Desde junho de 2019, oito equipes de pesquisa foram contempladas pelo projeto “Pesquisando o Ensino e a Aprendizagem: um imperativo para a equidade na formação de professores” financiado pela Fundação Lemann e Teachers College, da Universidade de Columbia, em Nova York, EUA. Assim, foi formada uma rede de pesquisa no Brasil intitulada REM-NE, que ao mesmo tempo desenvolveu pesquisas em escolas públicas brasileiras e buscou aprofundar conceitos de equidade e justiça social. Neste período, foram produzidas e aprofundadas pesquisas a respeito de inclusão, escolas quilombolas, acessibilidade visual, letramento estatístico, interdisciplinaridade e desenvolvimento profissional. Este ano o seminário da REM-NE, ampliou seus objetivos para alcançar mais professores de diferentes redes de ensino e níveis da Educação.
O III Seminário REM-NE terá com o tema "Formação de professores da Educação Básica: teorias e práticas, suas interlocuções entre a universidade e a escola" e objetiva fomentar debates sobre desenvolvimento profissional de professores e abordagens interdisciplinares nas práticas pedagógicas. O Seminário proporcionará um espaço coletivo de reflexão da prática dos professores e troca de experiências por meio de palestras, mesas redondas, workshops, painéis e exposição de pôsteres de atividades desenvolvidas na sala de aula. Todas as ações do evento foram planejadas para ter professores como protagonistas, seja compartilhando ou problematizando sobre as suas experiências em sala de aula. O evento visa contribuir com a formação de professores de diferentes níveis de ensino, sendo um momento privilegiado para os futuros professores ampliarem os saberes e conhecimentos necessários ao exercício da profissão.