A Psicologia do Esporte é uma área de conhecimento que envolve diferentes variáveis na relação entre exercício físico, esporte e saúde mental dos indivíduos. Dentre estas variáveis, destaca-se a análise dos efeitos psíquicos nas ações esportivas e do exercício físico. Já é consenso na literatura que os saberes produzidos nesta área de conhecimento possibilitam as análises psicológicas no contexto esportivo e do exercício físico na promoção da saúde. Estes saberes contribuem para a modificação positiva dos processos psíquicos, influenciando tanto no rendimento do atleta otimizando a performance esportiva (Fabiani, 2008) quanto nas práticas de exercício físico ampliando as conquistas exitosas na promoção da saúde.
O II Simpósio Internacional de psicologia do esporte e exercício físico, que traz como tema a Produção de Conhecimento, Saberes e Intervenção Sustentável na América do Sul, constitui-se em uma inovação científica na medida em que procura reunir saberes e práticas de diferentes países da mesma região geográfica. O presente evento ocorre a partir da experiência da primeira edição, realizada em 2024. Nesta ocasião, o evento reuniu 450 inscritos, envolvendo acadêmicos e profissionais de diferentes áreas de conhecimento, tais como medicina, enfermagem, psicologia, educação física, entre outros. Ao todo se inscreveram 75 pesquisadores para divulgação de suas produções científicas e relatos de experiência. Participaram do evento na qualidade de convidados palestrantes e ministrantes de curso, pesquisadores renomados, sendo 6 do Brasil e 3 do exterior (1 de Peru, 1 de Uruguai e um de Cuba).
Para esta edição de 2025 pretende-se ampliar geograficamente as discussões e produção de conhecimento científico considerando outros países da América do Sul e América Central, trazendo como convidados pesquisadores de diferentes país: Peru (1), Uruguai(1) e Cuba (1) além de 6 brasileiros. Desse modo, o II Simpósio Internacional de psicologia exercício físico e esporte tem como objetivo proporcionar reflexões relativas a produção de conhecimento, de saberes e ações de intervenção na América do Sul no âmbito da psicologia do exercício físico e do esporte.
O evento é destinado a um público diverso: pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas de educação física, psicologia, medicina, enfermagem, sociologia e outros campos de estudos com interesse no esporte e na prática de exercício físico voltada a promoção da saúde; além de atletas, técnicos e gestores esportivos. Igualmente o evento é destinado a pessoas interessadas em compreender, analisar e melhorar os fatores psíquicos determinantes da prática do exercício físico (antes, durante e após a atividade física) e do rendimento esportivo, tanto em treinamentos quanto em competições e pós competições.