III Congresso Internacional de Rede Panamazônica para a Formação e o Ensino da História (REPAMFEH). Amazônia centro do mundo: História, ensino, formação docente e relações étnico-raciais na Pan-amazônia
III Congreso Internacional de la Red Panamazónica para la Formación y Enseñanza de la Historia (REPAMFEH). Amazonia centro del mundo: Historia, enseñanza, formación docente y relaciones étnico-raciales en la Pan-Amazonia
A vida no planeta e a existência do próprio
planeta é diretamente afetada pela forma como nossa sociedade vem se
relacionando com a(s) Amazônia(s), como alerta Eliane Brum (2021). Essa
constatação deveria ser mais do que suficiente para que todas as áreas do
conhecimento destinassem atenção especial para entender e apreender a Amazônia
por outras lentes de percepção. De forma especial, as ciências que formam os/as
professores/as que irão atuar nas escolas da Educação Básica trabalhando com
milhões de jovens em processo de escolarização. No entanto, durante a formação
inicial em História, a Amazônia aparece em menos de 25% dos cursos como
disciplinas obrigatórias nas licenciaturas em História no Brasil, como mostram as pesquisas de Erinaldo Cavalcanti (2024). Ou seja, mais de 75% dos cursos oferecidos
nas universidades federais do Brasil não inserem em seus Projetos Políticos
Pedagógicos disciplinas obrigatórias sobre a(s) Amazônia(s). Entendemos que a
formação docente é um dos principais espaços onde devemos somar forças para que
esses enfrentamentos político-epistêmicos sejam ressignificados.
Nesse sentido,
a finalidade do evento é reunir e articular professores, professoras,
pesquisadoras e pesquisadores que estejam envolvidos com ensino e pesquisa
sobre formação e o ensino de História (na e sobre a Amazônia). Assim, o III
Congresso da REPAMFEH tem por finalidade proporcionar e socializar as reflexão
acadêmica de alto nível com pesquisadores dos países da América Latina (em especial, amazônicos) promovendo a
produção e circulação de saberes dialogando com a temática central e temas
correlatos como aprendizagem histórica, livro didático, formação docente, cultura escolar,
didática da história, memória e tempo presente, saber histórico escolar,
história ensinada, saberes docentes e relações étnico-raciais.
Com esse objetivo apresentamos e convidamos para o III Congresso da REPAMFEH. O I Congresso ocorreu por meio de um Colóquio, realizado em fevereiro de 2022 de
forma virtual, pois ainda estávamos vivendo as restrições impostas pela
pandemia do corona vírus e contou com
seis mesas e a participação de 19 pesquisadores dos seis países amazônicos que
fazem parte da Rede. Em outubro de 2022 nas dependências da UFPA, Campus Belém,
realizamos o II Congresso, sendo o primeiro presencial, e contou com a participação de pesquisadores de oito instituições brasileiras e oito internacionais. Para a edição do III Congresso contaremos com cinco mesas temáticas, duas conferências e GT Historiação com a participação de pesquisadores de oito instituições brasileiras e oito estrangeiras. O III Congresso ocorrerá de forma presencial entre os dias 22 e 25 de setembro na UFPA, Campus Belém.
**********
La vida en el planeta y la existencia del propio planeta se ven
directamente afectadas por la forma en que nuestra sociedad se relaciona con
la(s) Amazonia(s), como advierte Eliane Brum (2021). Esta constatación debería
ser más que suficiente para que todas las áreas del conocimiento presten
especial atención a la comprensión y aprehensión de la Amazonia a través de
otros lentes de percepción. En particular, las ciencias que forman a los
profesores que trabajarán en las escuelas de educación básica con millones de
jóvenes en proceso de escolarización. Sin embargo, durante la formación inicial
en Historia, la Amazonia aparece en menos del 25% en las asignaturas
obligatorias en las carreras de Historia en Brasil, como muestra la
investigación de Erinaldo Cavalcanti (2024). En otras palabras, más del 75% de
los cursos ofrecidos en las universidades federales de Brasil no incluyen
asignaturas obligatorias sobre la(s) Amazonia(s) en sus Proyectos Político
Pedagógicos. Creemos que la formación de profesores es uno de los principales
espacios donde debemos aunar esfuerzos para que estas confrontaciones
político-epistémicas puedan ser resignificadas.
