Há 30 anos, o Brasil deu um passo importante para enfrentar uma chaga histórica: o trabalho escravo. Nascia a Política Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, um marco de resistência e defesa da dignidade humana.
De 02 a 04 de outubro de 2025, Marabá se torna o coração da reflexão sobre esse tema na Amazônia, recebendo o 3º Congresso sobre Trabalho Escravo na Amazônia, na UNIFESSPA. Três dias de debates, trocas de saberes e estratégias para proteger trabalhadores e trabalhadoras na região amazônica, respeitando a diversidade de suas florestas, rios e comunidades.
O congresso é uma realização da Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF), em parceria com a Clínica de Combate ao Trabalho Escravo da UFPA/UNIFESSPA, o Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA (ICJ), o Ministério Público do Trabalho (MPT) – 8ª Região e o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.