O II Simpósio sobre Codocência e Docência Compartilhada (II SimCoDoC) acontecerá entre os dias 26 e 30 de maio de 2025, no CEFET/RJ - Unidade Petrópolis, na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, com o formato semipresencial.
Com abrangência nacional, o II SimCoDoC é voltado para professores, licenciandos e demais profissionais da educação. Ao dar continuidade à sua primeira edição, tem como finalidade promover o diálogo entre os diferentes profissionais da educação que discutem, pesquisam e desenvolvem codocência e docência compartilhada em suas atividades docentes, proporcionando aos participantes um espaço para debate e divulgação dos seus trabalhos e práticas, bem como contribuir teórico-metodologicamente na construção conceitual sobre o tema.
Assim, este simpósio pretende apresentar-se como um espaço para debate acadêmico sobre o campo da pesquisa e sua diversidade no campo da formação inicial e continuada de professores de distintos campos disciplinares.
Estrutura do II SimCoDoC
O II SimCoDoC terá o formato
semipresencial e inscrições gratuitas, objetivando viabilizar a participação de professores e
estudantes de diversas regiões do país, bem como oportunizar um encontro
presencial para professores e estudantes da cidade de Petrópolis e região.
Dinâmica de apresentação de trabalhos
Os trabalhos enviados para o
II SimCoDoC serão distribuídos em Fóruns de diferentes eixos temáticos.
Cada sessão contará com a participação de codebatedores que atuam em
diferentes níveis formativos e terão a função de promover a discussão, levantar
questões e organizar os diferentes momentos propostos nesta atividade.
Os Fóruns serão caracterizados como espaços de diálogo e escuta, para suscitar questões que emergirem dos trabalhos submetidos e com expectativa de se obterem diferentes perspectivas que possibilitem o encaminhamento de questões inéditas sobre os tópicos abordados, em função das trocas realizadas.
As apresentações de trabalhos terão
formato híbrido, isto é, com participações simultâneas presenciais e/ou remotas.
Sessões e
atividades
Conferencistas e convidados
para as mesas redondas estarão de maneira presencial no evento. Contudo, ainda
não há garantias de que essas atividades contarão com transmissão para
participantes remotos.
Os trabalhos serão recebidos
até o dia 20/03/2025 em seis
diferentes eixos temáticos: (1) Formação inicial, continuada e desenvolvimento
profissional de professores; (2) Estágio Supervisionado; (3)
Ensino-aprendizagem nas Escolas e Universidades; (4) Extensão na relação
Escola-Universidade; (5) Práticas interdisciplinares; e (6) Educação Especial
Inclusiva.
Na seção "Submissões" há, em anexo, um template com instruções gerais. Pedimos, por gentileza, que
respeitem esta formatação.
Não há limite para quantidade de autores, no
entanto, cada participante poderá enviar até dois trabalhos como primeiro
autor.
O texto completo deve ter entre 4 e 6 páginas, incluindo resumo e
referências.
Poderá ser escrito em português ou espanhol.
Deverá ser enviado
com identificação de autores e instituições.
As avaliações destes trabalhos
acontecerão em formato de curadoria, isto é, os membros do comitê científico do
evento ficarão responsáveis por sinalizar (i) correção ortográfica e
gramatical; (ii) coesão textual; (iii) adequação à formatação do template; e
(iv) pertinência à proposta do evento.
Ressaltamos que os trabalhos enviados
ao evento são o principal material para mobilizar as discussões do II SimCoDoC,
ou seja, são nossas matérias-primas. A partir deles, esperamos construir algo
novo e coletivo.
Dinâmica dos Fóruns
Uma vez aceitos, os trabalhos
serão distribuídos em Fóruns assíncronos na Plataforma Microsoft Teams,
previamente à realização do evento e em sessões de comunicações orais, com
participações simultâneas presenciais e/ou remotas, durante a realização do evento.
Esta organização em Fóruns prévios,
um diferencial do SimCoDoC, tem por objetivo aproximar autores e trabalhos
provenientes de instituições distintas, e também de proporcionar o engajamento
nas discussões que acontecerão ao longo das comunicações orais.
Para a discussão assíncrona
prévia ao evento, os trabalhos aceitos para apresentação serão distribuídos em diferentes
Fóruns na Plataforma Microsoft Teams. Os textos ficarão disponíveis na aba "Arquivo" de cada Fórum, que contará com 4 ou 5 trabalhos, possibilitando que os autores
leiam e discutam os demais trabalhos do seu próprio Fórum, tanto previamente, pelo
chat da Plataforma Teams, quanto nas sessões de comunicação oral durante o
evento.
As discussões nos
Fóruns contarão com a participação dos codebatedores, que auxiliarão na
promoção do diálogo e na síntese das discussões.Por isso, consideramos importante que vocês se
engajem nas discussões, principalmente nos Fóruns em que se encontram os seus
trabalhos, buscando lançar questões e responder àquelas que os motivarem e/ou
fizerem referência direta às suas produções.
Reforçamos que serão
publicados nos anais apenas os trabalhos que forem apresentados na sessão de comunicação
oral síncrona durante o evento.