III SEMINÁRIO DE ESTÁGIO DA UPE/CAMPUS MATA NORTE E SUL

III SEMINÁRIO DE ESTÁGIO DA UPE/CAMPUS MATA NORTE E SUL

online Rua Amaro Maltês de Farias - Nazaré da Mata - Pernambuco - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

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III SEMINÁRIO DE ESTÁGIO da Universidade de Pernambuco

Estágio e Construção da Identidade Profissional: Desafios e Possibilidades na Contemporaneidade

?É com alegria que anunciamos o III Seminário de Estágio, realizado pela UPE Campus Mata Norte e Sul. O referido Seminário é um evento de extensão que tem como objetivo promover espaço para reflexão acerca da relação do estágio (obrigatório e não obrigatório) e formação da identidade profissional.

Neste encontro espera-se mobilizar a comunidade interna e externa à UPE, promover a troca de experiências; divulgar produtos e pesquisas produzidas por alunos, professores e profissionais das instituições campo de estágio e da universidade. 

Com a temática ESTÁGIO E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA CONTEMPORANEIDADE, o evento contará com a participação de convidados institucionais, representantes das escolas e instituições campo de estágio, buscando promover um debate acerca dos desafios e alternativas à formação de professores face às novas exigências e cenário atual, com base na legislação do estágio e os contextos emergentes na contemporaneidade.  

OBJETIVO GERAL

Promover espaço de reflexão acerca dos desafios e possibilidades do estágio na construção da identidade profissional.


COMISSÃO CIENTÍFICA

Profa. Dra. Ana Lucia Gomes Cavalcanti Neto 

Profa. Dra. Ana Maria Sotero Pereira

Profa. Dra. Rita de Cássia Freire de Melo Goldbaum

Profa. Dra. Theresa Katarina Souza e Silva Bachmann

Profa. Dra. Ubirany Lopes Ferreira

Prof. Dr. Volmir José Brutscher

INSCRIÇÕES E SUBMISSÃO DE TRABALHO

Serão aceitos trabalhos nos seguintes formatos: Resumo Expandido, Resumo simples ou pôster (seguir a formatação dos templates)

1. As inscrições deverão ser efetuadas por meio do preenchimento do formulário online. O evento está aberto ao público sem ou com apresentação de trabalho. 

2. Os trabalhos deverão ser submetidos pelo primeiro autor. A apresentação pode ser feita pelo autor e/ou coautores, mas deve estar vinculada à inscrição no evento. Os coautores que desejarem participar do evento poderão se inscrever, sem necessidade de submeter outro trabalho.

3. No ato da inscrição com submissão de trabalhos deverão ser enviados 02 arquivos, ambos no formato WORD:


Arquivo 01 (Para avaliação): Os textos não devem CONTER IDENTIFICAÇÃO dos autores, coautores, autocitações ou referências que permitam identificar sua autoria (ver modelo 01). SALVAR O ARQUIVO com o nome do eixo e modelo do trabalho. Ex. usodastics.poster; usodastics.resumoexpandido; usodastics.resumo



Arquivo 02 (Para publicação): O texto deve ser o mesmo do Arquivo 01 e apresentar dados dos autores e coautores. SALVAR O ARQUIVO com o nome do eixo e modelo do trabalho. Ex. usodastics.poster; usodastics.resumoexpandido; usodastics.resumo


IMPORTANTE: Para os trabalhos "aprovados com ressalvas,", o autor deverá corrigir e reencaminhar o arquivo com os dados de identificação na plataforma de submissão até o dia 07/06.


AVALIAÇÃO


Cada trabalho será avaliado às cegas por dois árbitros. Havendo discordância entre os pareceres dos dois árbitros , o trabalho será avaliado por um terceiro árbitro. A partir do resultado da avaliação, a Comissão Científica recomendará o aceite do trabalho, na sua forma original ou com pequena revisão, ou, ainda, a sua rejeição.


