O III Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é um espaço de diálogo, formação e articulação entre profissionais, instituições e a sociedade civil, com foco na proteção integral no contexto digital. Com o tema “ECA no Território Digital”, o evento propõe reflexões sobre os desafios contemporâneos relacionados aos crimes cibernéticos, ao uso de algoritmos e à garantia de direitos infantojuvenis no ambiente online.
Ao longo de dois dias de programação, serão realizadas palestras, mesas-redondas e oficinas que abordam desde a educação sexual como ferramenta de autoproteção até o uso da inteligência artificial no combate ao abuso sexual infantil. Também serão discutidas questões como gênero, raça e a violência digital, destacando os impactos da exposição e do controle online na vida de meninas e adolescentes.
O seminário reúne um time de palestrantes, especialistas, pesquisadores e representantes de instituições que atuam na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, promovendo o fortalecimento das redes de proteção e o compartilhamento de experiências e estratégias. Além de ampliar o conhecimento técnico, o evento busca preparar os participantes para a importância de uma atuação integrada e comprometida.
Ao final, a proposta é que cada participante saia com reflexões e ações práticas que possam ser aplicadas em seus territórios, contribuindo para o enfrentamento contínuo da violência sexual, especialmente no ambiente digital.
Atenção: O evento é voltado exclusivamente para profissionais que atuam diretamente no atendimento a crianças e adolescentes, como conselheiros tutelares, advogados, psicólogos, assistentes sociais, educadores e agentes de segurança pública. O seminário não é aberto a estudantes, universitários e/ou estagiários.
No momento da inscrição, selecione a categoria correspondente ao seu perfil.
