II COREM

II COREM

presencial UERN - Campus Universitário Central - Mossoró - Rio Grande do Norte - Brasil

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Evento online

IV SUSTENTARE e VII WIPIS

16 de Novembro de 2022

XVIII Brazilian Congress of Plant Physiology and I Ibero-latinoamerican Congress of Plant Biology

6 de Setembro de 2022
Porto Alegre
Evento online

IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM

5 de Dezembro de 2022

Congresso Psicologia e Verdade

27 de Agosto de 2022
São Paulo

ANAIS DO II COREM

Agradecemos a todos pela confiança e respeito. Segue o link para visualizar/baixar os ANAIS do II COREM.
ANAIS - II COREM

APRESENTAÇÃO

O II Congresso Regional de Ensino de Matemática é mais uma etapa na construção de um espaço de reflexão, ocasião em que avançaremos com o intuito de produzir indagações e esboçar processos para compreensão de elementos constituintes dessa área. Consequentemente uma oportunidade de desenvolver atividades extensivas à sala de aula, através minicursos, palestras, mesas redondas, o que contribui na formação profissional.

Agora em sua segunda edição temos o objetivo de continuar fomentando o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, além de promover o diálogo entre a comunidade acadêmica e a comunidade escolar, por meio da interação de diferentes linhas de pesquisa e da divulgação e valorização da produção científica. Nosso evento destina-se a alunos e professores das IES e da rede básica de ensino de Matemática e áreas afins da região. 

Esperamos consolidar este congresso como um momento de socialização acadêmica e crescimento científico, contribuindo de forma significativa na formação profissional oferecida pela nossa instituição, visando sempre a melhor atuação desses profissionais na sociedade e ainda fortalecendo os pilares que sustentam a Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. 

As contribuições tecnológicas ocorrerão através de feira de jogos tecnológicos, palestras sobre o tema de tecnologia no ensino de Matemática, além de minicursos que abordaram a utilização de softwares. Logo, alguns temas que serão discutidos em palestras, minicursos e nas feiras de jogos trazem inovações para o ensino de Matemática. Possibilitando aos participantes professores e futuros professores uma formação para se trabalhar com tecnologia e inovação em sala de aula através de todos esses recursos.


Informações sobre a sociedade ou associação científica e/ou tecnológica que promoverá o evento

O evento será promovido pelo Departamento de Matemática e Estatística da Faculdade de ciências exatas e naturais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte localizada no campus de Mossoró no Rio Grande do Norte.


Breve histórico das edições anteriores

O I Congresso Regional de Ensino de Matemática surgiu da ideia de dar continuidade à Jornada de Matemática da UERN, evento cuja terceira edição ocorreu em 2016. Porém, como tínhamos a proposta de ampliar o alcance do evento se tornou um evento regional, nos quais atingiram estados e municípios circunvizinhos. O COREM é um evento anual a ser realizado pelo Curso de Licenciatura em Matemática do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. 

Seu objetivo é congregar o universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática: professores da Educação Básica, professores de Ensino Superior e estudantes das licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, estudantes de pós-graduação e pesquisadores para realizar discussões sobre a Educação Matemática, seus fazeres múltiplos e complexos, novas tendências metodológicas e pesquisas que dão sustentação ao campo.

O I COREM foi realizado no período de 07 a 09 de novembro de 2018 teve aproximadamente 200 inscritos e ocorreu apenas com recursos das inscrições dos participantes.


Informações sobre público-alvo e participantes do evento

O público alvo do evento são alunos de graduação e pós-graduação de Matemática e áreas afins; professores da Educação Básica e do Ensino Superior e alunos da educação básica.

Inscrições

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Palestrantes

{{item.nome}}



SUBMISSÕES DE TRABALHOS

REGRAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

1. Leia atentamente os Eixos Temáticos para saber em qual o seu trabalho se enquadra. É possível que seu trabalho se enquadre em mais de um Eixo Temático. Entretanto, opte por apenas um.

2. Para submeter o trabalho é necessário que o(s) autor(es) e o(s) coautor(es) preencham a Ficha de inscrição e efetuem o Pagamento da Taxa.

3. Serão aceitos, no máximo, 03 (três) trabalhos por participante, seja como autor ou coautor. 

4. O número máximo de autores/coautores por trabalho deverá ser de 04 (quatro).

5. Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Científica do II COREM que analisará os trabalhos submetidos utilizando, para tal, de Critérios de Avaliação bem estabelecidos.

6. É prerrogativa da Comissão Científica deslocar de modalidade os trabalhos que não atenderem às características para os quais originalmente foram enviados e cumprirem mais adequadamente as de outra modalidade de proposta.

7. Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas estabelecidas.

8. O autor deverá enviar por e-mail (corem2uern@gmail.com) dois arquivos: um identificado e um não identificado.

Todos os eixos serão enviados para o e-mail: corem2uern@gmail.com

O e-mail informando o aceite ou reprovação do trabalho será enviado para o e-mail utilizado para submissão. 

Em caso de aprovação do trabalho, o autor receberá um e-mail informando o aceite.

9. Serão aceitos trabalhos nas modalidades de Comunicação Científica (artigo completo), Pôster (resumo expandido) e Minicurso (resumo simples).

10. Quando submeter o trabalho identificar o eixo temático.

CRONOGRAMA:

 

DATA DA SUBMISSÃO DE POSTÊRS E COMUNICAÇÃO ORAL: 04/11/2019

DATA DA SUBMISSÃO DE MINICURSOS: 18/10/2019

 

Eixos Temáticos – Comunicações Científicas, Pôsteres e Minicursos

Eixo 1 – Educação Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 

Eixo 2 – Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.


Eixo 3 – Educação Matemática no Ensino Superior.


Eixo 4 – História da Matemática e Cultura.


Eixo 5 – Novas Tecnologias.


Eixo 6 – Educação Matemática e Ensino à Distância.


Eixo 7 – Processos Cognitivos e Psicologia da Educação Matemática.


Eixo 8 – Recursos Didáticos e Avaliação em Matemática.

Eixo 9 – Modelagem e Educação Matemática.


Eixo 10 – Formação de Professores e o Ensino de Matemática.


Eixo 11 – Filosofia da Educação Matemática.

  

Normas de Pôster

RESUMO EXPANDIDO

Pôster: pesquisas concluídas ou em andamento

Em todo o arquivo utilizar fonte Times New Roman
TÍTULO: fonte negrito, tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado. Deixar 01 linha em branco. Inserir, em nota de rodapé, tamanho 11, quando o artigo for resultado de projeto de pesquisa, ensino ou extensão ou quando houver financiamento para indicar o órgão de fomento.

Autores, coautores e vínculo: inserir o nome completo do autor, dos coautores e do orientador (quando for o caso) (Um por linha) apenas as iniciais em maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail de autores e coautores em nota de rodapé, tamanho 11. Deixar 01 linha em branco. 

Resumo Expandido: deverá conter no mínimo 4 e no máximo 6 páginas, texto justificado, regular, fonte tamanho 12, utilizando formato A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm, com espaçamento simples entre linhas, sintetizando o referencial teórico, o objeto de estudo, a metodologia, os resultados e as considerações finais. Não deverá utilizar tabelas, gráficos, fotos ou qualquer outro formato de imagem ou de fórmulas (se necessário, as mesmas podem ser descritas por extenso).
Palavras-chave: adicionar entre três e cinco, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. Deixar 01 linha em branco.
Referências: apresentar apenas as referências utilizadas no resumo expandido.
Agradecimentos: De caráter opcional.
Formato: o arquivo deverá ser anexado no formato PDF, com tamanho máximo de 2MB. O uso do papel timbrado da edição atual do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.

Atenção:
Resumos expandidos que apresentam resultados de pesquisa de pós-graduação stricto-sensu (mestrado ou doutorado) devem ser escritos em coautoria com o professor orientador.

As notas explicativas devem estar apresentadas em notas de rodapé, atendendo ao estritamente indispensável, inseridas automaticamente, tamanho 11.

As referências, com todos os dados da obra citada, devem seguir as normas atuais e em vigor da ABNT.

Para destaques no texto, preferir sublinhado (caso seja efetuado em citações, indicar que os grifos são do autor). Não deve ser utilizado o recurso de caixa alta / letras maiúsculas.

Para termos estrangeiros, utilizar itálicotítulo de livros e título de periódicos devem estar em itálicolinks da internet devem ser citados conforme normas em vigor da ABNT.

Sinalizar, sempre que for pertinente, a aprovação da pesquisa em comitês de ética e/ou equivalentes.
Enviar artigos na norma culta da língua portuguesa, já devidamente revisados.
As tabelas, gráficos, fotos ou qualquer outro formato de imagem ou de fórmulas poderão ser apresentadas na elaboração do banner para apresentação durante o evento.
Atentar para o direito de uso de imagens utilizadas apenas no banner para apresentação, sinalizando autoria, fonte, data e, quando necessária, a autorização para o uso.

 

Normas da Comunicação Oral

ARTIGO COMPLETO

Comunicação Oral: apenas pesquisas concluídas

Em todo o arquivo utilizar fonte Times New Roman

TÍTULO: fonte negrito, tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado. Deixar 01 linha em branco. Inserir, em nota de rodapé, tamanho 11, quando o artigo for resultado de projeto de pesquisa, ensino ou extensão ou quando houver financiamento para indicar o órgão de fomento.

Autores, coautores e vínculo: inserir o nome completo do autor, dos coautores e do orientador (quando for o caso) (Um por linha) apenas as iniciais em maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail de autores e coautores em nota de rodapé. Deixar 01 linha em branco. 

Resumo: um único parágrafo de 100 a 250 palavras, justificado, regular, tamanho 11, espaçamento simples sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos, citações ou destaques de qualquer natureza. Nele devem constar: a síntese do trabalho o referencial teórico-metodológico e os principais resultados. 

Palavras-chave: adicionar entre três e cinco, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. Deixar 01 linha em branco.

Artigo: deverá conter no mínimo 08 e no máximo 10 páginas, tamanho 12, utilizando formato A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm, parágrafo 1,25 cm, com espaçamento entre linhas 1,5 cm, contendo Introdução (justificativa implícita e objetivos), MetodologiaResultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Considerações FinaisAgradecimentos (opcional) e Referências de acordo com a ABNT.
Formato: o arquivo deverá ser anexado no formato PDF, com tamanho máximo de 2MB. O uso do papel timbrado da edição atual do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.

Atenção:
Artigos que apresentam resultados de pesquisa de pós-graduação stricto-sensu (mestrado ou doutorado) devem ser escritos em coautoria com o professor orientador.

As notas explicativas devem estar apresentadas em notas de rodapé, atendendo ao estritamente indispensável, inseridas automaticamente, tamanho 11.

As referências, com todos os dados da obra citada, devem seguir as normas atuais e em vigor da ABNT.

Para destaques no texto, preferir sublinhado (caso seja efetuado em citações, indicar que os grifos são do autor). Não deve ser utilizado o recurso de caixa alta / letras maiúsculas.

Para termos estrangeiros, utilizar itálicotítulo de livros e título de periódicos devem estar em itálicolinks da internet devem ser citados conforme normas em vigor da ABNT.

Sinalizar, sempre que for pertinente, a aprovação da pesquisa em comitês de ética e/ou equivalentes.
Atentar para o direito de uso de imagens utilizadas no pôster, sinalizando autoria, fonte, data e, quando necessária, a autorização para o uso.
Enviar artigos na norma culta da língua portuguesa, já devidamente revisados.

 

NORMAS DE MINICURSO

 

TÍTULO: fonte negrito, tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado. Deixar 01 linha em branco. Inserir, em nota de rodapé, tamanho 11, quando o artigo for resultado de projeto de pesquisa, ensino ou extensão ou quando houver financiamento para indicar o órgão de fomento.

Autores, coautores e vínculo: inserir o nome completo do autor, dos coautores e do orientador (quando for o caso) (Um por linha) apenas as iniciais em maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail de autores e coautores em nota de rodapé. Deixar 01 linha em branco. 

RESUMO:

O resumo deverá ser um texto corrido e conter no máximo 2100 caracteres com espaçamento, digitado em Word para Windows (2010 ou inferior), em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, alinhamento e justificado. Utilizar no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, separadas por ponto. O resumo deve conter introdução, objetivos, metodologia do minicurso e resultados esperados.

 

As referências, com todos os dados da obra citada, devem seguir as normas atuais e em vigor da ABNT.


MODELOS:

MODELO_NORMAS_POSTER

MODELO_NORMAS_COMUNICAÇÃO

MODELO_NORMAS_MINICURSO

MODELO DE PÔSTER


Local do Evento

{{areaSiteEvento.titulo}}

{{areaSiteEvento.subtitulo}}

{{viewModel.evento.dataInicio}} {{viewModel.evento.dataFim}}
{{viewModel.evento.local}}
{{'Label_ObterDirecoes' | translate}}

ALOJAMENTO

Segue o LINK para preenchimento do formulário para solicitar vaga no alojamento.


