II Simpósio Nacional de Línguas, Literaturas e Ensino (II SINALLEN)

II Simpósio Nacional de Línguas, Literaturas e Ensino (II SINALLEN)

presencial Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Avançado de Pau dos Ferros - Pau dos Ferros - Rio Grande do Norte - Brasil

Sobre o evento

O II Simpósio Nacional de Línguas, Literaturas e Ensino (II SINALLEN), promovido pelo Departamento de Letras Vernáculas (DLV), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), em parceria com o Departamento de Letras Estrangeiras (DLE), Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), será realizado nos dias 27, 28 e 29 de agosto de 2024, em Pau dos Ferros RN, no formato TOTALMENTE PRESENCIAL.

A partir do tema: Ensino de línguas e literaturas: (re)significação dos saberes e práticas em uma sociedade conectada, o II SINALLEN tem como objetivo principal promover uma ampla discussão sobre o ensino de línguas e literaturas no contexto educacional brasileiro, com ênfase nas (trans)formações socioeducacionais ocasionadas, principalmente, pelo uso das múltiplas tecnologias e de metodologias ativas no ensino de língua portuguesa e pela (re)significação dos saberes histórico-sociais inerentes à língua/linguagem, notadamente marcada no contexto pós-pandêmico.

Em sua segunda edição, o SINALLEN tem como finalidade trazer para o campus de Pau dos Ferros, no interior do Rio Grande do Norte, um evento de porte nacional, com professores, escritores, autoridades na área de Letras, Linguística e Literatura reconhecidos nacionalmente e possibilitar a ampliação e aprofundamento de vivências no âmbito da produção do conhecimento científico na área.

O evento contará com uma diversidade de atividades que perpassam as teorias linguísticas, literárias e do ensino através de conferências, mesas redondas, oficinas, minicursos, simpósios temáticos, exposições e apresentações culturais, entre outros, o que permitirá a atualização de saberes significativos na área das linguagens e permitirá que muitos discentes da graduação, pós-graduandos, professores da rede básica e comunidade acadêmica em geral, possam vivenciar um evento desse porte, divulgando seus trabalhos de pesquisa.


Normas gerais de inscrição

- As inscrições no II SINALLEN ocorrerão SOMENTE através de preenchimento de formulário online, disponível nessa plataforma e de pagamento da taxa de inscrição, conforme modalidade e tipo de inscrição.

 - É necessário informar que haverá reembolso do valor pago, no caso de desistência, por impossibilidade de participar na ocasião da data de realização do evento ou ainda por não aprovação do trabalho de comunicação oral;

 - O pagamento deverá ser efetuado no ato da inscrição e deverá ser feito através de transferência bancária ou pix em conta a ser informada em breve.

Modalidades de inscrição

Cada inscrito terá que optar por uma, ou até duas, entre as três modalidades de inscrição do I SINALLEN, quais sejam:

 

- Inscrição no evento (Como ouvinte);

 

Nessa modalidade, o inscrito deverá participar na condição de ouvinte de, no mínimo, 75% das atividades do evento (Conferências, Lançamentos de livros, Mesas-redondas, simpósios temáticos, minicursos e oficinas);

 

- Inscrição no evento (com submissão de trabalho);

 

O inscrito deverá optar por um dos Simpósios Temáticos (comunicação oral ou pôster), conforme temática e ementa e receberá certificado de apresentação, além de ter seu artigo publicado nos anais do evento, em meio virtual. A categoria de pôster é exclusiva para alunos de graduação. Nessa modalidade de submissão de trabalhos, o participante, automaticamente, já ficará inscrito para participar do evento como um todo.

- Só serão publicados os trabalhos que forem apresentados no decorrer do evento.

Inscrições

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Submissões

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Programação

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Normas para Submissão

Normas para submissão de trabalho

 

·        Só serão aceitos trabalhos que estejam relacionados à temática do evento. A comissão científica fará a análise dos resumos e poderá aceitá-los ou recusá-los.

·        Cada autor poderá se inscrever em, no máximo, três trabalhos, como autor e/ou como coautor.

·        Poderão se inscrever, no máximo, três autores (autor e dois coautores) em cada trabalho.

·        Alunos de graduação só podem se inscrever com um professor de ensino superior ou alunos de pós-graduação e este também deverá efetivar sua inscrição. Não haverá a modalidade ORIENTADOR. Caso o nome do professor conste no trabalho, ele deverá ser coautor.

·        Em trabalhos com mais de um autor, todos deverão fazer a inscrição INDIVIDUALMENTE e pagar a taxa para essa modalidade. Porém, apenas o primeiro autor envia o trabalho.

·        Somente o RESUMO deverá ser anexado, no ato da inscrição, conforme as regras e estrutura estabelecidas abaixo.

·        O ARTIGO deverá ser enviado, através da área do participante, até o dia 27 de setembro de 2024. Se o envio ocorrer após essa data, o trabalho NÃO SER publicado.

- Cada trabalho deverá ter, no máximo, 03 autores (incluindo o professor orientador, que deverá ser, obrigatoriamente, autor ou co-autor do trabalho)

 

 

Apresentação de trabalho (Em comunicação oral ou Pôster)

 

·        Só serão apresentados durante o evento, os trabalhos que foram APROVADOS pela comissão científica;

 

·        Haverá duas categorias de apresentação de trabalhos: COMUNICAÇÃO ORAL e POSTER.. Cada autor terá, no máximo, 15 minutos para a apresentação de seu trabalho, na modalidade Comunicação oral. Os pôsteres ficaram expostos por, aproximadamente, 1 hora em local a ser informado posteriormente.

