Sejam bem-vind@s ao II Seminário de Discentes
e Egressos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em
Estudos da Linguagem (Progel) da Universidade Federal Rural de Pernambuco
(UFRPE). Fundado em 2019, o Progel tem como objetivo formar profissionais
qualificados cientificamente para atuar em atividades docentes, desenvolvendo
trabalhos técnico-científicos voltados para temas de interesse público e
educacional. O programa conta com duas linhas de pesquisa – Linguística e
Literatura – e busca instrumentalizar seus participantes com uma formação
sólida, que lhes permita ingressar em campos avançados de pesquisa e inovação
na prática docente e nos Estudos da Linguagem.
A primeira edição do evento aconteceu no dia
12 de dezembro de 2023, às 9h00 e encerrou no mesmo dia, às 18h20. O I
Seminário de Discentes e Egressos do Progel aconteceu de forma on-line e reuniu
61 participantes, com 16 trabalhos apresentados na modalidade "comunicação
oral" (10 na área de Linguística e 6 na área de Literatura). O evento
contou, também, com a roda de autoavaliação e apresentações artísticas. Neste
ano, o evento retorna nos dias 26 e 27 de novembro, também na modalidade on-line: nossa programação contará com palestra institucional, roda
de autoavaliação, apresentações artísticas e sessões de comunicação oral. A
novidade, neste ano, será a socialização de pesquisas também na modalidde comunicação
oral assíncrona. Também contaremos
com o lançamento dos e-books contendo os trabalhos completos
apresentados durante o I Seminário de Discentes e Egressos, realizado no ano
passado.
Nosso Seminário de Discentes e Egressos do
Progel, em sua segunda edição, cresce em tamanho e propósito, consolidando-se
como um espaço de troca acadêmica, fortalecimento e socialização de pesquisas e
diálogo entre diferentes perspectivas e saberes da linguagem. O Progel,
através deste evento, reafirma seu compromisso com a formação de egress@s
capazes de desenvolver pesquisas inovadoras na área dos
estudos da linguagem, oferecendo um evento que aumenta o alcance das discussões
sobre Linguística e Literatura. Convidamos tod@s a participarem deste profícuo
evento, que fortalece a pesquisa e o intercâmbio acadêmico no campo dos
estudos literários e linguísticos.
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Apresentação oral: acontecerá
de forma on-line, por meio de videoconferência, síncrona e assíncrona, nos dias
26 e 27 de novembro. Esteja atent@ à programação, ao link da videoconferência e
ao horário da apresentação.
CRONOGRAMA DO EVENTO
Período de inscrição COM SUBMISSÃO DE TRABALHO (FORMA SÍNCRONA: 24/09 a 08/11/2024.
Período de inscrição COM SUBMISSÃO DE TRABALHO (FORMA ASSÍNCRONA: 14/10 a 08/11/2024.
ATENÇÃO: SUBMISSÕES PRORROGADAS ATÉ 11/11/2024!
Período de inscrição como OUVINTE: 24/09 a
21/11/2024.
Período de avaliação dos trabalhos submetidos: 11/11 a
14/11/2024.
Divulgação do resultado da avaliação: 18/11 a 21/11/2024.
Envio dos vídeos de comunicação oral, modalidade assíncrona: de 22/11 a 24/11 - prorrogado até 25/11. Envio para o e-mail certificados.sde.progel@gmail.com
Data do evento: 26/11 e 27/11/2024.
Envio dos trabalhos completos: a divulgar.
REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Os(as) participantes que se inscreverem em APRESENTAÇÃO
DE TRABALHO devem indicar, no ato da inscrição:
a) o título
do trabalho,
b) os(as) autores(as)/coautores(as)/orientador(a) (no máximo 4 integrantes),
c) um resumo, em português, com no mínimo 150 e no máximo 300 palavras, que contemple objeto, objetivo, questão de pesquisa, fundamentação teórica, metodologia e resultados - preliminares ou finais e,
d) de 3 a 5
palavras-chave.
BAIXE AQUI O TEMPLATE EM POWERPOINT PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Atenção:
Os (as) apresentadores (as) terão que se inscrever na modalidade "apresentação de
trabalho" e, logo em seguida, realizar a submissão clicando no botão "realizar submissão"!
Os resumos de trabalhos serão avaliados pela
comissão científica do Seminário e, caso aprovados, serão indicados:
(i) ou para apresentação
oral (com duração de 10 minutos e 5 minutos para questões e
comentários);
(ii) ou se o resumo for reprovado,
o inscrito será indicado para participação como ouvinte.
Para a
modalidade assíncrona, os autores deverão seguir as normas abaixo:
(i) autores(as) que optaram pela apresentação assíncrona, que tiveram seus
trabalhos aprovados pela Comissão Científica, deverão, obrigatoriamente,
gravar a apresentação, utilizando-se de software que permita a captura dos
slides e da webcam;
(ii) respeitar o tempo máximo de apresentação
(5 minutos);
(iii) deverão enviar o resumo pelo botão "realizar submissão" a partir do dia 14/10 até o dia 08/11;
(iv) a edição do vídeo é de responsabilidade do(a) apresentador(a), cabendo à comissão avaliadora definir se as exigências técnicas estão sendo cumpridas para apresentação. Na gravação, o apresentador deverá apresentar seu vídeo juntamente com a apresentação de slides, com sua webcam ligada e apresentada no canto da tela. Verifique as ferramentas recomendaas Os vídeos deverão ser enviados para o e-mail certificados.sde.progel@gmail.com.
v) serão disponibilizadas 5 vagas para apresentação assíncrona para cada eixo temático (linguística e literatura), totalizando-se a quantidade de 10 vagas.
Ferramentas Recomendadas:
- Canva:
Crie a apresentação em canva.com, selecione “apresentar e gravar”, habilite câmera e microfone, e baixe o vídeo final.
- PowerPoint:
Produza a apresentação, use a opção “Gravar Apresentação de Slides” com câmera e microfone ativados, e salve como vídeo (formato MP4).
- Zoom:
Use o Zoom para gravar, compartilhando os slides durante uma nova reunião, gravando a apresentação e salvando o vídeo final.
Teste a qualidade do áudio e vídeo com uma gravação curta antes de finalizar.
PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS COMPLETOS
Os participantes que se inscreveram em APRESENTAÇÃO
DE TRABALHO, síncrona ou assíncrona, terão a oportunidade de
publicar o trabalho completo, no formato de artigo científico!
Atenção à estrutura. Os
textos devem obedecer à seguinte ordem:
a) Título: seguir o modelo do template enviado pela comissão
organizadora.
b) Nome do(s)(as) autor(es)(as) por
extenso, duas linhas abaixo do título, alinhado à direita e em itálico; a
ser acrescentado somente na versão final do trabalho, após aprovação pelos
pareceristas;
c) Filiação científica: seguir
o modelo do template enviado pela comissão organizadora.
d) Resumo, no idioma do texto (entre 150 e 300 palavras),
duas linhas abaixo do nome do(a) autor(a), sem adentramento e em espaçamento simples;
o resumo deve conter objetivo, método, resultados e conclusões do artigo;
compor-se de sequência de frases concisas em parágrafo único; usar verbo
na voz ativa e na terceira pessoa do singular;
e) Palavras-chave (até
cinco), uma linha abaixo do resumo, separadas por ponto;
f) Texto: duas linhas abaixo
das palavras-chave inicia-se o texto, em espaçamento 1,5 entre linhas e sem
espaçamento entre parágrafos; os subtítulos correspondentes a
cada parte do texto deverão figurar à esquerda, em negrito e sem
adentramento. Os subtítulos deverão ser numerados desde o primeiro tópico (com
exceção das Referências Bibliográficas).
Atenção: Informamos que a entrega da versão final dos trabalhos completos do II SEDE será até o dia 15 de março de 2025.
Ao enviar o trabalho completo para publicação, faz-se OBRIGATÓRIO assinar e enviar a autorização de publicação para o e-mail comissao.egressos.progel@gmail.com.
.
BAIXE AQUI O TEMPLATE PARA TRABALHOS COMPLETOS
BAIXE AQUI A AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS COMPLETOS
ATENÇÃO:
PREENCHA ESTE FORMULÁRIO APENAS SE HOUVER A NECESSIDADE DE INTÉRPRETE DE LIBRAS: https://docs.google.com/forms/d/19ByRWI_GDc0whps5sjj2W-t7OpreQrdRkM4NlkzY2CI/edit?pli=1
AS INSCRIÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS FORAM PRORROGADAS PARA O DIA 08/11/2024