III Seminário Internacional: diferentes olhares do trabalho socioeducativo

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Tema: Ressignificando a socioeducação na perspectiva da garantia de direitos dos adolescentes em conflito com a lei

O III Seminário Internacional Diferentes Olhares do Trabalho Socioeducativo, com o tema “Ressignificando a socioeducação na perspectiva da garantia de direitos, dos adolescentes em conflito com a lei”, propõe a reflexão sobre o sentido e o significado da socioeducação e suas contradições. Estas contradições se relacionam com a superação do contexto sócio-histórico, que culpabiliza os adolescentes e suas famílias. A despeito dos avanços normativos, a socioeducação, ainda tem oscilado entre o socioeducativo e a punição, se colocando como resposta do Estado, mediante o ato infracional.

A socioeducação desafia e convoca profissionais de diferentes áreas, para refletirem sobre sua prática, considerando os pressupostos estabelecidos pelo Sistema de Garantia de Direitos; que priorizou a necessidade de articulação das políticas e serviços; oferecendo ao adolescente oportunidade de se inserir enquanto sujeito de direitos. Estes pressupostos impõem-nos enfrentar os desafios da intersetorialidade e interdisciplinaridade, com adoção de novas práticas e processos pedagógicos. O aperfeiçoamento das políticas públicas, podem corroborar para a equalização e entre os preceitos legais da responsabilização e da proteção social.  

Considerando que estes adolescentes sempre estiveram em desvantagem, destituídos de direitos sociais e de qualquer forma de diálogo, sem espaços de fala e escuta; é necessário adotar um olhar dialético acerca da violação de direitos e a realidade social vivida pelos adolescentes.  É preciso construir uma relação dialógica participativa com os adolescentes, reconhecendo seus significados, compartilhando experiências, identificando suas necessidades e aspirações, construindo novos contextos, novas relações sociais e novas possibilidade de projeto de vida.

Ressignificar o conceito de socioeducação é identificar abordagens teóricas e práticas sociais exitosas, que envolvam processos educativos na perspectiva da educação em direitos humanos, direcionados à uma formação para a cidadania e justiça social. 

Para Paulo Freire a relação dialógica é o caminho para a educação libertadora, dialogando sobre seu mundo concreto e o mundo possível a ser construído no processo de libertação, é que os oprimidos firmam sua verdadeira humanidade, porque buscam ser mais; humanizando, assim a sociedade, a si mesmos e aos opressores.



Profa. Dra. Regina Célia de Souza Beretta

Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde (PPGPS)

Coordenadora do Laboratório de Proteção e Inclusão Social (LABPROSOCIAL)

Coordenadora do Grupo de Pesquisa Populações Vulneráveis e Promoção da Saúde (GPPVPS)

Universidade de Franca (UNIFRAN)

 

Inscrições

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Comissão Organizadora

Profa. Dra. Regina Célia de Souza Beretta (UNIFRAN)

Prof. Me. Luciano Aparecido Pereira Junior (UNIFRAN)

Prof. Me. Rangel de Andrade Silva (UNIFRAN)

Profa. Ma. Laura Aparecida Tristão (UNIFRAN)

Tamires Mota de Oliveira (UNIFRAN - Bolsista FAPESP)

Comissão Científica

Profa. Dra. Regina Célia de Souza Beretta (UNIFRAN)

Profa. Dra. Rute Grossi Milani (UNICESUMAR)

Prof. Dr. Gilmar Antoniassi Júnior (FPM/UNIFRAN)

Profa. Dra. Fernanda de Castro (UNICAMP/UNIFRAN)

Profa. Dra. Ana Elisa Rodrigues Alves Ribeiro (UNIFRAN/USP)

Prof. Me. Luciano Aparecido Pereira Junior (UNIFRAN)

Prof. Me. Rangel de Andrade Silva (UNIFRAN)

Profa. Ma. Laura Aparecida Tristão (UNIFRAN)

Profa. Ma. Juliana Guidi Magalhães (UNIFRAN)

Profa. Ma. Denise Garcia Araújo (UNIFRAN)

Prof. Me. Gilberto de Miranda Ribeiro e Buso Gomes (UNIFRAN) 


Premiação de Trabalhos

Área Temática 1: Políticas Públicas e Socioeducação

 

Oral: Discursos e produção de subjetividade de migrantes-adolescentes em conflito com a lei - Cristiano Rodineli de Almeida, Rubens Lacerda De Sá.

 

Pôster: A socioeducação: compreendendo a vulnerabilidade e a desproteção social – Talisson Roberto Bergamim, Luciano Aparecido Pereira Junior, Gilmar Antoniassi Júnior.

 

Área Temática 2: Atenção à saúde integral do adolescente

 

Oral: Projeto Sociomultiplicadores - Adriana Weber Zanini, Andreia Aparecida Campos, Cristina B. Souza, Teresa Gawlak.

 

Pôster: Desenvolvimento de habilidades sociais em adolescentes com Transtorno do Espectro Autista no ambiente da Socioeducação - Lorena Rodrigues Pereira, Rangel de Andrade Silva, Raquel Alves dos Santos.

 

Área Temática 3: Trabalhadores da Socioeducação

 

Oral: Atuação de terapeutas ocupacionais em instituições de privação de liberdade de adolescentes: realidade brasileira - Renata Hoeflich Damaso de Oliveira, Ana Paula Serrata Malfitano.

 

Pôster: Por detrás do ato infracional: as estratégias de sobrevivência frente às ausências do Estado – Felipe de Oliveira Gouveia, Maria Ângela Dos Santos Paixão.

 

Área Temática 4: Experiências exitosas em Medidas Socioeducativas

 

Oral: O fanzine enquanto memória crítica: uma experiência de prestação de serviço junto à comunidade - Juliana Jodas, Pedro Oliveira, Thalita Oliveros.

 

Pôster: A realidade de adolescentes narrada pelo cinema de animação: uma experiência de trabalho socioeducativo - Tâmara Harumi Yamagute Rosa, Larissa Mazzotti Santamaria.

 

Pôster: Museus como inclusão social: explorando a educação museal como ferramenta socioeducativa para adolescentes - José Ivan De Oliveira Filho, Bárbara Silveira Abril.

 

Área Temática 5: Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos

 

Pôster: Justiça Restaurativa e Socioeducação: novas possibilidades na execução de medidas socioeducativas - Luiza Bernardes Pereira e Pereira, Flávia Costa Macedo. 

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