 

IMPORTANTE: Não haverá remanejamento de dia, horário e local das apresentações, que serão disponibilizadas na plataforma do evento.

 

Regras para organização/formatação do RESUMO:

 

- O resumo deverá estar em fonte TIMES NEW ROMAN, tamanho 12, contendo, entre 150 e 250 palavras, parágrafo único justificado, sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Deve, ainda, conter as partes essenciais de um resumo acadêmico (INTRODUÇÃO, OBJETIVOS, METODOLOGIA, RESULTADOS e CONCLUSÃO). E, por fim, ter entre três e cinco palavras-chave, com iniciais maiúsculas, que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

·        Título: (Letras maiúsculas, negrito, centralizado, tamanho 14. Deixar 1 linha em branco).

·        Autores: (inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Deixar 1 linha em branco).

·        Instituição de origem (inserir, logo abaixo do nome de cada autor, nome completo da instituição de origem, alinhado à direita, tamanho 10, seguido do e-mail. Deixar 1 linha em branco).

 

- Regras para organização/formatação do artigo

 

Informações gerais:

·        O trabalho deverá apresentar resultados de pesquisas concluídas ou em andamento, mas com resultados pertinentes aos estudos linguísticos, literários e ensino de línguas e literaturas;

·       A adequação temática e organização/formatação do texto, bem como as informações nele contidas, é de inteira responsabilidade dos autores. Caso não esteja conforme as normas estabelecidas, a comissão científica poderá reprovar o trabalho.

·        Formatação: O artigo deverá ser digitado em fonte TIMES NEW ROMAN, em papel formato A4, contendo, no mínimo 08 páginas e no máximo 12 páginas, margens superior e inferior de 3 cm, esquerda e direita de 2 cm, parágrafo 1,25 cm, com espaçamento 1,5 entre linhas. Título: (letras maiúsculas, negrito, centralizado, tamanho 14. Deixar 1 linha em branco). Autores: (inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12). Instituições de origem: (inserir nome completo da instituição de origem de cada autor, centralizado, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 10, seguido do e-mail. Deixar 1 linha em branco). Citações: Com até três linhas – no corpo do texto, entre aspas. Referências: Resumo: (Conforme regras já apresentadas no item REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE RESUMOS).

·        Envio do trabalho completo: O artigo deverá ser enviado através da área do participante na plataforma even3, até o dia 27 de setembro de 2024. Se o envio ocorrer após essa data, o trabalho NÃO SER publicado.

 

Convidados

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Cronograma de Atividades do evento

ATIVIDADE

PERÍODO

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS: Simpósios temáticos (Grupos de Trabalhos, Minicursos e Oficinas)

16 de março a 05 de abril de 2024

EMISSÃO DE PARECERE PARA PROPOSTAS: mesas-redondas, Grupos de Trabalhos, Minicursos e Oficinas)

05 a 20 de abril de 2024

Inscrições_ 1ª chamada para submissão de trabalhos

De 25 de abril a 25 de maio

Inscrições_ 2ª chamada para submissão de trabalhos

De 26 de maio a 26 de junho

Inscrições gerais no evento

De 20 de abril a 20 de julho

Envio de parecer com resultado de resumos aprovados para os simpósios

De 26 de junho a 10 de julho

Monitoria

Atenção!

Publicado o edital de Monitoria. Acesse através do link abaixo, leia e inscreva-se para ser monitor ou monitora em nosso evento. 


Link do Edital de Monitoria: EDITAL MONITORIA

Link para formulário de inscrição: FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO


CRONOGRAMA

ATIVIDADE

PERÍODO

Inscrições para atuar na monitoria do evento

De 13 a 17 de maio de 2024

Divulgação do resultado

Dia 22 de maio de 2024

Simpósios Temáticos

ST 01: As múltiplas abordagens da literatura de autoria feminina na educação

Proponentes: Profa. Ma. Maria do Socorro Souza Silva (UERN) e Profa. Ma. Maria Lidiana Costa (UERN)

Ementa: Mediante o que discute Michelle Perrot (2003), Lúcia Osana Zolin (2005), Margaret Rago (2023) dentre outras pesquisadoras de cunho feminista, percebemos que a mulher tem vivido um processo de silenciamento e tentativas de submissão que envolvem diferentes aspectos da sua existência: passando, primeiro, pelas vias do corpo, chegando a influenciar nos papéis sociais que representa. Esse ocultamento tem se refletido também na representação feminina dentro das artes, especificamente na literatura. Sabendo que o texto literário tem sido uma espécie de porta-voz do sujeito feminino, este simpósio temático visa reunir pesquisadoras e pesquisadores com interesse em debater os diferentes enfoques dados à literatura de autoria feminina nos mais variados contextos educacionais: desde às práticas na educação infantil às pesquisas no âmbito da pós-graduação, mostrando como a literatura produzida por mulheres pode contribuir para uma educação feminista que visa, sobretudo, reivindicar um espaço legítimo para a mulher na sociedade. Serão bem-vindos estudos que versam sobre o ensino de literatura partindo de obras produzidas por mulheres, bem como estudos críticos que, de algum modo, buscam refletir sobre a relevância do arcabouço literário feminino na sociedade e na educação.


