O mês de setembro é conhecido
nacionalmente pela comunidade surda como “Setembro azul” devido a comemoração
de datas importantes no calendário festivo dessa parcela da sociedade, como, 23
de setembro, dia internacional da língua de sinais, 26 de setembro, dia
nacional da pessoa surda e 30 de setembro, dia internacional da pessoa surda e
dia nacional do tradutor e intérprete de Libras.
Essas datas são marcantes devido
a cortina histórica ligada a movimentos de luta estendida por detrás de cada
uma delas. Setembro, então, é o mês da visibilidade surda e das línguas de
sinais. Apesar de a comunidade surda ser presente e visível cada vez mais na
sociedade e a Libras estar, paulatinamente, conquistando sua inserção nos
diversos espaços, ainda há muito o que se avançar em muitos lugares, por
exemplo, nas regiões urbanas e rurais mais distantes das capitais.
Esta é a realidade evidente no
município de Capitão Poço-Pará. A comunidade surda nesse município é
estratificada e excluída dos diversos espaços comuns à população, tendo
destaque, a escola. Esse contexto indica a necessidade emergencial de espaços
que possam trazer ao debate a questão da surdez, da Libras e dos processos
inclusivos enquanto direito legal na educação dos surdos através de práticas
extensionistas, dialógicas e democráticas dentro e fora dos muros
institucionais.
Destarte, a realização do
III Seminário de Educação de Surdos, III SES, buscará promover um espaço de
disseminação da Libras e dos conhecimentos básicos a ela associados para
comunidade acadêmica da Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capitão
Poço e principalmente, direcionada a comunidade externa, envolvendo os
profissionais da área educacional, bem como, a população de Capitão Poço e
municípios vizinhos.
Vale ressaltar que o evento em questão faz parte das ações desenvolvidas
pelo Projeto de Extensão Infolibras: inclusão digital de pessoas surdas,
vinculado ao curso de Licenciatura em Computação da UFRA, Campus Capitão Poço e
acontecerá em formato híbrido através de atividades remotas e presenciais.
Espera-se, a partir do III SES, contribuir com o processo de
conscientização quanto a educação bilíngue e a inclusão social de pessoas
surdas, fomentar as discussões sobre questões identitárias e culturais no campo
da surdez, bem como, promover a participação social de sujeitos surdos
residentes da cidade de Capitão Poço e dos municípios vizinhos em atividades
acadêmicas de maneira equitativa e inclusiva.