II Fórum Nacional de Patrimônio Arquitetônico Industrial

II Fórum Nacional de Patrimônio Arquitetônico Industrial

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Evento online

II Simpósio Brasileiro de Biogeografia

Terça-Feira, 27 de Fevereiro de 2024

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho de 2024

Salvador, BA

V CIHPN

Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Brasília, DF

Ayla Schafer - Tour Brasil - São Paulo - 21/12

Quinta-Feira, 21 de Dezembro

São Paulo, SP

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Apresentação

2º FÓRUM NACIONAL PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO INDUSTRIAL (2023)

Estamos dando continuidade às discussões de duas tipologias patrimoniais relativamente recentes e que necessitam de uma maior atenção na contemporaneidade: o patrimônio moderno e o industrial. O objetivo é realizar a interlocução entre a modernidade e a produção industrial que trabalhou com novos materiais, sistemas construtivos, obras arquitetônicas que marcaram esse momento, e que necessitam constantemente serem lembradas, pois, infelizmente, passam por constantes descaracterizações, ou mesmo, demolições, por ainda não serem devidamente reconhecidas enquanto bens com valor patrimonial por grande parte da sociedade.

Anualmente, temos realizado os encontros que denominamos Fóruns, reunindo pesquisadores, especialistas na área, que atuam procurando salvaguardar esse acervo, seja através de investigações científicas, ou em suas respectivas práticas profissionais.

Dessa forma, nosso 2º FÓRUM NACIONAL DE PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO INDUSTRIAL, contará com palestras, mesas de debates, compostas pelos colegas das mais distintas regiões brasileiras, que realizarão conexões dos saberes, expondo os resultados de seus olhares, sobre como vem sendo tratado esse rico acervo moderno industrial.

Na abertura de nosso evento foi convidada a professora Dra. Manoela Rufinoni, uma referência na área de patrimônio arquitetônico industrial que nos falará sobre a relação entre modernidade e indústrias, para na sequência termos a mesa 1, que enfocará questões pertinentes à experiências de pré-fabricação em concreto na UnB; a arquitetura de sistemas produzida pelo arquiteto pernambucano Armando de Holanda para os seus projetos industriais, e discussões sobre a tecnologia dos sistemas construtivos e industriais presentes nos edifícios modernos de Belém do Pará.

Dando continuidade aos trabalhos, teremos uma segunda mesa, voltada para o tema de pesquisas sobre o patrimônio industrial arquitetônico, na qual, os professores e pesquisadores da Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul estarão presentes, apresentando os resultados de suas ações patrimoniais na área.

Fechando a programação de nosso encontro, traremos à tona, um tema muito pertinente, que trata sobre as relações existentes entre o design moderno e a industrialização: os azulejos, cobogós e mosaicos serão pautas das discussões, observando as relações existentes entre o design de superfície e a arquitetura moderna, com pesquisas desenvolvidas na UFCG, UFMG e na UFRGS.

O patrimônio tecnológico construtivo será enfocado, com estudos resultantes sobre o azulejo moderno, importante elemento construtivo do design de superfície presente em muitas obras da modernidade; e completando a mesa, serão trazidos estudos sobre o cobogó, outro elemento construtivo que marcou a produção moderna nordestina brasileira, mas também, que foi posteriormente adotado em grande parte de edificações brasileiras, com diferentes designs, procurando resolver os problemas de controle de iluminação e ventilação.

E para encerrar as discussões traremos o relato de um designer e doutorando da UFRGS que relatará a saga de duas fábricas brasileiras de mosaicos (ladrilhos hidráulicos), uma no nordeste e outra no sul do país - que vêm resgatando, não apenas a materialidade construtiva desse elemento pré-fabricado, mas também, o processo industrial de sua execução, e que esteve presente em nossa produção arquitetônica, mas que, durante décadas foi sendo substituído por novos materiais de revestimento, tendo sido fechadas várias fábricas.

Dessa forma, o patrimônio imaterial industrial sempre estará presente nas discussões, pois a proposta do Fórum, também é salvaguardar as técnicas, os desenhos, os produtos, os profissionais, as obras que formam o arcabouço do acervo do patrimônio moderno industrial.

Todos estão convidados a participar de nossas discussões e desde já, sejam todos bem-vindos ao nosso Fórum!

Alcilia Afonso
Organizadora do 2º Fórum Nacional de Patrimônio Arquitetônico Industrial

 

Inscrições

Membros filiados Docomomo Brasil ou Ticcih Brasil possuem descontos em suas respectivas categorias, mediante comprovação

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

Serão emitidos certificados de atividades complementares extracurriculares, bem como serão disponibilizadas as gravações do evento aos inscritos

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Comissão Organizadora

COORDENAÇÃO
Profa. Dra. Alcília Afonso (UFCG/PPGH) - Coord. Docomomo Brasil

APOIO INSTITUCIONAL
Prof. Dr. Eduardo Romero (UNESP) - Presid. Ticcih Brasil

APOIO TÉCNICO
Mestrando. Ivanilson Pereira (FAU USP) - Secretário Executivo Docomomo Brasil
Mestrando. Lucas Jales (PPGAU UFPB) - Docojovem
Mestrando. Matheus Simões (MDU UFPE) - Docojovem


REALIZAÇÃO/APOIO

 


VINCULAÇÃO INSTITUCIONAL:

           

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}