ST 02: Explorando Fronteiras: Tecnologias, Metodologias Ativas e (Re)Significação dos Saberes no Ensino de Línguas e Literaturas

Proponente(s): Prof. Me. Emanuel Mateus da Silva (UERN/IFRN) e Profa. Ma. Ana Paula Moraes Santos Souza (URCA)

Ementa: Este simpósio propõe-se a explorar as interseções entre tecnologias, metodologias ativas e (re)significação dos saberes no ensino de línguas e literaturas. Em um mundo cada vez mais conectado, onde as práticas educacionais são influenciadas por uma variedade de ferramentas digitais e contextos sociais em constante mudança, é crucial refletir sobre como esses elementos podem ser integrados de maneira eficaz para promover uma educação de qualidade. Este simpósio busca reunir pesquisadores, professores e profissionais interessados em discutir e compartilhar práticas inovadoras, experiências e reflexões sobre o uso de tecnologias e metodologias ativas para (re)significar os saberes no ensino de línguas e literaturas. Além disso, serão incentivadas reflexões sobre como as transformações socioeducacionais, especialmente aquelas decorrentes do contexto pós-pandêmico, têm impactado o ensino de línguas e literaturas, bem como estratégias para enfrentar esses desafios.

 

ST 03: Discurso, Relações de Poder e Modos de Subjetivação em uma Sociedade Conectada

Proponente(s): Prof. Dr. Marcos Paulo de Azevedo (UERN) e Prof. Dr. Francisco Vieira da Silva (UFERSA)

Ementa: A proposta do Simpósio é agregar pesquisas na área dos Estudos Discursivos Foucaultianos com o propósito de discutir sobre as relações de poder e saber, com ênfase no biopoder, assim como os processos de subjetivação que perpassam as práticas discursivas em uma sociedade conectada. Nesse sentido, os trabalhos devem contemplar questões relacionadas às discursividades e às subjetividades que se materializem nos campos midiático, literário, político, pedagógico etc.

 

ST 04: Análise textual dos discursos: práticas de pesquisa e contribuições para o ensino de línguas

Proponente(s): Profa. Dra. Rosângela Alves dos Santos Bernardino (UERN) e Profa. Ma. Daliane Pereira do Nascimento (UERN/IFPB)

Ementa: O Simpósio Temático acolhe estudos sobre o funcionamento textual dos discursos e seu impacto no ensino de línguas, tendo como ancoragem teórica basilar a Análise Textual dos Discursos (ATD), em interface com outros quadros teóricos da Linguística. Busca-se promover discussões sobre a produção de sentidos nos diversos gêneros discursivos, abrangendo diferentes planos ou níveis de análise textual-discursiva, tais como o composicional, semântico-pragmático e enunciativo, entre outros. Os temas de interesse são: i) análise textual de discursos políticos, jurídicos, midiáticos, publicitários, entre outros; ii) produção de sentidos nas redes sociais digitais; produção e ensino de textos na educação básica e superior; iii) análise textual de discursos em contextos específicos (por exemplo, discursos de ódio, discursos de inclusão social). O objetivo é criar um espaço de diálogo e compartilhamento de experiências entre pesquisadores e educadores interessados nesses temas, visando contribuir para o avanço dos estudos no âmbito da ATD e aprimorar o ensino de línguas

 

ST 05: Linguística Textual: abordagens textuais e discursivas no ensino de línguas

Proponente(s): Prof. Dr. Josinaldo Pereira de Paula (UERN) e Prof. Me. José Max Santana

Ementa: Este Simpósio Temático acolhe trabalhos que se situam no âmbito dos estudos das principais abordagens do texto e do discurso e suas relações com o ensino de línguas.

 

ST 06: Oralidade: discussões e perspectivas no ensino de línguas

Proponente(s): Prof. Dr. José Rodrigues de Mesquita Neto (UERN) e Profa. Ma. Liliane da Silva Souza (UERN)

Ementa: O simpósio tem como objetivo promover discussões e reflexões sobre a análise do discurso oral, assim como a importância da oralidade no processo de ensino de línguas (materna e estrangeiras), explorando diferentes abordagens, desafios e perspectivas.

 

ST 07: Linguística Textual e ensino: reflexões teórico-práticas sobre o estudo do texto

Proponente(s): Profa. Dra. Lidiane de Morais Diógenes Bezerra (UERN) e Profa. Ma. Amanda Mikaelly Nobre de Souza (UERN)

Ementa: Este Simpósio Temático congrega trabalhos que se proponham a analisar o texto e a construção de sentidos, como forma de discutir desdobramentos e implicações para a análise, a produção e o ensino de textos na educação básica e superior. Para tanto, orienta-se por perspectivas teóricas da área da Linguística Textual, além de considerar os documentos nacionais norteadores das práticas de ensino de Língua Portuguesa.

 

 

ST 08: Argumentação em Discursos sobre Educação e Ensino

Proponente(s): Profa. Dra. Rosa Leite da Costa (UERN) e Profa. Esp. Assídia Maria Soares Alves

Ementa: Propomos, neste simpósio, a apresentação de trabalhos que analisem discursos sobre as temáticas Educação e Ensino (ensino de um modo geral ou de áreas específicas), postos em documentos oficiais que orientam ou regulamentam a Educação e o Ensino; e discursos proferidos por autoridades (políticas, religiosas, empresariais), profissionais da educação, estudantes,  figuras midiáticas, entre outras possibilidades que se encontrem nos meios de circulação social, abordando as temáticas mencionadas. Os trabalhos deverão incluírem-se em quaisquer umas das perspectivas teóricas de argumentação, tais como a Nova Retórica, a Semântica Argumentativa, a Argumentação no Discurso, a Argumentação e Comunicação, entre outras, objetivando a compreensão das teses, ideias, crenças e posicionamentos sobre essas importantes temáticas.