En este sentido, el propósito del Congreso es reunir y articular
profesores, investigadores e investigadoras que desarrollan actividades de
enseñanza e investigación sobre la formación y la enseñanza de la Historia (en
y sobre la Amazonía). Así, el III Congreso REPAMFEH pretende propiciar y
socializar la reflexión académica de alto nivel con investigadores de países
latinoamericanos (especialmente de la Amazonia), promoviendo la producción y
circulación de conocimientos en diálogo con el tema central y temas afines como
aprendizaje histórico, libros de texto, formación de profesores, cultura
escolar, enseñanza de la historia, memoria y tiempo presente, conocimiento
histórico escolar, historia enseñada, saberes docentes y relaciones étnico-raciales.
Con este objetivo, presentamos e invitamos al 3er Congreso de la REPAMFEH.
El I Congreso tuvo lugar como Coloquio virtual en febrero de 2022, cuando aún
vivíamos las restricciones impuestas por la pandemia de coronavirus, y contó
con seis paneles y la participación de 19 investigadores de los seis países
amazónicos que forman parte de la Red. En octubre de 2022, en las instalaciones
de la UFPA, Campus Belém, realizamos el II Congreso, (siendo el primer
presencial), con la participación de investigadores de ocho instituciones
brasileñas y ocho internacionales. Para el III Congreso, tendremos cinco mesas
temáticas, dos conferencias y Grupos de Trabajos (GT) nombrado “Historiación” con
la participación de investigadores de ocho instituciones brasileñas y ocho extranjeras. El III Congreso tendrá lugar de forma presencial entre los días 22
y 25 de septiembre en la UFPA, Campus Belém, Brasil.
Publicação das comunicações aprovadas
ATENÇÃO:
Em colaboração institucional com
a Editora da Universidade Federal do Maranhão (EdUFMA), iremos trabalhar
para publicar as apresentações inscritas nos Grupos de Trabalho (GT) do III Congresso
Internacional da REPAMFEH em formato de livro electrónico (e-book).
A seguir encontram-se as
informações e normas obrigatórias para quem desejar participar da publicação:
1.
Caráter opcional da publicação
A
publicação em formato eletrônico não é obrigatória. As pessoas, cujas apresentações
forem aprovadas, poderão transformar a comunicação em um texto a ser publicado
como capítulo no presente livro, desde que dialogue, necessariamente, com as temáticas relacionadas ao Ensino de História.
2.
Requisitos para a publicação
Quem
optar pela publicação deverá cumprir rigorosamente com as seguintes normas
editoriais:
a.
Extensão e coautoria:
O texto deverá ter uma extensão de 7 a 10 páginas. Se permite a coautoria
com até duas pessoas.
b.
Formato do texto:
O texto deve ser escrito em Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 e justificado.
c.
Estrutura obrigatória:
O texto deve conter os seguintes itens:
- Título (em negrito e sem caixa alta) e centralizado
- Nome do autor/a - abaixo do título e alinhado à direita - e com o nome da Instituição entre parêntese.
- Introdução
- Procedimentos metodológicos
- Discussão dos dados – ou problematização
do tema
- Conclusões
- Referências bibliográficas
d.
Citações textuais extensas:
As citações com mais de três linhas deverão estar com recuo de 4 cm à esquerda, em fonte
tamanho 10, espaçamento simples,
sem itálico nem aspas.
Se
a citação original conter itálico ou aspas, deve-se inserir a indicação “Destaque do original” após o número da
página.
e.
Para as citações, deve-se usar os seguintes formatos:
- Citações
diretas: (Sobrenome, ano, p. xx). Exemplo: (Araújo, 2021, p. 15).
- Citações
indiretas: (Sobrenome, ano). Exemplo: (Araújo, 2021).
Para a seção de Referências, deve usar os seguintes formatos:
-
Livro:
Cavalcanti, E. V., Ibagón
Martín, N. J., Souza Araújo, R. I., & Rodríguez Ávila, S. P. (Eds.).
