Para fins legais, acadêmicos e institucionais, a competição será denominada oficialmente “Desafio Afya da Ponte de Palito de Picolé”. Para fins de divulgação institucional, materiais gráficos, comunicação em redes sociais e ações promocionais, a competição poderá ser divulgada de forma abreviada como “Desafio Afya”, sem prejuízo de sua identidade, objetivos ou validade administrativa.
O Desafio Afya da Ponte de Palito de Picolé é uma competição acadêmica e tecnológica promovida pela Liga LAEC da Afya Centro Universitário UNITPAC, que tem como objetivo estimular a aplicação prática de conhecimentos de engenharia e arquitetura por meio do projeto, construção e teste de carga de pontes estruturais feitas exclusivamente com palitos de picolé.
A iniciativa integra teoria e prática, desafiando os participantes a desenvolver soluções estruturais eficientes, seguras e criativas, ao mesmo tempo em que promove o trabalho em equipe, o raciocínio lógico, a inovação e o espírito competitivo em um ambiente educacional.