Normas para submissão
de trabalho
· Só serão aceitos
trabalhos que estejam relacionados à temática do evento. A comissão científica
fará a análise dos resumos e poderá aceitá-los ou recusá-los.
· Cada autor poderá se
inscrever em, no máximo, três trabalhos, como autor e/ou como coautor.
· Poderão se inscrever,
no máximo, três autores (autor e dois coautores) em cada trabalho.
· Alunos de graduação só
podem se inscrever com um professor de ensino superior ou alunos de
pós-graduação e este também deverá efetivar sua inscrição. Não haverá a
modalidade ORIENTADOR. Caso o nome do professor conste no trabalho, ele deverá
ser coautor.
· Em trabalhos com mais de um autor, todos
deverão fazer a inscrição INDIVIDUALMENTE e pagar a taxa para essa modalidade.
Porém, apenas o primeiro autor envia o trabalho.
· Somente o RESUMO deverá ser anexado, no ato da
inscrição, conforme as regras e estrutura estabelecidas abaixo.
· O ARTIGO deverá ser enviado, através da área
do participante, até o dia 27 de setembro de 2024. Se o envio ocorrer após essa
data, o trabalho NÃO SER publicado.
-
Cada trabalho deverá ter, no máximo, 03 autores (incluindo o professor
orientador, que deverá ser, obrigatoriamente, autor ou co-autor do trabalho)
Apresentação de trabalho
(Em comunicação oral ou Pôster)
· Só serão apresentados
durante o evento, os trabalhos que foram APROVADOS pela comissão científica;
· Haverá duas categorias
de apresentação de trabalhos: COMUNICAÇÃO ORAL e POSTER.. Cada autor terá, no
máximo, 15 minutos para a apresentação de seu trabalho, na modalidade
Comunicação oral. Os pôsteres ficaram expostos por, aproximadamente, 1 hora em
local a ser informado posteriormente.
IMPORTANTE: Não haverá remanejamento de dia, horário e
local das apresentações, que serão disponibilizadas na plataforma do evento.
Regras para organização/formatação
do RESUMO:
- O resumo deverá estar em fonte TIMES NEW
ROMAN, tamanho 12, contendo, entre 150 e 250 palavras, parágrafo único
justificado, sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de
qualquer natureza. Deve, ainda, conter as partes essenciais de um resumo
acadêmico (INTRODUÇÃO, OBJETIVOS, METODOLOGIA, RESULTADOS e CONCLUSÃO). E, por
fim, ter entre três e cinco palavras-chave, com iniciais maiúsculas, que devem
ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por ponto e finalizadas
também por ponto.
· Título: (Letras
maiúsculas, negrito, centralizado, tamanho 14. Deixar 1 linha em branco).
· Autores: (inserir o(s)
nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, alinhado
à direita, tamanho 12. Deixar 1 linha em branco).
· Instituição de origem
(inserir, logo abaixo do nome de cada autor, nome completo da instituição de
origem, alinhado à direita, tamanho 10, seguido do e-mail. Deixar 1 linha em
branco).
- Regras para organização/formatação
do artigo
Informações gerais:
· O trabalho deverá
apresentar resultados de pesquisas concluídas ou em andamento, mas com
resultados pertinentes aos estudos linguísticos, literários e ensino de línguas
e literaturas;
· A adequação temática e
organização/formatação do texto, bem como as informações nele contidas, é de
inteira responsabilidade dos autores. Caso não esteja conforme as normas
estabelecidas, a comissão científica poderá reprovar o trabalho.
· Formatação: O artigo
deverá ser digitado em fonte TIMES NEW ROMAN, em papel formato A4, contendo, no
mínimo 08 páginas e no máximo 12 páginas, margens superior e inferior de 3 cm,
esquerda e direita de 2 cm, parágrafo 1,25 cm, com espaçamento 1,5 entre linhas.
Título: (letras maiúsculas, negrito, centralizado, tamanho 14. Deixar 1 linha
em branco). Autores: (inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas
as iniciais em maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12). Instituições de
origem: (inserir nome completo da instituição de origem de cada autor,
centralizado, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 10, seguido do e-mail. Deixar 1
linha em branco). Citações: Com até três linhas – no corpo do texto, entre
aspas. Referências: Resumo: (Conforme regras já apresentadas no item REGRAS
GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE RESUMOS).
