II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO E LETRAS - II SIIPEL 2026

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO E LETRAS - II SIIPEL 2026

online UFRN - FELCS Currais Novos - Currais Novos - Rio Grande do Norte - Brasil
presencial Com transmissão online

Idioma

Sobre o evento

O II Seminário Internacional de Inovação e Pesquisa em Educação e Letras (SIIPEL/GPieford/Felcs/UFRN): formação e desenvolvimento profissional em contextos emergentes tem como objetivo promover o diálogo acadêmico e a socialização de pesquisas voltadas à formação docente, à inovação educacional e ao desenvolvimento profissional em contextos emergentes. O evento está vinculado ao Grupo de Pesquisa em Inovação Educacional, Formação e Desenvolvimento Profissional (G-Pieford) e busca fortalecer a produção científica e o intercâmbio de conhecimentos nas áreas de Educação e Letras. 

A programação do II Seminário Internacional de Inovação e Pesquisa em Educação e Letras (SIIPEL/GPieford/Felcs/UFRN) será organizada em duas modalidades complementares. A Edição Virtual ocorrerá na semana de 17 a 21 de agosto de 2026, com atividades acadêmicas realizadas em ambiente digital, ampliando a participação de pesquisadores e estudantes de diferentes regiões e países. Já a Edição Presencial será realizada de 24 a 28 de agosto de 2026, em formato multicampi na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nos dias 24 e 25 de agosto, as atividades ocorrerão em Currais Novos, na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs/UFRN). O dia 26 de agosto será destinado para os participantes possam se deslocar para Natal, ocasião em que também será ofertada, por adesão dos participantes, uma atividade cultural voltada à integração acadêmica e à valorização da cultura regional. Por fim, nos dias 27 e 28 de agosto, a programação presencial será realizada em Natal, no Campus Central da UFRN, consolidando o caráter integrador e colaborativo do evento entre diferentes espaços institucionais da universidade.

Haverá inscrição para submissão de resumos (simples, expandidos e de projetos de pesquisa) para socialização dos trabalhos, com previsão de publicação nos anais do evento. Cabe destacar que, para cobrir os custos de submissão dos trabalhos, a plataforma even cobra um valor de R$ 16,98 (os valores ficam, exclusivamente, geridos pela Even). Cada inscrito poderá submeter até 3 (três) trabalhos, com até 5 autores. Todos os autores devem estar inscritos no evento. As apresentações ocorrerão de forma virtual (17 a 21/08) ou de forma presencial (24 a 28/08).

Com caráter internacional, o seminário reunirá estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e membros da comunidade acadêmica interessados em discutir práticas pedagógicas, processos de formação docente e perspectivas contemporâneas de inovação na educação. A programação contará com conferências, mesas-redondas e sessões de apresentação de trabalhos científicos, promovendo um espaço de reflexão, debate e construção coletiva do conhecimento. 

O evento contará com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais, especialmente de países da América Latina, como Colômbia, México e Panamá, contribuindo para o fortalecimento da internacionalização da pesquisa e da formação acadêmica. A iniciativa busca, ainda, incentivar a participação de estudantes da graduação na produção científica e ampliar as redes de colaboração entre instituições de educação superior. 

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}
{{item.ingressoPrecoAtual.titulo}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Cronograma do Evento

Programação Geral do II SIIPEL/G-Pieford/Felcs/UFRN

De 01 de abril a 15 de maio de 2026

Inscrições gratuitas e submissão dos resumos na plataforma Even3

Dia 06 de junho de 2026

Divulgação preliminar dos trabalhos aceitos

De 07 a 08 de junho de 2026

Interposição de recurso à divulgação preliminar dos trabalhos aprovados

Dia 10 de junho de 2026

Divulgação do resultado final dos trabalhos aprovados

De 01 de abril a 15 de junho de 2026

Inscrições no evento sem submissões de trabalho

De 17 a 21 de agosto de 2026

Edição virtual do evento – somente apresentação de trabalhos aprovados para participantes da modalidade virtual

Dia 24 de agosto de 2026

II SIIPEL em Currais Novos - RN

Dia 26 de agosto de 2026

Translado para de Currais Novos para Natal + Atividade Cultural (dia livre)