 

ST 09: Integração de tecnologias digitais e metodologias ativas no ensino de línguas: desafios e oportunidade

Proponente(s): Profa. Dra. Tatiana Lourenço de Carvalho (UERN), Profa. Ma.Maria Elízia Cavalcante Costa e Profa. Ma. Leila Leite Santana (SEEC-RN)

Ementa: À medida que a tecnologia continua a evoluir rapidamente, surge a oportunidade de transformar as práticas pedagógicas através da integração de ferramentas digitais inovadoras com abordagens de ensino centradas no aluno. Considerando essa realidade, no simpósio temático em questão, propomos o debate sobre as tecnologias digitais e as metodologias ativas no contexto do ensino de línguas. Convidamos, portanto, educadores, pesquisadores e profissionais do ensino de línguas a compartilhar suas experiências, pesquisas e práticas relacionadas à implementação de tecnologias digitais e de metodologias ativas em aulas de idiomas. De forma mais específica, os trabalhos podem abordar análise de documentos oficiais, particularidades do ensino e da aprendizagem, experiências de práticas docentes e desempenho discente, análise de livros, de materiais didáticos, de recursos educativos etc., que envolvam, de alguma forma, as tecnologias digitais e/ou as metodologias ativas

 

ST 10: Na miscelânea de vozes, escritas e resistências: múltiplos diálogos sobre a literatura contemporânea

Proponente(s): Prof. Me. Abílio Neiva Monteiro (UERN) e Profa. Ma. Daysa Rêgo de Lima (UERN)

EmentaPensar sobre a Literatura Contemporânea possibilita percorrer caminhos ímpares, profundos e desconstrutivos, viabilizando o mergulho nas esferas mais singulares da compreensão sobre a representação do indivíduo, questionando e subsidiando interpelações que afetam diretamente nas relações que se estabelecem entre as pessoas e a sociedade. Assim, os conceitos sobre identidade, corpo, gênero, crítica literária, regionalismo, loucura, memória, sexualidade entre outros, possuem enormes discussões e espaços de sentidos e significados que se entrelaçam com o eixo literário. Nesse sentido, o referido simpósio propõe explanar discussões que mergulham nas engrenagens conceituais e representativas identidade, corpo, gênero, crítica literária, regionalismo, loucura, memória, sexualidade, além de explanar os aspectos da escrita literária como elo de resistência, uma base para que as inúmeras vozes, que por muitas vezes foram silenciadas, possam ser ouvidas, percebidas e incluídas no ciclo social. Cabe ressaltar que, por se tratar de um simpósio que trabalha com a Literatura Contemporânea, o espaço também visa ressaltar a crítica literária como palco permeado de pensamentos e possibilidades sobre a (des)construção da escrita e de pensamentos, e suas implicações dentro da literatura. Destarte, alguns autores, tais como Georges Bataille, Stuart Hall, Antonio Candido, Walter Benjamin, Theodor Adorno, Édouard Glissant, Maurice Halbwachs, Anthony Giddens, Michael Foucault, Regina Dalcastagnè, Octavio Paz, Judith Butler, Simone de Beauvoir, Afrânio Coutinho, Alfredo Bosi, entre outros, servem como fonte teórica para subsidiar alguns questionamentos que surgem nos campos que são alvos da pesquisa. Desse modo, pesquisar sobre a Literatura contemporânea significa transitar em vários universos que levam ao mais profundo conhecimento sobre as diversas representações do indivíduo que interferem diretamente nas relações sociais. Posto isso, a literatura apresenta situações que colocam em pauta questões, seres e acontecimentos que são “invisíveis”, silenciados e marginalizados dentro da sociedade e, assim, contribui eficientemente para as suas discussões, e que se torna importante e necessário o acréscimo de novas vozes, provenientes de diversos espaços sociais, no cerne da produção literária

 

ST 11: Estudos lexicais e perspectivas morfossintáticas, semânticas e pragmático-discursivas para o ensino de línguas

Proponente(s): Prof. Dr. José Juvêncio Neto de Souza (UERN) e Prof. Me. Thalison Breno Alves da Silva (UERN)

Ementa: Os estudos envolvendo investigações sobre texto contemplam diferentes campos disciplinares e diversas perspectivas teórico-metodológicas e analíticas. Considerando tal contexto, é natural que esse objeto de estudos seja concebido, analisado e ensinado de acordo com os pressupostos delimitados por cada área do conhecimento, o que explica as particularidades delineadas nos quadros teóricos desenvolvidos. Por essa razão, percebemos que é salutar, além de analisar de que modo as questões lexicais e as perspectivas morfossintáticas, semânticas e pragmático-discursivas auxiliam na organização do texto como objeto de ensino, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. Nessa perspectiva, propomos este simpósio temático com o objetivo de reunir, no contexto dos estudos linguísticos, investigações que versem sobre o léxico e os aspectos morfossintáticos, semânticos e pragmático-discursivos na construção de sentidos dos textos/discursos, independentemente das perspectivas teóricas adotadas, assim como intencionamos ampliar os debates em torno dessa temática, discutindo aspectos que revelem como o ensino do texto se materializa nos diferentes níveis de formação. Por conseguinte, a nosso ver, o simpósio poderá promover um relevante diálogo entre pesquisadores(as) com o intuito de compreender o campo de estudos do texto/discurso, vislumbrando diferentes aportes teóricos, metodológicos e analíticos, mas que se complementam quanto ao que podem revelar sobre tal fenômeno investigativo e/ou sua funcionalidade nos estudos linguísticos, considerando, sobretudo, as práticas sociais de linguagem.

