III Seminário Internacional de Histórias Conectadas

III Seminário Internacional de Histórias Conectadas

online UFMA - São Luís - Maranhão - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

III SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIAS CONECTADAS

O III Seminário Internacional Histórias Conectadas é a mais nova edição do evento anual promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFMA, “História e Conexões Atlânticas: culturas e poderes”. O Objetivo do evento é promover o intercâmbio acadêmico e as trocas de experiências entre docentes e discentes, dos cursos de Mestrado e Doutorado, com importantes pesquisadores da Europa, Estados Unidos, África e América Latina. O evento é, atualmente, o único no Brasil, realizado de forma permanente, a reunir especialistas, estudiosos e interessados nos debates acerca da História Global, Histórias Conectadas e História do Atlântico, especialmente sobre a circulação de pessoas, ideias e dimensões políticas. Esse ano, os temas centrais são: as diásporas africanas e os diálogos transdisciplinares sobre gênero e Histórias das Mulheres. O evento ocorrerá entre os dias 6 e 7 de dezembro no formato híbrido ou semipresencial, também transmitido através da plataforma do YouTube do PPGHIS, com as mesas redondas e conferências.

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

Conheça os Simpósios Temáticos que compõem a programação do

 III Seminário Internacional Histórias Conectadas


ST - Estudos afro-brasileiros: mundos da escravidão e liberdade no Brasil

COORDENAÇÃO

Me. Carlos Victor de Sousa Ferreira (UFMA) | Me. Julian de Souza da Mota (UNIFESSPA)


RESUMO

O simpósio temático tem como objetivo apresentar um panorama sobre as pesquisas que abordem a experiência dos negros e suas vivências em diversas temporalidades no Brasil. Tendo como marco temporal, desde a vinda dos africanos no tráfico negreiro até pós processo de liberdade em 1888. Desse modo, visa reunir temáticas que abordem o mundo do trabalho, tráfico atlântico, resistências negras, demografia da escravidão, saúde e família escrava, associativismo e imprensa negra, alforrias, irmandades, o pós-abolição, culturas e identidades. Temas de importante relevância para se refletir sobre as experiências, a diáspora e a vida dos negros no Brasil.


PALAVRAS-CHAVE

Escravidão. Liberdade. História do Negro.


____________________________________________________________________________________________


ST - Memórias polifônicas: História e Cidade

COORDENAÇÃO

Dra. Fernanda Rodrigues Galve (UFMA)


RESUMO

Organizado pelo Grupo de estudo Polifonia da UFMA, o Simpósio propõe um diálogo entre pesquisadores cujas investigações incorporam questões teórico-metodológicos da História Cultural. Os vários "sons" da memória apresentados por diferentes fontes históricas. Desse modo, caminharemos por várias cidades e suas memórias utilizando documentos literários, o cinema, o teatro, a arquitetura, a música e artes plásticas.


PALAVRAS-CHAVE

Cidade. Literatura. Cinema. Imprensa.


____________________________________________________________________________________________


ST - Xenofobias e produção de políticas públicas na América Latina

COORDENAÇÃO

Dra. Elisa Maria dos Anjos (UFMA) | Dr. Guilhermo Alfredo Johnson (UFMA)


RESUMO

O Grupo de Estudos em Democracias, Estados e Territorialidades na América Latina e o Programa de Educação Tutorial em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão desenvolvem pesquisas que buscam mapear a produção de políticas públicas no âmbito da discussão sobre Educação, questão de gênero, conflitos raciais e direitos humanos.


PALAVRAS-CHAVE

América Latina. Preconceito. Políticas Públicas.


____________________________________________________________________________________________


ST - Cultura e sociedade no universo transatlântico: histórias e conexões

COORDENAÇÃO

Me. Luana Mara Pereira (UFNT/UFMA) | Me. Antônio Carlos Araújo Ribeiro Júnior (UFMA) | Me. Fransuel Lima de Barros (UFMA)


RESUMO

Considerando as demandas contemporâneas e as renovações epistemológicas no campo historiográfico, o presente Simpósio Temático está aberto para receber trabalhos que, a partir de uma perspectiva que dialogue com a História Conectada, problematizem o processo de desenvolvimento das mais variadas práticas sociais e culturais, cabendo nesse rol a produção artística em suas diversas dimensões. Nessa trilha, acatamos temas que envolvam as disputas, interdições e resistências cotidianas; as negociações, agenciamentos e traduções culturais; o universo esportivo, atentando para suas contradições, representações e apropriações. Além disso, aceitamos pesquisas que, em consonância com o escopo deste ST, versem sobre a dimensão étnico-racial, bem como acerca das diásporas contemporâneas – sejam elas imaginadas ou experimentadas.

Entre fluxos e refluxos (físicos e simbólicos) no Mundo Atlântico dos séculos XX e XXI, prezamos por propostas que, metodologicamente, privilegiem uma reflexão acerca dos jogos de escala, sublinhando, desse modo, as interfaces entre o micro e o macro, o global e o local, o regional e o transfronteiriço.

Nesse contexto de tráfegos e transferências, o ST busca concentrar estudos que proponham debates críticos sobre as expressões artísticas, as sociabilidades e os universos das sensibilidades e das alteridades nos diversos campos da história.


PALAVRAS-CHAVE

Arte. Cultura; Sociedade. História Conectada. Transatlântico.


____________________________________________________________________________________________


ST - Sociedade, cultura e poder no Brasil oitocentista

COORDENAÇÃO

Me. Ana Priscila de Sousa Sá (UFMA) | Me. Pryscylla Cordeiro Rodrigues Santirocchi (UFMG)


RESUMO

O Simpósio visa a reunir trabalhos de pesquisadoras e pesquisadores de diferentes instituições e níveis de pesquisa que queiram discutir as relações entre poder, sociedade e cultura no Brasil ao longo do século XIX. Este espaço de debate acolhera´ um amplo conjunto de investigações que ajudem a refletir acerca da construção da sociedade brasileira oitocentista, em suas dinâmicas locais, nacionais e/ou internacionais, também no âmbito das histórias conectadas. Por meio de fontes manuscritas e impressas, interessa-nos discutir projetos de Brasil envolvendo religiosidades, política, historicidade das formações sociais atlânticas e novas perspectivas teórico-metodológicas de pesquisa aplicadas aos estudos do Oitocentos. O Simpósio agregará também comunicadoras e comunicadores interessados em observar a historiografia, o papel dos intelectuais, as mobilidades especiais, trânsitos culturais, sociabilidades e práticas no Brasil imperial.


PALAVRAS-CHAVE

Brasil. Século XIX. Cultura.


____________________________________________________________________________________________


ST - As Áfricas e suas dimensões ressignificantes da existência: história, memória e cultura

COORDENAÇÃO

Me. Idrissa da Silva (UFMA) | Me. Gilson Lubalo Pembele  (UFPR)


RESUMO

As Áfricas e sua diáspora, constituem campos dialéticos da alteridade política constituinte e racial. Conquanto, foi este último, o motor político da sua reafricanização política, cultural, racial e intelectual como metáfora do dilema colonial. A homogeneização política e cultural dos povos que habitam o continente denominado de África, não só os racializa sob o mesmo olhar, enquanto raças outrora diversas, mas, os comunga sob o mesmo prisma colonial. Isto é, do psicológico e cognitiva racial inferior à estética aberrante. Segundo o qual, a morfologia colonial fez do negro duas versões de si e da mesma espécie, a da loucura codificada (MBEMBE,2014). Por base nisso, objetivamos neste Simpósio, permitir diálogos que buscam compreender, como as histórias conectadas por processos da racialização, comercialização humana e mundialização do tempo/espaço, desconectou ou não os seres e existências em processos híbridos da ressignificação do lugar e cosmos. Assim como, visamos possibilitar diálogos entre pesquisadores dos mais variados campos que constituem as interdisciplinaridades do saber. Por isso, convidamos os pesquisadores/as que têm os seus trabalhos concluídos ou em andamento ou ainda os projetos de pesquisas a se submeteram as suas propostas.

Bibliografia básica 

CHATTERJEE, Partha. Colonialismo, modernidade e política. Trad.: Fabio Baqueiro Figueiredo. Salvador: Edufba: CEAO, 2004.

GRUNZISKIK, Serge. O pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras. 2001.

 ______. As quatro partes do mundo: História de uma mundialização. Cleonice Paes Barreto Mourão, Consuelo Fortes Santiago, tradução. Belo Horizonte: Editora da UFMG; São Paulo: Edusp, 2014.

______. Os mundos misturados da monarquia católica e outras connected histories. Topoi, Rio de Janeiro, mar. 2001, pp. 175-195.

MINTZ, Sidney W. 7 PRICE, Richard. O Nascimento da Cultura Afro-Americana. Rio de Janeiro: PALLAS. 2004

MUDINBE, V.Y. A invenção da África: gnose, filosofia e a ordem do conhecimento. Tradução de Fábio Ribeira. Petrópolis-RJ: Vozes, 2019.

MBENBE, Achille. Crítica da razão negra. Tradução de Maria Lança. 1. ed. Lisboa: Antígona, 2014.

SUBRAMANYAM, Sanjay. “Em busca das origens da história global”. Estudos históricos, vol. 30, n. 60, p. 219-240, jan. Abril de 2017.



PALAVRAS-CHAVE

África. Diáspora. Identidade.


____________________________________________________________________________________________


ST - A importância de regiões e economias "periféricas" ou "secundárias" na colonização da América portuguesa

COORDENAÇÃO

Me. Samir Lola Roland (/UFMA)


RESUMO

O presente simpósio visa o debate sobre regiões e economias que por muito tempo foram deixadas em segundo plano pela historiografia. A pecuária no vale do Parnaíba, por exemplo, foi responsável pela efetivação da organização do espaço através da elevação das vilas e deu sustentação para a constituição política da capitania do Piauí, com a ascensão do seu primeiro governador, João Pereira Caldas, no ano de 1759. A política pombalina visava intervir no desenvolvimento econômico da região através do incentivo a pecuária que era a principal atividade econômica exercida no Vale do Parnaíba. Desse modo, debateremos a importância de economias consideradas "secundárias" ou "periféricas" para o processo de colonização na América portuguesa como um todo.



PALAVRAS-CHAVE

Pecuária. Colonização. América portuguesa.


____________________________________________________________________________________________


ST - História das doenças e suas dinâmicas sociais

COORDENAÇÃO

Dra. Avohanne Isabelle Costa de Araújo (UFMA) | Me. Fernando Domingos de Aguiar Júnior (Fiocruz)


RESUMO

Este simpósio tem como objetivo discutir sobre as diferentes temáticas e propostas a respeito das doenças numa perspectiva histórica. Nos últimos anos, historiadoras/es têm refletido sobre as doenças, entendendo-as enquanto fenômenos sociais historicamente constituídos. Neste sentido, pretendemos criar redes e conexões no campo em questão, promover debates sobre as diversas possibilidades de investigação e reunir pesquisadoras/es, estudantes e professoras/es que tenham interesse na temática. Acolheremos trabalhos e pesquisas que investiguem as representações e estigmas sobre as enfermidades e pessoas adoecidas; os aspectos que envolvem o cuidado aos enfermos; análises sobre as práticas terapêuticas; as associações e as organizações não-governamentais de pacientes e seu protagonismo frente às reivindicações de políticas públicas que percebemos enquanto respostas sociais; os impactos causados pelas doenças nas esferas socioeconômicas, culturais e políticas em escalas de ordem local, nacional e global.



PALAVRAS-CHAVE

História das doenças. Representações das doenças. Respostas sociais. Políticas públicas.


____________________________________________________________________________________________


ST - Mulheridades e relações de poder: perspectivas do Sul e histórias (des)norteadas

COORDENAÇÃO

Dra. Eliana Evangelista Batista (IFBA) | Dr. Erasmo Carlos Amorim Moraes (UESPI) | Dra. Iracélli da Cruz Alves (UFMA)


RESUMO

A partir da perspectiva que pensa as diversas mulheridades, o Simpósio Temático tem a finalidade de reunir pessoas dedicadas ao estudo sobre mulheres, relações entre os gêneros e suas diferentes interconexões, sobretudo, do ponto de vista de como incidiram sobre a vida política e a transformação social. O objetivo é debater as diversas articulações políticas e movimentos individuais ou coletivos protagonizados por mulheres e a complexidade que envolve as dimensões de gênero, raça, classe e sexualidade numa perspectiva multidimensional.



PALAVRAS-CHAVE

Mulheridades. Relações de poder. Perspectivas do Sul.


____________________________________________________________________________________________


ST - Histórias conectadas sobre ensino e educação

COORDENAÇÃO

Dra. Dayse Marinho Martins (UFMA) | Me. Yuri Givago Alhadef Sampaio Mateus (UFMA)


RESUMO

As discussões relacionadas ao ensino e à educação vêm crescendo de forma expressiva no Brasil, sob o impulso do espraiamento dos programas de pós-graduação. Observa-se também a importância estratégica dessa discussão para a qualidade do processo ensino-aprendizagem da educação e para a própria constituição da História enquanto ciência e disciplina escolar. A educação, durante décadas entendida sob a perspectiva reprodutora ou simplificadora do conhecimento acadêmico, passa por amplo processo de reposicionamento que busca investigá-la em sua linguagem própria. Assim, o objetivo deste simpósio temático é reunir trabalhos que versem sobre a educação e o ensino de História em uma perspectiva global, regional e local, pondo em questionamento o academicismo presente em maior ou menor grau na formação dos profissionais do ensino apartados da compreensão teórica de seu ofício de educadores.

PALAVRAS-CHAVE

História. Disciplina escolar. Educação.


____________________________________________________________________________________________


ST - Entre a fé e o poder: política, cultura e religião

COORDENAÇÃO

Me. Taylan Santana Santos (UFRN) | Me. Pedro Luiz Câmara Dantas (UFRN)


RESUMO

O presente simpósio temático abarca múltiplas pesquisas relacionadas à política, à cultura e à religião nos distintos espaços da história. Nas variadas correntes historiográficas, percebe-se a interface entre as análises sobre o poder, as religiosidades e as manifestações culturais em recortes temporais e suas espacialidades. Destarte, visamos percorrer os domínios da história e suas abordagens, olhares e métodos que intercruzam a ciência histórica por meio dos seus processos religiosos, culturais e políticos. A partir dessa perspectiva, podemos ressaltar que diferentes experiências destacam como as relações sociais estão intrinsecamente conectadas a certos ideais políticos, assim como práticas religiosas, valores e costumes sociais. Dessa forma, privilegiamos pesquisas conclusas ou em andamento, que versem sobre os campos elencados neste simpósio temático. Incluem-se também trabalhos sobre instituições religiosas, conflitos, e as dinâmicas culturais nos espaços dialéticos da história.

PALAVRAS-CHAVE

Poder. Política. Religião. Espaços.

SUBMISSÕES

CONFIRA AS NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA OS SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

CLIQUE ABAIXO

NORMAS DE SUBMISSÃO


Pretende submeter seu trabalho para algum dos 11 Simpósios Temáticos do 3SIHC?

Acesse abaixo o Formulário de Inscrições


FORMULÁRIO DE INSCRIÇÕES

PROGRAMAÇÃO

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

PALESTRANTES

{{item.nome}}

{{item.nome}}



INSCREVA-SE!

VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ 20,00 PARA AS DUAS MODALIDADES:

Ouvinte e Comunicação em Simpósio Temático


CERTIFICAÇÃO:

Ouvinte: 20h (com comprovação de participação em, no mínimo, 75% da programação do evento.

Comunicação em ST: 40h para os(as) aprovados(as) e que apresentarem seus trabalhos


O pagamento da inscrição deve ser feito via PIX para a chave abaixo:

98991757361

Destinatária do valor de inscrição: Soraia Sales Dornelles (Coordenadora do PPGHis UFMA)

Para realizar sua inscrição, acesse

>>INSCRIÇÕES<<

CANAL DO PPGHis UFMA

O canal PPGHis UFMA sediará parte da programação que acontecerá de maneira virtual, através de lives interativas com a participação de palestrantes, mediadores e do público ouvinte!


Conheça nosso canal para, inclusive, acompanhar transmissões de outros eventos promovidos pelo PPGHis UFMA.



Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}