II Simpósio Internacional de Turismo Científico: o Turismo Científico como estratégia para a popularização da ciência

II Simpósio Internacional de Turismo Científico: o Turismo Científico como estratégia para a popularização da ciência

presencial Auditório Vera Janacópulos - UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

II Simpósio Internacional de Turismo Científico

O II Simpósio Internacional de Turismo Científico tem por objetivo ampliar as discussões sobre o tema nos âmbitos acadêmico, empresarial e da gestão pública na cidade do Rio de Janeiro, buscando o entendimento teórico e prático sobre quais ações e experiências de turismo podem ser promovidas tendo como base a divulgação científica e a popularização da ciência. 

Após sua primeira edição, realizada em 2019, com o tema "Charles Darwin e suas viagens científicas", a segunda edição ganha caráter internacional e possui como tema "O Turismo Científico como estratégia para a Popularização da Ciência". 

Portanto, o evento contará com a participação de especialistas no tema e com representantes de iniciativas em curso para a promoção do turismo científico em diversos países. A partir de conferências, mesas redondas, apresentação de trabalhos, debate e estudos de campo, o evento buscará promover a criação de redes de turismo científico, envolvendo poder público e privado, para o fortalecimento do turismo como estratégia de divulgação científica e do turismo científico como estratégia de promoção do turismo na cidade do Rio de Janeiro.


Calendário

Submissão de trabalhos 

(resumo expandido)

Prazos

Data inicial para envio do resumo

01/09/2023

Data final para envio do resumo

31/10/2023

Comunicação sobre a avaliação do resumo

10/11/2023

Envio da versão final do resumo com as correções dos avaliadores

17/11/2023

Previsão de publicação dos Anais do evento

Março/2024


Regras de Submissão (Resumo Expandido):

a) Ter entre 03 e 05 páginas, incluindo figuras (mapas, ilustrações, fotos, gráficos etc.), tabelas e referências bibliográficas; 

b) Idiomas aceitos: português, inglês, espanhol e francês. 

c) O texto pode ser estruturado em introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências bibliográficas, sem o uso de subseções (exceto para as referências bibliográficas). 

d) O texto deve ser acompanhado de 3 a 5 palavras-chave que identifiquem o conteúdo do trabalho, separadas por ponto e vírgula.

e) O cabeçalho deve conter título, subtítulo e nomes dos autores. O título e subtítulo (se houver) em formato: fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito, centralizado. Os autores devem ser listados seguindo o formato: Nome Sobrenome, Instituição por extenso (SIGLA), usando fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhado à direita;

f) O texto do Resumo deve ser formatado em fonte Times New Roman, tamanho 12 (corpo do texto) e espaçamento entre linhas 1,5, folha tamanho A4, margens superior e esquerda 3cm, direita e inferior 2cm., parágrafo justificado

g) Fotos, desenhos, mapas, gráficos deverão aparecer no corpo do trabalho com a denominação genérica de figura, numerada com algarismos arábicos. As tabelas também devem ser numeradas com algarismo arábico. 

h) Não é permitida a inserção de notas de rodapé.

i) As referências bibliográficas devem aparecer no final do trabalho, em ordem alfabética e devem seguir as normas da ABNT, NBR 6023.

j) Toda citação, direta ou indireta, feita ao longo do texto deverá ser apresentada conforme a norma ABNT NBR 10520.

k) O Resumo deve vir com correções gramaticais devidamente realizadas. O trabalho que não cumprir as exigências listadas serão recusados.

l) O autor deve anexar duas versões do Resumo, uma com autores e outra sem autores, ambas em formato .pdf.

m) O Resumo deve ser submetido em formato .pdf na plataforma do evento: https://www.even3.com.br/ii-simposio-internacional-de-turismo-cientifico 

n) Cada Resumo pode ter, no máximo, 7 autores.

o) A Comissão Organizadora do evento reserva-se o direito de:

I) Utilizar os trabalhos selecionados por prazo indeterminado;

II) Não devolver aos participantes o material da submissão;

III) Não efetuar, sob nenhuma forma, o pagamento de direitos autorais;

IV) Não se responsabiliza por cópias, plágios ou fraudes;

V) Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.


Acesse aqui as Regras de Submissão e o Template para o Resumo expandido.

Access here the Submission Guidelines and the Template for the Expanded Abstract


Acesse aqui as Orientações e Modelo de Apresentação oral  

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}