II Encontro Brasileiro sobre Teoria da Objetivação

II Encontro Brasileiro sobre Teoria da Objetivação

presencial Universidade Federal do Pará (UFPA) - Belém - Pará - Brasil

Sobre o evento

O II Encontro Brasileiro sobre a Teoria da Objetivação (TO) tem como cerne a reunião da comunidade acadêmica interessada em discutir, ampliar e divulgar os conhecimentos científicos acerca da temática proposta. É um evento de âmbito nacional que agrega diferentes grupos de pesquisa nacionais e estrangeiros. Com a temática "Pesquisa, ensino e conexões de saberes", a segunda edição está centrada em discutir e socializar os avanços e desafios das pesquisas com TO em suas diferentes abordagens, aspirando não apenas os fundamentos de dimensão teórica, mas as aplicações dessa teoria para práticas pedagógicas contemporâneas, plurais, democráticas, críticas e inovadoras. Nesse sentido, a programação foi pensada com o objetivo de fomentar reflexões e discussões que perpassem as seguintes temáticas articuladas com a TO: Formação de professores, Processo de ensino-aprendizagem, Tecnologias Digitais, Diversidades socioculturais, História e cultura. Além das conferências e mesas redondas, há três modalidades de atividades para os participantes: minicurso, pôster e comunicação científica. O evento atende também aspectos relevantes vinculados ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), como: (i) o fortalecimento das pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação stricto sensu envolvidos no evento, (ii) produção e divulgação de conhecimento científico por meio de publicações dos principais trabalhos do evento, (iii) a formação de pesquisadores, professores de diversos níveis e modalidades de escolarização, assim como estudantes de graduação, mestrado e doutorado, de diferentes regiões do país, (iii) o processo de internacionalização por meio da cooperação acadêmica com professores e pesquisadores estrangeiros, (iv) o estabelecimento de parcerias interinstitucionais, com pesquisadores membros da Rede Internacional de Colaboração Acadêmica em Teoria da Objetivação (RICTO). Esta é a primeira vez que o evento acontecerá na região Norte do Brasil, em Belém do Pará.

Histórico de Eventos Anteriores

Nos últimos anos, a Teoria da Objetivação (TO) tem conquistado espaço nos campos de pesquisas da Educação Matemática e do Ensino das Ciências. No âmbito nacional, é perceptível a consolidação das produções da TO, a nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, nos grupos de pesquisa de diversos estados brasileiros, como: Contar - Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática e Língua Portuguesa (UFPA/UFRN), Matemática e Cultura (UFRN), Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de Ciências (UFMS), Grupo Al-Jabr de Pesquisa em História, Epistemologia e Didática da Álgebra (UFRPE), Grupo de Estudos e Pesquisa em Processos Educativos e Perspectiva Histórico Cultural (UNIFESP) e Pesquisas em Formação de Professores (UTFPR). O crescente interesse pela pesquisa em TO acarretou a criação da Rede Internacional de Colaboração Acadêmica em Teoria da Objetivação (RICTO - https://ricto.com.br/), cujos comitês científico e consultivo são constituídos por pesquisadores do Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela. Dentre as ações propostas pela RICTO, destacam-se a realização periódica do Colóquio Internacional em Teoria da Objetivação, sendo o último evento realizado na modalidade virtual em dezembro de 2022, assim como o Estágio de Pesquisa em Teoria da Objetivação, orientado pelo Prof. Dr. Luis Radford, cuja última edição ocorreu na modalidade presencial em março de 2023, na UFRN e a Escola de Altos Estudos sobre a TO realizada virtualmente, em 2025, sob a coordenação do Prof. Radford. Apesar da existência desse movimento coletivo internacional que propõe ações sobre a TO, ainda não havia eventos específicos no Brasil que ampliassem a sua divulgação e que a colocasse em diálogo com a comunidade acadêmica e o público geral de educadores brasileiros.

Nesse contexto, no período de 24 a 26 de abril 2024, foi realizado o I Encontro Brasileiro sobre a Teoria da Objetivação (I EBTO), com a temática “Desafios e possibilidades para o ensino-aprendizagem de ciências e matemática”. O evento, organizado pelos integrantes do Grupo de Pesquisa Al Jabr em História, Epistemologia e Didática da Álgebra, ocorreu na cidade de Recife-Pe, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, com a finalidade de discutir os desafios e possibilidades para o ensino-aprendizagem de ciências e matemática, aspirando não apenas os fundamentos de dimensão teórica, mas as aplicações da teoria para práticas pedagógicas contemporâneas, plurais, democráticas, críticas e inovadoras.

