III Congresso Internacional da REPAMFEH

III Congresso Internacional da REPAMFEH

presencial Universidade Federal do Pará (UFPA) - Belém - Pará - Brasil

III Congresso Internacional de Rede Panamazônica para a Formação e o Ensino da História (REPAMFEH). Amazônia centro do mundo: História, ensino, formação docente e relações étnico-raciais na Pan-amazônia

III Congreso Internacional de la Red Panamazónica para la Formación y Enseñanza de la Historia (REPAMFEH). Amazonia centro del mundo: Historia, enseñanza, formación docente y relaciones étnico-raciales en la Pan-Amazonia

A vida no planeta e a existência do próprio planeta é diretamente afetada pela forma como nossa sociedade vem se relacionando com a(s) Amazônia(s), como alerta Eliane Brum (2021). Essa constatação deveria ser mais do que suficiente para que todas as áreas do conhecimento destinassem atenção especial para entender e apreender a Amazônia por outras lentes de percepção. De forma especial, as ciências que formam os/as professores/as que irão atuar nas escolas da Educação Básica trabalhando com milhões de jovens em processo de escolarização. No entanto, durante a formação inicial em História, a Amazônia aparece em menos de 25% dos cursos como disciplinas obrigatórias nas licenciaturas em História no Brasil, como mostram as pesquisas de Erinaldo Cavalcanti (2024). Ou seja, mais de 75% dos cursos oferecidos nas universidades federais do Brasil não inserem em seus Projetos Políticos Pedagógicos disciplinas obrigatórias sobre a(s) Amazônia(s). Entendemos que a formação docente é um dos principais espaços onde devemos somar forças para que esses enfrentamentos político-epistêmicos sejam ressignificados.
Nesse sentido, a finalidade do evento é reunir e articular professores, professoras, pesquisadoras e pesquisadores que estejam envolvidos com ensino e pesquisa sobre formação e o ensino de História (na e sobre a Amazônia). Assim, o III Congresso da REPAMFEH tem por finalidade proporcionar e socializar as reflexão acadêmica de alto nível com pesquisadores dos países da América Latina (em especial,  amazônicos) promovendo a produção e circulação de saberes dialogando com a temática central e temas correlatos como aprendizagem histórica, livro didático, formação docente, cultura escolar, didática da história, memória e tempo presente, saber histórico escolar, história ensinada, saberes docentes e relações étnico-raciais.

Com esse objetivo apresentamos e convidamos para o III Congresso da REPAMFEH. O I Congresso ocorreu por meio de um Colóquio, realizado em fevereiro de 2022 de forma virtual, pois ainda estávamos vivendo as restrições impostas pela pandemia do corona vírus e contou com seis mesas e a participação de 19 pesquisadores dos seis países amazônicos que fazem parte da Rede. Em outubro de 2022 nas dependências da UFPA, Campus Belém, realizamos o II Congresso, sendo o primeiro presencial, e contou com a participação de pesquisadores de oito instituições brasileiras e oito internacionais. Para a edição do III Congresso contaremos com cinco mesas temáticas, duas conferências e GT Historiação com a participação de pesquisadores de oito instituições brasileiras e oito estrangeiras. O III Congresso ocorrerá de forma presencial entre os dias 22 e 25 de setembro na UFPA, Campus Belém.

**********

La vida en el planeta y la existencia del propio planeta se ven directamente afectadas por la forma en que nuestra sociedad se relaciona con la(s) Amazonia(s), como advierte Eliane Brum (2021). Esta constatación debería ser más que suficiente para que todas las áreas del conocimiento presten especial atención a la comprensión y aprehensión de la Amazonia a través de otros lentes de percepción. En particular, las ciencias que forman a los profesores que trabajarán en las escuelas de educación básica con millones de jóvenes en proceso de escolarización. Sin embargo, durante la formación inicial en Historia, la Amazonia aparece en menos del 25% en las asignaturas obligatorias en las carreras de Historia en Brasil, como muestra la investigación de Erinaldo Cavalcanti (2024). En otras palabras, más del 75% de los cursos ofrecidos en las universidades federales de Brasil no incluyen asignaturas obligatorias sobre la(s) Amazonia(s) en sus Proyectos Político Pedagógicos. Creemos que la formación de profesores es uno de los principales espacios donde debemos aunar esfuerzos para que estas confrontaciones político-epistémicas puedan ser resignificadas.

