🔸 No dia 18 de maio, no Brasil é marcado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, uma data simbólica e fundamental para refletirmos sobre os retrocessos e desmontes nas políticas públicas voltadas à saúde mental.
🔸 Em 2025, será realizada a III Semana da Luta Antimanicomial do MS e IV Encontro do Cerrado, entre os dias 17 e 25 de maio.
🔸 O tema deste ano é inspirado no artista brasileiro Arthur Bispo do Rosário, que foi interno da Colônia Juliano Moreira, antigo manicômio localizado no Rio de Janeiro. Bispo do Rosário tornou-se uma figura importante e simbólica do movimento ao transformar sua experiência em arte. Sua produção e vivência questiona os limites entre loucura, criatividade e exclusão social.
🔸 As atividades acontecerão em Campo Grande, bem como itinerante em alguns municípios do interior (Três Lagoas, Dourados, Corumbá e Paranaíba) com rodas de conversa, oficinas e outras ações.
🔸 Destacamos a caminhada no dia 23 de maio que reune usuários, profissionais, estudantes e a comunidade em geral em um ato de resistência e mobilização.
🔸 Fiquem atentos as nossas redes sociais para acompanhar o evento. Contamos com a sua participação!