 

ST 12: Fronteiras fluidas: dinâmicas da prosa contemporânea em Literaturas de Língua Portuguesa

Proponente(s): Profa. Dra. Vanessa Bastos de Lima (UERN) e Profa. Ma. Alyne Isabele Duarte da Silva (UERN)

Ementa: O presente simpósio visa debater sobre aspectos da prosa contemporânea de língua portuguesa, refletindo sobre sua diversidade estética e temática. Reconhecemos a literatura contemporânea como um território de multiplicidade e pluralidade, marcado tanto por continuidades com o passado literário quanto por rupturas e inovações significativas. Diante disso, a proposta acolhe contribuições que investiguem a prosa contemporânea em suas várias manifestações, desde a narrativa tradicional até formatos experimentais, abordando questões de identidade, memória, geopolítica e estética, que dialoguem com teorias literárias contemporâneas, bem como estudos comparativos que ilustrem as conexões e divergências dentro do universo literário de língua portuguesa.

 

ST 13: A literatura Latino-Americana como forma de ressignificação do discurso na sociedade "ante et post- pandemia"

Proponente(s): Prof. Dr. Marcio de Lima Pacheco (UNIR-UFRN), Profa. Dra.  Ivoneide Aires Alves do Rego (UERN) e Prof. Me. Marcio Célio Freire Tôrres (UERN)


Ementa: O simpósio esta aberto para receber trabalhos que envolvam pesquisas voltadas para os estudos da linguagem e da literatura latino-americana "ante et post pandemia". É aberto ao o público acadêmico e profissional e busca estabelecer contato entre a prática e a teoria dessas áreas. Tal iniciativa visa proporcionar um espaço de relevância para as discussões, de caráter científico e linguístico, no intuito de ampliar a formação dos profissionais dessas áreas.

Podem se pautar por:

a) Da pesquisa às salas de aula, no qual são apresentados estudos e resultados de pesquisa que possam ser relevantes para a prática e vivência do professor, b) Da sala de aula para a sala de aula, na qual professores compartilham suas práticas, refletem sobre seu alcance e assim permitem que suas experiências sejam difundidas e apropriadas.

c) Na pesquisa linguística sobre o ante e post pandemia na literatura e comunicação.

d) O discurso como meio opressor, informativo ou como fake news ante et post pandemia

e) O discurso na literatura nacional como combate a violência feminina e psicológica

 

ST 14: Estudos em Linguística Sistêmico-Funcional

Proponente(s): Prof. Dr. Francisco Roberto da Silva Santos (UERN) e Profa. Ma. Ana Paula Santos de Souza (UERN)

Ementa: A Linguística Sistêmico-Funcional, como uma abordagem teórica e analítica, oferece uma perspectiva holística para compreender a linguagem em seus contextos sociais, culturais e discursivos. Este Seminário Temático tem como objetivo reunir pesquisadores e acadêmicos da área de Letras para explorar as aplicações e avanços da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) a partir de temas diversos: descrições e análises gramaticais, análise do texto, análise do discurso, estudos de gênero e registro, letramento encaixado ao ensino das disciplinas escolares, multimodalidade e multiletramentos, ensino de Língua Portuguesa, ensino de línguas estrangeiras, ensino de Libras, entre outros.

 

 

ST 15: Memória, sociedade e educação

Proponente(s): Profa. Dra. Iandra Fernandes Caldas (UERN), Profa. Dra. Francicleide Cesário de Oliveira (UERN) e Profa. Ma. Antônia Gerlania Viana de Medeiros (UERN)

Ementa: A memória, além de ser fundamental para a compreensão do percurso de existência das sociedades, é um potente instrumento de autoconhecimento: ela desvela o que fomos/somos. Na relação que pode estabelecer com a Educação, ela co-labora para a construção da narrativa individual e coletiva de alunos e educadores e oferece uma alternativa de compreensão das concepções em torno da Escola; da manutenção ou renovação das práticas pedagógicas; do processo de formação e escolarização; do sentido e da autovalorização da profissão docente, entre outros aspectos derivados desses. Diante disso, no presente Grupo de Trabalho, almejamos oportunizar discussões que situem dentro das intersecções possíveis entre Memória, Sociedade e Educação, buscando refletir de que maneira a memória influi dentro dos processos educativos.

 

ST 16: Discursividade e ensino: da posição sujeito-professor ao lugar histórico-discursivo da escola

Proponente(s): Prof. Dr. Antonio Genário Pinheiro dos Santos (UFRN) e Profa. Doutoranda Rafaela Cláudia dos Santos (UFPB)

Ementa: Esse simpósio aceita trabalhos que tratam da dimensão da discursividade atrelada ao ensino e que abordem a posição-sujeito dos agentes sociais, com destaque para os discursos que dizem o sujeito-professor e que marcam o lugar histórico-discursivo da escola, elementos esses que se apresentam inscritos ou enunciados na rede de saberes e poderes institucionais. O interesse está em discussões que explorem a produtividade do sentido a partir de múltiplos objetos de investigação e esferas político-sociais-ideológicas nas quais encontram-se imbricados a educação nacional e seus aparatos e instrumentos de regulamentação.