Sua realização contou com a participação de pesquisadores da RICTO nas comissões científica e organizadora do evento, entre outros professores convidados. A programação foi pensada no intuito de que as reflexões e discussões perpassassem as seguintes temáticas articuladas com a TO: Formação de professores, Processo de ensino-aprendizagem, Tecnologias Digitais, Diversidades socioculturais, Perspectiva histórica. Além das conferências e mesas redondas, contemplou três modalidades de atividades: minicurso, pôster e comunicações científicas. O evento contou com a participação de 165 inscritos das cinco regiões do Brasil e de países da América do Sul, como Colômbia e Chile.

A realização do I EBTO contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do seu Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências a ela vinculado, e da Editora Universitária da UFRPE. 

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Cronograma

Cronograma II EBTO
Categoria Evento Período
Inscrição Inscrição – primeiro período 01/09/2025 a 19/01/2026
Inscrição – segundo período 20/01/2026 a 16/03/2026
Minicursos Submissão de propostas para minicursos 01/09/2025 a 19/01/2026
Avaliação das propostas para minicursos 02/09/2025 a 13/02/2026
Divulgação dos minicursos aprovados Até 27/02/2026
Período de correção dos minicursos e envio das versões finalizadas até 27/02/2026
Divulgação dos trabalhos aceitos Até 28/02/2026
Inscrição nos minicursos 27/02/2026 a 10/03/2026
Comunicações Orais e Pôsteres Submissão de trabalhos para apresentação – comunicação oral e pôster 01/09/2025 a 19/01/2026
Avaliação dos trabalhos 02/09/2025 a 13/02/2026
Divulgação dos trabalhos aprovados, aprovados com correção ou reprovados Até 20/02/2026
Período de correção dos trabalhos e envio das versões finalizadas até 27/02/2026
Divulgação dos trabalhos aceitos Até 28/02/2026
Divulgação da programação geral 28/03/2026
Divulgação dos horários e locais das apresentações 28/03/2026
Credenciamento e cerimônia de abertura do II EBTO 25/03/2026
Período de realização do II EBTO 25/03/2026 a 27/03/2026

Submissão de Trabalhos

Categorias de Trabalho

As categorias de trabalho aceitas para submissão no II Encontro Brasileiro sobre a Teoria da Objetivação são:

Eixos Temáticos

Os trabalhos podem ser vinculados a um dos seguintes eixos temáticos:

  • Formação de professores
  • Processo de ensino-aprendizagem
  • Tecnologias Digitais
  • Diversidades socioculturais
  • História e cultura

Orientações Gerais

Todos os trabalhos devem seguir os modelos disponibilizados e serem enviados via plataforma Even3 dentro do prazo estabelecido. As orientações são:

  • O período de submissão de trabalhos será, impreterivelmente, de 01/09/2025 a 19/01/2026.
  • O trabalho deve ser proposto por no máximo três (3) autores, e destes, pelo menos um deve ter o título de doutor. Todos devem estar inscritos no evento.
  • Cada participante poderá submeter até dois (2) trabalhos como primeiro autor, desde que sejam de categorias diferentes (ex: um minicurso e uma comunicação científica).
  • Não há número máximo de trabalhos na condição de coautor.
  • As atividades dos minicursos terão duração de 4 horas, com intervalo de 30 minutos.
  • As comunicações científicas terão duração de 20 minutos cada.
  • As apresentações de pôsteres terão duração mínima de 30 minutos e a dinâmica de apresentação ocorrerá de acordo com a circulação dos participantes pelos painéis.
  • Os tempos das apresentações podem sofrer alterações após a divulgação do número de trabalhos aprovados.
  • A submissão deve ser feita pelo primeiro autor do trabalho, com textos redigidos conforme o template e salvos em extensão “.doc” ou “.docx”.

Avaliação dos Trabalhos

Todas as propostas de trabalho serão submetidas à avaliação pelos membros da Comissão Científica do evento. Como critérios de avaliação, destacam-se:

  • Relevância e pertinência do trabalho para o evento;
  • Objetivos consistentes;
  • Clareza, consistência e rigor na argumentação do trabalho;
  • Coerência textual e atendimento às normas cultas da Língua Portuguesa;
  • Em caso de minicurso, viabilidade de desenvolvimento da proposta.

O parecer final do trabalho poderá ser: aprovado; aprovado com correções; não aprovado.