En este sentido, el propósito del Congreso es reunir y articular profesores, investigadores e investigadoras que desarrollan actividades de enseñanza e investigación sobre la formación y la enseñanza de la Historia (en y sobre la Amazonía). Así, el III Congreso REPAMFEH pretende propiciar y socializar la reflexión académica de alto nivel con investigadores de países latinoamericanos (especialmente de la Amazonia), promoviendo la producción y circulación de conocimientos en diálogo con el tema central y temas afines como aprendizaje histórico, libros de texto, formación de profesores, cultura escolar, enseñanza de la historia, memoria y tiempo presente, conocimiento histórico escolar, historia enseñada, saberes docentes y relaciones étnico-raciales.

Con este objetivo, presentamos e invitamos al 3er Congreso de la REPAMFEH. El I Congreso tuvo lugar como Coloquio virtual en febrero de 2022, cuando aún vivíamos las restricciones impuestas por la pandemia de coronavirus, y contó con seis paneles y la participación de 19 investigadores de los seis países amazónicos que forman parte de la Red. En octubre de 2022, en las instalaciones de la UFPA, Campus Belém, realizamos el II Congreso, (siendo el primer presencial), con la participación de investigadores de ocho instituciones brasileñas y ocho internacionales. Para el III Congreso, tendremos cinco mesas temáticas, dos conferencias y Grupos de Trabajos (GT) nombrado “Historiación” con la participación de investigadores de ocho instituciones brasileñas y ocho extranjeras. El III Congreso tendrá lugar de forma presencial entre los días 22 y 25 de septiembre en la UFPA, Campus Belém, Brasil.

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Inscrições para OUVINTE (Exclusivo para participação presencial)

Para realizar sua inscrição para OUVINTE clique aqui

GT PRESENCIAL - Inscrições para APRESENTADOR/A

Para realizar sua inscrição como APRESENTADOR/A clique aqui

GT ONLINE - (Inscrição prioritária para o público especificado nas normas de inscrição)

Clique aqui para se inscrever no GT ONLINE

Programação

III Congresso Internacional da REPAMFEH | 19, 22, 23, 24 e 25 de setembro de 2025 | UFPA, Belém

III Congresso Internacional de Rede Panamazônica para a Formação e o Ensino da História (REPAMFEH): Amazônia centro do mundo: História, ensino, formação docente e relações étnico-raciais na Pan-Amazônia

Programação

Data

Manhã

Tarde – atividades online

19.09

Sexta-feira

Atividade administrativa

Comissão organizadora

Conferência Online (das 14h às 15h – hora do Brasil | transmissão pelo canal da REPAMFEH no YouTube)

Prof. Dr. Tulio Ramirez

A falta de reposição de professores: danos colaterais da crise educacional venezuelana

Grupo de Trabalho (online – das 15h às 19h | pelos link enviados aos inscritos 

Data

Manhã

Tarde

Noite

 

 

 

22.09

Segunda-feira

 

Credenciamento

A partir das 9h 

Local: (Auditório Setorial Básico I)


(GT | das 10h às 12h)

 

Reunião com o Gabinete

Comitê da Rede

Credenciamento Local: Auditório Setorial Básico I

Atividade cultural (14:00)

Local: Auditório Setorial Básico I

Mesa oficial de abertura | 14:30

Conferência de abertura | 15h

Prof. Dr. Sebastián Plá (UNAM, México)

Coordena: Erinaldo Cavalcanti (UFPA, Brasil)

Mesa: Panorama de pesquisa: diálogos e reflexões (I) | 19h - Local: Auditório Setorial Básico I)

Profª. Ma. Edlayne Oliveira (IEMA, Brasil)

Profª. Dra. Keila Grinberg (Pittsburgh, EUA)

Prof. Dr. Eduardo Silveira Nunes (UFAC, Brasil)

Coordena: Profª Dra. Raissa Cirino (UFMA, Brasil)

Hall do Auditório: Exposição A(s) Amazônia(s) na percepção do estudante | Produção PIBID e alunos da Escola Manuela Freitas

 

 

 

 

23.09

Terça-feira

 

 

 

 

(GT | das 8h às 12h)

Mesa: Panorama de pesquisa: diálogos e reflexões (II) | 14h - Local: Auditório Setorial Básico I

Profª. Dra. Teresa Cruz (UFAC, Brasil)

