II CONFERÊNCIA DE PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

II CONFERÊNCIA DE PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

II CONFERÊNCIA DE PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

"Conhecimento científico e tecnológico para uma sociedade democrática e cidadã"


Bem vindos a II Conferência cujo tema é "Conhecimento científico e tecnológico para uma sociedade democrática e cidadã", este momento se constitui em um importante marco para a realização deste evento, que representa um constante desafio de criação e de disposição para o desenvolvimento do conhecimento científico. 

As nossas circunstâncias materiais e comunicativas que prevalecem nesta pandemia do COVID nos obrigam a alterar de forma rápida e intensa todo o nosso planejamento de uma atividade que acreditamos ser fundamental para o efeito formativo da conferencia. 

Assim que para sustentar esta Conferência estamos historicamente nos moldando aos desafios da tecnologia que fazem a mediação específica neste momento de nosso tempo e espaço de convivência e dos limites e possibilidades de nossas aprendizagens coletivamente forjadas.  Mas, neste  momento não podemos nos desconectar do legado histórico da obra de Lev Vygotsky, autor que considerou a inserção de artefatos culturais nas ações humanas, autor que foi um revolucionário de seu tempo e que ainda permanece a nos indicar um caminho para a solução dos problemas contemporâneos.

 

 Lev Vygotsky



" A dependência de conceitos científicos de conceitos espontâneos e sua influência neles se originam da única relação que existe entre o conceito científico e seu objeto(..) essa relação é caracterizada pelo fato de que é mediada através de outros conceitos. Consequentemente em sua relação com o objeto, o conceito científico inclui uma relação com um outro conceito, isto é, inclui o elemento mais básico de um sistema de conceitos". 

LEV VYGOTSKY ( 1987c.p.192)


A segunda versão da Conferência, a ser realizada em um momento pandêmico, relembra a importância das Obras Escogidas de Lev Vygotsky, um dos maiores psicólogos do século XX, que nos contemplam com a abordagem da Psicologia Histórico-Cultural. 

Cabe destacar a relevância de seus achados para as diferentes atividades humanas de produção do conhecimento científico e tecnológico, influenciando diretamente em áreas como educação, saúde, trabalho e vida social. A ampla fundamentação teórica e metodológica de Vygotsky é atualmente um referencial para avançar na compreensão do conceito de subjetividade, bem como na Teoria da Atividade, da qual o campo CTS necessita como aporte para o desenvolvimento de suas pesquisas. A importância desse autor e seus construtos teóricos, metodológicos, filosóficos e epistemológicos em diferentes disciplinas do saber traz ao campo CTS uma grande contribuição nos estudos e pesquisas que envolvem a subjetividade como definição ontológica.

A II Conferência contará com a presença de eminentes pesquisadores internacionais tanto do campo do desenvolvimento humano como do campo da Ciência Tecnologia e Sociedade. 

A democracia e cidadania são conquistas recentes em nossa realidade histórico-cultural e demandam a necessidade de seu fortalecimento de redes de colaboração e aprendizagem coletiva, para a ampliação do debate cientifico. O compromisso democrático está na raiz do campo dos Estudos Ciência Tecnologia e Sociedade (ECTS), compreendendo a necessidade de intensificar relações dialógicas e transformadoras entre o desenvolvimento tecnocientífico e as demandas sociais, culturais e educacionais. 

A participação da Teoria Histórico-Cultural desenvolvida por Lev Vigotski e sua relação com a Ciência, Tecnologia e a Sociedade contribuem para a construção de um conhecimento profundo sobre as relações intersubjetivas que se dão nos espaços formativos da educação humana. Desse modo, é preciso problematizar a participação efetiva dos atores sociais envolvidos na produção e reprodução do saber e fazer no contexto da pandemia. Assim, a pluralidade de uma teoria crítica da sociedade moderna deve enfatizar o impacto dos aspectos contextuais históricos e culturais da tecnologia sobre os seus saberes. A tecnologia não é apenas o controle racional da natureza, mas o seu desenvolvimento e utilização do que se constitui como sabedoria e conhecimento social. Nesse sentido devemos incorporar a interdisciplinaridade das novas ciências às reformulações teóricas, a fim de construir uma ampla rede de relações de aprendizagens colaborativas que possam ser efetivas na construção de uma sociedade mais democrática e justa. Por isso, nosso tema é “conhecimento científico e tecnológico para uma sociedade democrática e cidadã”.


Coloque já na sua agenda para garantir a sua participação, será dias 11, 12 e 13 de novembro de 2020.


II CONFERÊNCIA DE PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE "Conhecimento científico e tecnológico para uma sociedade democrática e cidadã"

ULTIMAS VAGAS

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Ainda temos vagas para participar com direito a certificados

Prezados alunos

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Contribuição para os profissionais envolvidos no evento

 A Conferência, a ser realizada no Brasil, tem um caráter de internacionalização da informação, envolvendo a Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Educação da UFPR; o Mestrado em Psicologia da UFPR, o programa de Mestrado e Doutorado em Tecnologia e Sociedade do PPGTE da UTFPR, bem como demais programas de Mestrado e Doutorado da Universidad Autônoma de Barcelona e Universidade Nacional de La Laguna, Universidade de Santiago de Cuba, e demais instituições nacionais e internacionais que venham a ser beneficiados pela realização do mesmo.

A Conferência reunirá cerca de 300 pessoas em cada um dos três dias do evento, envolvendo desde o grupo estruturante e mais 600 alunos dos cursos pós-graduação, professores e orientadores, que participação direta e indiretamente na construção deste projeto. Contemplamos a base institucional da interdisciplinaridade na análise dos trabalhos de pesquisas que serão submetidos, bem como nas mesas redondas e conferências.

As áreas temáticas relacionadas ao tema central: “conhecimento científico e tecnológico para uma sociedade democrática e cidadã” envolvem:

1.    Educação, tecnologia e trabalho: Mediante a crescente demanda de desenvolvimento tecnológico e sua aplicação em âmbitos educacionais e do mundo do trabalho, a produção de conhecimento com vistas à promoção de uma sociedade democrática e cidadã exige abordagens interdisciplinares. A perspectiva Histórico Cultural pode subsidiar na reflexão sobre os limites e as potencialidades da aplicação dos construtos epistemológicos, teóricos e metodológicos comprometidos com uma sociedade mais justa.

2.    Ciência e tecnologia e a educação: Com a pandemia, o Atual momento histórico destaca a importância de oportunizar espaços que promovam análises críticas em relação aos recursos que a Ciência e a Tecnologia proporcionam à Educação e à vida social. Através da perspectiva Histórico cultural, as pesquisas e práticas apresentadas buscam problematizar sobre os meios de legitimação do ensino e os impactos na vida cotidiana.

3.    Perspectivas educacionais: Os desafios às interações sociais lançados pela sociedade capitalista intensificam a necessidade de pensar relações dialógicas e transformadoras entre o desenvolvimento tecnocientífico e as demandas educacionais. A assunção da vivência da diversidade como um respeito à constituição da subjetividade, na abordagem histórico-cultural, resulta em práticas que promovam uma sociedade mais inclusiva, em busca da equidade como índice de humanização.

4.    Cidade, cultura e formação humana: Diferentes atividades humanas de produção do conhecimento científico e tecnológico influenciam diretamente os modos de vida em sociedade. A organização da urbe representa a eleição das referências sociais de interação entre o espaço e as pessoas, tanto como resultado dos significados e sentidos nutridos em sociedade, como gerando novas formas de relações com a cultura. Em defesa de uma cidade que garanta o desenvolvimento humano, respeitando a diversidade de necessidades e, ao mesmo tempo, garantindo condições de vida mais dignas e igualitárias a todos e todas, pesquisas e intervenções orientadas pela Psicologia histórico Cultural são impulsionadas.