· Envio do trabalho
completo: O artigo deverá ser enviado através da área do participante na
plataforma even3, até o dia 27 de setembro de 2024. Se o envio ocorrer após
essa data, o trabalho NÃO SER publicado.
ST 01: As múltiplas abordagens
da literatura de autoria feminina na educação
Proponentes: Profa.
Ma. Maria do Socorro Souza Silva (UERN) e Profa. Ma. Maria Lidiana Costa
(UERN)
Ementa: Mediante o
que discute Michelle Perrot (2003), Lúcia Osana Zolin (2005), Margaret Rago
(2023) dentre outras pesquisadoras de cunho feminista, percebemos que a mulher
tem vivido um processo de silenciamento e tentativas de submissão que envolvem
diferentes aspectos da sua existência: passando, primeiro, pelas vias do corpo,
chegando a influenciar nos papéis sociais que representa. Esse ocultamento tem
se refletido também na representação feminina dentro das artes, especificamente
na literatura. Sabendo que o texto literário tem sido uma espécie de porta-voz
do sujeito feminino, este simpósio temático visa reunir pesquisadoras e
pesquisadores com interesse em debater os diferentes enfoques dados à
literatura de autoria feminina nos mais variados contextos educacionais: desde
às práticas na educação infantil às pesquisas no âmbito da pós-graduação,
mostrando como a literatura produzida por mulheres pode contribuir para uma
educação feminista que visa, sobretudo, reivindicar um espaço legítimo para a
mulher na sociedade. Serão bem-vindos estudos que versam sobre o ensino de
literatura partindo de obras produzidas por mulheres, bem como estudos críticos
que, de algum modo, buscam refletir sobre a relevância do arcabouço literário
feminino na sociedade e na educação.
ST 02: Explorando Fronteiras: Tecnologias,
Metodologias Ativas e (Re)Significação dos Saberes no Ensino de Línguas e
Literaturas
Proponente(s): Prof.
Me. Emanuel Mateus da Silva (UERN/IFRN) e Profa. Ma. Ana Paula Moraes
Santos Souza (URCA)
Ementa: Este
simpósio propõe-se a explorar as interseções entre tecnologias, metodologias
ativas e (re)significação dos saberes no ensino de línguas e literaturas. Em um
mundo cada vez mais conectado, onde as práticas educacionais são influenciadas
por uma variedade de ferramentas digitais e contextos sociais em constante
mudança, é crucial refletir sobre como esses elementos podem ser integrados de
maneira eficaz para promover uma educação de qualidade. Este simpósio busca
reunir pesquisadores, professores e profissionais interessados em discutir e
compartilhar práticas inovadoras, experiências e reflexões sobre o uso de
tecnologias e metodologias ativas para (re)significar os saberes no ensino de
línguas e literaturas. Além disso, serão incentivadas reflexões sobre como as
transformações socioeducacionais, especialmente aquelas decorrentes do contexto
pós-pandêmico, têm impactado o ensino de línguas e literaturas, bem como
estratégias para enfrentar esses desafios.
ST
03: Discurso, Relações de Poder e Modos de Subjetivação em uma Sociedade
Conectada
Proponente(s): Prof. Dr. Marcos Paulo de Azevedo
(UERN) e Prof. Dr. Francisco Vieira da Silva (UFERSA)
Ementa: A proposta do Simpósio é agregar pesquisas na área dos
Estudos Discursivos Foucaultianos com o propósito de discutir sobre as relações
de poder e saber, com ênfase no biopoder, assim como os processos de
subjetivação que perpassam as práticas discursivas em uma sociedade conectada.
Nesse sentido, os trabalhos devem contemplar questões relacionadas às
discursividades e às subjetividades que se materializem nos campos midiático,
literário, político, pedagógico etc.
ST 04: Análise textual dos discursos: práticas
de pesquisa e contribuições para o ensino de línguas
Proponente(s): Profa. Dra. Rosângela Alves dos
Santos Bernardino (UERN) e Profa. Ma. Daliane Pereira do Nascimento (UERN/IFPB)
Ementa: O Simpósio Temático acolhe estudos sobre o funcionamento
textual dos discursos e seu impacto no ensino de línguas, tendo como ancoragem
teórica basilar a Análise Textual dos Discursos (ATD), em interface com outros
quadros teóricos da Linguística. Busca-se promover discussões sobre a produção
de sentidos nos diversos gêneros discursivos, abrangendo diferentes planos ou
níveis de análise textual-discursiva, tais como o composicional,
semântico-pragmático e enunciativo, entre outros. Os temas de interesse são: i)
análise textual de discursos políticos, jurídicos, midiáticos, publicitários,
entre outros; ii) produção de sentidos nas redes sociais digitais; produção e
ensino de textos na educação básica e superior; iii) análise textual de
discursos em contextos específicos (por exemplo, discursos de ódio, discursos
de inclusão social). O objetivo é criar um espaço de diálogo e compartilhamento
de experiências entre pesquisadores e educadores interessados nesses temas,
visando contribuir para o avanço dos estudos no âmbito da ATD e aprimorar o
ensino de línguas
ST 05: Linguística
Textual: abordagens textuais e discursivas no ensino de línguas
Proponente(s): Prof. Dr. Josinaldo Pereira de Paula (UERN)
e Prof. Me. José Max Santana
Ementa: Este Simpósio Temático acolhe trabalhos
que se situam no âmbito dos estudos das principais abordagens
do texto e do discurso e suas relações com o ensino de línguas.
ST
06: Oralidade: discussões e perspectivas no ensino de línguas
Proponente(s): Prof. Dr. José Rodrigues de Mesquita Neto (UERN)
e Profa. Ma. Liliane da Silva Souza (UERN)
Ementa: O simpósio tem como objetivo promover discussões e reflexões
sobre a análise do discurso oral, assim como a importância da oralidade no
processo de ensino de línguas (materna e estrangeiras), explorando diferentes
abordagens, desafios e perspectivas.
ST
07: Linguística Textual e ensino: reflexões teórico-práticas sobre o
estudo do texto
Proponente(s): Profa. Dra. Lidiane de Morais
Diógenes Bezerra (UERN) e Profa. Ma. Amanda Mikaelly Nobre de Souza
(UERN)
Ementa: Este Simpósio Temático congrega trabalhos que se proponham a
analisar o texto e a construção de sentidos, como forma de discutir
desdobramentos e implicações para a análise, a produção e o ensino de textos na
educação básica e superior. Para tanto, orienta-se por perspectivas teóricas da
área da Linguística Textual, além de considerar os documentos nacionais
norteadores das práticas de ensino de Língua Portuguesa.
ST 08: Argumentação
em Discursos sobre Educação e Ensino
Proponente(s): Profa.
Dra. Rosa Leite da Costa (UERN) e Profa.
Esp. Assídia Maria Soares Alves
Ementa: Propomos, neste simpósio, a apresentação de trabalhos que
analisem discursos sobre as temáticas Educação e Ensino (ensino de um modo
geral ou de áreas específicas), postos em documentos oficiais que orientam ou
regulamentam a Educação e o Ensino; e discursos proferidos por autoridades
(políticas, religiosas, empresariais), profissionais da educação,
estudantes, figuras midiáticas, entre outras possibilidades que se
encontrem nos meios de circulação social, abordando as temáticas mencionadas.
Os trabalhos deverão incluírem-se em quaisquer umas das perspectivas teóricas
de argumentação, tais como a Nova Retórica, a Semântica Argumentativa, a
Argumentação no Discurso, a Argumentação e Comunicação, entre outras,
objetivando a compreensão das teses, ideias, crenças e posicionamentos sobre
essas importantes temáticas.
ST 09: Integração de tecnologias digitais e
metodologias ativas no ensino de línguas: desafios e oportunidade
Proponente(s): Profa. Dra. Tatiana Lourenço de
Carvalho (UERN), Profa. Ma.Maria Elízia Cavalcante Costa e Profa.