Além da correção no uso da língua portuguesa (ortografia, sintaxe, redação, estilo, coerência e coesão textual), os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:


01. Quanto aos objetivos, fundamentação teórica e revisão da literatura: Clareza na descrição da área de interesse do texto ; Questões de pesquisa claramente formuladas; Adequação de fundamentação teórica para investigar as questões de pesquisa ; Atualidade e abrangência da revisão de literatura


02. Quanto à metodologia: Adequação da metodologia proposta, dos instrumentos de coleta de dados utilizados e das amostras investigativas para responder às questões de pesquisa propostas.

03. Quanto à análise dos dados/reflexões teóricas: Coerência entre análise e fundamentação teórica; Coerência entre análise do material empírico e resultados;


04. Quanto às conclusões e implicações: Relação clara entre as conclusões e os resultados; discussão das conclusões à luz da literatura; Inclusão, a partir das conclusões, de recomendações para a área


05. Quanto às referências: Utilização de literatura atualizada e pertinente ao tema do trabalho.



ATENÇÃO


Trabalhos avaliados com ressalvas (em todos os formatos) terão 24h da data do recebimento da avaliação para atendimento às exigências e reenvio da versão final em arquivo WORD.


Todos os trabalhos serão publicados na íntegra nos anais do evento.


FORMATO DE APRESENTAÇÃO


COMUNICAÇÃO ORAL 

As sessões de comunicação oral acontecerão no formato presencial e terão a duração de duas horas, contando dez trabalhos cada sessão. Cada autor terá 7 (sete) minutos para sintetizar oralmente as ideias principais de seu trabalho e 5 (cinco) minutos para o debate. Os trabalhos de cada sessão serão definidos pela Comissão Organizadora, que os agrupará de acordo com as linhas temáticas. A coordenação da sessão será feita por integrantes da comissão científica, antecipadamente designados. 



INSCRIÇÕES

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GTs - FÓRUNS DE DISCUSSÃO

O fórum de discussão tem o objetivo de refletir sobre as problemáticas atuais que envolvem as relações Universidade e Campo de atuação do Estagiário. Desse moto, os GTs obedecerão às seguintes orientações:


01. Os GTs serão organizados por eixo e ocorrerão de forma presencial;

02. Cada GT será orientado por dois representantes, sendo um da Universidade e um do Campo dede estágio (que, juntos, desempenharão a função de mediadores) e terá duração de duas horas;

03. O GT deve girara em torno das problemáticas atuais que envolvem a relação Universidade e Campo de Estágio. A dinâmica de discussão será de responsabilidade dos representantes (Universidade e Campo de Estágio);

04. A síntese dos GTs será apresentada por um dos mediadores no evento de encerramento do III Seminário de Estágio/2023.


EIXOS DOS GTs - Fóruns de Discussão


EIXO 1 - Educação Infantil;

EIXO 2 - Anos Iniciais da Educação Básica; 

EIXO 3 -  Anos finais e Ensino Médio (Língua e linguagens);

EIXO 4 - Anos finais e Ensino Médio (Ciências Exatas e da Natureza);

EIXO 5 - Estágio em espaços não escolares, serviços, essenciais e políticas sociais;

EIXO 6 - Educação de Jovens, Adultos e Idosos;

EIXO 7 - Educação Inclusiva; 

EIXO 8 - Educação do Campo.


ATIVIDADES

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PALESTRANTES

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SUBMISSÕES

O tema central se desdobrará no seguintes eixos temáticos nos quais deverão inscrever seus trabalhos no formato de resumo simples, resumo expandido e pôster.

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CRONOGRAMA DO EVENTO



INSCRIÇÕES NO EVENTO 18/05 a 12/06/2023
SUBMISSÃO DOS TRABALHOS 18/05 a 05/06/2023
RESULTADO DAS AVALIAÇÕES DOS TRABALHOS07/06/2023
RECURSO 08/06/2023
RESULTADO FINAL DO RECURSO09/06/2023
ENVIO DA VERSÃO FINAL10/06/2023
REALIZAÇÃO DO EVENTO 13 a 15/06/2023

Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte - Nazaré da Mata - Pernambuco - Brasil

Título da Área

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