O I Colóquio do PROFMAT-UFRRJ foi
realizado em 23 de novembro de 2018. Contou com a presença de discentes e
egressos do PROFMAT-UFRRJ, de professores do programa, de professores
convidados, além de licenciandos em Matemática da UFRRJ e de professores de Matemática
de escolas de Seropédica e de regiões vizinhas. Foram realizadas várias
palestras por egressos do programa, além de uma mesa-redonda com
professoras convidadas.
Nesta perspectiva, o II Colóquio
PROFMAT-UFRRJ realizado no dia 20 de outubro de 2023. Apresentou também uma
programação envolvendo uma Mesa Redonda, comunicações orais, pôsteres e
oficinas. Os anais do evento foram disponibilizados no site oficial do evento.
O III Colóquio do PROFMAT-UFRRJ vem para consolidar
como evento bianual promovido pelo Colegiado do PROFMAT-UFRRJ. Este novo evento
preserva o formato de sua versão anterior com uma programação envolvendo uma
seção de comunicações orais, uma seção de pôsteres e oficinas temáticas; bem
como uma mesa redonda com um tema da atualidade.
Sobre o PROFMAT
O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) é um programa de pós-graduação stricto sensu com a finalidade de capacitar professores de Matemática atuantes na Educação Básica. Sua criação foi uma resposta à necessidade de aprimorar a formação desses profissionais, refletindo diretamente na melhoria do ensino de Matemática no Brasil.
O PROFMAT foi proposto em 2010 pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sendo iniciado oficialmente em 2011. A concepção do programa em rede nacional permitiu que diversas instituições de ensino superior públicas em todo o país se unissem para oferecer o curso, padronizando a qualidade e o currículo, mas adaptando-se às realidades regionais.
A atuação do programa junto ao Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) começou em abril de 2011 quando UFRRJ aderindo já na primeira chamada para ingressar no programa em rede nacional. No início com apenas cinco professores para uma turma de 20 alunos com seus primeiros egressos em 2013. Atualmente, o programa possui mais de 100 egressos e 14 docentes com uma entrada anual de cerca de 18 discentes.
O PROFMAT representa um esforço conjunto da comunidade acadêmica e de órgãos de fomento à pesquisa e educação para valorizar e qualificar o professor de Matemática, impactando positivamente a qualidade da educação no Brasil.
Essa linha tem como objetivo
garantir uma compreensão sólida dos conceitos matemáticos essenciais para o
ensino de Matemática da Educação Básica. Ela busca promover a relevância da
Matemática no cotidiano e em futuras carreiras, proporcionando uma base para
estudos posteriores em campos relacionados. Essa linha abrange a integração dos
conceitos matemáticos da Educação Básica, concepção e utilização de tecnologias
(softwares, aplicativos, recursos online, dentre outros), tornando o
aprendizado da Matemática mais envolvente e prático.
Formação de Professores de
Matemática da Educação Básica
As pesquisas realizadas nessa
linha focam na preparação e capacitação dos Professores de Matemática da
Educação Básica. Esse processo de formação visa dotar esses profissionais com
os conhecimentos matemáticos sólidos, necessários para desempenharem com excelência
o papel de ensinar Matemática. Envolve o estudo aprofundado da Matemática, bem
como a compreensão das necessidades e desafios dos alunos para enfrentarem
desafios acadêmicos e cotidianos que requerem competência matemática, enquanto
estabelece uma base sólida para futuros estudos e aplicações em diversas áreas
da vida e carreira. Além disso, essa linha busca promover a atualização
constante e o desenvolvimento profissional contínuo, para que os Professores de
Matemática da Educação Básica estejam preparados para enfrentar as demandas em
constante evolução da sala de aula e contribuir para o crescimento acadêmico de
seus alunos.
Divulgação e Popularização da
Matemática da Educação Básica
Essa linha de pesquisa se
concentra na divulgação científica, com foco na Matemática, e em seu impacto no
aprendizado e interesse na área. Ela explora tópicos como a comunicação
científica na internet e sua relação com a tecnologia digital, a criação de Laboratórios
de Matemática nas Escolas, e como visitas guiadas a museus e institutos de
pesquisas científicas relacionadas à Matemática influenciam no interesse pela
área. O objetivo é tornar a Matemática mais acessível para alunos do Ensino
Fundamental e Médio. Para isso, incentiva a participação em competições
matemáticas, como as olimpíadas, que estimulam o pensamento crítico e o
raciocínio lógico. Além disso, busca popularizar a Matemática por meio de
eventos, exposições, workshops e recursos digitais, tornando os conceitos
matemáticos mais aplicáveis ao cotidiano.
Todos os autores e autoras do mesmo texto deverão estar inscritos no III Colóquio do PROFMAT-UFRRJ.
A submissão será realizada exclusivamente na página do evento, mediante login e senha cadastrados pelo participante no momento da inscrição, devendo seguir as orientações para envio das propostas de trabalhos.
Serão aceitos no máximo 3 (três) trabalhos por participante, seja como autor ou coautor e no máximo três autores por trabalho.
O(s) autor(es) devem obrigatoriamente utilizar o template disponível para submeter o seu trabalho.
Os trabalhos poderão ser submetidos apenas em português no formato docx.
Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Pareceristas do III Colóquio do PROFMAT-UFRRJ.
É prerrogativa da Comissão Científica deslocar de modalidade os trabalhos que não atenderem às características para os quais originalmente foram enviados e cumprirem mais adequadamente outra modalidade de proposta.
Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas detalhadas nos Templates.
Muita atenção no momento de anexar o texto: o arquivo a ser submetido não deve ser superior a 10Mb; é necessário anexar apenas uma versão cega e uma identificada.
Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados no evento, e apenas os trabalhos que forem apresentados por um dos autores constarão nos Anais do III Colóquio do PROFMAT-UFRRJ.
Após submeter o arquivo, os autores poderão acompanhar os resultados pelo site do evento.
Sessão de Pôsteres
Os pôsteres devem indicar as áreas temáticas correspondentes às linhas de pesquisa do PROFMAT. Para submeter uma proposta de poster, é necessário submeter uma versão cega e outra identificada do resumo expandido conforme o Template disponível no site do evento.
O número mínimo/máximo de páginas, incluindo referências: entre 1 e 2 páginas. Serão considerados para a seção Poster tanto pesquisa concluídas quanto resultados de pesquisas em andamento.
Um dos autores deve estar presente durante toda a sessão.
As comunicações orais devem indicar as áreas temáticas correspondentes às linhas de pesquisa do PROFMAT. Para submeter um artigo, é necessário submeter uma versão cega e outra identificada do artigo conforme o Template disponível no site do evento.
O número mínimo/máximo de páginas, incluindo referências: entre 8 e 12 páginas. Serão considerados para a seção de Comunicação Científica os textos que tratam de pesquisas concluídas dos tipos: estudo empírico, bibliográfica, documental, revisão de literatura, ensaio teórico etc.
As comunicações orais deverão ter a duração de 15 minutos com 5 minutos para perguntas.
As oficinas devem indicar as áreas temáticas correspondentes às linhas de pesquisa do PROFMAT, com um número mínimo de pré-requisitos.
O projeto da oficina deve incluir: 1) Título da Oficina; 2) Resumo; e 3) Descrição detalhada: objetivos, público-alvo, proposta e bibliografia. Para submeter uma proposta de oficina, é necessário submeter uma versão cega e outra identificada da oficina conforme o Template disponível no site do evento.
Número mínimo/máximo de páginas, incluindo referências: entre 6 e 8 páginas. Serão considerados para a seção Oficina somente a proposta de atividades de cunho prático.