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O II Encontro do Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro
(FEARJ) acontecerá no dia 27 de novembro de 2019, na Universidade Federal do
Rio de Janeiro, no Auditório Pedro Calmon e terá como temática: Alfabetização
e Diversidades nos modos de aprender e de ensinar.
Nesta edição, o evento contará com quatro eixos temáticos:
I – Políticas Públicas de Alfabetização;
II – Currículo e Avaliação da Aprendizagem na Alfabetização;
III – Formação Inicial e Continuada do Professor Alfabetizador;
IV – Diversidades, Alfabetização e Inclusão.
Nosso objetivo é acolher trabalhos dos
professores alfabetizadores, de pesquisadores no campo da alfabetização, de
professores que atuam na formação inicial e continuada dos alfabetizadores,
oportunizando relatos de experiências e comunicações de pesquisa. Os trabalhos
deverão ser estruturados como Resumo Expandido, sendo possível a cada inscrito submeter 1 (um) resumo para
o evento como 1º autor e até 2 (dois) como coautor, no período de 19 de
outubro a 04 de novembro de 2019. Cada resumo expandido não deverá exceder o
limite de três autores.
Neste
Encontro, entendemos como comunicação de pesquisas acadêmicas trabalhos
concluídos ou em andamento oriundos de Pesquisas no Cotidiano Escolar, Trabalhos
de Conclusão de Curso (TCC) de Graduação e Pós-graduação, assim como
Dissertações e Teses cujas temáticas dialogam com os quatro eixos: I -
Políticas Públicas de Alfabetização; II - Currículo e Avaliação da Aprendizagem na Alfabetização;
III - Formação Inicial e Continuada do Professor Alfabetizador; IV - Diversidades,
Alfabetização e Inclusão.
As pesquisas do Cotidiano Escolar, poderão ser submetidos desde que
descrevam e analisem atividades pedagógicas desenvolvidas na Alfabetização em
diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, assim como na Formação de
Professores Alfabetizadores, nos curso de Graduação e Pós-graduação, em acordo
com a temática do II Encontro: Alfabetização e Diversidades nos modos de
aprender e de ensinar.
8h/9h - Credenciamento
9h/10h:30min - Painel de Abertura
I – Políticas Públicas de Alfabetização;
II – Currículo e Avaliação da Aprendizagem na Alfabetização.
10h:30min/12h - Apresentações
I – Políticas Públicas de Alfabetização;
II – Currículo e Avaliação da Aprendizagem na Alfabetização.
12h/13h30min - Almoço
13h:30min/15h - Apresentações
III – Formação Inicial e Continuada do Professor Alfabetizador;
IV – Diversidades,
Alfabetização e Inclusão.
15h/16h30min - Painel de Encerramento
III – Formação Inicial e Continuada do Professor Alfabetizador;
IV – Diversidades, Alfabetização e Inclusão.
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ESPECIFICAÇÕES:
·
Extensão de 3 (três) a 5 (cinco)
laudas incluindo as referências.
·
Página tamanho A4 com margens
superior e esquerda iguais a 3cm e margens inferior e direita iguais a 2cm.
·
Texto justificado, com espaçamento
1,5 cm entre linhas, Fonte Times New Roman tamanho 12.
·
Arquivo .doc ou .docx (Word).
ESTRUTURA:
1) Título (em negrito, letra maiúscula e centralizado, com espaço
simples, fonte Times New Roman tamanho 14).
2) Nome do(s) autor(es), instituição e email (após uma linha do título, alinhado
à direita, fonte tamanho 12).
3) Eixo temático (especificar um dos quatro eixos temáticos
para inserção do trabalho, fonte tamanho 12, alinhado à esquerda).
4) Resumo simples, de até 150 palavras, num parágrafo único,
justificado, espaço simples, fonte tamanho 12, com breves e concretas informações sobre objetivos, métodos e
contribuições do estudo/pesquisa/experiência, Logo abaixo, devem ser incluídas as palavras-chave, no
mínimo três e no máximo cinco, expressões relacionadas ao tema do trabalho,
separadas por ponto e vírgula [;].
5) Corpo do texto:
Introdução: deve ser breve, justificar de forma clara o problema
pesquisado/estudado ou a atividade pedagógica realizada, indicar o embasamento
teórico e os objetivos do trabalho realizado;
Desenvolvimento: deve indicar os percursos e os procedimentos metodológicos utilizados
na pesquisa/estudo/experiência relatada; deve conter os dados obtidos, em
diálogo com os estudos teóricos que fundamentam a pesquisa/estudo/atividade,
indicando sua relevância e contribuições para o campo da alfabetização. Em caso
de citações, verificar normas da ABNT (acessar AQUI). Nesta parte deve
concentrar-se a maior parte do texto;
Considerações Finais – esta parte deverá ser elaborada com base nos objetivos e
nos resultados da pesquisa/estudo/relato de experiência;
Referências – deverão ser listadas apenas as referências citadas no resumo
expandido, em ordem alfabética e de acordo com as normas da ABNT (acessar AQUI).
SOBRE A SUBMISSÃO
Os trabalhos devem ser anexados na plataforma com as seguintes especificações: NOMEAÇÃO DO ARQUIVO: Título do trabalho e indicação do eixo temático. Exemplo: Avaliacao_e_a_alfabetizacao_ET2
Para anexar o arquivo no sistema, serão solicitados dois envios. O primeiro, para assegurar a integridade da avaliação, NÃO deverá revelar a identidade dos autores, coautores, orientadores e afins, garantindo assim a integridade e imparcialidade do processo de avaliação. Caso haja qualquer forma de identificação o trabalho será recusado.
O segundo arquivo a ser anexado deverá conter o resumo expandido com o cabeçalho sugerido no modelo, com a identificação de todos os autores.
Os trabalhos devem ser enviados
entre 19/10/2019 e 04/11/2019. Os mesmos serão analisados de
acordo com as regras explicitadas neste documento pela comissão científica, que
é composta pelos membros do colegiado do Fórum Estadual de Alfabetização do Rio
de Janeiro. Os resultados deverão serão
disponibilizados na plataforma até o dia 19 de novembro de 2019.
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Os trabalhos aprovados serão
apresentados no II Encontro do Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de
Janeiro (FEARJ), a ser realizado no dia 27 de novembro de 2019, na Universidade
Federal do Rio de Janeiro, no Auditório Pedro Calmon, com início 8:00
(credenciamento) e término previsto para 17:00 (após o painel de encerramento).
Os participantes com trabalhos aprovados deverão participar de todo o evento, preferencialmente, pois as apresentações acontecerão ao longo do dia, de acordo com a programação a ser divulgada. As apresentações terão a duração de até 10 minutos, no formato pôster virtual.
Para apresentação no II Encontro do FEARJ, o pôster virtual deverá ser elaborado
em Power Point com um Slide para apresentação em projetor multimídia, a ser
disponibilizado pela organização do evento, não sendo necessário a confecção de
banner. Solicitamos que o arquivo seja salvo em formato PDF e encaminhado para e-mail do FEARJ (fearj.secretaria@gmail.com).
Importante: a comissão científica poderá realocar o trabalho aprovado em um
diferente eixo caso considere necessário e conveniente. Neste caso, o
participante será previamente comunicado por email sobre esta realocação