O "Ciclo de Estudos da Libras: experiências e possibilidades", é um evento bienal idealizado, organizado e gerido por Moreno Libras, empresa maranhense que tem como objetivo a difusão, o ensino, a tradução e a interpretação da Libras e a promoção de acessibilidade de pessoas surdas na sociedade.
Em nosso evento, abordamos quatro grandes eixos transversais que conversamos entre si e conseguimos maiores compreensões e entendimentos sobre a pessoa surda, sua cultura e a Língua Brasileira de Sinais. Os temas são: Ensino de Libras, Linguística da Libras, Estudos da Tradução e da Interpretação de Línguas de Sinais e Arte e Cultura Surda.
Além disso, o Ciclo surge como um momento que visa proporcionar formação continuada, atualização, aperfeiçoamento e difusão da Libras através de palestras propostas nas mesas que compõem o evento como um todo.
Em nossa primeira edição, em 2020, contamos com oito palestras isoladas, distribuídas em dois meses de encontros ao vivo em nosso canal do Youtube. Neste ano, alcançamos mais de cem inscritos de todo o Brasil. Em 2022, contamos com dezasseis palestrantes distribuídos ao longo de quatro mesas que, são divididas em momentos de fala e, posteriormente, interação com os participantes. Na segunda edição, o evento ocorreu em um fim de semana, de manhã e à tarde, e contou com mais de trinta inscritos de todo o país. Neste ano, em sua terceira edição, o Ciclo ganha uma nova roupagem e será realizado ao longo de uma semana, de segunda a sábado, com mesas-redondas e palestras isoladas, que serão 100% virtuais e poderão ser acessadas por pessoas de qualquer lugar do mundo.
Desejamos, com o Ciclo, promover um espaço formativo e de desenvolvimento de estudos e de novas perspectivas relacionadas à Libras e ao povo surdo. Através dele, discutiram frutíferas e que ampliaram as pesquisas na área serão postas à mesa, para surdos e ouvintes, em um evento 100% em Libras.
Atenção: o pagamento da taxa para emissão do certificado NÃO GARANTE a emissão do documento. É necessário preencher a frequência e cumprir, pelo menos, 75% das atividades (4 dias) para a obtenção do documento.