III Congresso Internacional da REPAMFEH

III Congresso Internacional da REPAMFEH

presencial Universidade Federal do Pará (UFPA) - Belém - Pará - Brasil

III Congresso Internacional de Rede Panamazônica para a Formação e o Ensino da História (REPAMFEH). Amazônia centro do mundo: História, ensino, formação docente e relações étnico-raciais na Pan-amazônia

III Congreso Internacional de la Red Panamazónica para la Formación y Enseñanza de la Historia (REPAMFEH). Amazonia centro del mundo: Historia, enseñanza, formación docente y relaciones étnico-raciales en la Pan-Amazonia

A vida no planeta e a existência do próprio planeta é diretamente afetada pela forma como nossa sociedade vem se relacionando com a(s) Amazônia(s), como alerta Eliane Brum (2021). Essa constatação deveria ser mais do que suficiente para que todas as áreas do conhecimento destinassem atenção especial para entender e apreender a Amazônia por outras lentes de percepção. De forma especial, as ciências que formam os/as professores/as que irão atuar nas escolas da Educação Básica trabalhando com milhões de jovens em processo de escolarização. No entanto, durante a formação inicial em História, a Amazônia aparece em menos de 25% dos cursos como disciplinas obrigatórias nas licenciaturas em História no Brasil, como mostram as pesquisas de Erinaldo Cavalcanti (2024). Ou seja, mais de 75% dos cursos oferecidos nas universidades federais do Brasil não inserem em seus Projetos Políticos Pedagógicos disciplinas obrigatórias sobre a(s) Amazônia(s). Entendemos que a formação docente é um dos principais espaços onde devemos somar forças para que esses enfrentamentos político-epistêmicos sejam ressignificados.
Nesse sentido, a finalidade do evento é reunir e articular professores, professoras, pesquisadoras e pesquisadores que estejam envolvidos com ensino e pesquisa sobre formação e o ensino de História (na e sobre a Amazônia). Assim, o III Congresso da REPAMFEH tem por finalidade proporcionar e socializar as reflexão acadêmica de alto nível com pesquisadores dos países da América Latina (em especial,  amazônicos) promovendo a produção e circulação de saberes dialogando com a temática central e temas correlatos como aprendizagem histórica, livro didático, formação docente, cultura escolar, didática da história, memória e tempo presente, saber histórico escolar, história ensinada, saberes docentes e relações étnico-raciais.

Com esse objetivo apresentamos e convidamos para o III Congresso da REPAMFEH. O I Congresso ocorreu por meio de um Colóquio, realizado em fevereiro de 2022 de forma virtual, pois ainda estávamos vivendo as restrições impostas pela pandemia do corona vírus e contou com seis mesas e a participação de 19 pesquisadores dos seis países amazônicos que fazem parte da Rede. Em outubro de 2022 nas dependências da UFPA, Campus Belém, realizamos o II Congresso, sendo o primeiro presencial, e contou com a participação de pesquisadores de oito instituições brasileiras e oito internacionais. Para a edição do III Congresso contaremos com cinco mesas temáticas, duas conferências e GT Historiação com a participação de pesquisadores de oito instituições brasileiras e oito estrangeiras. O III Congresso ocorrerá de forma presencial entre os dias 22 e 24 de setembro na UFPA, Campus Belém.

**********

La vida en el planeta y la existencia del propio planeta se ven directamente afectadas por la forma en que nuestra sociedad se relaciona con la(s) Amazonia(s), como advierte Eliane Brum (2021). Esta constatación debería ser más que suficiente para que todas las áreas del conocimiento presten especial atención a la comprensión y aprehensión de la Amazonia a través de otros lentes de percepción. En particular, las ciencias que forman a los profesores que trabajarán en las escuelas de educación básica con millones de jóvenes en proceso de escolarización. Sin embargo, durante la formación inicial en Historia, la Amazonia aparece en menos del 25% en las asignaturas obligatorias en las carreras de Historia en Brasil, como muestra la investigación de Erinaldo Cavalcanti (2024). En otras palabras, más del 75% de los cursos ofrecidos en las universidades federales de Brasil no incluyen asignaturas obligatorias sobre la(s) Amazonia(s) en sus Proyectos Político Pedagógicos. Creemos que la formación de profesores es uno de los principales espacios donde debemos aunar esfuerzos para que estas confrontaciones político-epistémicas puedan ser resignificadas.

En este sentido, el propósito del Congreso es reunir y articular profesores, investigadores e investigadoras que desarrollan actividades de enseñanza e investigación sobre la formación y la enseñanza de la Historia (en y sobre la Amazonía). Así, el III Congreso REPAMFEH pretende propiciar y socializar la reflexión académica de alto nivel con investigadores de países latinoamericanos (especialmente de la Amazonia), promoviendo la producción y circulación de conocimientos en diálogo con el tema central y temas afines como aprendizaje histórico, libros de texto, formación de profesores, cultura escolar, enseñanza de la historia, memoria y tiempo presente, conocimiento histórico escolar, historia enseñada, saberes docentes y relaciones étnico-raciales.

Con este objetivo, presentamos e invitamos al 3er Congreso de la REPAMFEH. El I Congreso tuvo lugar como Coloquio virtual en febrero de 2022, cuando aún vivíamos las restricciones impuestas por la pandemia de coronavirus, y contó con seis paneles y la participación de 19 investigadores de los seis países amazónicos que forman parte de la Red. En octubre de 2022, en las instalaciones de la UFPA, Campus Belém, realizamos el II Congreso, (siendo el primer presencial), con la participación de investigadores de ocho instituciones brasileñas y ocho internacionales. Para el III Congreso, tendremos cinco mesas temáticas, dos conferencias y Grupos de Trabajos (GT) nombrado “Historiación” con la participación de investigadores de ocho instituciones brasileñas y ocho extranjeras. El III Congreso tendrá lugar de forma presencial entre los días 22 y 24 de septiembre en la UFPA, Campus Belém, Brasil.

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Inscrições para OUVINTE (Exclusivo para participação presencial)

Para realizar sua inscrição para OUVINTE clique aqui

GT PRESENCIAL - Inscrições para APRESENTADOR/A

Para realizar sua inscrição como APRESENTADOR/A clique aqui

GT ONLINE - (Inscrição prioritária para o público especificado nas normas de inscrição)

Clique aqui para se inscrever no GT ONLINE

Programação

III Congresso Internacional da REPAMFEH | de 22 a 25 de setembro de 2025 | UFPA, Belém

III Congresso Internacional de Rede Panamazônica para a Formação e o Ensino da História (REPAMFEH): Amazônia centro do mundo: História, ensino, formação docente e relações étnico-raciais na Pan-Amazônia

Programação

Data

Manhã

Tarde

Noite

 

 

 

22.09

Segunda-feira

 

 

Credenciamento

A partir das 9h

 

(GT | das 10h às 12h)

 

Reunião com o Gabinete

Comitê da Rede

Credenciamento

 

Atividade cultural (14:30)

 

Mesa oficial de abertura | 15h

Conferência de abertura | 15:30

Prof. Dr. Sebastián Plá (UNAM, México)

Coordena: Erinaldo Cavalcanti (UFPA, Brasil)

 

Mesa: Panorama de pesquisa: diálogos e reflexões (I) | 19h

Profª. Ma. Edlayne Oliveira (IEMA, Brasil)

Profª. Dra. Keila Grinberg (Pittsburgh, EUA)

Profª. Dra. Teresa Cruz (UFAC, Brasil)

Coordena: Profª Dra. Raissa Cirino (UFMA, Brasil)

Hall do Auditório: Exposição A(s) Amazônia(s) na percepção do estudante | Produção PIBID e alunos da Escola Manuela Freitas

 

 

 

 

23.09

Terça-feira

 

 

 

 

(GT | das 8h às 12h)

Mesa: Panorama de pesquisa: diálogos e reflexões (II) | 14h

Prof. Dr. Raimundo Araújo (UFMA, Brasil)

Prof. Dr. Cesar Puerta (UNMSM, Peru)

Prof. Dr. Jorge Bracho (UCAB/UPEL, Venezuela)

Coordena: Prof. Dr. Douglas Izarra (UPEL, Venezuela)

Mesa: Panorama de pesquisa: diálogos e reflexões (III) | 17h

Eduardo Silveira Nunes (UFAC, Brasil)

Profª. Dra. Magdalena Cajias (UMSA, Bolívia)

Prof. Dr. Diego Arias (UDFJC, Colombia)

Coordena: Prof. Dr. Márcio Couto (UFPA, Brasil)

Hall do Auditório: Exposição A(s) Amazônia(s) na percepção do estudante | Produção PIBID e alunos da Escola Manuela Freitas

 

 

 

 

 

 

24.09

Quarta-feira

(GT | das 8h às 10h)

 

Mesa: Panorama de pesquisa: diálogos e reflexões (IV) | 10:30 às 12:30

Profª Dra. Raissa Cirino (UFMA, Brasil)

Prof. Dr. Juan Carlos Brito (UNAE, Ecuador)

Prof. Dr. Douglas Izarra Vielma (UPEL, Venezuela)

Coordena: Prof. Dr. Raimundo Inácio Araújo (UFMA, Brasil)

 

Mesa: Panorama de pesquisa: diálogos e reflexões (V) | 15h

Profª Dra. Nicelma Brito (UFRA/GERA/UFPA)

Profª Dra. Ingrid Lorena Torres (UDFJC, Colômbia)

Profª. Dra. Judith Elizabeth Montenegro (PUCE, Equador)

 

Coordena: Profª. Dra. Clarice Melo (PPEB/UFPA)

Lançamento de livros

Às 18 – Hall do Auditório

 

Conferência de encerramento | 19h

 

Amazônia, ensino, formação docente, memória: diálogos para adiar o fim do mundo

Prof. Dr. Erinaldo Cavalcanti (UFPA, Brasil)

Coordena: Prof. Dr. Sebastián Plá  (UNAM, México)

25.09

Atividade técnica (Balanço e avaliação das atividades desenvolvida pela REPAMFEH - equipe de pesquisadores da REPAMFEH)

Atividade técnica – equipe da REPAMFEH

(Criação de um grupo de trabalho para elaboração de um projeto envolvendo o Ensino, a formação e a Amazônia)

 

Auditório Setorial Básico I

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}