O II Simpósio Internacional de Turismo Científico tem por objetivo ampliar as discussões sobre o tema nos âmbitos acadêmico, empresarial e da gestão pública na cidade do Rio de Janeiro, buscando o entendimento teórico e prático sobre quais ações e experiências de turismo podem ser promovidas tendo como base a divulgação científica e a popularização da ciência.
Após sua primeira edição, realizada em 2019, com o tema "Charles Darwin e suas viagens científicas", a segunda edição ganha caráter internacional e possui como tema "O Turismo Científico como estratégia para a Popularização da Ciência".
Portanto, o evento contará com a participação de especialistas no tema e com representantes de iniciativas em curso para a promoção do turismo científico em diversos países. A partir de conferências, mesas redondas, apresentação de trabalhos, debate e estudos de campo, o evento buscará promover a criação de redes de turismo científico, envolvendo poder público e privado, para o fortalecimento do turismo como estratégia de divulgação científica e do turismo científico como estratégia de promoção do turismo na cidade do Rio de Janeiro.
Calendário
Regras de Submissão (Resumo Expandido):
a) Ter entre 03 e 05 páginas, incluindo figuras (mapas, ilustrações, fotos, gráficos etc.), tabelas e referências bibliográficas;
b) Idiomas aceitos: português, inglês, espanhol e francês.
c) O texto pode ser estruturado em introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências bibliográficas, sem o uso de subseções (exceto para as referências bibliográficas).
d) O texto deve ser acompanhado de 3 a 5 palavras-chave que identifiquem o conteúdo do trabalho, separadas por ponto e vírgula.
e) O cabeçalho deve conter título, subtítulo e nomes dos autores. O título e subtítulo (se houver) em formato: fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito, centralizado. Os autores devem ser listados seguindo o formato: Nome Sobrenome, Instituição por extenso (SIGLA), usando fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhado à direita;
f) O texto do Resumo deve ser formatado em fonte Times New Roman, tamanho 12 (corpo do texto) e espaçamento entre linhas 1,5, folha tamanho A4, margens superior e esquerda 3cm, direita e inferior 2cm., parágrafo justificado;
g) Fotos, desenhos, mapas, gráficos deverão aparecer no corpo do trabalho com a denominação genérica de figura, numerada com algarismos arábicos. As tabelas também devem ser numeradas com algarismo arábico.
h) Não é permitida a inserção de notas de rodapé.
i) As referências bibliográficas devem aparecer no final do trabalho, em ordem alfabética e devem seguir as normas da ABNT, NBR 6023.
j) Toda citação, direta ou indireta, feita ao longo do texto deverá ser apresentada conforme a norma ABNT NBR 10520.
k) O Resumo deve vir com correções gramaticais devidamente realizadas. O trabalho que não cumprir as exigências listadas serão recusados.
l) O autor deve anexar duas versões do Resumo, uma com autores e outra sem autores, ambas em formato .pdf.
m) O Resumo deve ser submetido em formato .pdf na plataforma do evento: https://www.even3.com.br/ii-simposio-internacional-de-turismo-cientifico
n) Cada Resumo pode ter, no máximo, 7 autores.
o) A Comissão Organizadora do evento reserva-se o direito de:
I) Utilizar os trabalhos selecionados por prazo indeterminado;
II) Não devolver aos participantes o material da submissão;
III) Não efetuar, sob nenhuma forma, o pagamento de direitos autorais;
IV) Não se responsabiliza por cópias, plágios ou fraudes;
V) Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
Acesse aqui as Regras de Submissão e o Template para o Resumo expandido.
Access here the Submission Guidelines and the Template for the Expanded Abstract