Dias 27 e 28 de agosto de 2026

II SIIPEL em Natal - RN

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Descrição dos Eixos Temáticos

1. Tecnologias e Inovações Educacionais

Este eixo reúne pesquisas, experiências e reflexões teóricas sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais e sobre processos de inovação educacional em diferentes contextos de ensino. Abrange estudos relacionados à cultura digital, ambientes virtuais de aprendizagem, recursos educacionais digitais, inteligência artificial aplicada à educação, aprendizagem móvel, educação aberta e práticas de ensino mediadas por tecnologias. Também contempla investigações sobre metodologias ativas, design educacional, produção de materiais didáticos digitais e experiências que contribuam para a transformação pedagógica e a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.

2. Práticas Pedagógicas na Educação Básica

Este eixo contempla estudos, relatos de experiência e pesquisas sobre práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Inclui discussões sobre planejamento didático, metodologias de ensino, avaliação da aprendizagem, projetos pedagógicos inovadores e estratégias que promovam a aprendizagem significativa dos estudantes. Também abrange investigações sobre desafios contemporâneos da educação básica, integração entre teoria e prática, formação integral dos estudantes e experiências pedagógicas que busquem fortalecer a qualidade da educação.

3. Educação Especial e Inclusiva

Este eixo aborda pesquisas e experiências voltadas à promoção da educação inclusiva e ao atendimento às diversidades no contexto educacional. Contempla estudos sobre políticas públicas de inclusão, práticas pedagógicas inclusivas, acessibilidade educacional, desenho universal para a aprendizagem, tecnologias assistivas e atendimento educacional especializado. Inclui também reflexões sobre educação de pessoas com deficiência, transtornos do espectro autista, transtornos do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, bem como estratégias institucionais e pedagógicas voltadas à garantia do direito à educação para todos.

4. Formação de Professores e Docência Universitária

Este eixo reúne pesquisas sobre formação inicial e continuada de professores, desenvolvimento profissional docente e práticas formativas em diferentes níveis de ensino. Abrange discussões sobre saberes docentes, identidade profissional, estágio supervisionado, práticas reflexivas e desafios da formação docente no contexto contemporâneo. Também contempla estudos sobre pedagogia universitária, inovação na docência no ensino superior, processos formativos na pós-graduação e estratégias institucionais voltadas à melhoria da qualidade do ensino e da formação de educadores.

5. Currículo e Avaliação Educacional

Este eixo contempla estudos sobre organização curricular, desenvolvimento e implementação de políticas curriculares, bem como processos e instrumentos de avaliação educacional. Inclui discussões sobre currículo escolar e universitário, interdisciplinaridade, avaliação da aprendizagem, avaliação institucional, avaliação em larga escala e indicadores de qualidade educacional. Também abrange reflexões sobre reformas curriculares, diretrizes educacionais nacionais e internacionais e práticas avaliativas que contribuam para a melhoria dos processos educativos.

6. Gestão Educacional, Governança e Políticas Públicas

Este eixo reúne pesquisas e reflexões sobre gestão educacional em diferentes níveis e modalidades de ensino, abordando planejamento, organização e liderança nas instituições educacionais. Inclui estudos sobre gestão democrática, governança institucional, políticas públicas educacionais, financiamento da educação, planejamento estratégico e processos de tomada de decisão. Também contempla investigações sobre gestão escolar e universitária, avaliação institucional, políticas de qualidade e estratégias de fortalecimento da gestão educacional em contextos contemporâneos.

7. Educação Superior e Internacionalização em diferentes contextos

Este eixo contempla estudos e experiências relacionados à educação superior contemporânea, abordando temas como acesso, permanência, inclusão, qualidade e expansão do ensino superior. Inclui discussões sobre políticas de educação superior, internacionalização acadêmica, mobilidade estudantil e docente, cooperação interinstitucional, redes de pesquisa e internacionalização do currículo. Também abrange reflexões sobre processos de globalização do conhecimento e experiências de internacionalização em diferentes contextos institucionais e regionais.

8. Línguas Vernáculas

Este eixo reúne estudos voltados ao ensino, aprendizagem e análise das línguas maternas, especialmente o português, considerando dimensões linguísticas, literárias, culturais e pedagógicas. Abrange pesquisas sobre leitura, produção textual, letramento, ensino de gramática, literatura e práticas discursivas. Inclui também investigações sobre políticas linguísticas, ensino de língua na educação básica e superior, formação de professores de língua materna e metodologias inovadoras para o ensino da linguagem.

9. Línguas Estrangeiras Modernas

Este eixo contempla pesquisas e experiências relacionadas ao ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras modernas em diferentes contextos educacionais. Inclui estudos sobre metodologias de ensino de línguas, formação de professores, interculturalidade, políticas linguísticas e uso de tecnologias digitais no ensino de idiomas. Também abrange investigações sobre práticas pedagógicas inovadoras, aprendizagem colaborativa, ensino multilíngue e experiências educacionais voltadas à comunicação intercultural.

10. Linguística

Este eixo reúne estudos teóricos e aplicados no campo da linguística, contemplando investigações sobre linguagem, discurso e práticas comunicativas em diferentes contextos sociais e educacionais. Abrange pesquisas em áreas como linguística aplicada, sociolinguística, análise do discurso, pragmática, estudos da tradução e variação linguística. Também contempla estudos que articulem linguagem e educação, bem como investigações que contribuam para a compreensão dos processos linguísticos e comunicativos.

11. Ensino de Ciências e Educação Matemática

Este eixo contempla pesquisas e experiências voltadas ao ensino e à aprendizagem nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática em diferentes níveis e modalidades educacionais. Inclui estudos relacionados a metodologias de ensino, alfabetização científica, resolução de problemas, modelagem científica e matemática, desenvolvimento do pensamento científico e lógico, bem como processos de formação inicial e continuada de professores dessas áreas. Também abrange investigações sobre o uso de tecnologias digitais no ensino de Ciências e Matemática, experimentação científica, atividades investigativas, produção de materiais didáticos, práticas pedagógicas inovadoras e estratégias que favoreçam a aprendizagem significativa. Contempla, ainda, reflexões sobre desafios contemporâneos da educação científica e matemática, incluindo divulgação científica, interdisciplinaridade e promoção da cultura científica no contexto educacional.

12. Andragogia em espaços não-formais (não escolares)

Este eixo reúne estudos e experiências relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem de jovens e adultos em contextos não formais de educação. Abrange práticas educativas desenvolvidas em organizações sociais, instituições comunitárias, espaços culturais, projetos de extensão e ambientes de formação profissional. Inclui reflexões sobre educação ao longo da vida, educação popular, processos formativos em contextos sociais diversos e estratégias pedagógicas voltadas ao desenvolvimento humano e profissional em ambientes não escolares.

13. Empreendedorismo Educacional em diferentes contextos

Este eixo contempla pesquisas e experiências relacionadas ao empreendedorismo aplicado à educação, abordando inovação em projetos educacionais, desenvolvimento de competências empreendedoras e criação de soluções educacionais inovadoras. Inclui estudos sobre educação empreendedora, gestão de projetos educacionais, cultura de inovação, startups educacionais e iniciativas que busquem promover criatividade, autonomia e protagonismo nos processos educativos.

14. Gamificação e Ludopedagogia

Este eixo reúne estudos e experiências relacionadas ao uso de estratégias lúdicas e elementos de jogos no processo de ensino e aprendizagem. Abrange investigações sobre gamificação, design de jogos educacionais, aprendizagem baseada em jogos e metodologias lúdicas aplicadas à educação. Inclui também reflexões sobre engajamento discente, motivação para aprendizagem e uso de recursos interativos que favoreçam processos educativos mais dinâmicos e participativos.

15. Educação a Distância (EAD) e Híbrida

Este eixo contempla estudos, pesquisas e experiências relacionadas às modalidades de educação a distância e ensino híbrido, considerando seus fundamentos pedagógicos, tecnológicos e organizacionais. Inclui discussões sobre ambientes virtuais de aprendizagem, mediação pedagógica online, produção de materiais didáticos digitais, metodologias digitais e avaliação em contextos virtuais. Também abrange reflexões sobre políticas educacionais para EAD, inovação pedagógica e os desafios contemporâneos da educação mediada por tecnologias.

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Comissão Organizadora do Evento

Coordenação Geral  -  Guilherme Mendes Tomaz dos Santos (UFRN/Brasil)

Coordenação Adjunta - Alejandro Arango Correa (Uniremington/Colômbia)

Coordenação Executiva

Alejandra Correa Giraldo
Alejandro Arango Correa
André Tavares Duarte

Georgette Del Pilar Pavia González
Guilherme Mendes Tomaz Dos Santos
Gustavo Eduardo Villanueva Quintanar
Laura Aryadna Adame Alatorre
Madson Fernandes De Melo Junior
Sebastian Cardona-Acevedo
Zenilde Ferreira Da Silva Melo

Consultoria Técnica do Evento

Alexandro Teixeira Gomes

Comissão de Inscrições

André Tavares Duarte
Érica Siane Faial Nogueira
Guilherme Mendes Tomaz Dos Santos
Gustavo Eduardo Villanueva Quintanar
Laura Aryadna Adame Alatorre
Lilian De Souza Batista Silva
Madson Fernandes De Melo Junior
Zenilde Ferreira Da Silva Melo

Comissão de Recepção e Distribuição dos Trabalhos Científicos

Alan Jossimar Robles Arguelles
Alejandra Correa Giraldo
Alejandro Arango Correa
Aura Franco
Diana Eliza Salazar Méndez
Érica Siane Faial Nogueira
Georgette Del Pilar Pavía González
Guilherme Mendes Tomaz Dos Santos
Gustavo Eduardo Villanueva Quintanar
Laura Aryadna Adame Alatorre
Lilian De Souza Batista Silva
Madson Fernandes De Melo Junior
Maria Clara Batista De Oliveira Medeiros
Meirielene Alves Fernandes
Oscar Barrón Ochoa
Sebastián Cardona-Acevedo
Sebastián Reyes Alvarado
Tania Monserrat Lima Mondragón
Zenilde Ferreira Da Silva Melo

Apoio Técnico e Tecnológico ao Evento

Andre Tavares Duarte
Érica Siane Faial Nogueira
Juan Dos Santos Silva
Lilian De Souza Batista Silva
Maria Clara Batista De Oliveira Medeiros

Comitê Científico

Coordenação Geral do Comitê Científico
Guilherme Mendes Tomaz dos Santos

Coordenação Adjunta do Comitê Científico
Hildergard Susana Jung


Comitê Científico Interno
Alejandra Correa Giraldo
Alejandro Arango Correa
Alexandro Teixeira Gomes
Aura Franco
Christhian Jonathan Ángel Rueda

Diana Eliza Salazar Méndez
Georgette Del Pilar Pavía González
Guilherme Mendes Tomaz dos Santos
Gustavo Eduardo Villanueva Quintanar
Juan dos Santos Silva
Laura Aryadna Adame Alatorre
Lilian De Souza Batista Silva
Madson Fernandes de Melo Junior
Maria Clara Batista de Oliveira Medeiros
Meirielene Alves Fernandes
Oscar Barrón Ochoa
Sebastián Reyes Alvarado
Tania Monserrat Lima Mondragón
Zenilde Ferreira Da Silva Melo


Comitê Científico Externo
Alexsandro Rogo Possatto
Anelise Schutz
Charlene Bitencourt Soster Luz
Dirléia Fanfa Sarmento
Edgar Abrahão Pereira
Elaine Conte
Erica Cecilia Noronha da Boit
Ery Jardim
Idio Fridolino Altmann
Janaína Fiorenzano Araujo
Hildegard Susana Jung
Jardelino Menegat
José Caetano
José Lucas Marques Duarte
Joseane Rosa Rockenback
Julia Maria Marques Duarte
Liliane Kolling
Márcia Regina da Silva
Mariana Pinkoski de Souza
Maximiliano Pinto Damas
Priscilla Rosa Farias
Ricardo Figueiró Cruz
Sergio Luiz Silveira Dias
Simone Gobi

Local do Evento

Patrocinadores

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}