 

ST 17: Funcionalismo(s) linguístico(s): forma e função a serviço da análise da linguagem

Proponente(s): Profa. Dra. Cícera Alves Agostinho de Sá (UECE); Profa. Dra. Francimeire Cesário de Oliveira Queirós (SEEC-RN)

Ementa: Caracterização geral do Funcionalismo(s) Linguístico; categorias do (s) Funcionalismo(s) Linguístico(s); análise da forma e função de usos da linguagem à luz do(s) Funcionalismo(s) Linguístico(s).

 

ST 18: Ensino de língua(s) e literatura(s) em perspectiva dialógica: construindo saberes e práticas em esferas sociais e digitais

Proponente(s): Prof. Dr. Antonio Flávio Ferreira de Oliveira (UFERSA) e Prof. Dr. Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento (UFRN)

Ementa: Este Simpósio Temático tem o objetivo de reunir discussões que versem acerca do ensino de línguas e literaturas a partir da perspectiva dialógica da linguagem. Reúne estudos advindos de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão realizadas nas mais diversas esferas sociais. São bem-vindos estudos que propõem análises de práticas discursivas, elaboração de materiais didáticos para o ensino de língua(s) e/ou literatura(s), bem como reflexões derivadas de ações de ensino, pesquisa e/ou extensão.

 

ST 19: Literatura, Teatro e outras expressões artísticas

Proponente(s): Profa. Dra. Beatriz Pazini Ferreira (UERN), Profa. Ma. Marta Jussara Frutuoso da Silva (UERN) e Prof. Mndo. Natan Severo de Sousa (UERN)

Ementa: O presente simpósio tem como objetivo discutir a relação entre Literatura, Teatro e outras expressões artísticas relacionadas às manifestações culturais, estabelecendo um diálogo entre essas diferentes formas de arte, com a perspectiva de compreender como elas influenciam e refletem a sociedade e a cultura. Consideramos a Literatura, o Teatro e outras expressões artísticas como espaços de aproximação, compreensão e humanização, conforme apontado por Cândido (1995, p. 180): "A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos para a natureza, a sociedade, o semelhante". Nesse contexto, buscamos trabalhos em Língua Portuguesa e/ou Língua Espanhola que explorem as seguintes interseções:

1) Análise de obras literárias adaptadas para o teatro, cinema, televisão e outras mídias: Investigaremos como obras literárias são transformadas e reinterpretadas em diferentes formatos artísticos; 2) Reflexão sobre o papel do teatro nas questões políticas, sociais e culturais: Analisaremos como o teatro pode ser uma ferramenta poderosa para abordar questões relevantes da sociedade, política e cultura. 3) Conexão entre Performance Teatral e Literatura: Exploraremos a relação entre a performance teatral e a literatura, incluindo poesia performática, leituras encenadas e outras formas de apresentação literária. Esperamos que este simpósio temático seja um espaço dialógico e interdisciplinar colaborativo entre pesquisadores, artistas e estudantes interessados em desvendar as complexas relações entre literatura, teatro e outras expressões artísticas.

 

ST 20: Literaturas e vertentes contracoloniais

Proponente(s): Profa. Dra. Mylena de Lima Queiroz (UECE) e Profa. Dra. Silvanna Kelly Gomes de Oliveira (UEPB)

Ementa: Disse Antônio Bispo dos Santos, conhecido como Nêgo Bispo, (2023) que o colonialista tem como primeira atitude renomear. No romance distópico Porco de Raça (2021), de Bruno Ribeiro, um professor nordestino negro é chamado de “Porco Sucio”, precisando utilizar uma máscara de porco para lutar em um ringue clandestino, para o deleite de um público de forte influência política - parte da elite econômica global. Este mercado humano busca apagar o passado do protagonista, objetificar o seu presente e anular a possibilidade de tecer o seu futuro. A distopia de Ribeiro aponta para o projeto colonialista que, desde a Idade Moderna, tentou recriar um estado paradisíaco e desenhar futuros eurocristãos, construindo o “novo mundo” como “folha em branco”. Quando pensamos a história da literatura brasileira, notamos que esta é marcada por apagamentos, formações de estereótipos e repetições de desigualdades de gênero, região, raça e classe. Na contramão, notamos também literaturas que buscam um “hackeamentos” dessas desigualdades, estas reminiscências do colonialismo. Interessa-nos aqui pensar como as vertentes contracoloniais apontam para modos de semear saberes que contrariam a colonialidade e as suas desconexões. Neste simpósio temático, portanto, buscamos refletir sobre literaturas, especialmente brasileiras, mas também de outros espaços, em confluência com pensadores como Muniz Sodré (2017), Leda Maria Martins (2021), Nêgo Bispo (2023) e Ailton Krenak (2023), os quais se debruçam sobre saberes e culturas “diversais” deste país - de forma a refletirmos sobre o legado de opressão e violência aos modos de vida e às culturas não eurocentradas.

 

 

ST 21: Os gêneros textuais/discursivos no ensino de línguas na educação básica

Proponente(s): Profa. Me. Jakelyne Santos Apolônio (UERN) e Prof. Dr. José Cezinaldo Rocha Bessa (UERN)

Ementa: Assumindo como foco de preocupação o debate sobre as questões e problemáticas relacionadas ao ensino de línguas na educação básica, este simpósio se propõe a aceitar trabalhos que, fundamentados em quaisquer das abordagens de gêneros textuais/discursivos, tematizem a relação entre ensino de línguas, materna e estrangeiras, e o trabalho com a diversidade de gêneros textuais/discursivos no ensino fundamental e médio. Nesse sentido, esperamos acolher trabalhos que contemplem investigações e reflexões sobre práticas de ensino, metodologias, documentos oficiais, materiais didático-pedagógicos, dentre outros. Serão bem-vindos, também, trabalhos que se proponham a socializar experiências de ensino que se enquadrem no escopo da proposta do simpósio.

 

ST 22: Mulheres na Literatura: representações, desafios e perspectivas

Proponente(s): Profa. Dra. Ana Paula Lima Carneiro (UEPB) e Profa. Ma. Ananeri Vieira de Lima (UERN)

Ementa: O simpósio propõe uma análise crítica das diversas representações da mulher na literatura ao longo do tempo, destacando os desafios enfrentados por autoras e personagens femininas. O simpósio busca aceitar pesquisas que examinem como as mulheres foram representadas na literatura ao longo da história, desde os estereótipos tradicionais até as representações mais contemporâneas e diversas. Dessa forma, será explorado a evolução das narrativas femininas, destacando a luta das mulheres por voz, visibilidade e reconhecimento na esfera literária. Serão aceitas pesquisas que abordem questões relacionadas à construção de identidades femininas nas obras literárias, incluindo as diferentes experiências de gênero, raça, classe e sexualidade. Desse modo, o simpósio busca promover uma reflexão sobre o papel das mulheres na literatura, identificando os avanços conquistados, os desafios ainda presentes e as oportunidades para a construção de narrativas mais inclusivas.

 

ST 23: Texto, tecnologias digitais e ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras na contemporaneidade

Proponente(s): Prof. Dr. Jailson José dos Santos (UERN) e Profa. Dra. Wanderleya Magna Alves (UERN)

Ementa: Este simpósio temático tem como proposta discutir trabalhos de pesquisas e relatos de experiências sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras em um contexto comunicacional marcado pela presença das tecnologias. O simpósio visa receber trabalhos de professores em formação inicial, continuada ou atuantes na Educação Básica, que envolvam o texto como elemento central do ensino e da aprendizagem de línguas estrangeiras que considerem as tecnologias digitais como recursos propulsores das práticas docentes em sala de aula.

 

ST 24: Ensino de Literatura no Brasil: Abordagens do Texto Literário

Proponente(s): Profa. Ma. Samara Inácio da Silva (UERN), Prof. Me. Tiago Nascimento Silva (UERN) e Prof. Dr. Manoel Freire Rodrigues (UERN)

 

Ementa: No Brasil, o campo das Humanidades tem passado por um processo contínuo de desvalorização, ocasionando discussões sobre a importância de sua permanência no currículo da Educação Básica. Nesse sentido, o ensino da literatura tem sido um dos mais questionados, especialmente em função da abordagem do texto literário em sala de aula, que, durante muito tempo, serviu como escopo para o ensino da gramática e a valorização do sentimento e cânone nacional (Cosson, 2020; Durão e Cechinel, 2022). Ainda que não esteja presente em documentos norteadores como a BNCC (2017), enquanto componente curricular, a literatura perpassa transversalmente as várias áreas do conhecimento contempladas na BNCC (2017), como uma espécie de ferramenta que auxilia na formação de leitores, inserindo-se no cotidiano escolar em permanente diálogo com dispositivos digitais que facilitam o acesso ao texto. Ao apresentar-se como um instrumento capaz de promover o crescimento intelectual, a fruição e a criticidade dos discentes, é inexplicável que o ensino de literatura não seja um componente curricular obrigatório no currículo escolar. Assim, podemos pensar a literatura como uma peça que não se encaixa na perspectiva das reformas liberais que, conforme Laval (2019), concede relevância aos saberes que adquirem uma função bem definida no âmbito das atividades econômicas. partindo desse princípio, as formulações propostas por Cereja (2013), no intuito de redirecionar a proposta de ensino de literatura, são relevantes, haja vista o fato de que a concepção do docente acerca da literatura interfere na forma como a perspectiva estética é desenvolvida em sala de aula. Candido (2004) concebe a questão literária transpondo a noção de mero componente curricular a ser cumprido automaticamente. Mais do que uma matéria, esvaziada muitas vezes pela compressão impingida pelo capitalismo, é a arte literária uma das vias mais significativas de trabalhar a formação do ser humano (1999). Portanto, considerando o complexo panorama da relação entre a criação artística - aqui, em especial, a literária - e o modo como esta é trabalhada em sala de aula, é cada vez mais necessária a reflexão para fazer do ensino das áreas de Humanidades, da arte e da própria literatura, um movimento de consciência estética, de permanente amadurecimento crítico e de cidadania, compreendendo a palavra para além do sentido imediato que apresenta.

 

ST 25: Ensino de Língua Portuguesa, estágio e programas formativos

Proponente(s): Profa. Dra. Maria Leidiana Alves (UERN) e Profa. Dra. Antônia Sueli da Silva Gomes (UERN)

 

Ementa: Discute pesquisas e relatos de experiência que versam sobre o ensino de Língua Portuguesa e formação de professores. As discussões incluem a abordagem de práticas pedagógicas e de linguagens fomentadas por estágios curriculares supervisionados em cursos de licenciaturas, programas formativos como PIBID e Residência Pedagógica, ações extensionistas, advindas, portanto, de experiências que tratem dos processos de ensino-aprendizagem que se desenvolvem em contextos de ensino, especialmente, da educação básica, nos níveis de Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio.