Ma. Leila Leite Santana (SEEC-RN)
Ementa: À medida que a tecnologia continua a evoluir rapidamente,
surge a oportunidade de transformar as práticas pedagógicas através da
integração de ferramentas digitais inovadoras com abordagens de ensino
centradas no aluno. Considerando essa realidade, no simpósio temático em
questão, propomos o debate sobre as tecnologias digitais e as metodologias
ativas no contexto do ensino de línguas. Convidamos, portanto, educadores,
pesquisadores e profissionais do ensino de línguas a compartilhar suas
experiências, pesquisas e práticas relacionadas à implementação de tecnologias
digitais e de metodologias ativas em aulas de idiomas. De forma mais
específica, os trabalhos podem abordar análise de documentos oficiais,
particularidades do ensino e da aprendizagem, experiências de práticas docentes
e desempenho discente, análise de livros, de materiais didáticos, de recursos
educativos etc., que envolvam, de alguma forma, as tecnologias digitais e/ou as
metodologias ativas
ST
10: Na miscelânea de vozes, escritas e resistências: múltiplos diálogos
sobre a literatura contemporânea
Proponente(s): Prof. Me. Abílio Neiva
Monteiro (UERN) e Profa. Ma. Daysa Rêgo de Lima (UERN)
Ementa: Pensar sobre a Literatura Contemporânea possibilita percorrer
caminhos ímpares, profundos e desconstrutivos, viabilizando o mergulho nas
esferas mais singulares da compreensão sobre a representação do indivíduo,
questionando e subsidiando interpelações que afetam diretamente nas relações
que se estabelecem entre as pessoas e a sociedade. Assim, os conceitos sobre
identidade, corpo, gênero, crítica literária, regionalismo, loucura, memória,
sexualidade entre outros, possuem enormes discussões e espaços de sentidos e
significados que se entrelaçam com o eixo literário. Nesse sentido, o referido
simpósio propõe explanar discussões que mergulham nas engrenagens conceituais e
representativas identidade, corpo, gênero, crítica literária, regionalismo,
loucura, memória, sexualidade, além de explanar os aspectos da escrita
literária como elo de resistência, uma base para que as inúmeras vozes, que por
muitas vezes foram silenciadas, possam ser ouvidas, percebidas e incluídas no
ciclo social. Cabe ressaltar que, por se tratar de um simpósio que trabalha com
a Literatura Contemporânea, o espaço também visa ressaltar a crítica literária
como palco permeado de pensamentos e possibilidades sobre a (des)construção da
escrita e de pensamentos, e suas implicações dentro da literatura. Destarte,
alguns autores, tais como Georges Bataille, Stuart Hall, Antonio Candido,
Walter Benjamin, Theodor Adorno, Édouard Glissant, Maurice Halbwachs, Anthony
Giddens, Michael Foucault, Regina Dalcastagnè, Octavio Paz, Judith Butler,
Simone de Beauvoir, Afrânio Coutinho, Alfredo Bosi, entre outros, servem como
fonte teórica para subsidiar alguns questionamentos que surgem nos campos que
são alvos da pesquisa. Desse modo, pesquisar sobre a Literatura contemporânea
significa transitar em vários universos que levam ao mais profundo conhecimento
sobre as diversas representações do indivíduo que interferem diretamente nas
relações sociais. Posto isso, a literatura apresenta situações que colocam em
pauta questões, seres e acontecimentos que são “invisíveis”, silenciados e
marginalizados dentro da sociedade e, assim, contribui eficientemente para as
suas discussões, e que se torna importante e necessário o acréscimo de novas
vozes, provenientes de diversos espaços sociais, no cerne da produção literária
ST 11: Estudos
lexicais e perspectivas morfossintáticas, semânticas e pragmático-discursivas
para o ensino de línguas
Proponente(s): Prof. Dr. José Juvêncio Neto de Souza (UERN) e
Prof. Me. Thalison Breno Alves da Silva (UERN)
Ementa: Os estudos envolvendo investigações sobre texto contemplam
diferentes campos disciplinares e diversas perspectivas teórico-metodológicas e
analíticas. Considerando tal contexto, é natural que esse objeto de estudos
seja concebido, analisado e ensinado de acordo com os pressupostos delimitados
por cada área do conhecimento, o que explica as particularidades delineadas nos
quadros teóricos desenvolvidos. Por essa razão, percebemos que é salutar, além
de analisar de que modo as questões lexicais e as perspectivas
morfossintáticas, semânticas e pragmático-discursivas auxiliam na organização
do texto como objeto de ensino, tanto na Educação Básica quanto no Ensino
Superior. Nessa perspectiva, propomos este simpósio temático com o objetivo de
reunir, no contexto dos estudos linguísticos, investigações que versem sobre o
léxico e os aspectos morfossintáticos, semânticos e pragmático-discursivos na
construção de sentidos dos textos/discursos, independentemente das perspectivas
teóricas adotadas, assim como intencionamos ampliar os debates em torno dessa
temática, discutindo aspectos que revelem como o ensino do texto se materializa
nos diferentes níveis de formação. Por conseguinte, a nosso ver, o simpósio
poderá promover um relevante diálogo entre pesquisadores(as) com o intuito de
compreender o campo de estudos do texto/discurso, vislumbrando diferentes
aportes teóricos, metodológicos e analíticos, mas que se complementam quanto ao
que podem revelar sobre tal fenômeno investigativo e/ou sua funcionalidade nos
estudos linguísticos, considerando, sobretudo, as práticas sociais de linguagem.
ST 12: Fronteiras
fluidas: dinâmicas da prosa contemporânea em Literaturas de Língua Portuguesa
Proponente(s): Profa. Dra. Vanessa Bastos de Lima (UERN) e
Profa. Ma. Alyne Isabele Duarte da Silva (UERN)
Ementa: O presente simpósio visa debater sobre aspectos da prosa
contemporânea de língua portuguesa, refletindo sobre sua diversidade estética e
temática. Reconhecemos a literatura contemporânea como um território de
multiplicidade e pluralidade, marcado tanto por continuidades com o passado
literário quanto por rupturas e inovações significativas. Diante disso, a
proposta acolhe contribuições que investiguem a prosa contemporânea em suas
várias manifestações, desde a narrativa tradicional até formatos experimentais,
abordando questões de identidade, memória, geopolítica e estética, que
dialoguem com teorias literárias contemporâneas, bem como estudos comparativos
que ilustrem as conexões e divergências dentro do universo literário de língua
portuguesa.
ST
13: A literatura Latino-Americana como forma de
ressignificação do discurso na sociedade "ante et post- pandemia"
Proponente(s): Prof. Dr.
Marcio de Lima Pacheco (UNIR-UFRN), Profa. Dra. Ivoneide Aires Alves do Rego (UERN) e Prof. Me. Marcio Célio Freire Tôrres (UERN)
Ementa: O simpósio esta aberto para receber
trabalhos que envolvam pesquisas voltadas para os estudos da linguagem e da
literatura latino-americana "ante et post pandemia". É aberto
ao o público acadêmico e profissional e busca estabelecer contato entre a
prática e a teoria dessas áreas. Tal iniciativa visa proporcionar um
espaço de relevância para as discussões, de caráter científico e linguístico,
no intuito de ampliar a formação dos profissionais dessas áreas.
Podem se pautar por:
a) Da pesquisa às salas de aula, no
qual são apresentados estudos e resultados de pesquisa que possam ser
relevantes para a prática e vivência do professor, b) Da sala de aula
para a sala de aula, na qual professores compartilham suas práticas, refletem
sobre seu alcance e assim permitem que suas experiências sejam
difundidas e apropriadas.
c) Na pesquisa linguística sobre o
ante e post pandemia na literatura e comunicação.
d) O discurso como meio opressor,
informativo ou como fake news ante et post pandemia
e) O discurso na literatura nacional
como combate a violência feminina e psicológica
ST 14: Estudos
em Linguística Sistêmico-Funcional
Proponente(s): Prof.
Dr. Francisco Roberto da Silva
Santos (UERN) e Profa. Ma. Ana Paula Santos de Souza (UERN)
Ementa: A Linguística Sistêmico-Funcional,
como uma abordagem teórica e analítica, oferece uma perspectiva holística para
compreender a linguagem em seus contextos sociais, culturais e
discursivos. Este Seminário Temático tem como objetivo reunir pesquisadores e
acadêmicos da área de Letras para explorar as aplicações e avanços da
Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) a partir de temas diversos: descrições e
análises gramaticais, análise do texto, análise do discurso, estudos de
gênero e registro, letramento encaixado ao ensino das disciplinas escolares,
multimodalidade e multiletramentos, ensino de Língua Portuguesa, ensino
de línguas estrangeiras, ensino de Libras, entre outros.
ST 15: Memória,
sociedade e educação
Proponente(s): Profa.
Dra. Iandra Fernandes Caldas (UERN),
Profa. Dra. Francicleide Cesário de
Oliveira (UERN) e Profa. Ma. Antônia Gerlania Viana de Medeiros (UERN)
Ementa: A memória, além de ser fundamental
para a compreensão do percurso de existência das sociedades, é um potente
instrumento de autoconhecimento: ela desvela o que fomos/somos. Na
relação que pode estabelecer com a Educação, ela co-labora para a construção da
narrativa individual e coletiva de alunos e educadores e oferece uma
alternativa de compreensão das concepções em torno da Escola; da manutenção ou
renovação das práticas pedagógicas; do processo de formação e
escolarização; do sentido e da autovalorização da profissão docente, entre
outros aspectos derivados desses. Diante disso, no presente Grupo de
Trabalho, almejamos oportunizar discussões que situem dentro das intersecções
possíveis entre Memória, Sociedade e Educação, buscando refletir de que
maneira a memória influi dentro dos processos educativos.
ST
16: Discursividade e ensino: da posição sujeito-professor ao lugar
histórico-discursivo da escola
Proponente(s): Prof. Dr. Antonio Genário Pinheiro dos Santos (UFRN) e Profa.
Doutoranda Rafaela Cláudia dos Santos (UFPB)
Ementa: Esse simpósio aceita trabalhos que
tratam da dimensão da discursividade atrelada ao ensino e que abordem a
posição-sujeito dos agentes sociais, com destaque para os discursos que
dizem o sujeito-professor e que marcam o lugar histórico-discursivo da escola,
elementos esses que se apresentam inscritos ou enunciados na rede de
saberes e poderes institucionais. O interesse está em discussões que explorem a
produtividade do sentido a partir de múltiplos objetos de investigação e
esferas político-sociais-ideológicas nas quais encontram-se imbricados a
educação nacional e seus aparatos e instrumentos de regulamentação.
ST 17:
Funcionalismo(s) linguístico(s): forma e função a serviço
da análise da linguagem
Proponente(s): Profa. Dra. Cícera Alves Agostinho de Sá (UECE); Profa. Dra.
Francimeire Cesário de Oliveira Queirós (SEEC-RN)
Ementa: Caracterização geral do
Funcionalismo(s) Linguístico; categorias do (s) Funcionalismo(s)
Linguístico(s); análise da forma e função de usos da linguagem à luz
do(s) Funcionalismo(s) Linguístico(s).
ST 18:
Ensino de língua(s) e literatura(s) em perspectiva dialógica: construindo
saberes e práticas em esferas sociais e digitais
Proponente(s): Prof. Dr. Antonio Flávio Ferreira de Oliveira (UFERSA) e Prof. Dr. Ilderlândio
Assis de Andrade Nascimento (UFRN)
Ementa: Este Simpósio Temático tem o objetivo de
reunir discussões que versem acerca do ensino de línguas e literaturas a partir
da perspectiva dialógica da linguagem. Reúne estudos advindos de atividades de
ensino, pesquisa e/ou extensão realizadas nas mais diversas esferas sociais.
São bem-vindos estudos que propõem análises de práticas discursivas, elaboração
de materiais didáticos para o ensino de língua(s) e/ou literatura(s), bem como
reflexões derivadas de ações de ensino, pesquisa e/ou extensão.
ST 19: Literatura,
Teatro e outras expressões artísticas
Proponente(s): Profa.
Dra. Beatriz Pazini Ferreira (UERN), Profa.
Ma. Marta Jussara Frutuoso da Silva (UERN) e Prof. Mndo. Natan Severo de Sousa (UERN)
Ementa: O presente simpósio tem como
objetivo discutir a relação entre Literatura, Teatro e outras expressões
artísticas relacionadas às manifestações culturais, estabelecendo um
diálogo entre essas diferentes formas de arte, com a perspectiva de compreender
como elas influenciam e refletem a sociedade e a cultura. Consideramos a
Literatura, o Teatro e outras expressões artísticas como espaços de
aproximação, compreensão e humanização, conforme apontado por Cândido
(1995, p. 180): "A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na
medida em que nos torna mais compreensivos e abertos para a natureza, a
sociedade, o semelhante". Nesse contexto, buscamos trabalhos em Língua
Portuguesa e/ou Língua Espanhola que explorem as seguintes interseções:
1) Análise de obras literárias
adaptadas para o teatro, cinema, televisão e outras mídias: Investigaremos como
obras literárias são transformadas e reinterpretadas em diferentes
formatos artísticos; 2) Reflexão sobre o papel do teatro nas questões
políticas, sociais e culturais: Analisaremos como o teatro pode ser uma
ferramenta poderosa para abordar questões relevantes da sociedade, política e
cultura. 3) Conexão entre Performance Teatral e Literatura: Exploraremos
a relação entre a performance teatral e a literatura, incluindo poesia
performática, leituras encenadas e outras formas de apresentação
literária. Esperamos que este simpósio temático seja um espaço dialógico e
interdisciplinar colaborativo entre pesquisadores, artistas e estudantes
interessados em desvendar as complexas relações entre literatura, teatro e
outras expressões artísticas.
