A pesquisa acadêmica requer,
diariamente, o desenvolvimento de atividades que devem ser planejadas no
intuito de cumprir prazos e atingir os objetivos desejados. Embora realizada
individualmente, ela carrega elementos que debatidas em grupos, alimenta a produção
do conhecimento e propaga saberes muitas vezes sob o ponto de vista do
pesquisador.
Na área da Educação Matemática,
diversos grupos de pesquisa molda o cenário atual, ocasionado desdobramentos de
estudos acadêmicos pautado em características específicas guiadas por seu líder
que, de forma bem planejada, consegue propagar produções além do esperado.
O Grupo de Pesquisa em Educação e
História da Matemática (GPEHM) sentiu a necessidade de criar um momento que
pudesse acompanhar e debater as atividades desenvolvidas pelos integrantes
bolsistas dos níveis de graduação, mestrado e doutorado para que sua formação
como pesquisador inicial perpasse as fronteiras acadêmicas e avance para a
humanização enquanto pessoa inserida na sociedade atual.
Dessa forma, a II Convenção de
Bolsistas do GPEHM surgiu com o objetivo de acompanhar e discutir as
atividades de pesquisa realizada pelos estudantes de graduação, mestrado e
doutorado que integram o Grupo de Pesquisa em Educação e História da
Matemática. É o momento de uma retrospectiva das atribuições desenvolvidas no
período de vigência da bolsa, direcionando a execução de projeto, a
participação em eventos, as publicações em periódicos, entre outros, refletindo
sobre o papel da pesquisa na visa acadêmica.
A dinâmica segue a partir de apresentações
curtas das pesquisas desenvolvidas por bolsistas de graduação, mestrado e
doutorado que integram o Grupo de Pesquisa em Educação e História da
Matemática, no qual é importante refletir sobre a execução projeto proposto
inicialmente, mostrando os pontos alcançados e os que não foi possível de
cumprir, mostrando caminhos para ultrapassar obstáculos encontrados. Também
apresentar as formações e produções acadêmicas derivadas no período da
realização do projeto.
Público-alvo: Bolsistas de graduação, mestrado e doutorado que integram o Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática.
Carga-horária: 4h/a