II Simpósio sobre Codocência e Docência Compartilhada (II SimCoDoC)

II Simpósio sobre Codocência e Docência Compartilhada (II SimCoDoC)

online Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Campus Petrópolis - Petrópolis - Rio de Janeiro - Brasil
presencial Com transmissão online

Sobre o evento


O II Simpósio sobre Codocência e Docência Compartilhada (II SimCoDoC) acontecerá entre os dias 26 e 30 de maio de 2025, no CEFET/RJ - Unidade Petrópolis, na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, com o formato semipresencial. Com abrangência nacional, o II SimCoDoC é voltado para professores, licenciandos e demais profissionais da educação. Ao dar continuidade à sua primeira edição, tem como finalidade promover o diálogo entre os diferentes profissionais da educação que discutem, pesquisam e desenvolvem codocência e docência compartilhada em suas atividades docentes, proporcionando aos participantes um espaço para debate e divulgação dos seus trabalhos e práticas, bem como contribuir teórico-metodologicamente na construção conceitual sobre o tema. Assim, este simpósio pretende apresentar-se como um espaço para debate acadêmico sobre o campo da pesquisa e sua diversidade no campo da formação inicial e continuada de professores de distintos campos disciplinares.

Estrutura do II SimCoDoC

O II SimCoDoC terá o formato semipresencial e inscrições gratuitas, objetivando viabilizar a participação de professores e estudantes de diversas regiões do país, bem como oportunizar um encontro presencial para professores e estudantes da cidade de Petrópolis e região.


  • Dinâmica de apresentação de trabalhos

Os trabalhos enviados para o II SimCoDoC serão distribuídos em Fóruns de diferentes eixos temáticos. Cada sessão contará com a participação de codebatedores que atuam em diferentes níveis formativos e terão a função de promover a discussão, levantar questões e organizar os diferentes momentos propostos nesta atividade. 

Os Fóruns serão caracterizados como espaços de diálogo e escuta, para suscitar questões que emergirem dos trabalhos submetidos e com expectativa de se obterem diferentes perspectivas que possibilitem o encaminhamento de questões inéditas sobre os tópicos abordados, em função das trocas realizadas.

As apresentações de trabalhos terão formato híbrido, isto é, com participações simultâneas presenciais e/ou remotas. 


  • Sessões e atividades

Conferencistas e convidados para as mesas redondas estarão de maneira presencial no evento. Contudo, ainda não há garantias de que essas atividades contarão com transmissão para participantes remotos.

Datas importantes

  • Envio de trabalhos: 10/02 a 04/04/2025
  • Período de Inscrição: 10/02 a 12/05/2025
  • Abertura dos Fóruns: 19/05/2025
  • Realização do Evento: 26/05 a 30/05/2025

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Programa provisório


Programação

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Informações gerais sobre submissão de trabalhos

Os trabalhos serão recebidos até o dia 20/03/2025 em seis diferentes eixos temáticos: (1) Formação inicial, continuada e desenvolvimento profissional de professores; (2) Estágio Supervisionado; (3) Ensino-aprendizagem nas Escolas e Universidades; (4) Extensão na relação Escola-Universidade; (5) Práticas interdisciplinares; e (6) Educação Especial Inclusiva.

Na seção "Submissões" há, em anexo, um template com instruções gerais. Pedimos, por gentileza, que respeitem esta formatação. 

  • Não há limite para quantidade de autores, no entanto, cada participante poderá enviar até dois trabalhos como primeiro autor. 
  • O texto completo deve ter entre 4 e 6 páginas, incluindo resumo e referências. 
  • Poderá ser escrito em português ou espanhol. 
  • Deverá ser enviado com identificação de autores e instituições.

As avaliações destes trabalhos acontecerão em formato de curadoria, isto é, os membros do comitê científico do evento ficarão responsáveis por sinalizar (i) correção ortográfica e gramatical; (ii) coesão textual; (iii) adequação à formatação do template; e (iv) pertinência à proposta do evento.

Ressaltamos que os trabalhos enviados ao evento são o principal material para mobilizar as discussões do II SimCoDoC, ou seja, são nossas matérias-primas. A partir deles, esperamos construir algo novo e coletivo. 

Dinâmica dos Fóruns

Uma vez aceitos, os trabalhos serão distribuídos em Fóruns assíncronos na Plataforma Microsoft Teams, previamente à realização do evento e em sessões de comunicações orais, com participações simultâneas presenciais e/ou remotas, durante a realização do evento.

Esta organização em Fóruns prévios, um diferencial do SimCoDoC, tem por objetivo aproximar autores e trabalhos provenientes de instituições distintas, e também de proporcionar o engajamento nas discussões que acontecerão ao longo das comunicações orais.

Para a discussão assíncrona prévia ao evento, os trabalhos aceitos para apresentação serão distribuídos em diferentes Fóruns na Plataforma Microsoft Teams. Os textos ficarão disponíveis na aba "Arquivo" de cada Fórum, que contará com 4 ou 5 trabalhos, possibilitando que os autores leiam e discutam os demais trabalhos do seu próprio Fórum, tanto previamente, pelo chat da Plataforma Teams, quanto nas sessões de comunicação oral durante o evento.

As discussões nos Fóruns contarão com a participação dos codebatedores, que auxiliarão na promoção do diálogo e na síntese das discussões. Por isso, consideramos importante que vocês se engajem nas discussões, principalmente nos Fóruns em que se encontram os seus trabalhos, buscando lançar questões e responder àquelas que os motivarem e/ou fizerem referência direta às suas produções.

Reforçamos que serão publicados nos anais apenas os trabalhos que forem apresentados na sessão de comunicação oral síncrona durante o evento.

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Documentos importantes

Primeira circular

Segunda circular


Comitê Científico

Alice Moraes (CAp-UERJ)

André Rodrigues (USP)

Armando Gil Ferreira dos Santos (Fundação Bradesco)

Cristiano Mattos (USP)

Elisabeth Gonçalves de Souza (CEFET/RJ-Unidade Petrópolis)

Fábio Sampaio (CEFET/RJ-Unidade Petrópolis)

Felipe Ferreira (CEFET/RJ-Unidade Petrópolis)

Flávia Trópia (CEFET/RJ-Unidade Petrópolis)

Flávio Luciano Brasil (CIEP 137 Cecília Meireles)

Glória Queiroz (UERJ)

Isabel Martins (NUTES/UFRJ)

Isabela Braga Loureiro de Sá Raposo (CIEP 137 Cecília Meireles)

Ivanilda Higa (UFPR)

Junia Freguglia (UFES)

Lucas Melo (IFSudeste MG)

Marcília Barcellos (CEFET/RJ-Unidade Petrópolis)

Renata Barbosa Dionysio (INES)

Ricardo Monteiro (Colégio Estadual Mauá)

Ronei Coelho (CIEP 137 Cecília Meireles)

Soraia Wanderosck (CEFET/RJ Unidade Petrópolis)

Suelen Pestana (CEFET/RJ-Unidade Itaguaí)

Suzani Cassiani (UFSC)

Thayná Marracho Marques (CAp-UFRJ)

Victor Giraldo (UFRJ)

Wellerson Quintaneiro (CEFET/RJ – Unidade Nova Iguaçu)

Comissão Organizadora

Amanda Ribeiro dos Santos (SME-Rio de Janeiro)

Bruna Karl (NUTES/UFRJ)

Glauco S F Silva (CEFET/RJ – Unidade Petrópolis) – Coordenação Geral

Ivanilda Higa (UFPR)

João Paulo Fernandes (CEFET/RJ – Unidade Petrópolis)

Marcos Corrêa da Silva (CEFET/RJ – Unidade Petrópolis)

Priscila Musquim Alcantara de Oliveira (CIEP 137 Cecília Meireles)

Secretaria

Guilherme Nascimento (CEFET/RJ – Unidade Petrópolis)

Juliana Medeiros (CEFET/RJ – Unidade Petrópolis)

Realização

               

Apoio financeiro

           

Apoio Institucional

   

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}