O seminário consiste em um segundo evento nacional do NÚCLEO DE PESQUISA-AÇÃO MULHER E CIÊNCIA, aprovado em edital SPM, na temática Fortalecimento da Participação de Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão.
O Projeto Compartilhando Saberes com a Secretaria da Mulher do Recife, consistiu em interlocução importante no processo de visibilização das mulheres na ciência, a partir da divulgação de pesquisas acadêmicas realizadas por mulheres.
Outra interlocução foi realizada com o programa “Futuras Cientistas”, realizado no Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), cujo público-alvo é composto por meninas do ensino médio e professoras da rede pública de Educação. Desde 2021, reuniões foram realizadas e ações conjuntas foram concretizadas. A contextualização e motivação foi fomentada a partir de um relato de um sócio, na live de celebração dos 70 anos da Regional, evento realizado em julho de 2021.
As duas interlocuções, acima citadas, contaram com o apoio do Núcleo de Pesquisa que completa 10 anos, nos quais prioriza a realização de estudos, eventos e elaboração de publicações no tema Mulher e Ciência, com o recorte, espaços de poder e decisão. Hoje é visível a representatividade numérica de mulheres nos cursos de graduação e pós-graduação, no entanto, existem "tetos de vidros" e "labirintos de cristais" que se constituem em obstáculos a serem enfrentados nos caminhos da equidade e paridade de gênero. O objetivo do Seminário consiste em refletir a partir das interseccionalidades e transversalidades que envolvem questões de gênero, raça/etnia, classe social, geração entre outras, nas suas relações com as políticas públicas, especialmente de educação, ciência e tecnologia.
Os temas das mesas dialogam com as relações de poder configuradas através das relações de gênero e do modelo patriarcal, que, de acordo com Heleieth Safiotti (2011), no livro Gênero, patriarcado, violência, concretiza-se, especialmente, nas hierarquias socialmente construídas, caracterizadas pela primazia masculina. A escolha das temáticas foi problematizada com base em questões elaboradas por Joan Scott (1995, p. 93), na publicação Gênero: uma categoria útil à análise histórica: Qual a relação entre a legislação vigente de promoção dos direitos das mulheres e a participação efetiva nos espaços de poder? Por que (e desde quando) as mulheres são invisíveis enquanto sujeitos históricos? Como as desigualdades de gênero configuram as escolhas e exercícios das carreiras profissionais? Como as instituições têm incorporado o gênero nos seus pressupostos e na sua organização? Já houve conceitos de gênero realmente igualitários sobre os quais foram projetados ou mesmo baseados sistemas políticos?