II Seminário de Discentes e Egressos do Progel

II Seminário de Discentes e Egressos do Progel

presencial Universidade Federal Rural de Permbuco - ON-LINE - Pernambuco - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

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Sejam bem-vind@s ao II Seminário de Discentes e Egressos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos da Linguagem (Progel) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Fundado em 2019, o Progel tem como objetivo formar profissionais qualificados cientificamente para atuar em atividades docentes, desenvolvendo trabalhos técnico-científicos voltados para temas de interesse público e educacional. O programa conta com duas linhas de pesquisa – Linguística e Literatura – e busca instrumentalizar seus participantes com uma formação sólida, que lhes permita ingressar em campos avançados de pesquisa e inovação na prática docente e nos Estudos da Linguagem.

A primeira edição do evento aconteceu no dia 12 de dezembro de 2023, às 9h00 e encerrou no mesmo dia, às 18h20. O I Seminário de Discentes e Egressos do Progel aconteceu de forma on-line e reuniu 61 participantes, com 16 trabalhos apresentados na modalidade "comunicação oral" (10 na área de Linguística e 6 na área de Literatura). O evento contou, também, com a roda de autoavaliação e apresentações artísticas. Neste ano, o evento retorna nos dias 26 e 27 de novembro, também na modalidade on-line: nossa programação contará com palestra institucional, roda de autoavaliação, apresentações artísticas e sessões de comunicação oral. A novidade, neste ano, será a socialização de pesquisas também na modalidde comunicação oral assíncrona. Também contaremos com o lançamento dos e-books contendo os  trabalhos completos apresentados durante o I Seminário de Discentes e Egressos, realizado no ano passado.

Nosso Seminário de Discentes e Egressos do Progel, em sua segunda edição, cresce em tamanho e propósito, consolidando-se como um espaço de troca acadêmica, fortalecimento e socialização de pesquisas e diálogo entre diferentes perspectivas e saberes da linguagem. O Progel, através deste evento, reafirma seu compromisso com a formação de egress@s capazes de desenvolver pesquisas inovadoras  na área dos estudos da linguagem, oferecendo um evento que aumenta o alcance das discussões sobre Linguística e Literatura. Convidamos tod@s a participarem deste profícuo evento, que fortalece a pesquisa e o intercâmbio acadêmico no campo dos estudos  literários e linguísticos.

 

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Apresentação oral: acontecerá de forma on-line, por meio de videoconferência, síncrona e assíncrona, nos dias 26 e 27 de novembro. Esteja atent@ à programação, ao link da videoconferência e ao horário da apresentação.

 

CRONOGRAMA DO EVENTO


Período de inscrição COM SUBMISSÃO DE TRABALHO (FORMA SÍNCRONA: 24/09 a 08/11/2024.

Período de inscrição COM SUBMISSÃO DE TRABALHO (FORMA ASSÍNCRONA: 14/10 a 08/11/2024.


ATENÇÃO: SUBMISSÕES PRORROGADAS ATÉ 11/11/2024!


Período de inscrição como OUVINTE: 24/09 a 21/11/2024.

Período de avaliação dos trabalhos submetidos:  11/11 a 14/11/2024.

Divulgação do resultado da avaliação: 18/11 a 21/11/2024.

Envio dos vídeos de comunicação oral, modalidade assíncrona: de 22/11 a 24/11 - prorrogado até 25/11. Envio para o e-mail certificados.sde.progel@gmail.com

Data do evento: 26/11 e 27/11/2024.

Envio dos trabalhos completos: a divulgar.

 REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

Os(as) participantes que se inscreverem em APRESENTAÇÃO DE TRABALHO devem indicar, no ato da inscrição:

 

a) o título do trabalho, 

b) os(as) autores(as)/coautores(as)/orientador(a) (no máximo 4 integrantes), 

c) um resumo, em português, com no mínimo 150 e no máximo 300 palavras, que contemple objeto, objetivo, questão de pesquisa, fundamentação teórica, metodologia e resultados - preliminares ou finais e,

d) de 3 a 5 palavras-chave.


BAIXE AQUI O TEMPLATE EM POWERPOINT PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS



Atenção: Os (as) apresentadores (as) terão que se inscrever na modalidade "apresentação de trabalho" e, logo em seguida, realizar a submissão clicando no botão "realizar submissão"!

