Tema central: Protagonismos na história dos arquivos e da Arquivologia
(EVENTO PRESENCIAL)
A realização do II SIMPÓSIO DA HISTÓRIA DOS ARQUIVOS E DA ARQUIVOLOGIA é de suma importância para a área (re)conhecer sua trajetória histórica e epistemológica, desenvolver e difundir o pensamento arquivístico, além de contribuir com a construção de projetos, iniciativas e metodologias que favoreçam a salvaguarda de arquivos públicos e privados, nos ambientes digital e/ou não digital.
OBJETIVO GERAL
Estimular a continuidade do debate coletivo sobre a história dos arquivos e da Arquivologia, mediante a interlocução entre docentes, discentes de pós-graduação, pesquisadores, alunos de graduação e profissionais da área.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Evidenciar as questões relacionadas à história dos arquivos e da Arquivologia no Brasil.
- Verticalizar os estudos sobre a história dos arquivos e da Arquivologia no Brasil e suas relações com outros países, a partir da sistematização dos trabalhos de pesquisadores e profissionais da área.
- Visualizar cenários dos arquivos e da Arquivologia com vista a subsidiar ações futuras no sentido de definir uma agenda de pesquisa que colabore com a construção de uma prática arquivística mais afinada com o enfrentamento das principais questões colocadas atualmente.
- Avaliar (mediante um diagnóstico retrospectivo) e analisar os cenários arquivísticos encontrados de modo subsidiar o planejamento de ações futuras (prognósticos) em torno do desenvolvimento e da institucionalização dos arquivos e da Arquivologia no Brasil.
- Debater o ensino e a produção acadêmico-científica sobre a história dos arquivos e a Arquivologia no Brasil.
HISTÓRICO
A primeira edição do Simpósio da História dos Arquivos e da Arquivologia aconteceu de 25 e 26 de maio na Universidade Federal Fluminense e contou com a participação de pesquisadores, estudantes e profissionais de diferentes instituições e de diferentes regiões do Brasil. Foram dois dias de intensas discussões e do reconhecimento da necessidade de aprofundar discussões acerca da história das instituições e funções arquivísticas, além dos protagonistas na constituição da área no país.