O SCRIR, é uma iniciativa do Conselho Municipal de Defesa do Direito do Negro de Nova Iguaçu. Ele surgiu a partir de uma proposta feita pelo Ilê Asé Omo Oyá à outras instituições da sociedade civil que fazem a discussão étnico-racial, após este Conselho identificar o alto índice de violência aos povos e casas de matriz africana ocorridos nos municípios da Baixada Fluminense, sobretudo em Nova Iguaçu, até aquela ocasião.
Seu objetivo é trazer para o centro do debate sócio-político o grave problema do racismo, e intolerância religiosa. Visando orientar tanto sociedade civil, quanto às instituições religiosas sobre como e onde recorrer caso sejam vítimas de ambos os ataques. Como também, gerar propostas de politicas públicas e ações conjuntas com o governo municipal, afim de promover igualdade racial e liberdade religiosa.
O Seminário de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa (SCRIR), é um espaço de troca de saberes, através de palestras, debates e esclarecimentos, onde a sociedade civil organizada e não organizada se reune com líderes e mestres para se orientar, e com o poder público para firmar compromissos de ações efetivas contra o racismo e a intolerância religiosa. Convidamos você para a III edição do SCRIR que terá o tema: "Combate ao racismo e a intolerância religiosa na saúde pública".