O Seminário de Linguagem e Ensino (SEMILE) é um evento organizado pelos Professores do Curso de Letras, do Campus Universitário do Araguaia, e está em sua terceira edição. O objetivo principal é o de suscitar a discussão/reflexão com a Comunidade Acadêmica e demais interessados sobre os componentes do Projeto Pedagógico Curricular (PPC) frente às temáticas emergentes no campo educacional.
O evento, ao longo das suas edições, tem como público-alvo profissionais da educação da rede pública de ensino municipal, estadual, além das escolas particulares, estudantes de graduação e de pós-graduação em nível de mestrado e de doutorado e demais pesquisadores interessados no assunto.
As atividades que serão realizadas na forma de palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, oficinas, apresentações culturais e estarão em consonância tanto com as bases epistemológicas do curso quanto com as Práticas como Componentes Curriculares (PCC), de modo a fundamentar a relevância das linguagens, diversidade, literaturas na formação/constituição integral dos acadêmicos de Letras.