(2024). Ensino de história e formação docente na região Panamazônica:
panorama de pesquisa, diálogos e reflexões = Enseñanza de la historia y
formación docente en la región Panamazónica: panorama de investigación,
diálogos y reflexiones. EDUFMA. https://www.edufma.ufma.br/wp-content/uploads/woocommerce_uploads/2024/03/Colet%C3%A2nea-Ensino-de-Hist%C3%B3ria-3-4-2024-e-book.pdf
-
Capítulo
de livro
Pinos Montenegro, J. (2024).
Desafios do ensino de História: O caso dos livros didáticos do Equador. En E.
V. Cavalcanti, N. J. Ibagón Martín, R. I. Souza Araújo & S. P. Rodríguez
Ávila (Eds.), Ensino de história e formação docente na região Panamazônica:
panorama de pesquisa, diálogos e reflexões = Enseñanza de la historia y
formación docente en la región Panamazónica: panorama de investigación,
diálogos y reflexiones (pp. 125–245). EDUFMA. https://www.edufma.ufma.br/wp-content/uploads/woocommerce_uploads/2024/03/Colet%C3%A2nea-Ensino-de-Hist%C3%B3ria-3-4-2024-e-book.pdf
- Artigo
Cavalcanti, E. V. (2021). Onde
está o ensino nas disciplinas de Teoria da História ensinadas no Brasil?
Reflexões sobre a formação docente dos professores de História. Revista História da Historiografia. V.
14, p. 133-166. DOI: ttps://doi.org/10.15848/hh.v14i36.1659
-
Para
sites de internet
Programa Caminhos Amefricanos. (2025).
CAPES. Recuperado em 31 de julho de
2025, disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/encontre-aqui/paises/multinacional/programa-caminhos-amefricanos
f.
Declaração de orientação:
No caso de textos em coautoria apresentados por estudantes de graduação e
Pós-graduação deve ser enviada uma Declaração assinada pelo/a orientador/a,
confirmando seu consentimento para a referida publicação contando seu nome completo
e o e-mail. Sugerimos que esta declaração seja assinada pelo Gov.br
g.
Revisão gramatical:
Cada autor/a será responsável pela correção gramatical do texto. Portanto,
será obrigatório apresentar uma declaração assinada pela pessoa responsável
pela revisão, indicando seu nome completo, número de identidade, e-mail
e o título do texto corrigido. Sugerimos que esta declaração seja assinada pelo Gov.br
h.
Prazo para envio:
A data limite para enviar o texto completo é até 12 de outubro. Este prazo não será prorrogado.
i.
Documentação obrigatória:
Os seguintes documentos devem ser enviados em um único e-mail para o endereço repamfeh@gmail.com (arquivos enviados em e-mails separados, não serão incluídos na publicação)
- O texto corrigido em word.
- A declaração de correção
gramatical, assinada.
- A declaração de coautoria (quando
for o caso) assinada.
Este
mesmo e-mail será usado para esclarecer qualquer outra dúvida que possa surgir.
j.
Cumprimento dos requisitos:
Só serão incluídos no livro digital os textos que atenderem rigorosamente
TODOS os requisitos apresentados neste informe.
***********************
ATENCIÓN
En el marco de la colaboración
institucional con la Editorial de la Universidad Federal de Maranhão (EdUFMA),
se está gestionando la publicación de las ponencias presentadas en los Grupos
de Trabajo (GT) del III Congreso Internacional de REPAMFEH en formato de libro
electrónico.
A continuación, se detallan
las disposiciones y normas obligatorias para quienes deseen participar en esta
publicación:
1. Carácter
opcional de la publicación
La publicación en formato
electrónico no es obligatoria. Las personas cuyas ponencias hayan sido
aprobadas podrán presentarlas en el congreso sin necesidad de publicarlas.
2. Requisitos
para la publicación
Las comunicaciones solo podrán publicarse en forma de capítulo si reflejan temas relacionados con la enseñanza de la Historia (o Ciencias Sociales). Quienes opten por publicar
deberán cumplir rigurosamente con las siguientes normas editoriales:
a.
Extensión y coautoría:
El manuscrito deberá tener una extensión de 7 a 10 páginas. Se permite
la coautoría de hasta dos personas.
b. Formato
del texto:
El documento debe estar redactado en Times New Roman, tamaño 12, con interlineado
de 1,5 y justificado.
c.
