O II Encontro Brasileiro sobre a Teoria da Objetivação (TO) tem como cerne a reunião da comunidade acadêmica interessada em discutir, ampliar e divulgar os conhecimentos científicos acerca da temática proposta. É um evento de âmbito nacional que agrega diferentes grupos de pesquisa nacionais e estrangeiros. Com a temática "Pesquisa, ensino e conexões de saberes", a segunda edição está centrada em discutir e socializar os avanços e desafios das pesquisas com TO em suas diferentes abordagens, aspirando não apenas os fundamentos de dimensão teórica, mas as aplicações dessa teoria para práticas pedagógicas contemporâneas, plurais, democráticas, críticas e inovadoras. Nesse sentido, a programação foi pensada com o objetivo de fomentar reflexões e discussões que perpassem as seguintes temáticas articuladas com a TO: Formação de professores, Processo de ensino-aprendizagem, Tecnologias Digitais, Diversidades socioculturais, História e cultura. Além das conferências e mesas redondas, há três modalidades de atividades para os participantes: minicurso, pôster e comunicação científica. O evento atende também aspectos relevantes vinculados ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), como: (i) o fortalecimento das pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação stricto sensu envolvidos no evento, (ii) produção e divulgação de conhecimento científico por meio de publicações dos principais trabalhos do evento, (iii) a formação de pesquisadores, professores de diversos níveis e modalidades de escolarização, assim como estudantes de graduação, mestrado e doutorado, de diferentes regiões do país, (iii) o processo de internacionalização por meio da cooperação acadêmica com professores e pesquisadores estrangeiros, (iv) o estabelecimento de parcerias interinstitucionais, com pesquisadores membros da Rede Internacional de Colaboração Acadêmica em Teoria da Objetivação (RICTO). Esta é a primeira vez que o evento acontecerá na região Norte do Brasil, em Belém do Pará.
Histórico de Eventos Anteriores
Nos últimos anos, a Teoria
da Objetivação (TO) tem conquistado espaço nos campos de pesquisas da Educação
Matemática e do Ensino das Ciências. No âmbito nacional, é perceptível a
consolidação das produções da TO, a nível de iniciação científica, mestrado e
doutorado, nos grupos de pesquisa de diversos estados brasileiros, como: Contar
- Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática e Língua Portuguesa (UFPA/UFRN),
Matemática e Cultura (UFRN), Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de
Ciências (UFMS), Grupo Al-Jabr de Pesquisa em História, Epistemologia e
Didática da Álgebra (UFRPE), Grupo de Estudos e Pesquisa em Processos
Educativos e Perspectiva Histórico Cultural (UNIFESP) e Pesquisas em Formação
de Professores (UTFPR). O crescente interesse pela pesquisa em TO acarretou a
criação da Rede Internacional de Colaboração Acadêmica em Teoria da Objetivação
(RICTO - https://ricto.com.br/), cujos comitês científico e consultivo são
constituídos por pesquisadores do Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, México, Peru
e Venezuela. Dentre as ações propostas pela RICTO, destacam-se a realização
periódica do Colóquio Internacional em Teoria da Objetivação, sendo o último
evento realizado na modalidade virtual em dezembro de 2022, assim como o
Estágio de Pesquisa em Teoria da Objetivação, orientado pelo Prof. Dr. Luis
Radford, cuja última edição ocorreu na modalidade presencial em março de 2023,
na UFRN e a Escola de Altos Estudos sobre a TO realizada virtualmente, em 2025, sob a coordenação do Prof. Radford. Apesar da existência desse movimento coletivo internacional que propõe
ações sobre a TO, ainda não havia eventos específicos no Brasil que ampliassem a
sua divulgação e que a colocasse em diálogo com a comunidade acadêmica e o
público geral de educadores brasileiros.
Nesse contexto, no período
de 24 a 26 de abril 2024, foi realizado o I Encontro Brasileiro sobre a Teoria
da Objetivação (I EBTO), com a temática “Desafios e possibilidades para o
ensino-aprendizagem de ciências e matemática”. O evento, organizado
pelos integrantes do Grupo de Pesquisa Al Jabr em História, Epistemologia e
Didática da Álgebra, ocorreu
na cidade de Recife-Pe, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, com a finalidade de discutir os desafios e possibilidades para
o ensino-aprendizagem de ciências e matemática, aspirando não apenas os
fundamentos de dimensão teórica, mas as aplicações da teoria para práticas
pedagógicas contemporâneas, plurais, democráticas, críticas e inovadoras.
Sua realização contou com
a participação de pesquisadores da RICTO nas comissões científica e
organizadora do evento, entre outros professores convidados. A programação foi
pensada no intuito de que as reflexões e discussões perpassassem as seguintes
temáticas articuladas com a TO: Formação de professores, Processo de
ensino-aprendizagem, Tecnologias Digitais, Diversidades socioculturais,
Perspectiva histórica. Além das conferências e mesas redondas, contemplou três
modalidades de atividades: minicurso, pôster e comunicações científicas. O
evento contou com a participação de 165 inscritos das cinco regiões do Brasil e de países da América do Sul, como Colômbia e Chile.
A realização do I EBTO
contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do
Estado de Pernambuco (FACEPE),
da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do seu Programa
de Pós-Graduação em Educação
Matemática
e Tecnológica, da
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências a ela
vinculado, e da Editora
Universitária da UFRPE.