ST 20: Literaturas
e vertentes contracoloniais
Proponente(s): Profa. Dra. Mylena de Lima Queiroz (UECE) e Profa. Dra.
Silvanna Kelly Gomes de Oliveira (UEPB)
Ementa: Disse Antônio Bispo dos Santos,
conhecido como Nêgo Bispo, (2023) que o colonialista tem como primeira atitude
renomear. No romance distópico Porco de Raça (2021), de Bruno Ribeiro,
um professor nordestino negro é chamado de “Porco Sucio”, precisando utilizar
uma máscara de porco para lutar em um ringue clandestino, para o deleite
de um público de forte influência política - parte da elite econômica global.
Este mercado humano busca apagar o passado do protagonista, objetificar
o seu presente e anular a possibilidade de tecer o seu futuro. A distopia de
Ribeiro aponta para o projeto colonialista que, desde a Idade Moderna,
tentou recriar um estado paradisíaco e desenhar futuros eurocristãos,
construindo o “novo mundo” como “folha em branco”. Quando pensamos a
história da literatura brasileira, notamos que esta é marcada por apagamentos,
formações de estereótipos e repetições de desigualdades de gênero,
região, raça e classe. Na contramão, notamos também literaturas que buscam um
“hackeamentos” dessas desigualdades, estas reminiscências do
colonialismo. Interessa-nos aqui pensar como as vertentes contracoloniais
apontam para modos de semear saberes que contrariam a colonialidade e as
suas desconexões. Neste simpósio temático, portanto, buscamos refletir sobre
literaturas, especialmente brasileiras, mas também de outros espaços, em
confluência com pensadores como Muniz Sodré (2017), Leda Maria Martins (2021),
Nêgo Bispo (2023) e Ailton Krenak (2023), os quais se debruçam sobre
saberes e culturas “diversais” deste país - de forma a refletirmos sobre o
legado de opressão e violência aos modos de vida e às culturas não
eurocentradas.
ST
21: Os gêneros textuais/discursivos no ensino de línguas na educação básica
Proponente(s): Profa. Me. Jakelyne Santos Apolônio (UERN) e Prof. Dr. José
Cezinaldo Rocha Bessa (UERN)
Ementa: Assumindo como foco de preocupação o debate sobre as questões
e problemáticas relacionadas ao ensino de línguas na educação básica, este
simpósio se propõe a aceitar trabalhos que, fundamentados em quaisquer das
abordagens de gêneros textuais/discursivos, tematizem a relação entre ensino de
línguas, materna e estrangeiras, e o trabalho com a diversidade de gêneros
textuais/discursivos no ensino fundamental e médio. Nesse sentido, esperamos
acolher trabalhos que contemplem investigações e reflexões sobre práticas de
ensino, metodologias, documentos oficiais, materiais didático-pedagógicos,
dentre outros. Serão bem-vindos, também, trabalhos que se proponham a
socializar experiências de ensino que se enquadrem no escopo da proposta do
simpósio.
ST 22: Mulheres
na Literatura: representações, desafios e perspectivas
Proponente(s): Profa. Dra. Ana Paula Lima
Carneiro (UEPB) e Profa. Ma. Ananeri Vieira de Lima (UERN)
Ementa: O simpósio propõe uma análise crítica das diversas
representações da mulher na literatura ao longo do tempo, destacando os
desafios enfrentados por autoras e personagens femininas. O simpósio busca
aceitar pesquisas que examinem como as mulheres foram representadas na
literatura ao longo da história, desde os estereótipos tradicionais até as
representações mais contemporâneas e diversas. Dessa forma, será explorado a
evolução das narrativas femininas, destacando a luta das mulheres por voz,
visibilidade e reconhecimento na esfera literária. Serão aceitas pesquisas que
abordem questões relacionadas à construção de identidades femininas nas obras
literárias, incluindo as diferentes experiências de gênero, raça, classe e
sexualidade. Desse modo, o simpósio busca promover uma reflexão sobre o papel
das mulheres na literatura, identificando os avanços conquistados, os desafios
ainda presentes e as oportunidades para a construção de narrativas mais
inclusivas.