 

 

Comissão Organizadora

Coordenação Geral do evento

Comitê científico

Profa. Dra. Maria Edneide Ferreira de Carvalho

 http://lattes.cnpq.br/8424257057202983

Prof. Dr. Jose Gevildo Viana 

http://lattes.cnpq.br/4991867582172577

Profa. Dra. Rosa Leite da Costa

 http://lattes.cnpq.br/8413413742106699

Profa. Dra. Maria Leidiana Alves 

http://lattes.cnpq.br/9340083237379321

Profa. Ma. Lucineide da Silva Carneiro

 http://lattes.cnpq.br/1270924506472816

Discente Joana Lobo da Cunha Rossi de Camargo

Discente Andre Paulo da Silva

 http://lattes.cnpq.br/4433060003726743

Discente Lívia Ellen Oliveira Rodrigues

 

Prof. Dr. Manoel Freire Rodrigues (Coordenador) http://lattes.cnpq.br/9924056309219258

Profa. Dra. Lilian de Oliveira Rodrigues http://lattes.cnpq.br/0198871242593926

Profa. Dra. Maria Leidiana Alves http://lattes.cnpq.br/9340083237379321

Profa. Dra. Maria Edileuza da Costa http://lattes.cnpq.br/6508544664018104

Profa. Dra. Maria Lucia Pessoa Sampaio http://lattes.cnpq.br/1621513184843973

Prof. Dr. Jose Cezinaldo Rocha Bessa http://lattes.cnpq.br/4441063127606204

Profa. Dra. Concisia Lopes dos Santos http://lattes.cnpq.br/0554450524672928

Profa. Dra. Rosangela Alves dos Santos Bernardino http://lattes.cnpq.br/1876582685706375

Profa. Dra. Maria Aparecida da Costa http://lattes.cnpq.br/2983503502854679

Profa. Dra. Crígina Cibelle Pereira http://lattes.cnpq.br/4615222153138544

Prof. Dr. Francisco Paulo da Silva

http://lattes.cnpq.br/8457474154576641

Prof. Dr. José Carlos Redson

http://lattes.cnpq.br/3962288657874775

Prof. Dr. Jailson José dos Santos

 http://lattes.cnpq.br/7757868120391992

Prof. Dr. José Rodrigues de Mesquita Neto

http://lattes.cnpq.br/8407199058227431

Prof. Dr. Sérgio Wellington Freire Chaves

http://lattes.cnpq.br/0611100086518274

Prof. Dr. Wellington Vieira Mendes

http://lattes.cnpq.br/9250243150510579

Profa. Dra. Ana Paula Lima Carneiro http://lattes.cnpq.br/2099472506043511

Prof. Dr. Netanias Mateus de Castro

 http://lattes.cnpq.br/4142511999883510

Profa. Dra. Maria da Luz Duarte Leite Silva

http://lattes.cnpq.br/0859860260888026

Profa. Dra. Edilene Rodrigues Barbosa

http://lattes.cnpq.br/6635229343153125 

Profa. Dra. Rosa Leite da Costa

http://lattes.cnpq.br/8413413742106699

 

Comissão de Divulgação e Mídias

Secretaria e Certificados

Prof. Dr. José Gevildo Viana (Coordenador)

Prof. Dr. José Juvêncio Silva Neto

Discente Wellison Jerônimo Soares da Silva

Discente ⁠Alex Ryan Queiroz de Souza

Discente Livia Ellen Oliveira Rodrigues

Discente Antônio José da Silva Filho

Discente  Jéssica Rosiely de Mesquita

Discente André Paulo da Silva 

Discente Joana Lobo da Cunha Rossi de Camargo

Discente  Maria Eduarda Brito Tavares

Discente  Ana Maria Bezerra

Técnico Francisco Matheus Ricelly Pinto de Sena

Discente Eduarda Saionara de M. Oliveira

Discente  Maria Paloma Fernandes de Aquino

Discente  Ana Vitória Alves

Discente  Manoel Samuel de Queiroz Oliveira

Profa. Ma. Lucineide da Silva Carneiro (coordenadora)

Técnica Kalliny Maria da Conceição Bezerra Teixeira

Técnica Simone Marcia dos Guimarães Coelho

 

Comissão de inclusão

Comissão de Monitoria e Alojamento

Profa. Dra. Disneylândia Maria Ribeiro

Edcarlos Paz de Lucena

Eliane Maria Dias

Sara Cristina dos Santos Freires

Prof. Dr. Josinaldo Pereira de Paula (Coordenador)

Profa. Ma. Daliane Pereira do Nascimento

 

Comissão de Tecnologia e Logística

Comissão cultural

Técnica Debora Katiene Sinzenando (coordenadora)

Profa. Dra. Maria Edneide Ferreira de Carvalho

Técnico Ivan Kleber Rego Gonçalves

Técnica Kalliny Maria da Conceição Bezerra Teixeira

Técnica Simone Marcia dos Guimarães Coelho

 

Profa. Dra. Dalva Teixeira da Silva Penha

Discente Joana Lobo da Cunha Rossi de Camargo

Profa. Ma. Amanda Mikaelly Nobre de Souza

Discente Maria Eduarda de Brito Tavares

Discente Wannessa Kelly Fernandes do Nascimento

 

Local do Evento

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