Estructura obligatoria:
El texto debe contener los siguientes apartados:
- Título (en negrita, sin mayúsculas y centrado)
- Nombre del autor/a (debajo del título, alineado a la derecha - y con el nombre de la institución entre paréntesis)
- Introducción
- Procedimientos
metodológicos
- Discusión
de los datos o problematización del tema
- Conclusiones
- Referencias bibliográficas
d. Citas
textuales extensas:
Las citas de más de tres líneas deberán presentarse con sangría de 4 cm a la
izquierda, en fuente tamaño 10, interlineado sencillo, sin
cursiva ni comillas.
Si la cita original incluye
cursiva o comillas, debe añadirse la indicación “Destacado del original”
luego del número de página.
e. Para la
citación emplee las siguientes formas:
- Citas directas: (Apellido, año, p. xx). Ejemplo: (Araújo, 2021, p.
15).
- Citas indirectas: (Apellido, año). Ejemplo: (Araújo,
2021).
Para la sección de referencias
emplee las siguientes formas:
-
Libro:
Cavalcanti, E. V., Ibagón
Martín, N. J., Souza Araújo, R. I., & Rodríguez Ávila, S. P. (Eds.).
(2024). Ensino de história e formação docente na região Panamazônica:
panorama de pesquisa, diálogos e reflexões = Enseñanza de la historia y
formación docente en la región Panamazónica: panorama de investigación,
diálogos y reflexiones. EDUFMA. https://www.edufma.ufma.br/wp-content/uploads/woocommerce_uploads/2024/03/Colet%C3%A2nea-Ensino-de-Hist%C3%B3ria-3-4-2024-e-book.pdf
-
Capítulo
de libro
Pinos Montenegro, J. (2024).
Desafios do ensino de História: O caso dos livros didáticos do Equador. En E.
V. Cavalcanti, N. J. Ibagón Martín, R. I. Souza Araújo & S. P. Rodríguez
Ávila (Eds.), Ensino de história e formação docente na região Panamazônica:
panorama de pesquisa, diálogos e reflexões = Enseñanza de la historia y
formación docente en la región Panamazónica: panorama de investigación,
diálogos y reflexiones (pp. 125–245). EDUFMA. https://www.edufma.ufma.br/wp-content/uploads/woocommerce_uploads/2024/03/Colet%C3%A2nea-Ensino-de-Hist%C3%B3ria-3-4-2024-e-book.pdf
- Artículo
Cavalcanti,
E. V. (2023). Historia, memoria y enseñanza de la Historia: entre usos y
abusos. Revista de Ciencias Humanas y
Sociales de La Universidad Científica Del Sur. v. 15, p. 1-23. 2023. https://doi.org/10.21142/DES-1501-2023-0009
-
Para
sitios web
Cultura,
Gobierno de España. (2025). PARES. Recuperado el 31 de julio de 2025, disponible en: https://pares.cultura.gob.es/inicio.html
f. Declaración
de tutoría:
En el caso de textos en coautoría presentados por estudiantes de grado o
posgrado, se deberá adjuntar una declaración firmada por el tutor o tutora,
otorgando su consentimiento para la publicación e indicando su nombre completo.
g. Revisión
gramatical:
Cada autor/a será responsable de la corrección gramatical del texto. Por
tanto, será obligatorio presentar una declaración firmada por la persona
responsable de la revisión, indicando su nombre completo, número de
identificación, correo electrónico y el título del texto corregido.
h. Plazo de
entrega:
La fecha límite para el envío de los materiales es el 12 de octubre. Este plazo no se prorrogará.
i.
Documentación requerida:
Los siguientes documentos deben enviarse en un solo correo electrónico a la dirección repamfeh@gmail.com (los archivos enviados en correos electrónicos separados no se incluirán en la publicación).
- El texto corregido.
- La declaración
de corrección gramatical.
- La
declaración de coautoría (en caso de ser aplicable).
Este mismo correo está
disponible para resolver cualquier consulta adicional.
j.
Cumplimiento de requisitos:
Solo se incluirán en el libro electrónico los textos que cumplan con todos
los requisitos anteriormente detallados.
Editores/organizadores responsáveis:
Erinaldo Cavalcanti (REPAMFEH/UFPA) e Raimundo Inácio (REPAMFEH/UFMA)