A Linha de Pesquisa Maiêutica do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea (COGITANS/UEPA) tem a honra de anunciar o II Simpósio Mulheres em Transgressão, cujo título é "um diálogo para subverter os condicionamentos sociais". Este evento é idealizado por mulheres da Linha do Maiêutica com o apoio dos demais membros, cujo intuito é fazer menção ao dia Internacional da Mulher. Nossos encontros ocorrerão nos dias 30 e 31 de março de 2023, iniciando às 09:00 da manhã.
O objetivo do evento é analisar a mulher e todos os seus enfrentamentos em uma sociedade na qual está presente um sexismo estrutural e estruturante. Nesse sentido, os temas de discussões serão: "As múltiplas faces do sexismo estrutural: os mecanismos estatais e as estratégias à deslegitimação da mulher" e "Resistir para existir: caminhos para subverter a sujeição". Essas e outras questões serão alvo de debate, posto que há mecanismos que são utilizados ao longo da história para deslegitimar as ações de mulheres, bem como para ditar o que devem ser a partir de "formas corretas" para o agir feminino.
Dessa forma, o que se pretende alcançar com o evento é buscar entender quais formas e ferramentas o Estado e a sociedade utilizam para deslegitimar a ação feminina. Pretende-se mostrar a mulher como um ser que, mesmo com todos os impasses enfrentados cotidianamente, está lutando, reagindo e ocupando espaços em um núcleo opressor, pois ao longo da história da humanidade os processos de opressões tendem a ser justificados por aqueles que as praticam e pelas instituições que detém dispositivos para naturalizá-las. Posto isso , busca-se evidenciar as múltiplas violências que mulheres sofrem, por exemplo, violência de classe, raça e gênero. A partir disso seremos capazes de pensar horizontes outros, nos quais são utilizados como práxis subversiva contra este cenário excludente, cujo qual é perpetrado e validado no capitalismo, colonialismo e patriarcado.