ST 23: Texto,
tecnologias digitais e ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras na
contemporaneidade
Proponente(s): Prof.
Dr. Jailson José dos Santos (UERN) e Profa. Dra. Wanderleya Magna Alves (UERN)
Ementa: Este simpósio temático tem como proposta discutir trabalhos
de pesquisas e relatos de experiências sobre o ensino e a aprendizagem de
línguas estrangeiras em um contexto comunicacional marcado pela presença das
tecnologias. O simpósio visa receber trabalhos de professores em formação
inicial, continuada ou atuantes na Educação Básica, que envolvam o texto como
elemento central do ensino e da aprendizagem de línguas estrangeiras que
considerem as tecnologias digitais como recursos propulsores das práticas docentes
em sala de aula.
ST 24: Ensino de Literatura no Brasil: Abordagens do Texto
Literário
Proponente(s): Profa. Ma. Samara Inácio da
Silva (UERN), Prof. Me. Tiago Nascimento Silva (UERN) e Prof. Dr.
Manoel Freire Rodrigues (UERN)
Ementa: No Brasil, o campo das Humanidades tem passado por um
processo contínuo de desvalorização, ocasionando discussões sobre a importância
de sua permanência no currículo da Educação Básica. Nesse sentido, o ensino da
literatura tem sido um dos mais questionados, especialmente em função da
abordagem do texto literário em sala de aula, que, durante muito tempo, serviu
como escopo para o ensino da gramática e a valorização do sentimento e cânone
nacional (Cosson, 2020; Durão e Cechinel, 2022). Ainda que não esteja presente
em documentos norteadores como a BNCC (2017), enquanto componente curricular, a
literatura perpassa transversalmente as várias áreas do conhecimento
contempladas na BNCC (2017), como uma espécie de ferramenta que auxilia na
formação de leitores, inserindo-se no cotidiano escolar em permanente diálogo
com dispositivos digitais que facilitam o acesso ao texto. Ao apresentar-se
como um instrumento capaz de promover o crescimento intelectual, a fruição e a
criticidade dos discentes, é inexplicável que o ensino de literatura não seja
um componente curricular obrigatório no currículo escolar. Assim, podemos
pensar a literatura como uma peça que não se encaixa na perspectiva das
reformas liberais que, conforme Laval (2019), concede relevância aos saberes
que adquirem uma função bem definida no âmbito das atividades econômicas.
partindo desse princípio, as formulações propostas por Cereja (2013), no
intuito de redirecionar a proposta de ensino de literatura, são relevantes,
haja vista o fato de que a concepção do docente acerca da literatura interfere
na forma como a perspectiva estética é desenvolvida em sala de aula. Candido
(2004) concebe a questão literária transpondo a noção de mero componente
curricular a ser cumprido automaticamente. Mais do que uma matéria, esvaziada
muitas vezes pela compressão impingida pelo capitalismo, é a arte literária uma
das vias mais significativas de trabalhar a formação do ser humano (1999).
Portanto, considerando o complexo panorama da relação entre a criação artística
- aqui, em especial, a literária - e o modo como esta é trabalhada em sala de
aula, é cada vez mais necessária a reflexão para fazer do ensino das áreas de
Humanidades, da arte e da própria literatura, um movimento de consciência
estética, de permanente amadurecimento crítico e de cidadania, compreendendo a
palavra para além do sentido imediato que apresenta.
ST 25: Ensino de Língua Portuguesa,
estágio e programas formativos
Proponente(s): Profa. Dra. Maria
Leidiana Alves (UERN) e Profa. Dra. Antônia Sueli da Silva Gomes
(UERN)
Ementa: Discute pesquisas e relatos de experiência que versam
sobre o ensino de Língua Portuguesa e formação de professores. As discussões
incluem a abordagem de práticas pedagógicas e de linguagens fomentadas por
estágios curriculares supervisionados em cursos de licenciaturas, programas
formativos como PIBID e Residência Pedagógica, ações extensionistas, advindas,
portanto, de experiências que tratem dos processos de ensino-aprendizagem que
se desenvolvem em contextos de ensino, especialmente, da educação básica, nos
níveis de Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio.