O III Ciclo de Estudos do GEPETS será dedicado à análise dos movimentos sociais e das pedagogias críticas no campo da saúde. Em 2024, tivemos a oportunidade de participar de intensos debates nas Conferências de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Durante a Conferência Nacional, realizada em dezembro, o GEPETS elaborou uma moção solicitando à Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) a criação de um grupo de trabalho para revisar os fundamentos da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e das Diretrizes Curriculares Nacionais para graduação, pós-graduação e ensino técnico. Atualmente, essas diretrizes são fortemente influenciadas pela chamada Pedagogia das Competências.
Esse modelo pedagógico, impulsionado por diretrizes de organismos internacionais, tem sido amplamente criticado por sua vinculação às orientações neoliberais. Essas abordagens não dialogam com um projeto sanitário comprometido com a emancipação humana e a redução das desigualdades sociais. A Pedagogia das Competências, o conceito de “aprender a aprender” e as metodologias ativas, influenciadas pelo escolanovismo e amplamente promovidas em nível internacional, tornam-se hegemônicas nos espaços educacionais e acadêmicos. Muitas vezes, sua adoção ocorre não apenas sob a justificativa da inovação, mas também devido à força ideológica que sustenta sua disseminação.
Como contraponto, traremos para o debate a Pedagogia Histórico-Crítica, desenvolvida por Dermeval Saviani a partir de referenciais marxistas. Embora ainda pouco explorada no campo da saúde, essa abordagem se alinha aos princípios da saúde coletiva e à concepção da determinação social da saúde.
Uma novidade deste ciclo será a discussão sobre Competência Estrutural em Saúde, uma abordagem surgida nos Estados Unidos como alternativa à Competência Cultural. Essa perspectiva propõe a formação de profissionais considerando os processos estruturais envolvidos no processo saúde-doença. Podemos enxergá-la como uma competência crítica? Seria possível estabelecer um diálogo entre essa abordagem e a concepção marxista da determinação social da saúde?
Além dessas discussões, revisitaremos as bases do movimento da Reforma Sanitária Brasileira e suas contradições. Quais foram os impactos da Estratégia Democrático-Popular no SUS, na saúde coletiva e nos processos pedagógicos? Como essa trajetória influenciou a formação de profissionais e a formulação de políticas públicas?
Por fim, reconhecemos que a saúde coletiva brasileira também sofre influências das correntes pós-modernas e suas contradições. Diante disso, o GEPETS propõe, neste ciclo, a retomada do marxismo no debate sobre educação, trabalho e saúde, resgatando as bases que fundaram a saúde coletiva brasileira e a medicina social latino-americana.
Programação Completa
Primeiro Encontro: 08/04
Convidado: André Dantas (Fiocruz)
Tema: Do Socialismo à Democracia: Dilemas da Classe Trabalhadora no Brasil Recente e o Lugar da Reforma Sanitária Brasileira
Leituras indicadas:
• Tese: Do Socialismo à Democracia: Dilemas da Classe Trabalhadora no Brasil Recente e o Lugar da Reforma Sanitária Brasileira
• Artigo: Saúde, luta de classes e o ‘fantasma’ da Reforma Sanitária Brasileira: apontamentos para sua história e crítica
Segundo Encontro: 28/04
Convidad@s: Nathânia Santiago Vaz (UFU/Prefeitura de Uberlândia) e Lucas Uback (UNIFESP/USCS/São Camilo)
Tema: Pedagogia das Competências e Metodologias Ativas na Saúde: Contradições a partir de uma Análise Marxista
Leituras indicadas:
1. TCC: As metodologias ativas na formação do profissional de saúde: uma análise crítica à luz do materialismo histórico-dialético
2. Artigo: Crítica ao currículo baseado em competências para Medicina de Família e Comunidade desde a pedagogia histórico-crítica
Terceiro Encontro: 13/05
Convidado: Leonardo Andrade (IFGO)
Tema: Pedagogia Histórico-Crítica x Pedagogia das Competências: Embates
Leituras indicadas:
1. Livro: A fábrica da educação: Da especialização taylorista à flexibilização toyotista – capítulos 5, 6, 7 e 8
2. Livro: Críticas ao fetichismo da individualidade – capítulo 2 (p. 47 a 56)
3. Artigo: Acumulação Flexível e o aprender a aprender: repercussões dos interesses neoliberais sobre a educação
Quarto Encontro: 03/06/2025
Convidados: Michael Harvey (Brown University School of Public Health) e Leonardo Carnut (USP)
Tema: Competência Estrutural em Saúde: Um Diálogo com a Determinação Social da Saúde
Leituras indicadas:
1. Artigo: Structural competency, Latin American social medicine, and collective health: Exploring shared lessons through the work of Jaime Breilh
2. Artigo: Marx era um determinista? ‘Determinantes’ versus ‘determinação’ e uma resposta ao campo da saúde coletiva sem pedido de desculpas
Participe!
O III Ciclo de Estudos do GEPETS contará com a participação de convidados nacionais e internacionais. Não perca a oportunidade de aprofundar esse debate essencial para a educação, o trabalho e a saúde no Brasil!
IMPORTANTE: Para receber a certificação é necessário participar de no mínimo 3 dos 4 encontros