Prof. Dr. Cesar Puerta (UNMSM, Peru)

Prof. Dr. Jorge Bracho (UCAB/UPEL, Venezuela)

Coordena: Prof. Dr. Douglas Izarra (UPEL, Venezuela)

Mesa: Panorama de pesquisa: diálogos e reflexões (III) | 17h - Local: Auditório Setorial Básico I

Prof. Dr. Raimundo Araújo (UFMA, Brasil)

Profª. Dra. Magdalena Cajias (UMSA, Bolívia)

Prof. Dr. Diego Arias (UDFJC, Colombia)

Coordena: Prof. Dr. Márcio Couto (UFPA, Brasil)

Hall do Auditório: Exposição A(s) Amazônia(s) na percepção do estudante | Produção PIBID e alunos da Escola Manuela Freitas

 

 

 

 

 

 

24.09

Quarta-feira

(GT | das 8h às 10h)

 

Mesa: Panorama de pesquisa: diálogos e reflexões (IV) | 10:30 às 12:30 - Local: Auditório Setorial Básico I

Profª Dra. Raissa Cirino (UFMA, Brasil)

Prof. Dr. Juan Carlos Brito (UNAE, Ecuador)

Prof. Dr. Douglas Izarra Vielma (UPEL, Venezuela)

Coordena: Prof. Dr. Raimundo Inácio Araújo (UFMA, Brasil)

Mesa: Panorama de pesquisa: diálogos e reflexões (V) | 15h - Local: Auditório Setorial Básico I

Profª Dra. Nicelma Brito (UFRA/GERA/UFPA)

Profª Dra. Ingrid Lorena Torres (UDFJC, Colômbia)

Profª. Dra. Judith Elizabeth Montenegro (PUCE, Equador)

 

Coordena: Profª. Dra. Clarice Melo (PPEB/UFPA)

Lançamento de livros

Às 18 – Hall do Auditório

 

Conferência de encerramento | 19h

Local: Auditório Setorial Básico I

Prof. Dr. Erinaldo Cavalcanti (UFPA, Brasil)

Coordena: Prof. Dr. Sebastián Plá  (UNAM, México)

25.09

Atividade técnica com visita in loco de duas escolas públicas amazônicas em Abaetetuba

Publicação das comunicações aprovadas

ATENÇÃO:

Em colaboração institucional com a Editora da Universidade Federal do Maranhão (EdUFMA), iremos trabalhar para publicar as apresentações inscritas nos Grupos de Trabalho (GT) do III Congresso Internacional da REPAMFEH em formato de livro electrónico (e-book).

A seguir encontram-se as informações e normas obrigatórias para quem desejar participar da publicação:

1. Caráter opcional da publicação

A publicação em formato eletrônico não é obrigatória. As pessoas, cujas apresentações forem aprovadas, poderão transformar a comunicação em um texto a ser publicado como capítulo no presente livro, desde que dialogue, necessariamente, com as temáticas relacionadas ao Ensino de História.

2. Requisitos para a publicação

Quem optar pela publicação deverá cumprir rigorosamente com as seguintes normas editoriais:

a. Extensão e coautoria:
O texto deverá ter uma extensão de 7 a 10 páginas. Se permite a coautoria com até duas pessoas.

b. Formato do texto:
O texto deve ser escrito em Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 e justificado.

c. Estrutura obrigatória:
O texto deve conter os seguintes itens:

  • Título (em negrito e sem caixa alta) e centralizado
  • Nome do autor/a  - abaixo do título e alinhado à direita  - e com o nome da Instituição entre parêntese. 
  • Introdução
  • Procedimentos metodológicos
  • Discussão dos dados – ou problematização do tema
  • Conclusões
  • Referências bibliográficas

d. Citações textuais extensas:
As citações com mais de três linhas deverão estar com recuo de 4 cm à esquerda, em fonte tamanho 10, espaçamento simples, sem itálico nem aspas.

Se a citação original conter itálico ou aspas, deve-se inserir a indicação “Destaque do original” após o número da página.

e. Para as citações, deve-se usar os seguintes formatos:

  • Citações diretas: (Sobrenome, ano, p. xx). Exemplo: (Araújo, 2021, p. 15).
  • Citações indiretas: (Sobrenome, ano). Exemplo: (Araújo, 2021).

Para a seção de Referências, deve usar os seguintes formatos:

-        Livro:

Cavalcanti, E. V., Ibagón Martín, N. J., Souza Araújo, R. I., & Rodríguez Ávila, S. P. (Eds.). (2024). Ensino de história e formação docente na região Panamazônica: panorama de pesquisa, diálogos e reflexões = Enseñanza de la historia y formación docente en la región Panamazónica: panorama de investigación, diálogos y reflexiones. EDUFMA. https://www.edufma.ufma.br/wp-content/uploads/woocommerce_uploads/2024/03/Colet%C3%A2nea-Ensino-de-Hist%C3%B3ria-3-4-2024-e-book.pdf

-        Capítulo de livro

Pinos Montenegro, J. (2024). Desafios do ensino de História: O caso dos livros didáticos do Equador. En E. V. Cavalcanti, N. J. Ibagón Martín, R. I. Souza Araújo & S. P. Rodríguez Ávila (Eds.), Ensino de história e formação docente na região Panamazônica: panorama de pesquisa, diálogos e reflexões = Enseñanza de la historia y formación docente en la región Panamazónica: panorama de investigación, diálogos y reflexiones (pp. 125–245). EDUFMA. https://www.edufma.ufma.br/wp-content/uploads/woocommerce_uploads/2024/03/Colet%C3%A2nea-Ensino-de-Hist%C3%B3ria-3-4-2024-e-book.pdf

           - Artigo

Cavalcanti, E. V. (2021). Onde está o ensino nas disciplinas de Teoria da História ensinadas no Brasil? Reflexões sobre a formação docente dos professores de História. Revista História da Historiografia. V. 14, p. 133-166. DOI: ttps://doi.org/10.15848/hh.v14i36.1659

-        Para sites de internet

Programa Caminhos Amefricanos. (2025). CAPES. Recuperado em 31 de julho de 2025, disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/encontre-aqui/paises/multinacional/programa-caminhos-amefricanos

 f. Declaração de orientação:

No caso de textos em coautoria apresentados por estudantes de graduação e Pós-graduação deve ser enviada uma Declaração assinada pelo/a orientador/a, confirmando seu consentimento para a referida publicação contando seu nome completo e o e-mail. Sugerimos que esta declaração seja assinada pelo Gov.br

g. Revisão gramatical:
Cada autor/a será responsável pela correção gramatical do texto. Portanto, será obrigatório apresentar uma declaração assinada pela pessoa responsável pela revisão, indicando seu nome completo, número de identidade, e-mail e o título do texto corrigido. S
ugerimos que esta declaração seja assinada pelo Gov.br

h. Prazo para envio:
A data limite para enviar o texto completo é até 12 de outubro. Este prazo não será prorrogado.

i. Documentação obrigatória:
Os seguintes documentos devem ser enviados em um único e-mail para o endereço repamfeh@gmail.com (arquivos enviados em e-mails separados, não serão incluídos na publicação)

  • O texto corrigido em word.
  • A declaração de correção gramatical, assinada.
  • A declaração de coautoria (quando for o caso) assinada.

Este mesmo e-mail será usado para esclarecer qualquer outra dúvida que possa surgir.

j. Cumprimento dos requisitos:
Só serão incluídos no livro digital os textos que atenderem rigorosamente TODOS os requisitos apresentados neste informe.

***********************
ATENCIÓN

En el marco de la colaboración institucional con la Editorial de la Universidad Federal de Maranhão (EdUFMA), se está gestionando la publicación de las ponencias presentadas en los Grupos de Trabajo (GT) del III Congreso Internacional de REPAMFEH en formato de libro electrónico.

A continuación, se detallan las disposiciones y normas obligatorias para quienes deseen participar en esta publicación:

1. Carácter opcional de la publicación

La publicación en formato electrónico no es obligatoria. Las personas cuyas ponencias hayan sido aprobadas podrán presentarlas en el congreso sin necesidad de publicarlas.

2. Requisitos para la publicación

Las comunicaciones solo podrán publicarse en forma de capítulo si reflejan temas relacionados con la enseñanza de la Historia (o Ciencias Sociales). Quienes opten por publicar deberán cumplir rigurosamente con las siguientes normas editoriales:

a. Extensión y coautoría:
El manuscrito deberá tener una extensión de 7 a 10 páginas. Se permite la coautoría de hasta dos personas.

b. Formato del texto:
El documento debe estar redactado en Times New Roman, tamaño 12, con interlineado de 1,5 y justificado.

c. Estructura obligatoria:
El texto debe contener los siguientes apartados:

  • Título (en negrita, sin mayúsculas y centrado)
  • Nombre del autor/a (debajo del título, alineado a la derecha  - y con el nombre de la institución entre paréntesis) 
  • Introducción
  • Procedimientos metodológicos
  • Discusión de los datos o problematización del tema
  • Conclusiones
  • Referencias bibliográficas

d. Citas textuales extensas:
Las citas de más de tres líneas deberán presentarse con sangría de 4 cm a la izquierda, en fuente tamaño 10, interlineado sencillo, sin cursiva ni comillas.

Si la cita original incluye cursiva o comillas, debe añadirse la indicación “Destacado del original” luego del número de página.

e. Para la citación emplee las siguientes formas:

  • Citas directas: (Apellido, año, p. xx). Ejemplo: (Araújo, 2021, p. 15).
  • Citas indirectas: (Apellido, año). Ejemplo: (Araújo, 2021).

Para la sección de referencias emplee las siguientes formas:

-        Libro:

Cavalcanti, E. V., Ibagón Martín, N. J., Souza Araújo, R. I., & Rodríguez Ávila, S. P. (Eds.). (2024). Ensino de história e formação docente na região Panamazônica: panorama de pesquisa, diálogos e reflexões = Enseñanza de la historia y formación docente en la región Panamazónica: panorama de investigación, diálogos y reflexiones. EDUFMA. https://www.edufma.ufma.br/wp-content/uploads/woocommerce_uploads/2024/03/Colet%C3%A2nea-Ensino-de-Hist%C3%B3ria-3-4-2024-e-book.pdf

-        Capítulo de libro

Pinos Montenegro, J. (2024). Desafios do ensino de História: O caso dos livros didáticos do Equador. En E. V. Cavalcanti, N. J. Ibagón Martín, R. I. Souza Araújo & S. P. Rodríguez Ávila (Eds.), Ensino de história e formação docente na região Panamazônica: panorama de pesquisa, diálogos e reflexões = Enseñanza de la historia y formación docente en la región Panamazónica: panorama de investigación, diálogos y reflexiones (pp. 125–245). EDUFMA. https://www.edufma.ufma.br/wp-content/uploads/woocommerce_uploads/2024/03/Colet%C3%A2nea-Ensino-de-Hist%C3%B3ria-3-4-2024-e-book.pdf

           - Artículo

Cavalcanti, E. V. (2023). Historia, memoria y enseñanza de la Historia: entre usos y abusos. Revista de Ciencias Humanas y Sociales de La Universidad Científica Del Sur. v. 15, p. 1-23. 2023. https://doi.org/10.21142/DES-1501-2023-0009

-        Para sitios web

Cultura, Gobierno de España. (2025). PARES. Recuperado el 31 de julio de 2025, disponible en: https://pares.cultura.gob.es/inicio.html

 f. Declaración de tutoría:

En el caso de textos en coautoría presentados por estudiantes de grado o posgrado, se deberá adjuntar una declaración firmada por el tutor o tutora, otorgando su consentimiento para la publicación e indicando su nombre completo.

g. Revisión gramatical:
Cada autor/a será responsable de la corrección gramatical del texto. Por tanto, será obligatorio presentar una declaración firmada por la persona responsable de la revisión, indicando su nombre completo, número de identificación, correo electrónico y el título del texto corregido.

h. Plazo de entrega:
La fecha límite para el envío de los materiales es el 12 de octubreEste plazo no se prorrogará.

i. Documentación requerida:
Los siguientes documentos deben enviarse en un solo correo electrónico a la dirección repamfeh@gmail.com (los archivos enviados en correos electrónicos separados no se incluirán en la publicación).

  • El texto corregido.
  • La declaración de corrección gramatical.
  • La declaración de coautoría (en caso de ser aplicable).

Este mismo correo está disponible para resolver cualquier consulta adicional.

j. Cumplimiento de requisitos:
Solo se incluirán en el libro electrónico los textos que cumplan con todos los requisitos anteriormente detallados.

Editores/organizadores responsáveis: 

Erinaldo Cavalcanti (REPAMFEH/UFPA) e Raimundo Inácio (REPAMFEH/UFMA)

Auditório Setorial Básico I

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}