II Mostra Científica Estudantil da ABEn RJ - MCEABEn

II Mostra Científica Estudantil da ABEn RJ - MCEABEn

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

17ª JORNADA NORTE-NORDESTE DE CENTRO CIRÚRGICO E CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO E 2º CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE CENTRO CIRÚRGICO E CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO

Terça-Feira, 5 de Novembro

Fortaleza, CE

Hollo Afteverse

Domingo, 23 de Junho

São Paulo, SP

Evento online

Reeducação vesical em bexiga neurogênica pós trauma raquimedular

Terça-Feira, 18 de Junho

1º Congresso Multidisciplinar de Saúde e Bem-Estar

Quarta-Feira, 28 de Agosto

São Luís, MA

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

SOBRE O EVENTO

É com grande alegria que a Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Rio de Janeiro – ABEn RJ apresenta a realização da II Mostra Científica Estudantil, entre os dias 2 e 4 de dezembro de 2021.


Em tempos de crise sanitária, ética, institucional e política entendemos como fundamental o apoio ao movimento estudantil com a realização de um evento de caráter científico, cultural, social e político, que agregue estudantes de diferentes instituições de ensino na área da saúde, debatendo e disseminando saberes e práticas que contextualizem a Prospecção da Formação do Estudante em Enfermagem nos diversos cenários.


O evento possui abrangência estadual e visa o intercâmbio de ideias e o desenvolvimento da enfermagem em sua relação com as demais profissões da área da saúde, por meio de uma programação científica que motive os estudantes das áreas da saúde e em especial da enfermagem a se implicar com debates atuais que compõem os contextos da formação e das práticas em saúde.


Na defesa de uma educação que mobilize os estudantes da saúde a discutir questões políticas, sociais, culturais inerentes às práticas em saúde, consideramos fundamental a realização de um evento que ative o universo estudantil da saúde a se fortalecer, por meio de compartilhamento de saberes e experiências, com vistas a qualificar a formação e a prática futura profissional.


Comissão Executiva / MCEABEn

COMISSÃO EXECUTIVA

DIRETORIA DA ABEn RJ - Gestão 2020 - 2022

Presidente -  Maria Manuela Vila Nova Cardoso 

Vice-Presidente - Luiza Mara Correia

Secretário-Geral - Larissa Souza Silva

Diretora-Financeira - Ana Letícia Monteiro Gomes

Diretora de Educação em Enfermagem - Helen Campos Ferreira

Diretora do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais - Solange Gonçalves Belchior

Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa em Enfermagem - Renata Flávia Abreu da Silva

Diretora de Comunicação Social e Publicação - Mercedes de Oliveira Neto


COMITÊ ESTUDANTIL DA ABEn-RJ 

- Davi Milleli Silva

- Camila Santos Bomfim

- Renato Matos da Silva                      

- Rozana Neves Guimarães de Carvalho

- Carlos Freitas Lisboa


GRUPO DE TRABALHO DO COEST ABEn-RJ

- Vitória Rocha Pereira

- Haryel Ferreira da Silva Martins

- Maria Clara Pinagé

- Johnny Lima Brandão

- Vinicius Nogueira Alves de Souza

- Manuela de Sousa Machado

PROGRAMAÇÃO

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Anais do MCEABEn

Acesse AQUI o Anais  do Evento 

INSCRIÇÕES

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

MODALIDADES DE SUBMISSÕES

Leia atentamente as orientações dos organizadores!

A Comissão Executiva do II MCEABEn optou por disponibilizar duas formas de submissão de trabalhos, cuja escolha caberá aos autores a saber:

  1. Submissão sem Custo e sem Publicação - Nesta modalidade o resumo do trabalho poderá ser submetido gratuitamente e, se aprovado, será apresentado por um dos autores (relator) contudo não será publicado no Anais do Evento;
  2. Submissão com Custo e com Publicação - Nesta modalidade o resumo do trabalho será submetido ao custo de R$ 10,00 (cada resumo) e, se aprovado, poderá ser apresentado com garantia de publicação no Anais do Evento que será disponibilizado pela Even3 após 20 dias.
Optamos por disponibilizar aos autores a possibilidade de publicação de trabalhos para efeitos curriculares e informamos que o custo da publicação é exclusivo da plataforma, sem qualquer ônus ou bônus para a ABEn RJ e está dissociado da inscrição no evento.

SUBMISSÕES DE TRABALHOS SEM CUSTO

Caso opte por submeter o seu trabalho sem qualquer custo acesse AQUI o formulário específico de submissão (todas as categorias).

REGRAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

1. CATEGORIAS

 

As categorias de trabalhos para submissão no II MCEABEn são:

 

1.1. Relatos de Pesquisa: trabalhos originais que se orientam por uma pergunta ou hipótese, que têm um método científico explicitado e que descrevem os resultados criticamente em cotejo com a literatura. Nestes trabalhos, dentre os autores deverá constar um professor orientador.

 

1.2. Relatos de Experiência: trabalhos que relatam o objeto da experiência, o contexto no qual ocorreu, a descrição da execução (incluindo período de realização, local e sujeitos envolvidos, técnicas adotadas), análise crítica dos resultados, lições aprendidas e contribuições para a Enfermagem. Nesta categoria de trabalhos, serão aceitos relatos de experiências que foram desenvolvidas ou estão em curso. Essa categoria não se destina, portanto, à apresentação de resultados de pesquisas científicas.

 

1.3. Relatos de Revisão de Literatura: trabalhos que incluem o objeto da revisão, o período temporal, a descrição da execução (descritores, palavras chaves), as bases de dados e análise crítica dos resultados, com contribuições para a Enfermagem. Nesta categoria de trabalhos, serão aceitas revisões já desenvolvidas. Essa categoria não se destina, portanto, à apresentação de resultados de pesquisas preliminares e/ou parciais.

 

1.4. Tema Livre para Prêmio: trabalhos científicos referentes à temática específica e de acordo com normas estabelecidas nos REGULAMENTOS dos respectivos PRÊMIOS, que se encontram disponíveis para download ao lado nome de cada Prêmio.

 

  • PRÊMIO GEPESED: temática “Situações de Urgências, Emergências ou Desastres”, patrocinado pelo GEPESED/ EEAN/UFRJ; (Regulamento)
  • PRÊMIO LACUIDEN: temática “Cuidado”, patrocinado pelo LACUIDEN/EEAP/UNIRIO; (Regulamento)
  • PRÊMIO SaPESC:  temática “Saúde Coletiva”, patrocinado pelo SaPESC/FENF-UERJ; (Regulamento)
  • PRÊMIO WALTER FERNANDES: temática ‘Movimento Estudantil e Bandeiras da ENEENf, patrocinado pela Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem. (Regulamento)
  • PRÊMIO ANTONIO JOSÉ ZAIB (PRÊMIO SAÚDE É ARTE): melhor manifestação artística-cultural, patrocinado pelas Faculdades São José. (Regulamento)


Observações importantes:

  1. Os resumos dos trabalho concorrentes a Prêmio deverão ser apresentados na íntegra (3000 a 4000 palavras), exceto os trabalhos submetidos ao Prêmio Walter Fernandes e ao Prêmio Antônio José Zaib;
  2. Ao submeter um trabalho o relator e demais autores AUTORIZAM O TERMO DE IMAGEM E DIVULGAÇÃO do mesmo, tendo em vista ser um evento online e de divulgação nacional;
  3. No momento da inscrição, é preciso selecionar a categoria e, em seguida, indicar o eixo temático adequado à área do trabalho:

             EIXO 1 - Pesquisa 

             EIXO 2 - Extensão 

             EIXO 3 - Ensino

             EIXO 4 - Serviço.



2. FORMATAÇÃO DOS RESUMOS

 

2.1. Os resumos devem conter no mínimo 300 e no máximo 500 palavras;

 

2.2. Não devem ser incluídos no Resumo gráficos, figuras, tabelas, imagens, os quais poderão ser reservados para apresentação do trabalho pelo Relator;

 

2.3. Para Relatos de PesquisaOs resumos de Relato de Pesquisa devem apresentar a seguinte formatação:

Título: deve ser objetivo, conciso e informativo, com LETRAS EM CAIXA ALTA e conter até 15 palavras.

Autores: informar nome completo, nome em formato para referência e filiação institucional. Primeiro deve ser informado o autor principal e em seguida, se houver, o(s) coautor(es). Máximo de 06 (seis) autores.

Resumo: o texto deve ser objetivo e conciso. Os tópicos obrigatórios são: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Considerações Finais.

Referências: Incluir as 05 principais referências utilizadas no trabalho científico.

 

2.4. Para Relatos de ExperiênciaOs resumos de Relato de Experiência devem apresentar a seguinte formatação:

Título: deve ser objetivo, conciso e informativo, com LETRAS EM CAIXA ALTA e conter até 15 palavras;

Autores: informar nome completo, nome em formato para referência e filiação institucional. Primeiro deve ser informado o autor principal e em seguida, se houver, o(s) coautor(es). Máximo de 06 (seis) autores.

Resumo: o texto deve ser objetivo e conciso. Os tópicos obrigatórios são: Introdução, Objeto de Experiência, Período de Realização, Objetivos, Metodologia, Resultados, Análise, Considerações Finais.

Referências: Incluir as 05 principais referências utilizadas no trabalho científico.

 

Obs.: Deverá constar em todos os trabalhos o período de realização, considerando que não serão aceitas experiências concluídas há mais de cinco anos.