Informações complementares

  • As propostas aprovadas serão publicadas nos anais do evento.
  • Ficará a cargo dos autores os gastos com impressão dos pôsteres, que devem seguir o modelo disponibilizado no template.
  • Os materiais para desenvolvimento do minicurso (texto impressos, canetas, régua ou outro) ficarão a cargo do ministrante. O evento disponibilizará apenas datashow para projeção de slides.
  • A organização do evento não custeará passagens ou hospedagens para os apresentadores de trabalho.

Comissões

Comissão Nacional

Comissão Local

Claudianny Amorim Noronha - UFPA

Claudianny Amorim Noronha (Coordenação)

Iran Abreu Mendes - UFPA

Iran Abreu Mendes (Coordenação)

Jadilson Ramos de Almeida -UFRPE

Pedro Franco de Sá - UEPA

Shirley Takeco Gobara - UFMS

Orlando Nobre Bezerra de Souza – UFPA

Vanessa Dias Moretti - UNIFESP

Jadilson Ramos de Almeida UFRPE

Luanna Priscila da Silva Gomes - UFRN

Shirley Takeco Gobara - UFMS

Jaqueline Santos Vargas Placa - UFGD

Vanessa Dias Moretti - UNIFESP

 

Carlos Aldemir Farias Da Silva - UFPA

 

Luanna Priscila da Silva Gomes - UFRN

 

Ana Patrícia Moreira Santiago - UFRN – SEEC-RN

 

Leide Maria Leão Lopes - UFAM

 

Luciana Lopes Xavier – UFRN – SEEC-RN

Secretaria

Jaqueline Santos Vargas Placa - UFGD

Ediana Lima Gonçalves - UFPA  

Luis Andres Castillo Bracho - UFNT

 

Ediana Lima Gonçalves - UFPA

 

Mayara Larrys Gomes de Assis Nogueira – Museu Emílio Goeldi

 

Lilian Cristina Barata Pereira Nascimento - UFPA

 

Mateus Jadson de Oliveira – UFRN

 

Pedro Lucas Olinto Moura – UFRN

 

Glaucianny Amorim Noronha - UNAMA

Iza Helena Travassos Ferraz de Araújo - UFPA

 



Comitê Científico


 

Aline da Silva Lima - UEPA

 

Ângelo Gustavo Mendes Costa - UFERSA

 

Bernadete Barbosa Morey - UFRN

 

Carlos Aldemir Farias da Silva - UFPA

 

Claudianny Amorim Noronha - UFPA

 

Cristiane do Socorro dos Santos Nery - UNIFAP

 

Dirce Cristiane Camilotti – SEDUC-MS

 

Edney Araujo Lima - UFRPE

 

Francisco Ronald Feitosa Moraes – URCA

 

Frederico Ayres de Oliveira Neto - UFMT

 

Giovanni Paulo Ventura Costa - UNIFAP

 

Iraji de Oliveira Romeiro – Seduc-SP

 

Glaucianny Amorim Noronha - UNAMA

 

Iran Abreu Mendes - UFPA

 

Isaias Miranda Viramontes – IPM/México

 

Iza Helena Travassos Ferraz de Araújo - UFPA

 

Jadilson Ramos de Almeida- UFRPE

 

Jaqueline Santos Vargas Placa - UFGD

 

João Max Damasceno Ferreira - UFRN - SEEC-PA

 

Juan Luis Prieto-González – ULAGOS - CHILE

 

Juliana Martins - UFRPE

 

Leide Maria Leão Lopes - UFAM

 

Luanna Priscila da Silva Gomes - UFRN

 

Luciana Lopes Xavier - UFRN

 

Ludmila Wanderley Martins - UFRPE

 

Luis Andres Castillo Bracho - UFNT

 

Matheus Souza de Almeida - UNESP

 

Mayara Larrys Gomes de Assis Nogueira - Museu Emílio Goeldi

Neliane Mota Rabelo - UFOPA

Orlando Nobre Bezerra - UFPA

 

Pedro Franco de Sá - UEPA

 

Regina de Lima Silva - UFRPE

 

Rodolfo Vergel Causado – UDFJC/Colombia

 

Severino Carlos Gomes - IFRN

 

Shirley Takeco Gobara - UFMS

 

Silene Cerdeira Silvino da Silva - URCA

 

Telma Cristina Guerreiro Pinto Barroso - UFPA

 

Valdenize Lopes do Nascimento - UFERSA

 

Vanessa Dias Moretti - UNIFESP

 

Local do Evento

Apoio

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}