5.    Cultura, educação e arte: Em um momento histórico em que a humanidade enfrenta crises contundentes de valorização da vida, evidenciam-se as produções que permitem ressignificar a existência e garantir o respiro diante das violências. A cultura, a educação e a arte têm servido à sociedade como meios de dar sentido, de esperançar e de até superar os obstáculos ao desenvolvimento humano. E na abordagem histórico cultural, a educação e a arte têm sido ferramentas essenciais à humanização da vida.

6.    Mediações e tecnologias: A discussão sobre as Práticas e as Produções teóricas de cunho Histórico Cultural, que tomam como eixo central a interdisciplinaridade, permite visibilizar a correlação entre o desenvolvimento de tecnologias e sua mediação sobre as apropriações culturais que possibilitam mudanças sociais. A promoção de reflexões críticas a respeito da constituição histórica de sentidos e significados mostra-se como alternativa à mobilização da vida em sociedade com vistas a uma sociedade mais democrática e cidadã.

7.    Saúde e bem-estar social: Há íntima relação entre as condicionalidades de vida e a saúde, considerando esta enquanto busca de um estado de bem-estar que depende essencialmente da qualidade das interações sociais. A Psicologia histórico cultural oferece fundamentos para se pensar na promoção de práxis que se oriente ao desenvolvimento de vidas mais saudáveis, contextualizadas na necessidade de avaliação das determinações sociais que incidem sobre o processo saúde-doença. Uma sociedade mais democrática e justa prima pelo bem-estar social de todos e todas.

 

O evento visa abrir novas perspectivas para compreender a prática da pesquisa e intervenção fundamentadas na Teoria Histórico-Cultural em Vygotsky sua relação com o campo CTS (Campo das Ciências, Tecnologia e Sociedade). Do mesmo modo, as contribuições da Epistemologia da Subjetividade de González Rey podem permear as categorias estruturantes desta conferência. Além disso, o evento promove visibilidade internacional às pesquisas realizadas no Brasil e agrega valor aos resultados das pesquisas de Mestrado e Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da UTFPR, para a continuidade do processo de desenvolvimento científico e da formação de uma rede colaborativa de pesquisadores internacionais.

O presente projeto consolida a parceria entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, na pessoa da Profa. Dra. Maria Sara de Lima Dias, professora do Departamento de Estudos Sociais e Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE); Prof. Andrea Vieira Zanella da Universidade Federal de Santa Catarina, Professora Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Prof. Dra. Denise de Camargo, professora do Programa de Mestrado da Universidade Tuiuti do Paraná e Professora do Programa de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR); a Profa. Dra. Norma da Luz Ferrarini, Professora do Programa de Mestrado em Psicologia da UFPR; a Profa. Dra. Yára Lúcia Mazziotti Bulgacov Professora do Programa de Doutorado em Administração da Universidade Federal do Paraná; Doutorando da Universidad Nacional de La Plata Argentina, Prof. Dr. Pedro Moreira Neto, professor colaborador da UTFPR no projeto TUTOR e Uni Santa Cruz. A iniciativa se propõe a fortalecer o processo de pesquisa teórica, metodológica e prática nas atividades de extensão entre ambas as instituições; ao mesmo tempo, busca consolidar produções na área para os grupos de pesquisa do CNPQ aos quais os docentes se filiam.

Comissão Organizadora


Dra. Maria Sara de Lima Dias - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda Claudia Cobalchini- Universidade Federal do Paraná- PPGPSI

Doutoranda Paula Maria Ferreira de Faria-  Universidade Federal do Paraná- PPGE

Mestrando Lucas Paulatti Kassar -PPGTE Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Paula Caldas Brognoli - Graduanda em Administração- Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Thalisiê Correia - Integrante do Laboratório de Psicologia Histórico-Cultural da UFPR.


Comitê Científico

Revisão e parecer dos trabalhos submetidos às Áreas Temáticas da Conferência


    1. Dra. Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan- Universidade Federal do Parana
    2. Dr. Adjuto de Eudes Fabri- Universidade Cesumar
    3. Ma. Paula Maria Ferreira de Faria - Universidade Federal do Paraná
    4. Dra. Yara Lucia Mazziotti Bulgacov - Universidade Positivo
    5. Dr. Edival Sebastião 

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}