Formulário

SOLICITAÇÕES DEFERIDAS

PROGRAMAÇÃO

 

PRIMEIRO DIA

04/12/2019

 

SEGUNDO DIA

QUINTA FEIRA

05/12/2019

 

TERCEIRO DIA – SEXTA FEIRA

06/12/2019

Manhã

8:00 às 12:00 

Credenciamento

Laboratório de Matemática - FANAT

8:00 às 12:00

Exposição de jogos matemáticos e tecnológicos para alunos da Educação Básica

MATEMÁGICO - Daniel Carlos Fernandes de Queiroz

Local: Corredores da FANAT

8:00 às 12:00

Minicurso 6: Cálculo e Gráficos com o GeoGebra

Local: Laboratório de Informática FANAT

Minicurso 7: UMA CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS NATURAIS USANDO OS  AXIOMAS DE ZERMELO-FRAENKEL

Local: Sala 1 FANAT

Minicurso 8: A GEOMETRIA FRACTAL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A  EDUCAÇÃO BÁSICA

Local: Sala 2 FANAT

Minicurso 9: MODELAGEM MATEMÁTICA: DA TEORIA À PRÁTICA

Local: Sala 3 FANAT

Minicurso 10: UM POUCO DE CRIPTOGRAFIA RSA

Local: Auditório FAFIC

Tarde

 13:00 às 14:00

Matemágico - Daniel Carlos Fernandes de Queiroz

14:00 às 14:30

Abertura

15:00 às 16:00

Palestra: A Matemática e o Mundo que nos cerca

Prof. Dr. João Luzeilton de Oliveira - UECE

16:00 ás 17:30

Mesa redonda: As contribuições e importância das Mulheres na Matemática

Dr. Mariana de Brito Maia – UFERSA

Kissia Carvalho - IFPB

Ma. Samilly Alexandre de Souza - UERN

Ma. Angélica de Freitas Alves - UERN

Local: Auditório - UFERSA

 

 13:30 às 15:15 Exposição de Pôsteres

Local: Corredores da FANAT

15:30 às 17:30

Mesa redonda: A Matemática no contexto interdisciplinar

Ma. Monique Rafaela Monteiro Marinho

Dr. Francisco das Chagas de Lima Junior – UERN

Dr. Walter Martins Rodrigues - UFERSA

Local: Auditório FASSO

13:30 às 15:00 Palestra

Palestra: Educação Matemática e Tecnologia

Me. Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz

Diretor SBEM RN – UFERSA

Diretor instituto GeoGebra do RN

Local: Auditório FAFIC

15:00 às 17:00 - Grupo de Discussão: A Resistência Democrática no Ensino de Matemática: Debate sobre a Disciplina no Século XXI

Ma. Monique Rafaela Monteiro Marinho

Integrantes do CA de Matemática

 

Noite

19:00 às 22:00 Apresentação de Comunicação Científica

Local: Salas da FANAT

 

 

19:00 às 21:30 A definir

Minicurso 1: AL-KASHI E SUAS PROEZAS MATEMÁTICA

Local: Auditório PRODEP

Minicurso 2: ARITMÉTICA E ÁLGEBRA: UM CASAMENTO PERFEITO!

Local: Sala 1 FANAT

Minicurso 3: APRENDENDO A MANUSEAR A CALCULADORA CIENTÍFICA

Local: Sala 2 FANAT

Minicurso 4: CURIOSIDADES HISTÓRICAS DA MATEMÁTICA E DA ESTATÍSTICA

Local: Sala 3 FANAT

Minicurso 5: DOBRADURAS COM AS CÔNICAS: UMA ALTERNATIVA PARA O  ENSINO MÉDIO

 Local: Sala 4 FANAT

Palestra de encerramento: 19:00 horas

Palestrante: Dr. João Bosco Pitombeira - UFRJ

Tema: Arquimedes e o cálculo da área do setor parabólico. O que ele realmente fez.

Geralmente,  os livros   de cálculo informam erroneamente como Arquimedes calculou a área do setor parabólico, como motivação para a introdução da integral definida.  Nesta conferência, veremos como ele realmente  procedeu.


Local: Auditório da Fafic


Realização


Apoio


ANAIS O II COREM


Segue o link do drive com todos os anais do I COREM e II COREM


https://drive.google.com/drive/folders/1wZSnB0jxoijS-apAndk_k_rucqPRCWcr?usp=sharing



{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}