 

Os resumos de trabalhos serão avaliados pela comissão científica do Seminário e, caso aprovados, serão indicados:

 

(i) ou para apresentação oral  (com duração de 10 minutos e 5 minutos para questões e comentários);

(ii) ou se o resumo for reprovado, o inscrito será indicado para participação como ouvinte.



Para a modalidade assíncrona, os autores deverão seguir as normas abaixo:


(i) autores(as) que optaram pela apresentação assíncrona, que tiveram seus trabalhos  aprovados pela Comissão Científica, deverão, obrigatoriamente, gravar a apresentação, utilizando-se de software que permita a captura dos slides e da webcam;

(ii) respeitar o tempo máximo de apresentação (5 minutos);

(iii) deverão enviar o resumo pelo botão "realizar submissão" a partir do dia 14/10 até o dia 08/11;

(iv) a edição do vídeo é de responsabilidade do(a) apresentador(a), cabendo à comissão avaliadora definir se as exigências técnicas estão sendo cumpridas para apresentação. Na gravação, o apresentador deverá apresentar seu vídeo juntamente com a apresentação de slides, com sua webcam ligada e apresentada no canto da tela. Verifique as ferramentas recomendaas Os vídeos deverão ser enviados para o e-mail certificados.sde.progel@gmail.com.

v) serão disponibilizadas 5 vagas para apresentação assíncrona para cada eixo temático (linguística e literatura), totalizando-se a quantidade de 10 vagas.


Ferramentas Recomendadas:

  • Canva:

Crie a apresentação em canva.com, selecione “apresentar e gravar”, habilite câmera e microfone, e baixe o vídeo final.

  • PowerPoint:

Produza a apresentação, use a opção “Gravar Apresentação de Slides” com câmera e microfone ativados, e salve como vídeo (formato MP4).

  • Zoom:

Use o Zoom para gravar, compartilhando os slides durante uma nova reunião, gravando a apresentação e salvando o vídeo final.

Teste a qualidade do áudio e vídeo com uma gravação curta antes de finalizar.


 PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS COMPLETOS


Os participantes que se inscreveram em APRESENTAÇÃO DE TRABALHO, síncrona ou assíncrona, terão a oportunidade de publicar o trabalho completo, no formato de artigo científico!

Atenção à estrutura. Os textos devem obedecer à  seguinte ordem:


a) Título: seguir o modelo do template enviado pela comissão organizadora.

b) Nome do(s)(as) autor(es)(as) por extenso, duas linhas abaixo do título, alinhado à  direita e em itálico; a ser acrescentado somente na versão final do trabalho, após aprovação pelos pareceristas;

c) Filiação científica: seguir o modelo do template enviado pela comissão organizadora.
d) Resumo, no idioma do texto (entre 150 e 300 palavras), duas linhas abaixo do nome do(a) autor(a), sem adentramento e em espaçamento simples; o resumo deve conter objetivo, método, resultados e conclusões do artigo; compor-se de sequência de frases concisas em parágrafo único;  usar verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular;

e) Palavras-chave (até cinco), uma linha abaixo do resumo, separadas por ponto;

f) Texto: duas linhas abaixo das palavras-chave inicia-se o texto, em espaçamento 1,5 entre linhas e sem espaçamento entre parágrafos; os subtítulos correspondentes a cada parte do texto deverão figurar à  esquerda, em negrito e sem adentramento. Os subtítulos deverão ser numerados desde o primeiro tópico (com exceção das Referências Bibliográficas).


Atenção: Informamos que a entrega da versão final dos trabalhos completos do II SEDE será até o dia 15 de março de 2025.


Ao enviar o trabalho completo para publicação, faz-se OBRIGATÓRIO assinar e enviar a autorização de publicação para o e-mail comissao.egressos.progel@gmail.com.

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BAIXE AQUI O TEMPLATE PARA TRABALHOS COMPLETOS

BAIXE AQUI A AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS COMPLETOS 


ATENÇÃO:

PREENCHA ESTE FORMULÁRIO APENAS SE HOUVER A NECESSIDADE DE INTÉRPRETE DE LIBRAS: https://docs.google.com/forms/d/19ByRWI_GDc0whps5sjj2W-t7OpreQrdRkM4NlkzY2CI/edit?pli=1


AS INSCRIÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS FORAM PRORROGADAS PARA O DIA 08/11/2024

Inscrições

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Submissões

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