 

2.5. Para Relatos de Revisão BibliográficaOs resumos de Revisão Bibliográfica devem apresentar a seguinte formatação:

Título: deve ser objetivo, conciso e informativo. As LETRAS EM CAIXA ALTA e conter até 15 palavras;

Autores: informar nome completo, nome em formato para referência e filiação institucional. Primeiro deve ser informado o autor principal e em seguida, se houver, o(s) coautor(es). Máximo de 06 (seis) autores.

Resumo: o texto deve ser objetivo e conciso. Os tópicos obrigatórios são: Introdução, Objetivo(s), Metodologia, Resultados, Análise, Considerações Finais.

Referências: Incluir as 05 principais referências utilizadas no trabalho científico.


2.6. Para o Projeto Saúde é Arte 

                  Título: deve ser objetivo, conciso e informativo, com LETRAS EM CAIXA                     ALTA e conter até 15 palavras;

Autores: informar nome completo, nome em formato para referência e filiação institucional. Primeiro deve ser informado o autor principal e em seguida, se houver, o(s) coautor(es). Máximo de 06 (seis) autores.

Desenvolvimento: caracterizar a arte, informando tipificação da arte (canto, poesia, paródia, jogral) contexto de criação (com autorização de imagens) e objetivo a alcançar.


Obs.: Submissões nesta modalidade, além do preenchimento de formulário específico de submissão, devem encaminhar ou compartilhar no prazo de até 03 (três) dias após a submissão, um vídeo da apresentação para o e-mail abenrio.eventos@gmail.com. As regras sobre a elaboração do vídeo constam no Item 4 destas regras.

 


 3. LIMITE DE SUBMISSÕES POR PARTICIPANTE

 

Cada participante poderá submeter no máximo dois (2) resumos vinculados à sua inscrição (como primeiro autor), ainda que não haja limite para participação como coautor em trabalhos inscritos por outros participantes. 



4. INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE VÍDEOS NO SAÚDE É ARTE

 

  1. TODAS as manifestações artísticas-culturais concorrerão ao Prêmio Saúde é Arte (Prêmio Antonio José Zaib);
  2. O vídeo não pode exceder 5 (cinco) minutos em sua duração total;
  3. Só serão avaliados os vídeos enviados ou compartilhados pelo e-mail abenrio.eventos@gmail.com no prazo estabelecido após a submissão (3 dias) e que possam ser carregados e baixados para apresentação por  videoconferência durante a realização do II MCEABEN pelos organizadores do evento;
  4. O vídeo deve ser editado na velocidade padrão, sem aceleração ou câmera lenta;
  5. O vídeo deve ser formatado em MP4;
  6. O vídeo não pode conter viés comerciais evidentes e abusivos;
  7. O vídeo deverá conter apenas as informações dos autores, constantes nos resumos e, não serão permitidas informações sem que coloquem ou identifiquem pessoas, sem as devidas autorizações de imagens ou quaisquer informações que possam identificar o local dos vídeos sem as respectivas anuências.

5. INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHO (RESUMOS E PRÊMIOS)

  1. Ao submeter o trabalho, os autores concordaram com a divulgação de sua imagem para atividades durante o evento;
  2. As apresentações ocorrerão ao vivo, em sala virtual previamente definida e informada ao relator do trabalho;
  3. Os trabalhos serão apresentados em salas temáticas definidas pelos eixos propostos no evento;
  4. Caso o relator venha apresentar trabalhos em eixos temáticos diferentes, haverá uma sala virtual específica para tal finalidade;
  5. Cada apresentador terá de 3 a 5 minutos para apresentar o seu trabalho;
  6. Solicitamos não utilizar efeitos especiais na apresentação, tendo em vista as impossibilidades oriundas de suporte de mídia em transmissão online;
  7. O relator do trabalho deverá estar presente quinze minutos antes do início das sessões e se identificar junto ao coordenador da sala virtual;
  8. O relator deverá ter domínio na habilidade de apresentação online, não ficando a cargo do coordenador de sala a apresentação do trabalho de forma virtual;
  9. Caso o relator não se apresente no horário previsto, ele será colocado ao final de todas as apresentações daquela sala virtual, para não haver descontinuidade na apresentação dos demais relatores;
  10. O atraso do relator, ao entrar na sala virtual, não poderá exceder 15 minutos do início das apresentações. Caso isso ocorra, não será permitido inclusão do seu trabalho para apresentação na sala virtual.

SUBMISSÕES DE TRABALHOS COM PUBLICAÇÃO EM ANAIS

Nesta forma de submissão o relator arcará com o custo de publicação de R$10,00 por trabalho. ATENÇÃO: Inclua no resumo as Referências!

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

MONITORIA

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}