organizações e Trabalho (Labora) e Núcleo de Estudos Sobre o Trabalho (NEST) - e que serão responsáveis pelas palestras do evento. Nosso foco com essa aproximação é o fortalecimento de nossa área de pesquisa e a construção de redes que favoreçam projetos de ensino, pesquisa e extensão multidisciplinares na UFG.