Como parte das atividades do Museu Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro, os colóquios de pesquisa são fundamentais para a difusão dos assuntos pertinentes envolvendo a instituição. O III Colóquio de pesquisa tem como tema “Os acervos do museu em perspectiva” e é parte das atividades propostas na 23ª Semana Nacional de Museus cuja temática “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação” convida:
"a refletir sobre o futuro dessas instituições em um mundo em rápida transformação. Ao valorizar o patrimônio imaterial, abraçar a juventude e incorporar novas tecnologias, os museus podem se reinventar como espaços dinâmicos, inclusivos e transformadores. Nesse processo, eles preservam o passado, inspiram o presente e constroem um futuro mais sustentável e conectado com as comunidades."
Para o encontro, o foco será nas perspectivas históricas e artísticas sobre os acervos do museu. Com isso, a composição dos palestrantes é a seguinte:
MEDIAÇÃO
Profa. Dra. Lobélia da Silva Faceira (PPGMS/ Escola de Serviço Social – UNIRIO)
ASPECTOS HISTÓRICOS
- Pedro Henrique Leal Cardoso e demais pesquisadores - Laboratório de História e Memória da Psicologia – Clio-Psyché (UERJ);
- Valéria Bernini Peron – Programa de Pós-Graduação em Memória Social (UNIRIO);
ASPECTOS ARTÍSTICOS
- Matheus Morani e Izabela Pucu – curadores da exposição “Os avessos do avesso da liberdade” / Solar dos Abacaxis;
- Matheus Simões – Curador da exposição “Apreensões”/ Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST).